L-Dopa (Mucuna Pruriens)

L-DOPA (Mucuna Pruriens) é conhecido por melhorar a saúde do cérebro, é um antioxidante e quelante de metais pesados, melhora a memória e a função cognitiva, reduz os sintomas de depressão e aumenta a libido.  

Principais conclusões

  1. A L-DOPA é um aminoácido vital precursor dos neurotransmissores dopamina, epinefrina e norepinefrina sintetizados no cérebro a partir da l-tirosina.
  2. Mucuna Pruriens é uma fonte natural de L-DOPA, usada como nootrópico para melhorar a função cerebral aumentando os níveis de dopamina.
  3. A L-DOPA de Mucuna Pruriens pode melhorar a memória, a cognição, o humor e a saúde geral do cérebro, reduzindo o estresse e agindo como um antidepressivo.
  4. Opte pelo extrato orgânico de Mucuna Pruriens com maiores concentrações de L-DOPA (15% – 30%) para garantir melhor tolerância e eficácia, evitando versões sintéticas usadas no tratamento de Parkinson.
  5. O uso nootrópico de L-DOPA é geralmente seguro e bem tolerado, mas é necessário cuidado para evitar problemas de tolerância e dependência.

Veja meu artigo sobre todos os suplementos que demonstraram ajudar na doença de Parkinson aqui: Melhores suplementos para a doença de Parkinson

L-DOPA (levodopa, L-3,4-diidroxifenilalanina) é um aminoácido sintetizado em seu cérebro pelo aminoácido l-tirosina . A L-DOPA é um precursor de vários neurotransmissores , incluindo dopamina , epinefrina e norepinefrina .

Mucuna Pruriens contém L-DOPA natural  em altas concentrações. E é usado como nootrópico porque a própria dopamina não pode atravessar a barreira hematoencefálica .

A dopamina e a norepinefrina são essenciais para a memória , cognição e humor positivo. A falta de qualquer um desses neurotransmissores pode levar a um estado de humor mais baixo, perda de memória, nevoeiro cerebral, falta de energia e muito mais. E, se não for controlado, acabará por resultar em doenças neurodegenerativas como o mal de Parkinson.

L-DOPA ajuda:

  • Saúde do Cérebro . L-DOPA ajuda a aumentar os níveis de hormônio do crescimento no cérebro. Aumentando a produção de neurônios e células da glia afetando a formação de memórias e a saúde geral do cérebro.
  • Neurotransmissores . L-DOPA é um precursor necessário para o seu cérebro produzir dopamina. E a dopamina é então sintetizada nos neurotransmissores epinefrina e norepinefrina. Afetando a cognição, aprendizagem, memória, movimento, motivação e prazer.
  • Neuroproteção . L-DOPA produz neuromelanina que é semelhante ao pigmento melanina em sua pele. Em seu cérebro, eles absorvem quinonas tóxicas e quelam metais pesados ​​como mercúrio e chumbo.

Índice

Visão geral

L-DOPA (levodopa, L-3,4-diidroxifenilalanina) é um aminoácido sintetizado naturalmente em seu cérebro pelo aminoácido l-tirosina .

Estrutura química da L-DOPA
L-DOPA

L-DOPA é um precursor necessário para a síntese do neurotransmissor dopamina . Chamada de catecolamina , a dopamina é então sintetizada nas outras catecolaminas epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina).

Ao contrário da dopamina , a L-DOPA pode atravessar a barreira hematoencefálica . É por isso que suplementamos com L-DOPA em vez de dopamina .

O extrato de Mucuna Pruriens contém L-DOPA
Mucuna Pruriens

E para aumentar a dopamina, os neurohackers usam Mucuna Pruriens, que contém altos níveis de L-DOPA . Esta leguminosa, nativa das regiões tropicais da Índia, África e Índias Ocidentais, e também conhecida como feijão-veludo , tem sido usada na medicina Ayurveda desde 1500 AC

Os antigos usavam Mucuna Pruriens para tratar coisas como picada de cobra, problemas intestinais, problemas sexuais e humor melancólico.

Aumentar os níveis do neurotransmissor dopamina em seu cérebro ajuda a regular o humor e a cognição . 

Mucuna Pruriens vs. L-DOPA: Qual é a diferença?

Mucuna Pruriens é um extrato da planta mucuna que cresce de 3 a 18 metros de altura. A L-DOPA (levodopa) geralmente é sintética e produzida em laboratório.

A versão natural de L-DOPA de Mucuna Pruriens é geralmente bem tolerada pela maioria das pessoas. E os compostos da planta são bioidênticos aos produtos químicos produzidos naturalmente em seu corpo. Não é assim com a L-DOPA sintética.

A L-DOPA sintética é metabolizada em dopamina em seu corpo por uma enzima chamada L-aminoácido descarboxilase aromática (AADC) . E a maior parte da L-DOPA sintética será convertida perifericamente (não no sistema nervoso central e no cérebro). Isso pode causar problemas.

Portanto, quando usado terapeuticamente, como no tratamento da doença de Parkinson , a L-DOPA é administrada em combinação com um inibidor de AADC periférico. Drogas como a carbidopa (ou outros inibidores de AADC) garantem que a maior parte da L-DOPA seja preservada para conversão em dopamina no cérebro. E não o resto do seu corpo.

Isso é crítico para os usuários nootrópicos manterem em mente . O uso crônico ou prolongado de L-DOPA sintético pode levar a coisas como discinesia . Este é um distúrbio do movimento em que a descoordenação neurológica resulta em movimentos involuntários e incontroláveis. 

Não estou dizendo isso para dissuadi-lo de usar levodopa. Fique com um extrato de Mucuna Pruriens e você deve ficar bem.

Mucuna Pruriens (L-DOPA) aumenta o aprendizado e a memória

Como funciona a L-DOPA no cérebro?

A L-DOPA aumenta a saúde e o funcionamento do cérebro de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. L-DOPA melhora a memória . É metabolizado em dopamina em seu corpo por uma enzima chamada descarboxilase de L-aminoácido aromático (AADC) . Isso aumenta os níveis de dopamina em seu cérebro.

Pesquisadores da Universidade de Münster, na Alemanha, realizaram um estudo com 40 pessoas saudáveis. Neste estudo duplo-cego randomizado, eles administraram a um grupo 100 mg de levodopa diariamente por 5 dias. O outro grupo tomou um placebo.

90 minutos depois de cada dia, os participantes receberam um teste de memória baseado no vocabulário. O estudo descobriu que a levodopa aumentou significativamente a velocidade, o sucesso geral e a retenção a longo prazo de novas palavras.

  1. L-DOPA promove a saúde do cérebro . Pesquisas sugerem que Mucuna Pruriens protege seu cérebro regulando funções cognitivas e neurais . E até mesmo encorajando a atividade neural.

Pesquisadores na Índia mostraram que Mucuna Pruriens é um potente antioxidante. Eles realizaram ensaios para avaliar os antioxidantes enzimáticos e não enzimáticos em extratos. Eles encontraram altos níveis de flavonóides, alcalóides, ácidos tânicos, ácidos gálicos, equivalentes de quercetina e equivalentes de sitosterol.

Todos esses compostos eliminam os radicais livres em seu cérebro. Os radicais livres são formados durante a atividade cerebral normal, como a síntese de ATP que é produzida em suas mitocôndrias .

Seu cérebro está equipado para eliminar alguns desses radicais livres por conta própria. Mas especialmente no ambiente atual em que vivemos, seu cérebro está sobrecarregado. Os radicais livres causam inflamação que danifica e pode matar as células cerebrais. Afetando a memória, aprendizagem, recordação , cognição e humor.

Mucuna Pruriens provou ser um combatente de inflamação cerebral muito eficaz . Ele ainda tem a capacidade de quelar metais pesados ​​como mercúrio e chumbo nas células cerebrais. E é antibacteriano. 

Mucuna Pruriens ajuda seu cérebro a produzir pigmentos neuronais naturais chamados neuromelanina . Eles são semelhantes à melanina encontrada em sua pele. E eles são frequentemente encontrados em regiões do cérebro onde a dopamina está ativa.

A síntese de neuromelanina nas várias regiões do cérebro é um importante processo de proteção. O componente melânico é gerado através da remoção de quinonas reativas/tóxicas que, de outra forma, causariam neurotoxicidade.

Este componente melânico promovido pela Mucuna Pruriens é o que quela e acumula metais pesados ​​tóxicos como mercúrio e chumbo.  Evitando que danifiquem as células cerebrais.

Mucuna Pruriens (L-DOPA) aumenta a saúde do cérebro

Como as coisas vão mal

À medida que envelhecemos, a química do nosso cérebro e o metabolismo energético mudam.

↓ Os neurônios dopaminérgicos são danificados ou morrem

↓ Os níveis de dopamina diminuem

↑ Os níveis de estresse aumentam

↓ Memória de longo prazo e declínio do humor

Todas essas mudanças relacionadas à idade são fatores que contribuem para as doenças neurodegenerativas do envelhecimento, incluindo a doença de Parkinson.

Benefícios da L-DOPA para a saúde do cérebro

O extrato de suplemento herbal natural de Mucuna Pruriens contém altos níveis de L-DOPA , o precursor do neurotransmissor crucial dopamina . A dopamina é ainda sintetizada nos neurotransmissores epinefrina (adrenalina) e norepinefrina (noradrenalina).

A dopamina desempenha um papel crítico na aprendizagem e absorção de novas informações. O aumento dos níveis cerebrais de dopamina ajuda a regular o humor e aumenta a cognição.

A pesquisa também sugere que Mucuna Pruriens fornece antioxidantes que defendem contra danos oxidativos causados ​​por radicais livres. 

Como se sente a L-DOPA ?

Os neurohackers relatam que o uso de Mucuna Pruriens ajuda na multitarefa, melhorando a motivação , mais foco , menos estresse e uma sensação de calma.

Você pode descobrir que seus níveis de energia aumentam, menos nevoeiro cerebral e um aumento no humor geral. Uma visão mais positiva da vida. E aumento da libido .

Pesquisa Clínica de L-DOPA

Mucuna Pruriens reduz o estresse

Mucuna Pruriens (L-DOPA) aumenta a libido e a contagem de esperma

Um estudo foi conduzido para avaliar o papel de Mucuna Pruriens em homens inférteis . Foi feito na King George’s Medical University em Lucknow, na Índia. O estudo incluiu 60 homens que estavam passando por triagem de infertilidade. E nenhuma surpresa aqui; constataram estar sofrendo de estresse.

O grupo de controle neste estudo foram 60 homens da mesma idade que iniciaram pelo menos uma gravidez. Os homens inférteis receberam 5 gramas de pó de semente de Mucuna Pruriens por dia durante 3 meses. Amostras de sêmen foram coletadas no início do estudo. E após 3 meses de tratamento.

Os pesquisadores descobriram que o tratamento com Mucuna Pruriens diminuiu significativamente os níveis de estresse . E aumentou a contagem de esperma para o mesmo nível que o grupo de controle fértil de homens .

Eles “ concluíram que M. pruriens não apenas reativa o sistema de defesa antioxidante de homens inférteis, mas também ajuda no controle do estresse e melhora a qualidade do sêmen ”. 

L-DOPA melhora o aprendizado

Este estudo na Alemanha foi feito com 40 indivíduos saudáveis. Eles receberam 100 mg de L-DOPA ou um placebo por 5 dias em um estudo duplo-cego randomizado.

Os sujeitos foram treinados em vocabulário artificial usando uma abordagem repetitiva de alta frequência. Isso foi feito 90 minutos após a administração de L-DOPA em cada dia do ensaio.

Os pesquisadores descobriram que a L-DOPA aumentou significativamente a velocidade, o sucesso geral e a retenção de longo prazo das palavras. 

L-DOPA como antidepressivo

Aumentar a dopamina no cérebro também aumenta o humor e a libido. Este estudo foi feito na Índia com camundongos. Os pesquisadores usaram o conhecido Teste de Natação Forçada (FST), Teste de Suspensão da Cauda (TST) e teste Crônico Imprevisível de Estresse Leve (CUMS).

Os camundongos foram alimentados com extrato de semente de Mucuna Pruriens e, em seguida, avaliados enquanto realizavam, bem… o que os ratos fazem no laboratório. A equipe de pesquisa descobriu que o extrato de semente de Mucuna Pruriens tem qualidades antidepressivas significativas. O que simplesmente verificaria o que já sabemos em humanos. 

O uso do extrato de Mucuna Pruriens é um ótimo antidepressivo .

Dosagem recomendada de L-DOPA

A dosagem sugerida de L-DOPA (extrato de Mucuna Pruriens) para benefícios cognitivos é de 250 a 500 mg duas vezes por dia. A maioria dos extratos de Mucuna Pruriens contém apenas 15 a 20% de L-DOPA. Portanto, pode ser necessário ajustar sua dose para cima ou para baixo, dependendo de como você responde a este suplemento.

Você também pode achar que precisa fazer um ciclo de uso de L-DOPA (Mucuna Pruriens) . E use-o apenas 4 ou 5 dias por semana. Isso pode ajudar a evitar tolerâncias e dependências (que são comuns com qualquer agonista da dopamina ). NÃO tente fazer o ciclo deste nootrópico se estiver usando-o para tratar a doença de Parkinson.

Se você estiver usando o extrato de Mucuna Pruriens (L-DOPA) para a doença de Parkinson, provavelmente precisará de 500 a 1.000 mg de Mucuna Pruriens 3 ou mais vezes por dia. E procure um extrato de Mucuna Pruriens (98% L-DOPA). 

Efeitos colaterais da L-DOPA

A L-DOPA é produzida naturalmente em seu corpo. Portanto, é considerado bem tolerado e seguro. E a L-DOPA do extrato de Mucuna Pruriens é particularmente bem tolerada pela maioria das pessoas.

A pesquisa mostra que a forma natural de L-DOPA de Mucuna Pruriens em comparação com as versões sintéticas de L-DOPA fornece resultados semelhantes. Mas sem os efeitos colaterais comuns de náusea, vômito e movimento muscular involuntário. 

Mas tenha muito cuidado ao trabalhar com dopamina . Muito e você pode experimentar sintomas como perda de cabelo, alucinações auditivas ou visuais, psicose, discinesia e muito mais.

Obviamente, se você começar a sentir algum desses efeitos colaterais, pare de suplementar com L-DOPA (Mucuna Pruriens) imediatamente.

Como qualquer suplemento natural, é sempre melhor usar uma fonte orgânica.

Velvet Bean é Mucuna Pruriens que contém L-DOPA
Vagens de Velvet Bean/Mucuna Pruriens

Tipo de Mucuna Pruriens (L-DOPA) para comprar

Mucuna Pruriens está normalmente disponível em pó, cápsula ou comprimido. Alguns são pó puro e seco de Mucuna Pruriens.

Vários fabricantes oferecem extratos de Mucuna Pruriens variando de 15% a 30% de L-DOPA. Ou eles dizem quantos mg de L-DOPA há em cada cápsula ou comprimido.

Alguns fabricantes o chamam de “Extrato de Feijão de Veludo” ou “Extrato de Mucuna” com a porcentagem de L-DOPA em cada cápsula ou comprimido. É o mesmo que Mucuna Pruriens.

Tente encontrar “orgânico” ou “orgânico certificado”, se puder. E para uso nootrópico, evite a L-DOPA sintética , que normalmente é usada para tratar a doença de Parkinson.

Recomendação de especialista em nootrópicos

L-DOPA (Mucuna Pruriens) dosagem 250 – 500 mg duas vezes por dia

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Eu recomendo usar L-DOPA como suplemento nootrópico .

Seu corpo sintetiza alguma L-DOPA por conta própria. E o converte nos neurotransmissores essenciais dopamina , epinefrina e norepinefrina .

Mas conforme você envelhece, os receptores de dopamina morrem ou deixam de responder. Ou seu corpo não converte os aminoácidos necessários bem o suficiente para fornecer os neurotransmissores necessários para um cérebro otimizado.

A L-DOPA é útil para aumentar os níveis de energia e motivação, memória , limpar o nevoeiro cerebral, melhorar o humor e a libido.

A L-DOPA é especialmente útil para aqueles que sofrem de doenças neurodegenerativas como o mal de Parkinson. E a forma natural de L-DOPA de Mucuna Pruriens geralmente oferece melhores resultados com menos efeitos colaterais do que medicamentos prescritos.

Sugiro começar com uma dose de 100 – 250 mg duas vezes ao dia para uso nootrópico no início. E você pode achar que precisa fazer um ciclo de L-DOPA. Use-o por 4 ou 5 dias e faça uma pausa. A tolerância costuma ser um problema quando se trabalha com dopamina. Assim como a dependência ou vício.

Se você estiver usando Mucuna Pruriens (L-DOPA) para a doença de Parkinson, consulte meu artigo sobre todos os suplementos que demonstraram ajudar com a doença de Parkinson aqui: Melhores suplementos para a doença de Parkinson

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *