Erva-cidreira

A erva-cidreira é conhecida por seus efeitos anti-ansiedade e calmantes, melhorando o foco, a memória e a cognição e reduzindo a irritabilidade e a depressão.

Erva-cidreira (Melissa officinalis) é nativa da região do Mediterrâneo. E tem sido cultivada por mais de 2.000 anos. Melissa officinalis (Melissa é derivado do grego para ‘abelha’) foi observada por Plínio, o Velho, como ótima para atrair abelhas.

O apelo da erva-cidreira continuou a crescer. Era usado como chá para combater a confusão mental e como elixir para prolongar a vida útil. No século 17 , freiras carmelitas francesas distribuíam água carmelita . Dizia-se que esta ‘água milagrosa’ infundida com erva-cidreira melhorava a memória, a visão e reduzia a febre, a melancolia e a congestão.

O chá de melissa é usado na França hoje para tratar fadiga e dores de cabeça. Os naturopatas recomendam erva-cidreira para tratar gripes e resfriados, baixar a pressão arterial, insônia e indigestão.

Chá de cidreira
Chá de cidreira

Como um nootrópico , a erva-cidreira é usada principalmente para diminuir a ansiedade e aumentar a memória .

Erva-cidreira ajuda:

  • Neurotransmissores . Erva-cidreira afeta os níveis cerebrais de acetilcolina (ACh) . Desempenha um efeito inibitório sobre a acetilcolinesterase (AChE) . A AChE é uma enzima que decompõe a ACh . Melhorar a memória e a cognição .
  • Neuroprotetor . Erva-cidreira é um potente antioxidante que protege as células cerebrais dos danos dos radicais livres.
  • Ansiedade e estresse . Erva-cidreira tem um efeito ansiolítico (anti-ansiedade) significativo. Aumenta os níveis cerebrais do neurotransmissor GABA inibindo a enzima GABA transaminase . Isso tem um efeito na regulação do humor.

Índice

Visão geral

Erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma erva nativa da região do Mediterrâneo. E agora encontrado em jardins em toda a Europa e América do Norte.

Erva-cidreira (Melissa officinalis)
Erva-cidreira (Melissa officinalis)

A erva-cidreira tem uma longa história como tratamento para estresse, ansiedade, problemas de tireoide, indigestão, infecções, vírus e inflamações.

Relacionada à família das ervas da menta, a erva-cidreira tem um aroma sutil de limão. E suas pequenas flores brancas atraem abelhas. Daí o nome botânico ‘ Melissa ‘, que em grego significa abelha melífera.

O primeiro uso médico registrado da erva-cidreira remonta a Dioscorides, o antigo médico grego, que usava a erva por suas propriedades antibacterianas e calmantes. O famoso médico renascentista suíço, Paracelsus, chamou-o de “ elixir da vida ”.

No século XVI , o botânico inglês John Gerard deu-o aos seus alunos para “ aguçar os sentidos ”. Este parece ser o primeiro uso registrado da erva para a saúde cerebral e cognitiva .

A pesquisa mais recente mostra que a erva-cidreira tem efeitos notáveis ​​de cura e regeneração em seu cérebro. Estimula a memória e apóia a saúde da substância branca do cérebro .

Os dois principais compostos da erva-cidreira que afetam a saúde do cérebro são o eugenol e o ácido rosmarínico . 

O eugenol é um antioxidante 5 vezes mais potente que o alfa-tocoferol encontrado na vitamina E. Portanto, a erva-cidreira atua para aumentar os processos de cura natural do seu corpo, eliminando os radicais livres que danificam as células cerebrais.

E a erva-cidreira ajuda a aumentar os níveis dos antioxidantes internos mais poderosos do seu corpo, dismutase e glutationa peroxidase . 

O ácido rosmarínico promove um efeito antidepressivo em seu cérebro, regulando negativamente a proteína quinase fosfatase-1 (Mkp-1) ativada por mitógeno. E regula positivamente o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) , além de aumentar a síntese de dopamina . 

Erva-cidreira melhora a memória

Como funciona a erva-cidreira no cérebro?

Erva-cidreira aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. Erva-cidreira aumenta a memória . Erva-cidreira aumenta a atividade do neurotransmissor acetilcolina (ACh) em seu cérebro. Quando seu cérebro envia sinais, ele usa acetilcolina para manter os sinais em movimento. Mas, uma vez usado, seu cérebro remove a acetilcolina com uma enzima chamada acetilcolinesterase (AChE) .

Mas se você tem muita AChE , como é o caso dos pacientes com Alzheimer, ela restringe a sinalização cerebral. Uma maneira de evitar essa falha de sinal é impedir a degradação da acetilcolina .

ácido rosmarínico composto na erva-cidreira estimula o fluxo sanguíneo , o que ajuda a evitar que as células cerebrais morram. E inibe a formação de AChE .

O resultado é que seu cérebro é estimulado, as memórias continuam a se formar e a névoa cerebral é eliminada.

  1. Erva-cidreira reduz o estresse . Erva-cidreira unidirecional faz isso é promover GABA , um inibidor de glutamato em seu cérebro. O glutamato estimula as células cerebrais a agir. Embora essa excitação seja necessária, muito glutamato resulta em morte celular.

A erva-cidreira promove um melhor equilíbrio nos níveis de glutamato e ajuda no crescimento de novas células .  O resultado é um aumento na memória e redução do estresse. Em grande parte devido ao eugenol , um dos componentes da erva-cidreira.

Erva-cidreira reduz a ansiedade e a depressão

Como as coisas vão mal

Estresse crônico, ansiedade, má circulação sanguínea e radicais livres (oxidação) podem danificar seu cérebro. E uma das formas pelas quais isso se manifesta é a perda de memória.

Não é surpresa que pessoas com perda de memória tenham taxas mais altas de ansiedade e depressão. Conforme verificado em um estudo de pesquisa australiano. 

↓ O estresse crônico reduz a capacidade de memória

↓ As toxinas matam as células cerebrais por dentro

↓ Os radicais livres destroem neurônios e sinapses

↓ Os níveis de acetilcolina (ACh) diminuem

↓ O fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) diminui

Sob condições de estresse crônico, seu cérebro perde a capacidade de transmitir sinais entre os neurônios de forma eficiente. Memória , cognição e tomada de decisão sofrem como resultado.

Benefícios da erva-cidreira

Erva-cidreira desfaz danos ao cérebro causados ​​por estresse crônico e dano oxidativo. Ele aumenta os níveis de GABA e mantém a sobrecarga tóxica de glutamato sob controle.

Erva-cidreira inibe a enzima AChE que decompõe os níveis de acetilcolina (ACh) em seu cérebro. Aumentar a ACh melhora a memória, a recordação e a cognição.

O ácido rosmarínico na erva-cidreira funciona como um antidepressivo . E aumenta o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) , que promove o crescimento , a maturação e a manutenção das células cerebrais.

E o eugenol da erva-cidreira é um antioxidante muito poderoso . Eliminando o dano oxidativo nas células cerebrais, neutralizando os radicais livres . E aumentar os próprios antioxidantes do seu cérebro para fornecer ainda mais proteção.

Qual é a sensação de erva-cidreira ?

Os efeitos da suplementação com erva-cidreira (Melissa officinalis) podem fornecer um efeito anti-ansiedade minutos após a ingestão. Alguns usuários dizem que funciona tão bem quanto tomar Xanax ® .

Erva-cidreira melhora o humor

Você deve experimentar um aumento no foco junto com uma sensação de calma. E mesmo que a erva-cidreira funcione bem como um sonífero, tomá-la durante o dia não deve deixá-lo sonolento.

Os usuários relatam que a erva-cidreira é eficaz em domar os pensamentos acelerados que acompanham o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) . Alguns até usam erva-cidreira como uma forma eficaz de controlar a síndrome do intestino irritável (SII) .

Pesquisa clínica de erva-cidreira

A pesquisa continua em plantas e ervas medicinais que têm sido usadas há milênios para tratar problemas de cognição e memória. Um estudo realizado na Universidade de Newcastle upon Tyne, no Reino Unido, descobriu que a Melissa officinalis é uma das mais fortes em efeitos nos receptores de acetilcolina . E sendo uma ajuda eficaz para a memória. 

Erva-cidreira como um Nootrópico

Erva-cidreira demonstrou melhorar a resolução de problemas e a memória em modelos humanos e animais. E a idade parece não fazer diferença. Todos os grupos que usaram erva-cidreira mostraram aumentos na recordação e na resolução de problemas.

Alguns estudos recentes com pacientes com Alzheimer mostraram melhora ao usar erva-cidreira. Em um estudo feito na China, os pesquisadores deram eugenol a ratos Sprague Dawley .

Um dos compostos ativos encontrados na erva-cidreira, o eugenol é um potente antioxidante. Nesse caso, ajudou as cobaias a recuperar a memória. 

Outro estudo observou que a erva-cidreira inibe a acetilcolinesterase (AChE) . Esta enzima decompõe o neurotransmissor crítico acetilcolina (ACh) . ACh é crucial para criar memórias e cognição. A erva-cidreira demonstrou aumentar e apoiar o humor e a memória. 

Erva-cidreira para redução do estresse

Um experimento duplo-cego, controlado por placebo, foi conduzido no Reino Unido com 18 voluntários saudáveis. Os indivíduos receberam duas doses únicas separadas de extrato padronizado de erva-cidreira (300 mg e 600 mg), ou um placebo, em dias separados. Seguido por um período de washout de 7 dias.

O humor foi avaliado antes da dosagem e 1 hora após a dosagem com extrato de erva-cidreira. Os sujeitos do estudo fizeram uma versão de 20 minutos da bateria de testes de Simulação de Estressor de Intensidade Definida (DISS).

Os resultados mostraram que uma dose de 600 mg de erva-cidreira eliminou os efeitos negativos do humor ao fazer os testes DISS. Eles relataram um aumento na calma e redução do estado de alerta.

Os pesquisadores também relataram um aumento significativo no processamento matemático, sem redução na precisão. Isso ocorreu depois de tomar a dose mais baixa de 300 mg.

Os benefícios nootrópicos da erva-cidreira, de acordo com este teste, foram um aumento na cognição e tiveram um efeito calmante.

Dosagem recomendada de erva-cidreira

A erva-cidreira tem uma longa história de uso no tratamento de uma série de doenças. Incluindo memória e cognição, gases, inchaço, dor de ouvido, vômito, dor de cabeça, dor de dente e insônia.

Dosagem de erva-cidreira - chá e cápsulas

Para uso nootrópico , a Melissa officinalis (erva-cidreira) vem em forma de chá e cápsula. Para a dosagem mais potente, encontre cápsulas de extrato de erva-cidreira.

A dose sugerida pela maioria dos naturopatas e médicos alternativos é de 300 mg de extrato de erva-cidreira 2-3 vezes ao dia.

A dosagem de folha de erva-cidreira como chá é de 1 a 2 gramas por xícara de chá.

Você pode usar erva-cidreira pela manhã para lidar com a ansiedade diurna. E à noite para apoiar o relaxamento e o sono.

Efeitos colaterais da erva-cidreira

A erva-cidreira é considerada não tóxica e muito segura para a maioria dos usuários. A maioria dos neurohackers não experimentará nenhum efeito colateral.

Nota: A erva-cidreira pode ter um “ efeito antitireotrópico ”. Portanto, se você tem hipotireoidismo e toma medicamentos para a tireoide, evite o uso de erva-cidreira.

E tenha cuidado ao combinar erva-cidreira com; medicamentos anti-ansiedade, anti-histamínicos, relaxantes musculares, anticonvulsivantes ou tranquilizantes.

Tipo de erva-cidreira para comprar

Para uso nootrópico, os suplementos de erva-cidreira estão disponíveis como chá de folhas soltas, tinturas e cápsulas. A maioria dos neurohackers usa cápsulas de erva-cidreira que vêm como folhas moídas ou um extrato.

A dose ativa mais baixa é de 300 mg de erva-cidreira padrão. A suplementação acima dessa dose parece oferecer benefícios dependentes da dose. Em outras palavras, você obterá mais benefícios tomando doses mais altas. (ou seja, 300 mg de erva-cidreira 2 vezes ao dia).

Recomendação de especialista em nootrópicos

Extrato de erva-cidreira 300 – 600 mg por dia

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Eu recomendo usar erva-cidreira como um suplemento nootrópico .

Seu corpo não produz erva-cidreira por conta própria. Então você deve tomá-lo como um suplemento.

Erva-cidreira é especialmente útil para aqueles que sofrem de ansiedade e estresse. Estudos mostram que ajuda a parar e reverter os efeitos devastadores da ansiedade e do estresse em seu cérebro e corpo. Este nootrópico ajuda a reparar danos às células cerebrais causados ​​por estresse e ansiedade crônicos.

É relatado que a erva-cidreira funciona bem para aqueles que lidam com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Domar pensamentos acelerados e ajudar a lidar com situações estressantes.

Erva-cidreira também é útil para aqueles que sofrem de Alzheimer. Demonstrou-se que ajuda a reduzir a agitação e melhora os sintomas da doença de Alzheimer leve a moderada. Também pode ser benéfico para aliviar alguns sintomas do TDAH .

Você pode tomar com segurança até 900 mg de extrato de erva-cidreira (Melissa officinalis) diariamente, se necessário. Uma dose logo pela manhã. Uma dose no início da tarde. E a última dose à noite.

E para a memória , erva-cidreira é ótimo para empilhar com CDP Choline e Acetyl L-Carnitine .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *