Os benefícios dos cogumelos nootrópicos medicinais

melhores cogumelos nootrópicos

Principais conclusões

  1. Os cogumelos têm sido usados ​​para alimentação e medicina há séculos, com algumas espécies apresentando potenciais benefícios terapêuticos para a saúde humana.
  2. Existem seis cogumelos nootrópicos: Chaga, Cordyceps, Lion’s Mane, Maitake, Oyster e Reishi, cada um com propriedades terapêuticas distintas.
  3. Suplementos nootrópicos de cogumelos genuínos devem ser identificados corretamente para evitar produtos inferiores, e a presença de beta-D-glucanos indica qualidade.
  4. Escolha suplementos de cogumelos extraídos de água quente, orgânicos certificados e de alta qualidade e verifique os rótulos dos produtos quanto a “corpo frutífero”, “beta-glucanos” e nenhum “micélio”.
  5. Produtos de empresas como Real Mushrooms e Mind Lab Pro® atendem aos critérios para os melhores suplementos de cogumelos nootrópicos.

Cogumelos têm sido usados ​​por humanos há milhares de anos como alimento e remédio.

Mais de 14.000 espécies de cogumelos foram identificadas e cerca de 2.000 delas são comestíveis.

Dos 2.000 cogumelos comestíveis, 270 espécies possuem potenciais agentes terapêuticos ou preventivos que garantem a saúde humana.

Mas de 270 cogumelos medicinais, apenas 6 são considerados nootrópicos . E fornecer algum tipo de benefício para o seu cérebro e tecido nervoso.

Neste post você descobrirá o valor nootrópico desses 6 cogumelos. Incluindo como eles beneficiam o aprendizado e a memória , a ansiedade , a fadiga e o potencial para a doença de Alzheimer .

Então você aprenderá como identificar um suplemento nootrópico de cogumelo genuíno . Também abordaremos como evitar táticas de marketing enganosas que podem induzi-lo a comprar falsos suplementos de cogumelos.

E a última seção deste artigo fornece sugestões sobre onde comprar cogumelos nootrópicos da mais alta qualidade .

Índice

Os 6 principais cogumelos nootrópicos para apoiar a saúde do cérebro

270 espécies de cogumelos comestíveis foram pesquisadas e testadas como fornecendo benefícios terapêuticos ou preventivos  .

Mas até agora, apenas 6 espécies de cogumelos foram identificadas com muitas evidências para funcionar como nootrópico e beneficiar seu cérebro .

Chaga (Inonotus obliquus)

Os cogumelos Chaga não são tecnicamente um cogumelo, mas um câncer que cresce naturalmente em bétulas no norte do Canadá, Alasca, Sibéria, norte da Europa e Coréia.

Cogumelo Chaga (Inonotus obliquus)
Chaga (Inonotus obliquus)

A medicina tradicional no Hemisfério Norte usou os Cogumelos Chaga para inibir a progressão do câncer , estimular a imunidade , reduzir a inflamação e proteger o fígado . 

Em laboratório, o Chaga demonstrou ser antitumoral, antimutagênico, antiviral, antidiabético, antioxidante e analgésico (alívio da dor).

Estudos em animais demonstraram Chaga como um inibidor da acetilcolinesterase que aumenta a acetilcolina para melhor aprendizado e memória . 

Outro estudo mostrou que Chaga é um potente antioxidante e elimina os radicais livres . 

Não use Chaga se estiver tomando medicamentos para afinar o sangue, medicamentos para diabetes ou se tiver doença renal.

Chaga é rico em oxalatos , o que pode impedir a absorção de alguns nutrientes e pode ser tóxico em altas doses.

Chaga  está disponível em cápsulas, tinturas engarrafadas, como extrato, em saquinhos de chá e cogumelo cru fresco. As dosagens variam entre as marcas.

Exceto como extrato, o Chaga é melhor absorvido em água quente, álcool ou fermentado. Se você estiver usando pó de Chaga ou saquinho de chá, deixe-o em água quente por 5 minutos antes de usá-lo.

Você pode comprar o extrato de chaga siberiano orgânico certificado da mais alta qualidade, extraído em água quente, da Real Mushrooms , localizada em Roberts Creek, British Columbia. Os compradores iniciantes obtêm um desconto de 25% e os clientes recorrentes podem usar meu código de desconto especial no checkout: Nootropics10

Cordyceps (Cordyceps militaris)

Na natureza, Cordyceps (sinensis) cresce como um fungo parasita em lagartas . Verificou-se que o Cordyceps (militaris) cultivado , produzido em massa para a indústria de suplementos, possui componentes semelhantes aos do sinensis . E pode render maiores quantidades de  compostos ativos .

Cogumelo Cordyceps (Cordyceps militaris)
Cordyceps (Cordyceps militaris)

Os cogumelos Cordyceps têm sido usados ​​na medicina tradicional chinesa para tratar fadiga, doenças respiratórias e renais .

Mais de 200 estudos clínicos mostram que os cogumelos Cordyceps melhoram o desempenho aumentando o fluxo sanguíneo , aumentam a síntese de ATP para obter mais energia natural , atuam como antioxidantes , aumentam a depuração do lactato , aumentam a liberação de catecolaminas e reduzem o estresse oxidativo e a fadiga . 

O Cordyceps ganhou atenção pela primeira vez em 1993, quando o desempenho recorde mundial de atletas chinesas foi atribuído a um regime vigoroso de treinamento e nutrição que envolvia a suplementação de Cordyceps. 

Um estudo realizado no Japão mostrou aumentos significativos nas concentrações de creatina e todas as catecolaminas em homens ao longo de 2 semanas que estavam suplementando com Cordyceps sinensis .

Os pesquisadores concluíram que “ durante este exercício prolongado, a ingestão de cogumelos Cordyceps pode provocar a eficiência superior e a função econômica no metabolismo energético ”. 

Você obterá o máximo benefício da suplementação com Cordyceps usando 4 gramas por dia por pelo menos 3 semanas .

Cogumelo Juba de Leão (Hericium erinaceu)

O cogumelo Lion’s Mane é um antigo remédio chinês para melhorar a função cognitiva e para a saúde geral.

Cogumelo Juba de Leão (Hericium erinaceu)
Juba de Leão (Hericium erinaceu)

Você encontrará minha análise completa do cogumelo Lion’s Mane aqui .

Conhecido por seus poderosos efeitos como um “ tônico cerebral ”, diz-se que o Lion’s Mane foi usado como chá por milhares de anos por monges budistas. Para aumentar o poder do cérebro e aumentar sua capacidade de foco durante a meditação .

Lion’s Mane estimula a produção de enzimas que liberam o Fator de Crescimento Nervoso (NGF) . Em um estudo feito em Kuala Lumpur em 2013, os cientistas mostraram que o extrato de Lion’s Mane induziu a síntese de NGF e promoveu o crescimento de neurites .

O Fator de Crescimento Nervoso ajuda a reparar os neurônios em seu cérebro e aumenta o crescimento de células nervosas perdidas e o crescimento de novos neurônios ( neurogênese ) . Para uma melhor aprendizagem e memória .

A dosagem de Lion’s Mane depende da força do extrato. Variando de 300 mg a 3000 mg administrados 1 a 3 vezes por dia.

Maitake (Grifola frondosa)

Cogumelo Maitake (Grifola frondosa)
Maitake (Grifola frondosa)

O cogumelo Maitake é nativo do nordeste do Japão. Sua aparência ondulante sem tampas é um pouco como a de borboletas dançantes . Portanto, seu nome é derivado das palavras japonesas Mai (dança) e take (cogumelo).

Os cogumelos Maitake são usados ​​para apoiar algumas terapias contra o câncer, fadiga crônica, hepatite, alergias, pressão alta e colesterol .

Seu valor nootrópico vem de sua capacidade de aliviar a depressão .

Estudos mostram que a expressão dos receptores AMPA é reduzida em pacientes com depressão . E os antagonistas que sensibilizam os receptores AMPA ajudam a prevenir a depressão .

Modelos animais mostram que a suplementação com Maitake fornece um efeito antidepressivo ao sensibilizar os receptores AMPA . E os pesquisadores concluíram que “ os pacientes podem apenas comer Maitake como um suplemento para o tratamento da depressão . 

A dosagem recomendada de extrato de cogumelo Maitake é de 250 a 500 mg por dia.

Ostra (Pleurotus ostreatus)

Os cogumelos ostra são de origem asiática, mas foram cultivados pela primeira vez na Alemanha durante a Primeira Guerra Mundial como uma fonte alternativa de alimento . Isso é

Cogumelo ostra (Pleurotus ostreatus)
Ostra (Pleurotus ostreatus)

agora o terceiro maior em quantidade de cogumelos produzidos comercialmente em todo o mundo.

Os cogumelos ostra são ricos em proteínas e uma boa alternativa à carne animal porque contêm alguns dos mesmos aminoácidos encontrados na proteína animal. Tornar os cogumelos ostra uma boa fonte de proteína para vegetarianos .

Cogumelos ostra também são uma boa fonte de vitaminas do complexo B , vitamina C , vitamina D e vários minerais . 

Os benefícios nootrópicos do extrato de cogumelo ostra são atribuídos e incluem antibacteriano, antiviral, antitumoral, antiinflamatório e funciona como um antioxidante , suprimindo o estresse oxidativo e como um eliminador de radicais livres .

Os testes estão passando e testando a capacidade do Cogumelo Oyster   de degradar resíduos de plástico, petróleo bruto e até mesmo resíduos radioativos. 

Reishi (Ganoderma lucidum)

O cogumelo Reishi é usado há mais de 2.000 anos na medicina tradicional chinesa.

Cogumelo Reishi (Ganoderma lucidum)
Reishi (Ganoderma lucidum)

Na China, G. lucidum é chamado de lingzhi . No Japão, o nome da família Ganodermataceae é reishi ou mannentake . 

Os benefícios do cogumelo Reishi incluem regulação do açúcar no sangue, antioxidante, antibacteriano, antiviral e antitumoral . 

Como nootrópico, o Reishi é usado por seus benefícios anti-ansiedade  e para a síndrome da fadiga crônica .

Um estudo da Universidade Mae Fah Luang, na Tailândia, recrutou 50 voluntários que sofriam de Síndrome de Fadiga Crônica. Cada um recebeu extrato de cogumelo Reishi ou placebo.

Cada pessoa foi solicitada a responder a um questionário para pontuação de qualidade de vida e nível de fadiga antes e 4, 8 e 12 semanas após a primeira dose.

No final do estudo, aqueles que usaram o extrato de cogumelo Reishi relataram um aumento significativo na qualidade de vida em comparação com o placebo, com diminuição da fadiga .

Os pesquisadores concluíram que “ o extrato de G. lucidum pode ser potencialmente eficaz no tratamento da fadiga e melhorar a qualidade de vida em pacientes com síndrome de fadiga crônica ”. 

Muitos estudos ‘in vivo’ demonstram os benefícios do cogumelo Reishi para incluir o reforço do sistema imunológico , evitando formações anormais de vasos sanguíneos , é antitumoral e ajuda a reverter os danos ao fígado .

Outro estudo com animais mostrou que o cogumelo Reishi pode desempenhar um papel importante no tratamento da doença de Alzheimer . E como nootrópico, suporta o crescimento do Fator de Crescimento Nervoso (NGF) . O NGF aumenta o aprendizado, a memória e a longevidade .

O cogumelo Reishi está disponível em cápsulas, pó e extrato. As dosagens variam dependendo da força ou da concentração do extrato.

Farmacopeia da República Popular da China recomenda 6 a 12 g de extrato de reishi diariamente.

Eu recomendo Real Mushrooms 100% Extrato de Cogumelo Reishi Orgânico . Os compradores iniciantes obtêm um desconto de 25% e os compradores recorrentes podem usar meu código de desconto: Nootropics10

Como comprar cogumelos nootrópicos genuínos

A beleza dos cogumelos como alimento e os poucos que são considerados por seu benefício cognitivo nootrópico é que eles são naturais e livres de pesticidas.

E como nootrópicos e um alimento funcional, são ricos em vitaminas , minerais e proteínas . Além de serem neuroativos e como antioxidantes.

Mas uma palavra de cautela aqui.

Normalmente, você pode encontrar qualquer um dos 6 cogumelos detalhados acima em uma loja de vitaminas ou on-line para uso como suplemento nootrópico . Mas o desafio é escolher suplementos de cogumelos nootrópicos que funcionem como alegado .

Como o cogumelo é cultivado e processado , bem como a parte do cogumelo usada, afetará seu valor como nootrópico.

Apenas um dos muitos exemplos, o método de processamento (seco no forno versus liofilizado) para o Cogumelo Juba de Leão demonstrou afetar sua atividade de estimulação de neuritos .

Aqui você aprenderá sobre as diferentes partes de um cogumelo. E dependendo de como é cultivado e da parte utilizada, quais suplementos oferecerão o maior valor nootrópico.

Escolha o suplemento errado e você não obterá seu benefício .

Infelizmente, os fabricantes muitas vezes tornam difícil discernir qual método foi usado para fazer seu suplemento de cogumelo.

Depois de aprender a ler o rótulo, você terá mais confiança sabendo que está comprando os melhores cogumelos nootrópicos .

Entendendo o mercado de cogumelos nootrópicos

O que chamamos de “cogumelo” é formado por duas partes – o micélio e o corpo de frutificação . A parte superior do cogumelo é o corpo de frutificação . E seu caule é o micélio .

NOTA: micélio e cogumelo não são sinônimos .

micélio NÃO é um suplemento de cogumelos
“micélio” NÃO é um suplemento de cogumelo e “Polissacarídeos” NÃO são uma indicação de qualidade – exemplo clássico de tentativa de induzi-lo a acreditar que este é um suplemento de cogumelo de qualidade

Se o rótulo do suplemento indicar que o conteúdo é ‘ micélio’, você saberá que NÃO está recebendo um suplemento de cogumelo . Mais sobre isso na próxima seção.

Os componentes ativos de um cogumelo são o que determinam seus benefícios para sua cognição e saúde geral .

Esses componentes ativos são beta-D-glucanos, triterpenóides e ergosterol . 

Os beta-D-glucanos são a principal fonte de atividade nootrópica . Eles constituem o componente estrutural natural das paredes celulares do corpo de frutificação do cogumelo.

Os triterpenóides complementam os beta-D-glucanos na atividade do sistema imunológico . E junto com o Ergosterol oferecem atividade antioxidante , redução da inflamação , proteção do fígado e redução da resposta à histamina .

Cogumelos Genuínos vs Micélio

O que você chama de ‘ cogumelo’ é na verdade o ‘ corpo frutífero ‘ do cogumelo. Que se desenvolve a partir de um esporo , cresce no micélio e depois o completa com um cogumelo (corpo de frutificação) .

O micélio é a rede subterrânea que age como uma raiz que se alimenta de matéria vegetal orgânica.

Esta matéria vegetal é geralmente referida como substrato . O micélio torna-se entrelaçado em qualquer que seja o substrato e é inseparável do material do substrato .

Se tudo correr bem, o micélio produz um cogumelo (corpo de frutificação) . O corpo de frutificação é o mecanismo reprodutivo deste organismo.

Quando totalmente maduro, o corpo de frutificação produz esporos que entram na matéria do substrato . Continuar a produzir mais micélio .

O resultado final é que um cogumelo não é micélio e micélio não é um cogumelo .

A única exceção a esta ‘regra’ é o Cogumelo Juba de Leão . Porque o corpo de frutificação não contém erinacinas , que é o composto conhecido por estimular o Fator de Crescimento Nervoso (NGF) .

Os benefícios nootrópicos das hericenonas são encontrados apenas no corpo frutífero ou no topo do cogumelo e ajudam a apoiar as células imunológicas e a eliminar o peptídeo amilóide β (25-35) implicado em doenças como o mal de Alzheimer.

O desafio é obter um  extrato de Cogumelo Juba de Leão  que contenha  todo o espectro  encontrado no  micélio  e  no corpo frutífero .

Mas o cogumelo deve ser cultivado em líquido e não em um substrato sólido como o grão. Caso contrário, você obterá grãos moídos sem os importantes  erinacines  necessários para aumentar o NGF .

O valor nootrópico dos cogumelos: beta-D-glucanos

o melhor suplemento de juba de leão deve ser de espectro completo, incluindo corpo de frutificação
Mind Lab Pro – este é um exemplo genuíno de cogumelo usando “espectro completo e corpo frutífero (ou fruta)” – se não especificar “corpo frutífero”, não compre

Os benefícios funcionais do cogumelo nootrópico vêm de seus compostos ativos que são encontrados principalmente no cogumelo (corpo de frutificação) . E muito menos no micélio .

corpo frutífero contém Beta-D-glucanas que modulam a função imunológica do seu corpo , reduzem a inflamação , controlam o açúcar no sangue , ajudam a reverter os sintomas de fadiga e aumentam a resistência geral do desempenho . 

À medida que o micélio cresce na matéria do substrato, os dois se entrelaçam. E não podem ser separados durante o processamento ao fabricar suplementos.

Os fabricantes de suplementos de cogumelos geralmente afirmam que seu produto é puro extrato de “cogumelo” . Mas o que você pode obter em vez disso é um suplemento de micélio combinado com matéria de substrato .

Verifique o rótulo ‘ Fatos do suplemento ‘ na parte de trás de um suplemento de “cogumelo” para garantir que você está obtendo o “ corpo frutífero ” e não o “ micélio ”.

Os polissacarídeos NÃO são iguais à qualidade do cogumelo

Polissacarídeos é outro termo que você encontrará nos rótulos dos suplementos de cogumelos.

falsos cogumelos nootrópicos
Exemplo clássico de falsificação. Cultivado nos EUA, mas NÃO um cogumelo genuíno, este é um pó de micélio/grão tentando fazer você acreditar que é um cogumelo real

A verdade é que eles são um componente chave dos cogumelos nootrópicos. E as empresas se gabam de seus altos números de polissacarídeos .

Mas aqui está o problema de avaliar um suplemento de cogumelo simplesmente medindo os polissacarídeos .

Os polissacarídeos são carboidratos de cadeia longa compostos de componentes como beta-glucanos , quitina, celulose, glicose e frutose.

Mas os polissacarídeos também incluem alfa-glucanos, como glicogênio, dextrano, pululano e amido .

Muitos dos chamados produtos “cogumelos” são compostos de alfa -glucanos e não de beta -glucanos .

O problema é que muitos suplementos de cogumelos medicinais no mercado são apenas micélio que é cultivado em grãos. E o grão não pode ser separado do micélio com o qual está emaranhado .

Esses grãos são alfa-glucanos, amidos e outros enchimentos que fazem parte do substrato de grãos em que o cogumelo é cultivado . E são passados ​​como suplementos de “cogumelo” para aqueles que não fizeram o dever de casa.

Os alfa-glucanos não fornecem nenhum benefício nootrópico .

A menos que você inspecione cuidadosamente o rótulo do cogumelo nootrópico , você pode ser levado a acreditar que está comprando um suplemento de cogumelo genuíno .

Quando, na verdade, você poderia estar comprando uma garrafa cheia de micélio/grãos em pó.

Seis pesquisadores conduziram e publicaram um estudo em parceria com a US Pharmacopoeia para avaliar 19 cogumelos Reishi . Os suplementos foram comprados online na Amazon e no eBay.

Apenas 5 dos 19 suplementos testados continham cogumelo Reishi genuíno . Os suplementos avaliados neste estudo incluíram 6 pós de corpo de frutificação, 1 pó de corpo de frutificação com adição de polissacarídeos, 1 produto de micélio reishi e 11 extratos.

Os pesquisadores concluíram que vários dos chamados suplementos de cogumelos ‘Reishi’ NÃO continham o que os consumidores esperavam com base nas informações e rótulos do produto. [xxii]

O grande take-away aqui é apenas porque você vê uma foto de um cogumelo na frente de uma garrafa de suplemento NÃO garante nenhum corpo de frutificação de cogumelo genuíno no suplemento.

Para obter o suplemento de cogumelo nootrópico mais potente, procure extratos feitos do cogumelo (corpo de frutificação) e que também especifique o conteúdo de beta-glucana .

NÃO compre um suplemento de cogumelo se o fabricante não indicar a parte do cogumelo que usa.

garrafa ou embalagem deve dizer se você está recebendo o cogumelo (corpo de frutificação), o micélio ou uma mistura de ambos . Quanto de cada um , incluindo a porcentagem (%) do conteúdo de beta-glucana . Se não, coloque-o de volta na prateleira.

Cogumelos Nootrópicos e Resumo da Saúde do Cérebro

A China é o maior produtor mundial de cogumelos medicinais, respondendo por 90 a 95% da produção mundial.

A China começou a cultivar cogumelos para alimentação e remédios no século XIII . Muitos dos centros de pesquisa dedicados ao estudo e desenvolvimento de cogumelos estão na China.

Cogumelos cultivados nos Estados Unidos ou Canadá são muito caros para o uso de suplementos nootrópicos.

Se o rótulo do seu suplemento indicar “ Made in the USA ”, verifique novamente e certifique-se de que você está comprando um cogumelo genuíno . Porque se for um extrato e todo “ corpo de frutificação ”, os cogumelos são cultivados na China. Mesmo que o extrato tenha sido fabricado nos EUA.

Se a empresa insiste que seu produto foi cultivado nos EUA ou no Canadá, você pode ter certeza de que o conteúdo desse suplemento é pó de micélio/grão e não cogumelo genuíno (corpo de frutificação).

Ao escolher um cogumelo nootrópico, é importante ter em mente que, para você obter o benefício nootrópico, ele precisa ser 100% cogumelo (corpo de frutificação) , com níveis verificados de beta-glucanos , zero enchimentos e, de preferência, orgânico certificado .

Mind Lab Pro ® contém 500 mg de Cogumelo Juba de Leão Orgânico (espectro completo e corpo frutífero) por dose.

Se você quiser experimentar uma pilha pré-fabricada contendo todos os cogumelos nootrópicos detalhados nesta revisão, sugiro experimentar o Complexo de Cogumelos da HR Supplements .

E seu rótulo inclui um QR Code que você pode escanear para obter um Certificado de Análise para aquele lote de suplemento.

E a maioria dos cogumelos nootrópicos que descrevi acima podem ser adquiridos como suplementos independentes. Eu recomendo Real Mushrooms que são os pioneiros nesta indústria e estabeleceram o padrão para os cogumelos nootrópicos da mais alta qualidade. Eles estão localizados em Roberts Creek, British Columbia E seus produtos de cogumelos são certificados 100% orgânicos, usando o corpo de frutificação apenas com o maior teor de Beta-D-Glucan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *