L- Carnosina

A L-Carnosina melhora a cognição, a memória, os níveis de energia, previne a morte das células cerebrais e é antienvelhecimento.

L-Carnosina (β-alanil-L-histidina) é um dipeptídeo dos aminoácidos beta-alanina e histidina . A carnosina é encontrada em todo o corpo. As maiores concentrações estão em áreas de alta demanda de energia, como cérebro, coração e músculos.

A L-Carnosina é conhecida como a ‘ molécula da longevidade’ . Mas não deixe que isso o desencoraje se você não estiver preocupado com o antienvelhecimento. Os níveis de carnosina diminuem com a idade – a partir dos 10 anos ! E diminua em 63% quando chegar aos 70 anos.

A L-Carnosina é um dos antioxidantes mais poderosos conhecidos. É um limpador de metais pesados. É um super auto-regulador. E é o único quando se trata de prevenir e reverter produtos finais de glicação avançada (AGEs)  e reticulação. E é altamente concentrado em seu cérebro.

Seu cérebro usa l-carnosina para reparar tecidos e eliminar toxinas. E aumente a produção de energia de suas mitocôndrias . Ele suprime o excesso de respostas imunes quando seu sistema imunológico está no modo hiper. E estimula a resposta imune se você tiver um sistema imunológico enfraquecido.

A L-Carnosina ajuda:

  • Neurorreparação : a L-Carnosina previne e reverte os danos causados ​​pelos produtos finais de glicação avançada (AGEs) . Os AGEs são criados em seu cérebro por açúcares que se ligam a aminoácidos e são causados ​​por uma variedade de coisas, incluindo certos alimentos e técnicas culinárias. Afetando a recordação de palavras , o tempo de resposta e a cognição .
  • Energia Cerebral : A L-Carnosina pode reviver as mitocôndrias. E até mesmo resgatar suas células cerebrais se as mitocôndrias pararem de funcionar.
  • Neuroprotetor : L-Carnosina tem um poderoso efeito antioxidante em seu cérebro. Ele continua a prevenir danos oxidativos mesmo depois que as células cerebrais foram atacadas por radicais livres. Prevenindo a morte de células cerebrais e distúrbios neurodegenerativos como Alzheimer e Parkinson.

Índice

Visão geral

l-carnosina
L-Carnosina

L-Carnosina (β-alanil-L-histidina) é um dipeptídeo dos aminoácidos beta-alanina e histidina . A carnosina é encontrada em todo o corpo. As maiores concentrações estão em áreas de alta demanda de energia, como cérebro, coração e músculos. (Não confunda l-carnosina com l-carnitina ).

A L-Carnosina é conhecida como a ‘ molécula da longevidade ‘ e tem como alvo vários processos importantes em seu cérebro e corpo. Ele remove os metais pesados ​​que se acumulam e danificam as células cerebrais, causando doenças como a doença de Alzheimer.  E evita a ligação cruzada de proteínas que causam os emaranhados neurofibrilares encontrados na doença de Alzheimer. 

A L-Carnosina combate a disfunção mitocondrial aliviando o estresse oxidativo causado pelo acúmulo de radicais livres nas células.

Isso não funciona apenas em suas células cerebrais. A L-Carnosina é utilizada por atletas para alcançar melhores resultados. Sua natureza tampão contribui para o equilíbrio ácido-base nos músculos.

Pesquisadores descobriram que a l-carnosina restaura os receptores de neurotransmissores . Receptores que foram danificados por acidente vascular cerebral ou toxicidade de glutamato . 

E a l-carnosina reduz os danos aos telômeros . Essas tampas no final das fitas de DNA encurtam a cada replicação celular. Esse processo natural e contínuo é usado, por exemplo, na potencialização de longo prazo necessária para formar memórias . A L-carnosina diminui a taxa de encurtamento dos telômeros. 

Alguma l-carnosina é produzida naturalmente em seu corpo pela enzima carnosina sintetase . E você pode obter l-carnosina dos alimentos – principalmente de carne vermelha e aves. Mas uma refeição típica fornece apenas cerca de 250 mg de carnosina. É então rapidamente degradado em seu corpo pela enzima carnosinase .

Isso significa que a carnosina dos alimentos não dura o suficiente em seu corpo para fornecer muitos benefícios. E se você for vegetariano, não receberá muita carnosina além da produzida naturalmente em seu corpo.

A suplementação com pelo menos 1.000 mg de l-carnosina por dia supera a enzima carnosinase. Permitindo que você mantenha níveis sanguíneos consistentes desse nutriente vital.

L-Carnosina é nutrição cerebral antienvelhecimento

Como a L-Carnosina Funciona no Cérebro?

A L-Carnosina aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. A L-Carnosina é crítica para a saúde do cérebro. A atividade antioxidante, neuroprotetora, quelante e antiglicação da L-Carnosina não apenas mantém a saúde cerebral ideal. Este dipeptídeo pode ser usado para prevenir e tratar doenças neurodegenerativas, diabetes, doenças dos órgãos dos sentidos (ou seja, olhos) e câncer. 

A L-Carnosina demonstrou reduzir o estresse oxidativo e glicêmico.  E reduz a inflamação. A L-carnosina reduz o acúmulo de placa b-amilóide , que desempenha um papel na disfunção cognitiva e na doença de Alzheimer. E ajuda a remover metais pesados ​​que atravessam a barreira hematoencefálica e se acumulam nas células cerebrais. 

  1. A L-Carnosina é necessária para mitocôndrias saudáveis. Em seu cérebro, você pode ter milhares de mitocôndrias em cada célula. E eles bombeiam energia na forma de ATP (trifosfato de adenosina) . 20% do ATP total do seu corpo está localizado em seu cérebro .

A glicação durante esta produção de energia reduz a funcionalidade e a eficiência das mitocôndrias. Isso por sua vez pode causar apoptose (morte celular).  A glicação ocorre quando proteínas ou DNA se ligam quimicamente a moléculas de açúcar.

Essas moléculas de açúcar passam a formar produtos finais de glicação avançada (AGEs) . Esses AGEs estão implicados na doença de Alzheimer, rugas na pele, artérias endurecidas e na redução da função da maioria dos órgãos principais. Incluindo seu cérebro.

Um estudo na Holanda foi feito para examinar a associação entre AGEs e função cognitiva . Este estudo de base populacional também incluiu 215 pessoas com diabetes tipo 2.

Os pesquisadores testaram o funcionamento cognitivo global , velocidade de processamento de informações, memória verbal (lembrança imediata e tardia de palavras) e inibição de resposta.

O estudo descobriu que havia uma correlação direta com marcadores medidos para AGEs e diminuição do desempenho cognitivo . E as associações não foram diferentes entre pessoas saudáveis ​​e com diabetes. [XI]

Outro estudo da Universidade da Califórnia determinou que a l-carnosina foi capaz de prevenir AGEs .

Como as coisas vão mal

L-Carnosina suporta DNA saudável

Os elétrons livres são um subproduto da produção de energia ATP  . Esses elétrons convertem o oxigênio em uma forma altamente reativa capaz de danificar as células cerebrais. E causando estragos no DNA a longo prazo.

Se não for controlado, leva a doenças neurodegenerativas, como perda de memória, disfunção cognitiva e, eventualmente, doenças como o mal de Alzheimer.

↓ Os níveis de ATP diminuem nas mitocôndrias

↓ Declínio da cognição , aprendizagem, memória e recordação

↓ AGEs danificam células cerebrais

↓ Os radicais livres danificam as mitocôndrias das células cerebrais

Todas essas mudanças podem acontecer em qualquer idade. E pode começar aos 10 anos ou antes (no caso do autismo).

Portanto, a suplementação de l-carnosina pode ajudar no declínio cognitivo relacionado à idade , bem como a qualquer pessoa que queira aumentar a cognição, o aprendizado, a recordação e a memória .

Benefícios da L-Carnosina

Existe uma alta correlação comprovada entre a expectativa de vida humana e os níveis de l-carnosina. A L-carnosina é altamente concentrada nos músculos e no cérebro. E está diretamente envolvido em uma série de atividades que prolongam a vida.

A L-Carnosina ajuda a prevenir o acúmulo de produtos finais de glicação avançada (AGEs) que danificam as mitocôndrias. E, eventualmente, terminam em morte celular prematura.

É um quelante de metais pesados ​​e funciona removendo o acúmulo de metais pesados ​​nas células cerebrais. A L-carnosina é um antioxidante e tampão de pH nas células musculares, evitando o acúmulo de ácido lático.

Qual é a sensação da L-Carnosina ?

Ao suplementar com l-carnosina, você notará uma pele com aparência mais jovem. E você terá mais energia.

L-Carnosina aumenta a energia

Você deve experimentar um aumento na capacidade cognitiva e de tomada de decisão . O pensamento pode ser mais fluido e sua motivação pode aumentar.

Essas mudanças são relatadas por neurohackers na faixa dos 20 e 30 anos, bem como pelo usuário mais antigo.

Mas a maior parte da conversa e pesquisa sobre l-carnosina é sobre seus benefícios antienvelhecimento e longevidade. E se eu te disser que também ajuda a combater a gripe?

Acontece que o vírus influenza aumenta o óxido nítrico (NO) e os radicais livres de oxigênio, como o ânion superóxido (O₂⁻˙). Quando NO e O  interagem, formam o peroxinitrito, o patógeno causador da pneumonia.

A quantidade excessiva de toxicidade e radicais de oxigênio gerados sobrecarrega seu sistema imunológico. Um estudo no American Journal of Therapeutics relata que a l-carnosina pode acabar com essa sobrecarga. E ajudá-lo a evitar ou se livrar da gripe ou resfriado.

E comer canja de galinha para fazer você se sentir melhor quando está doente não é um ‘conto da velha’, afinal. A canja de galinha é rica em l-carnosina. 

Pesquisa Clínica de L-Carnosina

L-Carnosina melhora a cognição

Estudos em animais e humanos sugerem que os antagonistas de NMDA pioram a função executiva . Essa disfunção é frequentemente causada pela toxicidade do glutamato . E se isso persistir, você acaba com doenças como a esquizofrenia.

Este estudo duplo-cego, controlado por placebo, trabalhou com 75 adultos com esquizofrenia. Eles estavam estáveis ​​em seus sintomas no momento do estudo. Os indivíduos foram selecionados aleatoriamente para receber 2 gramas de l-carnosina por dia durante 3 meses.

Disfunção executiva , memória, atenção e velocidade motora foram avaliados no início, e em 4 e 12 semanas. O grupo da l-carnosina teve um desempenho muito melhor nos testes de função executiva. E foram melhores em estratégia com menos erros do que o grupo placebo. 

L-Carnosina melhora sintomas de autismo em crianças

L-Carnosina melhora a função do lobo frontal em seu cérebro. E age como um neuroprotetor. Também funciona com GABA para um efeito anticonvulsivo.

Este estudo duplo-cego trabalhou com 31 crianças com autismo durante 8 semanas. Eles receberam 800 mg de l-carnosina por dia. Os cientistas então usaram várias escalas de classificação de autismo para medir os resultados.

Após 8 semanas de uso de l-carnosina, as crianças apresentaram melhora significativa no comportamento, sociabilidade, comunicação e vocabulário. Os pesquisadores concluíram que a l-carnosina melhorou a função neurológica . 

L-Carnosina é antienvelhecimento

Em 1965, o Dr. Leonard Hayflick descobriu que as células humanas têm uma capacidade limitada de se dividir. Após o que eles se tornam ‘ senescentes ‘. Isso agora é conhecido como “ Limite de Hayflick ”.

L-Carnosina retarda a apostose das células cerebrais

Hayflick descobriu que suas células passam por 3 fases. Este primeiro é a divisão celular rápida chamada ‘ mitose ‘. O segundo é onde a mitose diminui. E o 3º estágio é a ‘ senescência ‘ onde a célula para de se dividir completamente. Eles permanecem vivos por um tempo e então fazem uma coisa particularmente perturbadora. Eles cometem suicídio. Essa morte celular programada é chamada de ‘ apoptose ‘.

Esse ciclo de vida celular ocorre em todo o corpo e em seus trilhões de células. Incluindo em seu cérebro. Mas e se houvesse alguma maneira de retardar essa morte celular programada?

Acontece que existe. E é chamado de L-Carnosina . Pesquisadores do Sydney Laboratory, na Austrália, descobriram que a l-carnosina prolongava a vida celular. Eles colocaram células humanas envelhecidas cultivadas em uma placa de Petri com carnosina. As células voltaram a ser células juvenis.

Quando eles colocaram essas mesmas células recém-rejuvenescidas em uma cultura que não continha carnosina, elas voltaram ao que eram antes. Coloque-os de volta na carnosina e eles ficarão jovens novamente. 

L-Carnosina-antienvelhecimento-fonte-da-juventude

Este experimento foi feito repetidas vezes em laboratórios ao redor do mundo. Estabelecendo a l-carnosina como o melhor antienvelhecimento desde que Ponce de Leon estava procurando a Fonte da Juventude bem aqui na Flórida (onde estou escrevendo este artigo).

David Guetta acha que Miami é “a cidade mais sexy do mundo”. Pode ser que todo mundo em Miami esteja usando l-carnosina.

Dosagem Recomendada de L-Carnosina

A dosagem recomendada de L-Carnosina é de até 1.000 mg por dia.

Para manter um nível consistente de L-Carnosina em seu corpo, divida sua dose em duas doses de 500 mg. Uma pela manhã e outra no final da tarde.

Uma observação importante sobre a L-Carnosina. Quando você suplementa com L-Carnosina, ela se liga aos aldeídos . Impedindo-os de produzir proteínas. O subproduto é a lipofuscina . Este pigmento de idade não é perigoso. Mas aparece como manchas marrons em seu cérebro, pele e outros órgãos.

Como a lipofuscina se acumula com o tempo, e esse processo é acelerado ao usar l-carnosina, ela pode interferir nas funções adequadas dos órgãos e células.

É por isso que recomendo empilhar L-Carnosina com CDP-Colina (Citicolina) e acetil-L-carnitina (ALCAR) . A CDP-Colina fornece uma molécula de colina para a síntese de acetilcolina (ACh) . E o ALCAR funciona como um cofator nessa síntese, além de aumentar a produção de energia mitocondrial enquanto atua como um neuroprotetor.

Você também pode tentar adicionar DMAE com CDP-colina e ALCAR , que ajuda a eliminar a lipofuscina do cérebro e do corpo. Portanto, combine sua dose diária de 1.000 mg de L-Carnosina com CDP-Colina , DMAE e ALCAR nas doses recomendadas.

A L-Carnosina é solúvel em água , então você não precisa tomá-la com uma refeição ou gordura saudável como alguns nootrópicos.

Efeitos colaterais da L-carnosina

A carnosina é considerada extremamente não tóxica e segura. Altas doses podem causar insônia. E a L-Carnosina pode causar um efeito estimulante . Portanto, tome sua 2ª dose antes da noite.

Tipo de L-Carnosina para comprar

A L-Carnosina vem em pó, cápsula, comprimido e forma líquida.

A maioria dos principais fabricantes de suplementos oferece comprimidos ou cápsulas de 500 mg.

Mas certifique-se de ler os rótulos e obter L-Carnosina em sua forma natural. Alguns fabricantes tentarão enganá-lo chamando sua carnosina sintética de nomes naturais como “idêntica à natureza”. Mas a l-carnosina criada em laboratório não é real e nem de longe tão biodisponível.

Recomendação de especialista em nootrópicos

L-carnosina 1.000 mg por dia

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Eu recomendo usar L-Carnosina como um suplemento nootrópico.

Seu corpo produz alguma L-Carnosina por conta própria a partir dos aminoácidos beta-alanina e histidina . E você pode obter pequenas quantidades de carne vermelha e aves. Mas é fácil e rapidamente decomposto pela enzima carnosina sintetase .

Portanto, para obter seus benefícios e o suficiente para sobrecarregar a enzima carnosinase , você deve tomá-lo como suplemento.

A L-Carnosina é especialmente útil para reparar as células cerebrais no nível das mitocôndrias . Ele remove metais pesados, funciona como um poderoso antioxidante e elimina os AGEs .

Os produtos finais de glicação avançada (AGEs) matam as células cerebrais. Alimentos ricos em AGEs incluem carnes assadas, fritas, refogadas e grelhadas, nozes e tofu. Aquelas batatas fritas que você comeu no almoço? Morte das células cerebrais.

Sua produção natural de L-Carnosina começa a cair aos 10 anos . Portanto, qualquer pessoa se beneficiará da suplementação com este nutriente antienvelhecimento.

A L-Carnosina ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenir a doença de Alzheimer, cicatrização de feridas, protege contra os efeitos colaterais da quimioterapia, danos hepáticos induzidos pelo álcool, combate doenças cardíacas e saúde ocular, protegendo ou reparando cataratas.

A L-Carnosina também é particularmente útil se você estiver lidando com autismo ou Alzheimer. Para autismo, dose de até 800 mg por dia. Para Alzheimer, dose de pelo menos 1.000 mg por dia.

E não se esqueça de empilhar sua dose diária de L-Carnosina com DMAE e ALCAR . ( Ver Notas de Dosagem 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *