Orotato de Lítio

O lítio ajuda a prevenir alterações de humor, é antiansiedade e antidepressivo, promove a neurogênese, protege contra doenças neurodegenerativas e é antienvelhecimento

Principais conclusões

  1. O lítio é um metal alcalino natural essencial para a saúde reprodutiva e bem-estar geral em humanos e animais.
  2. Historicamente utilizado para fins terapêuticos, o lítio é estudado por seus efeitos neuroprotetores e estabilizadores do humor.
  3. A microdosagem de lítio por meio de suplementos como Lithium Orotate oferece benefícios cognitivos, como equilíbrio do humor, promoção de fatores de crescimento e neurogênese e proteção cerebral.
  4. A ingestão adequada de lítio na dieta e na água pode ajudar a prevenir doenças mentais e neurológicas, enquanto níveis baixos podem estar associados à depressão, ansiedade e declínio da memória.
  5. Lithium Orotate é uma opção popular de microdosagem que fornece estabilização do humor, neuroproteção e aprimoramento cognitivo sem efeitos colaterais tóxicos de doses mais altas.

O lítio é um metal alcalino macio, branco prateado, tão reativo (ele produz faíscas quando toca a água) que não é encontrado sozinho na natureza. Em vez disso, é encontrado em compostos minerais e na água mineral.

Orotato de lítio como um nootrópico

Os cosmólogos acreditam que o lítio foi um dos 3 elementos sintetizados no Big Bang. [i] Então já existe há muito tempo.

A maioria de nós associa o lítio prescrito ao tratamento de doenças mentais, como transtorno bipolar e mania (carbonato de lítio) . Ou a bateria de íons de lítio em nosso telefone. Que tem uma tendência a explodir ocasionalmente.

Acontece que o lítio , medicamento antipsicótico, nem é uma droga. Na verdade, é um mineral natural . Os sais de lítio fazem parte da mesma família de minerais que inclui o potássio e o sódio .

Como um nootrópico , o lítio em microdosagem oferece alguns benefícios antienvelhecimento surpreendentes . Pesquisas recentes mostram que baixas doses de lítio também podem ajudar a retardar a progressão de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, demência e doença de Parkinson.

O lítio em baixa dose também ajuda na neurogênese e na memória . E é um estabilizador de humor.

Aqui, investigaremos o uso diário ou frequente de Lithium Orotate  como nootrópico e como ele beneficia a saúde cognitiva.

O lítio ajuda:

  • Equilibre o humor . O lítio acalma a mania (altos e baixos extremos) diminuindo a sensibilidade do receptor pós- sináptico de norepinefrina .  E aumenta a absorção de norepinefrina em sinaptossomas . Impedindo a liberação desse neurotransmissor . E o lítio aumenta o transporte de vitamina B 12 e folato para as células cerebrais. Afetando o humor e a agressividade.
  • Fatores de crescimento . O lítio regula positivamente o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) , fator de crescimento nervoso (NGF) , neurotrofina-3 (NT3) e seus receptores. E o lítio estimula a proliferação de células-tronco no cérebro. Todos estimulando a neurogênese e auxiliando no reparo de todos os tipos de lesões cerebrais. 
  • Neuroproteção . O lítio aumenta a massa cinzenta do cérebro , aumenta a replicação do DNA para a neurogênese , previne a apoptose , aumenta o N-acetil-aspartato (NAA) , inibe a secreção de beta-amilóide e protege contra danos uma vez formados, quela o alumínio e protege contra a toxicidade do glutamato .

Índice

Visão geral

O lítio  é um mineral alcalino e um dos oligoelementos considerados essenciais para a saúde reprodutiva animal e humana e para a saúde e bem-estar geral.

Descoberto como um elemento químico em 1817, o primeiro uso médico moderno registrado do lítio foi em 1871 para o tratamento da mania.

Mas o uso de lítio para uso terapêutico remonta aos tempos antigos gregos e romanos. As pessoas gostavam de mergulhar em fontes alcalinas para ajudar com doenças físicas e mentais.

Cartaz de Litha Springs de 1988 anunciando a terapia de lítio em um spa

As pessoas têm usado fontes minerais para uso terapêutico desde então. Lithia Springs, no condado de Douglas, na Geórgia, era tão popular que as pessoas percorriam quilômetros apenas para beber a água.

O hotel Sweet Water, um luxuoso resort de 500 quartos, foi inaugurado em 1887. E atraiu autores famosos, empresários e políticos proeminentes que vieram para os benefícios de saúde da fonte. O nome “ Lithia ” deriva da água rica em lítio .

Estudos de todo o mundo mostraram os benefícios críticos do lítio para a saúde . Um estudo usando dados de 27 condados do Texas de 1978 a 1987 descobriu que as taxas de suicídio, homicídio e estupro eram significativamente maiores em condados cuja água potável continha pouco ou nenhum lítio . 

Outro estudo dos níveis de lítio na água da torneira em 18 municípios no Japão mostrou taxas de mortalidade padrão mais baixas em locais com níveis mais elevados de lítio . 

Ainda outro estudo realizado no Texas em 2013 confirmou as descobertas originais naquele estado. Amostras de água potável de 226 condados encontraram uma correlação entre os níveis de lítio e as taxas de suicídio . 

Pesquisadores que conduziram meta-análises dos níveis de lítio e da água potável pública sugeriram que “ o aumento dos níveis de lítio na água potável poderia potencialmente reduzir o risco de suicídio e justificar a administração de lítio na água da torneira ”. 

Um artigo no Lancet em 1949 por John Cade é creditado pelo uso médico moderno do lítio como um tratamento eficaz para a psicose maníaca . 

A FDA dos Estados Unidos aprovou altas doses de carbonato de lítio e citrato de lítio em 1970 para o tratamento do transtorno bipolar. O ácido carbônico e o ácido cítrico são transportadores minerais usados ​​para transportar o lítio por todo o corpo.

Os médicos também prescrevem lítio off-label para o tratamento de enxaquecas, distúrbios convulsivos e psicose, geralmente após o fracasso de outros tratamentos.

Mas, à medida que nos aprofundamos nas pesquisas publicadas mais recentemente sobre o lítio , percebemos que esse oligoelemento é essencial para a saúde e o funcionamento do cérebro ideais.

lítio que obtemos de nossa dieta previne muitos problemas neurológicos e psiquiátricos. Micro-dosagem de lítio como um nootrópico  com um suplemento como Lithium Orotate pode ajudar a compensar o que não obtemos de nossa comida e água.

O lítio está naturalmente disponível no peixe, carne processada, leite, laticínios, ovos, batatas e vegetais. Sua ingestão dietética típica de lítio pode variar de 2 a 600 mcg. As quantidades variam dependendo de onde o alimento é cultivado.

a suplementação de orotato de lítio estabiliza o humor

Como funciona o lítio no cérebro?

O lítio ajuda a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. O lítio estabiliza o humor . Pesquisas recentes descobriram que os efeitos de estabilização do humor do lítio podem ser devidos à sua capacidade de aumentar a produção de novas células cerebrais ( neurogênese ).

O lítio inibe a enzima glicogênio sintase quinase-3β (GSK-3β) . Essa inibição aumenta o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) e o fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1), que estimula as células-tronco neurais a produzir novos neurônios no hipocampo . 

Quando as células-tronco neurais produzem novos neurônios no hipocampo, o humor e a memória funcionam conforme planejado. Mas um colapso na neurogênese resulta em transtornos de humor.

O lítio é conhecido há muito tempo por controlar a mania e estabilizar o humor em pacientes bipolares. Mas geralmente não era considerado um antidepressivo. Pesquisadores em Tel Aviv forneceram a primeira evidência de que a inibição de GSK-3β exerceu um efeito antidepressivo rápido em camundongos. 

Outra equipe do Howard Hughes Medical Institute, na Pensilvânia, mostrou que alimentar camundongos com ração misturada com lítio em baixa dose por 15 dias produziu um efeito antidepressivo dependente da dose . 

Transcrição gênica induzida por lítio no hipocampo, amígdala e hipotálamo . Todas as áreas implicadas na depressão, ansiedade, transtorno bipolar, autismo e esquizofrenia .

  1. O lítio protege seu cérebro . Suas células cerebrais estão em constante risco de danos devido à exposição a toxinas que você encontra todos os dias na comida, no ar, na água e no ambiente. E as excitotoxinas produzidas pelo metabolismo normal das células cerebrais.

O glutamato desempenha um papel importante na plasticidade sináptica necessária para o aprendizado e a memória . Mas a atividade excessiva do glutamato em seus receptores NMDA causa a morte de neurônios e está implicada na doença de Alzheimer, Huntington e Parkinson. O lítio inibe essa hiperatividade . 

O lítio também aumenta a produção de uma proteína neuroprotetora chamada bcl-2 .  Os pesquisadores sustentam que o lítio é o único “medicamento” que demonstrou aumentar significativamente o bcl-2 em várias áreas do cérebro .

O lítio também foi recentemente avaliado na prevenção e tratamento de lesões cerebrais traumáticas . Em um estudo realizado em 2014, o Dr. Peter Leeds afirmou que o lítio “ demonstrou efeitos benéficos robustos em modelos experimentais de Traumatismo Cranioencefálico (TCE). Estes incluem diminuição da lesão cerebral induzida por TCE, supressão da neuroinflamação, proteção contra a ruptura da barreira hematoencefálica , normalização dos déficits comportamentais e melhora do aprendizado e da memória, entre outros. ” [xvi]

Orotato de lítio para o tratamento de traumatismo cranioencefálico

Como as coisas vão mal

Em 1985, a EPA dos Estados Unidos estimou que a ingestão dietética de lítio dos alimentos nos EUA variava de 0,6 a 3,1 mg por dia.  Para comparação, as pessoas que vivem nos Andes, no norte da Argentina, consomem 2 a 30 mg por dia, com 2 a 3 mg apenas na água potável. 

À medida que aumenta o sódio e a cafeína na dieta , aumenta também a excreção de lítio na urina, o que aumenta a necessidade desse mineral essencial.

Sua exposição ao estresse e toxinas de coisas como mercúrio, aspartame, MSG, Bisfenol A (BPA) e outras excitotoxinas também aumentam o cortisol e outros hormônios do estresse. Aumentando sua necessidade de mais nutrientes solúveis em água, como vitaminas do complexo B , magnésio , zinco e lítio .

Baixos níveis de lítio estão associados a…

↑ Depressão e ansiedade aumentam

↓ Declínio da capacidade de memória e aprendizado

↑ A insônia aumenta

↑ Sensibilidade ao estresse e aumento da dor crônica

↓ Processos naturais de cura diminuem

A ingestão diária adequada de lítio pode ajudar a prevenir muitas doenças mentais e neurológicas devido aos efeitos dos minerais no metabolismo do sistema nervoso. E tem efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.

O orotato de lítio estabiliza o humor

Benefícios do orotato de lítio

A pesquisa clínica e os estudos sobre os benefícios neuroprotetores do lítio são tão impressionantes que alguns cientistas estão começando a se perguntar “ por que nem todo mundo está usando lítio ”?

Aqui está um resumo de como a microdosagem de lítio usando Lithium Orotate pode beneficiar seu cérebro .

  • Inibe a apoptose – o lítio inibe a GSK-3, que tem sido associada à morte celular apoptótica
  • Receptores NMDA – o lítio reduz a toxicidade induzida pelo glutamato mediada pelos receptores NMDA , o que ajuda nos distúrbios do humor, Alzheimer e outras doenças autoimunes e inflamatórias
  • Neuroproteção – bloqueia o desenvolvimento de emaranhados e placas beta-amilóides
  • Neurogênese – o lítio promove o aumento do  fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) necessário para a plasticidade sináptica no aprendizado e na memória . O lítio também aumenta o fator de crescimento do nervo eo fator neurotrófico derivado da glia, afetando o aprendizado, a memória, o humor e a saúde geral do cérebro 
  • Células-tronco neuronais – o lítio estimula as células-tronco necessárias para produzir novos neurônios (neurogênese)
  • Estabiliza o humor – o lítio é conhecido por proporcionar um efeito calmante em pessoas saudáveis, bem como em pessoas que lidam com depressão, transtorno bipolar e mania
  • Prevenção do suicídio – níveis adequados de lítio demonstraram reduzir o risco de suicídio em vários estudos em todo o mundo
  • Depressão – o lítio ajuda na depressão resistente ao tratamento . De fato, o lítio demonstrou melhorar a eficácia dos medicamentos antidepressivos
  • N-acetil aspartato (NAA) – o lítio aumenta o NAA, que tem sido associado a pontuações de QI mais altas  (ou seja, o lítio o deixará mais inteligente!)

Os benefícios da suplementação com lítio vão muito além de apenas otimizar a saúde cognitiva. O lítio também ajuda a diminuir a resistência à insulina, ajuda no tratamento do alcoolismo e outros vícios, apoia a saúde dos ossos, equilibra o ritmo circadiano e muito mais.

Qual é  a sensação do Orotato de Lítio ?

Minha experiência pessoal com Lithium Orotate me fez acreditar na microdosagem de lítio . Sou adulto com DDA e lido com mudanças de humor de vez em quando.

como funciona o orotato de lítio para a depressão?

Se estou fazendo uma curva porque algo me chateou, tomo 5 mg de Lithium Orotate . Em 15 minutos, meu humor se estabiliza e me sinto normal novamente. O uso consistente me deixa de bom humor .

Muitos outros relatam que você sentirá os resultados tomando uma dose baixa de lítio rapidamente. Mas para alguns, o efeito total pode levar de 1 a 3 semanas. A microdosagem de 5 a 10 mg de lítio diariamente resulta em resultados consistentes dentro de um ou dois meses para alguns. Eu experimentei grandes resultados dentro de um par de dias.

Portanto, se você ataca as pessoas com raiva e não entende completamente por que fica com tanta raiva – pode ser que seus níveis de lítio estejam baixos.

Muitos neurohackers com problemas de depressão e raiva percebem os resultados rapidamente. Nos primeiros dias, você deve se sentir mais calmo, relaxado e menos estressado .

Tenha em mente que o lítio em qualquer dose não é para todos. Mas se você obtém lítio adequado de sua dieta e água e ainda experimenta algumas das mudanças de humor mencionadas nesta revisão, pode estar lidando com outros problemas. Você deve saber dentro de algumas horas após a suplementação com lítio em baixa dose se este suplemento é para você.

Para alguns, Lithium Orotate significa sentir-se entusiasmado com a vida pela primeira vez em muito tempo. Ansiedade e ansiedade social não são mais um problema. A vida é mais divertida e agradável.

Alguns dizem que o Lithium Orotate funciona melhor do que qualquer receita que eles já experimentaram para tratar a depressão grave . Ele fornece um equilíbrio de humor agradável e suave sem toda a toxicidade associada a mega-doses de carbonato de lítio .

Se você está lidando com TEPT ou insônia leve , experimente o Orotato de Lítio . O foco pode melhorar, os pensamentos acelerados diminuem e os níveis de motivação podem aumentar. Você terá mais capacidade de enfrentamento .

orotato de lítio suporta melhor aprendizado e memória

Pesquisa clínica de orotato de lítio

Lítio Melhora a Memória

Um estudo da McMaster University, no Canadá, determinou os efeitos no volume do hipocampo em 14 pacientes bipolares que receberam terapia com lítio .

Os pesquisadores examinaram os efeitos do lítio nos volumes do hipocampo e no desempenho da memória e na recuperação ao longo de 2 a 4 anos. Os pacientes não receberam nenhum tipo de medicação antes do uso do lítio .

O estudo encontrou aumentos no volume do hipocampo ao longo do tempo. E evidências de melhora do desempenho da memória verbal ao longo do período de medição de 4 anos.

Os pesquisadores concluíram que os resultados do estudo foram consistentes com a literatura que afirma os efeitos neuroprotetores do lítio . E esse tratamento prolongado com lítio está associado à preservação da memória e à recordação devido ao aumento do tamanho do hipocampo . 

Lítio aumenta o humor em adictos em recuperação

24 adultos se recuperando do vício em heroína ou metanfetamina participaram de um estudo em San Diego. O grupo A recebeu 400 mcg por dia de lítio por via oral durante 4 semanas. O grupo placebo B tomou naturalmente um placebo não ativo.

Os indivíduos preencheram um questionário de teste de humor contendo perguntas sobre sua capacidade de pensar, trabalhar, humor e emoções. Para o grupo do lítio , os escores dos testes de humor aumentaram de forma constante e significativa durante o período de 4 semanas.

grupo do lítio também relatou níveis significativamente maiores de felicidade, amizade e energia . O Grupo B não apresentou melhora no mesmo período.

Os pesquisadores concluíram que baixas doses de lítio proporcionaram um efeito estabilizador e de melhora do humor . 

Orotato de Lítio no Tratamento do Alcoolismo

Neste estudo, 42 pacientes alcoólatras foram tratados com Lithium Orotate durante a reabilitação do álcool em um ambiente clínico privado por seis meses. Os dados foram coletados dos registros da prática clínica durante os 10 anos seguintes ao estudo inicial.

Os pacientes receberam 150 mg de Lithium Orotate diariamente por seis meses, juntamente com orotato de cálcio, orotato de magnésio, bromelaína e fosfolipídios essenciais.

Dez dos pacientes não tiveram recidiva de 3 a 10 anos. 13 pacientes permaneceram sóbrios de 1 a 3 anos. Os demais pacientes recidivaram entre 6 a 12 meses.

Os pesquisadores concluíram que a terapia com orotato de lítio era segura no tratamento da dependência com efeitos colaterais adversos menores . 

Dosagem recomendada de orotato de lítio

Orotato de Lítio formulado pelo Dr. Hans Nieper

O lítio mantém uma reputação sombria e imerecida. Provavelmente porque foi originalmente associado a uma doença mental grave. E como a maioria dos medicamentos, o lítio pode produzir efeitos colaterais graves se não for monitorado adequadamente.

Os sais de carbonato de lítio ou cloreto de lítio são normalmente prescritos para controle a longo prazo e para tratar o transtorno bipolar em 900 – 1200 mg por dia. O maior problema com doses tão altas de lítio são alguns efeitos colaterais muito sérios e debilitantes.

Para uso nootrópico, sugiro Lithium Orotate , que normalmente contém apenas 5 mg de lítio elementar. Lithium Orotate é ácido orótico combinado com lítio .

O ácido orótico supostamente torna o lítio mais biodisponível do que o carbonato de lítio. O lítio é liberado assim que atravessa a barreira hematoencefálica . Assim, você obterá os benefícios da suplementação de lítio, evitando os efeitos colaterais tóxicos de altas doses. 

A dose recomendada de suplementos de orotato de lítio é de 5 mg duas ou três vezes por dia. Consulte “ Onde comprar Lithium Orotate ” para saber mais sobre as quantidades de lítio em suplementos nootrópicos.

Muitos neurohackers usam Lithium Orotate apenas quando necessário . Por exemplo, ao se sentir ansioso ou no meio de uma mudança de humor.

Para alguém com transtorno bipolar ou transtornos maníacos, aumentar para dois comprimidos de 5 mg até 3 vezes ao dia pode ser mais eficaz.

Os médicos naturopatas sugerem o empilhamento de 1.000 mg de ômega-3 e 400 UI de vitamina E (como tocoferóis mistos) a cada dia que você estiver usando Lithium Orotate .

Efeitos colaterais do orotato de lítio

Não confunda Orotato de lítio com carbonato de lítio . A versão de carbonato de lítio está disponível apenas com receita e vem com uma série de efeitos colaterais.

Foi demonstrado que o lítio prescrito usado em excesso tem efeitos adversos na função da tireoide e dos rins. Isso NÃO é um problema ao suplementar com Lithium Orotate quando usado nas dosagens recomendadas.

Orotato de lítio em doses baixas não é tóxico e testes de laboratório não são necessários para monitorar seus níveis de lítio porque não aparece em amostras de sangue.

Lithium Orotato não deve ser usado se você estiver lidando com doença renal ou cardiovascular significativa, desidratação grave ou depleção de sódio, ou se estiver tomando diuréticos ou inibidores da ECA.

Não use Orotato de Lítio se estiver grávida ou amamentando.

Você deve verificar com seu médico se estiver tomando algum medicamento antes de usar Lithium Orotato .

Onde comprar orotato de lítio

A Mãe Natureza já colocou a “droga” antipsicótica lítio na água potável. E você obtém um pouco de lítio dos alimentos, dependendo de onde é cultivado.

O orotato de lítio suplementar normalmente vem em cápsulas ou comprimidos de 120 ou 130 mg contendo 5 mg de lítio elementar .

Recomendação de especialista em nootrópicos

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Orotato de lítio 5 mg 2 ou 3 vezes ao dia.

Eu recomendo usar Lithium Orotate como um  suplemento nootrópico se você estiver se sentindo ansioso ou deprimido. Ou experimentando mudanças de humor.

Seu corpo  não  produz lítio por conta própria. Portanto, você deve obter esse mineral essencial de sua dieta ou de um suplemento como o Lithium Orotate . 

O lítio combinado com o ácido orótico produz o orotato de lítio , que atravessa facilmente a  barreira hematoencefálica , e você deve sentir seus efeitos dentro de 15 a 20 minutos após tomá-lo.

Lithium Orotate é especialmente eficaz se você estiver se sentindo estressado ou mentalmente sobrecarregado. Seu cérebro usa lítio mais rápido e precisa ser substituído. O que você pode fazer usando Lithium Orotate .

Lithium Orotate é ótimo se você é TDAH porque o lítio acalma a hiperatividade em seu cérebro.

Suplementos de lítio não alteram seu estado de consciência. Ele simplesmente ajuda você a se sentir normal e feliz.

Sugiro tentar Lithium Orotate como um suplemento nootrópico com sua primeira dose de 5 mg e ver como você reage. Se não tiver nenhuma reação negativa, tente mais 5 mg em algumas horas. Até 3 – 5 mg de doses por dia.

Você provavelmente experimentará todos os benefícios do Lithium Orotate dentro de uma semana de uso consistente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *