Juba de leão

O Cogumelo Juba de Leão é conhecido por estimular o Fator de Crescimento Nervoso, melhorar a cognição e a memória e aliviar a depressão.

A Juba de Leão (Hericium erinaceus) é única na família dos cogumelos, tanto em aparência quanto em função. O Cogumelo Juba de Leão é extremamente eficaz na estimulação do Fator de Crescimento Nervoso (NGF) no cérebro.

Conhecido por seus poderosos efeitos como um “tônico cerebral”, diz-se que o Lion’s Mane foi usado como chá por milhares de anos por monges budistas. Para aumentar o poder do cérebro e aumentar sua capacidade de se concentrar durante a meditação.

Lion’s Mane como um nootrópico, é um poderoso catalisador para a regeneração das células cerebrais, ajudando a melhorar a memória e a cognição .

Os principais compostos ativos em Lion’s Mane são hericenones e erinacines . Erinacinas  ajudam seu cérebro a produzir mais Fator de Crescimento Nervoso . Erinacines atravessam facilmente a barreira hematoencefálica para aumentar a produção de neurônios .

A Juba de Leão ajuda:

  • Fator de crescimento do nervo . O Cogumelo Juba de Leão previne e trata danos nos nervos do cérebro. Uma vez ultrapassada a barreira hematoencefálica, o Lion’s Mane estimula a produção de enzimas que liberam o Fator de Crescimento Nervoso (NGF) . A regeneração nervosa ajuda a aliviar os sintomas de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer, demência e doença de Parkinson.
  • Neurogênese . Lion’s Mane estimula a reparação e criação de neurônios. Aumentando os neurotransmissores e a sinalização que afeta a memória , o aprendizado, a recordação e o humor.
  • Otimização do cérebro . Lion’s Mane ajuda a eliminar a névoa cerebral. Restaurando a memória e o estado de alerta mental. E melhora os sintomas de ansiedade e depressão.

Índice

Visão geral

A Juba de Leão (Hericium erinaceus) é um cogumelo medicinal que comprovadamente beneficia o cérebro , os nervos e o sistema imunológico .

Ao contrário de outros cogumelos com gorro e caule, o Lion’s Mane tem gavinhas brancas longas e fluidas. Assemelhando-se a uma juba de leão. Outros nomes incluem Cabeça de Macaco, Dente Barbudo, Pom Pom Branco, Cogumelo Hedgehog e Barba de Sátiro .

Cogumelo Juba de Leão cresce em árvores
Cogumelo Juba de Leão (Hericium erinaceus)

Este fungo parasita cresce pendurado em troncos e árvores. E é nativa da América do Norte, Europa e Sudeste Asiático. No Japão, é chamado de yamabushitake ou “aqueles que dormem nas montanhas”. Referindo-se à seita Shugendo de monges eremitas e suas longas túnicas esvoaçantes.

Como um nootrópico , o Lion’s Mane demonstrou ser particularmente eficaz na estimulação do Fator de Crescimento Nervoso (NGF) no cérebro.

O NGF é produzido no hipocampo ao longo da vida. Receptores colinérgicos moduladores e neuroplasticidade . E é essencial para a aprendizagem.

Nerve Growth Factor são proteínas especiais que funcionam para regenerar os neurônios . Lion’s Mane contém duas classes únicas de NGFs – hericenones e  erinacines que atravessam facilmente a barreira hematoencefálica .

O Lion’s Mane, como outros cogumelos medicinais, contém grandes quantidades do antioxidante beta-glucoxilano e quatro outros polissacarídeos e polipeptídeos . Tendo um impacto significativo na melhoria do seu sistema imunológico. E diminuindo o crescimento do tumor.

Lion’s Mane também foi estudado na redução de placas amilóides . Esses aglomerados de proteínas beta-amilóides bloqueiam os sinais entre os neurônios. E estão implicados na doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.

Lions ‘Mane também é usado para tratar a doença de Lyme e problemas do trato digestivo.

Aqui estamos falando sobre o Cogumelo Juba de Leão e seus efeitos na saúde e na química do cérebro .

Como funciona a juba de leão no cérebro?

Lion’s Mane aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. O Cogumelo Juba de Leão estimula a síntese do Fator de Crescimento Nervoso (NGF) . O NGF é uma proteína que desempenha um papel importante na manutenção, sobrevivência e regeneração dos neurônios .

O NGF é exigido pelo seu cérebro para manter os neurônios fortes e saudáveis. Quando ocorrem vários distúrbios neurológicos, seu cérebro é incapaz de produzir sua própria fonte interna de NGF.

Em um estudo feito em Kuala Lumpur em 2013, os cientistas mostraram que o extrato de Lion’s Mane induziu a síntese de NGF e promoveu o crescimento de neurites. 

  1. Lion’s Mane é eficaz na redução da ansiedade e depressão. Alguns até o chamam de “ cogumelo inteligente ” por sua capacidade de melhorar a cognição , a memória e funcionar como antidepressivo.

Um estudo feito por pesquisadores no Japão trabalhou com 30 mulheres. As mulheres queixavam-se de menopausa, depressão, qualidade do sono e outros problemas.

As mulheres receberam aleatoriamente biscoitos Lion’s Mane ou um placebo por 4 semanas. Os pesquisadores descobriram que o Lion’s Mane “ tem a possibilidade de reduzir a depressão e a ansiedade, e esses resultados sugerem um mecanismo diferente da ação de intensificação do NGF do H. erinaceus ”.

Como as coisas vão mal

A ciência já acreditou que o cérebro não poderia desenvolver novas células cerebrais. Que uma vez que nosso cérebro se desenvolveu durante a infância e atingimos a idade adulta, tínhamos todas as células cerebrais que poderíamos ter.

declínio do fator de crescimento do nervo

Agora sabemos que os neurônios podem se regenerar. Mas isso não significa que eles vão se regenerar. Vários problemas de saúde podem contribuir para a neurodegeneração.

↓ Diminuição do Fator de Crescimento Nervoso = Diminuição da Potenciação de Longo Prazo afetando a memória de longo prazo 

↓ As células cerebrais morrem e não são substituídas

↓ A neuroplasticidade diminui, resultando em memória fraca

↓ Declínio dos neurotransmissores , resultando em ansiedade, mau humor e depressão

Todas essas mudanças relacionadas à idade são fatores que contribuem para doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson e outras. E ansiedade, depressão e transtornos de humor que afetam a qualidade de vida.

Benefícios da Juba de Leão

Pelo menos uma dúzia de estudos revisados ​​por pares foram publicados sobre os benefícios do Lion’s Mane para a saúde do cérebro desde 1991. O Dr. Kawagishi do Japão foi o primeiro a identificar as propriedades do Fator de Crescimento Nervoso no Cogumelo Lion’s Mane. 

Em um estudo duplo-cego, controlado por placebo, pesquisadores no Japão trabalharam com homens e mulheres de 50 a 80 anos. Todos sofriam de comprometimento cognitivo leve.

Os participantes do estudo receberam quatro comprimidos de 250 mg contendo 96% de pó seco de Yamabushitake (juba de leão) três vezes ao dia durante 16 semanas. Os homens e mulheres foram testados em 4, 8, 12 e 16 semanas.

Em cada um dos períodos de teste, os sujeitos que usaram o Lion’s Mane mostraram uma melhora significativa nos escores cognitivos . E suas pontuações foram aumentando durante a suplementação de Lion’s Mane. Mas 4 semanas depois de interromper a suplementação de crina de Lion, suas pontuações cognitivas diminuíram significativamente .

Os pesquisadores concluíram que o cogumelo Lion’s Mane é eficaz na melhora do comprometimento cognitivo leve . 

Como se sente o Lion’s Mane ?

Você pode não sentir os efeitos da suplementação com cogumelo Lion’s Mane imediatamente. Mas muitos usuários relatam o uso contínuo de Lion’s Mane, um aumento no humor e na energia mental .

Lion's Mane melhora o humor

Alguns relatam que aumenta a percepção de profundidade . E uma melhora no sentido do olfato .

Outros atestam a melhora na tomada de decisões , na capacidade de resolução de problemas e no aprendizado . Provavelmente devido à capacidade do Lion’s Mane de melhorar a neuroplasticidade .

O consenso geral é a capacidade do Lion’s Mane Mushroom de diminuir a ansiedade , reduzir a depressão e melhorar a concentração .

A pesquisa

O Cogumelo Juba de Leão tem sido usado como alimento e fitoterápico desde os tempos antigos no leste da Ásia. E foi relatado em pesquisas científicas que o Lion’s Mane promove o Fator de Crescimento Nervoso tanto na placa de Petri quanto em animais e seres humanos.

Juba de Leão Previne Disfunção Cognitiva

Neste estudo, os pesquisadores examinaram os efeitos do Lion’s Mane no aprendizado induzido pelo peptídeo amilóide β (25-35) e nos déficits de memória em camundongos. O peptídeo amilóide β (25-35) está implicado em doenças como a doença de Alzheimer.

Os ratos foram injetados com o peptídeo nos dias 7 e 14 do julgamento. E eles foram alimentados com uma dieta contendo Lion’s Mane durante 23 dias de experimento. Os resultados mostraram que o Lion’s Mane impediu a redução da memória de reconhecimento visual e de curto prazo normalmente induzida pelo peptídeo amilóide β (25-35) .

Eles concluíram que o Cogumelo Juba de Leão “ pode ser útil na prevenção da disfunção cognitiva ”. 

A juba do leão induz o fator de crescimento nervoso

Neste ensaio, os ratos foram alimentados com extrato em pó liofilizado a 5% de Lion’s Mane por 7 dias. Os pesquisadores descobriram um aumento no nível do Fator de Crescimento Nervoso (NGF) no hipocampo dos camundongos. Concluindo que o Lion’s Mane “ contém compostos ativos que estimulam a síntese de NGF ”. 

Juba de Leão repara os nervos

Neste estudo feito com ratos, o extrato de Lion’s Mane foi capaz de promover o crescimento de neurônios após uma lesão. Ratos com danos no nervo glúteo foram capazes de andar novamente depois de consumir água contendo extrato de Lion’s Mane.

Os pesquisadores concluíram que o Lion’s Mane regenera as células nervosas danificadas . Nesse caso, a reversão foi tão profunda que os ratos passaram de totalmente incapacitados a andar novamente . 

Lion's Mane previne disfunções cognitivas

Dosagem de juba de leão

Quer saber quanto Lion’s Mane tomar? A dosagem de Cogumelo Juba de Leão depende da força do extrato.

Para o extrato Lion’s Mane 10:1 (30% de polissacarídeo) , a dosagem diária é de 500 – 1.000 mg tomados 1 a 3 vezes ao dia. Isso significa que, se você escolher uma dose diária de 1.000 mg de extrato de Juba de Leão , deverá tomar 500 mg pela manhã e outros 500 mg ao meio-dia.

Outra dosagem de extrato de varejo de Lion’s Mane varia de 300 mg a 3000 mg administrados 1 a 3 vezes por dia. Verifique o rótulo e veja o que o fabricante recomenda. E ao usar o suplemento pela primeira vez, comece com a dose mais baixa e veja como seu corpo reage.

Efeitos colaterais da juba de leão

O cogumelo Lion’s Mane não é tóxico e é considerado muito seguro. Portanto, há muito poucos efeitos colaterais relatados.

Alguns neurohackers relatam coceira na pele com doses mais altas. Provavelmente atribuível a um aumento no fator de crescimento do nervo .

O Lion’s Mane foi testado em animais, não apresentando efeitos colaterais ou toxicidade, mesmo em até 5 gramas por quilo.

Melhor tipo de Lion’s Mane para comprar

Cogumelo Juba de Leão (Hericium erinaceus) como um suplemento nootrópico é geralmente oferecido como um extrato. Em pó ou em cápsulas.

MindLab Pro com Juba de Leão

Ao escolher um suplemento Lion’s Mane, há um debate sobre a melhor forma de extração para obter todos os benefícios medicinais do cogumelo. Alguns dizem que sua melhor opção é uma extração de água quente. Outro diz extração de álcool. Outra afirma que ambos são necessários.

Mas quando se trata de cogumelos, dizer que um é “mais potente” do que outro é muito simplificado para ser verdade . Isso é tanto uma arte quanto uma ciência.

Muito mais importante é escolher um suplemento que inclua o micélio  do Cogumelo Juba de Leão . Neste cogumelo , o corpo de frutificação não contém erinacines , que é o composto que aumenta o Fator de Crescimento Nervoso (NGF) .

Os benefícios nootrópicos dos hericenonas encontrados apenas no corpo frutífero ou no topo do cogumelo ajudam a apoiar o sistema imunológico e a eliminar o peptídeo amilóide β (25-35) implicado em doenças como o mal de Alzheimer.

O desafio é obter um extrato de Cogumelo Juba de Leão que contenha todo o espectro encontrado no micélio no corpo frutífero . Mas o cogumelo deve ser cultivado em líquido e não em um substrato sólido como o grão. Caso contrário, você obterá grãos moídos sem os importantes erinacines necessários para aumentar o NGF.

Consulte a literatura e o material de marketing do fabricante e descubra como o Lion’s Mane é cultivado . E leia os comentários em sites de compras, bem como fóruns.

Tipos de Lion’s Mane disponíveis:

  • Plain Lion’s Mane : Cogumelo puro e em pó. Freqüentemente liofilizado e a forma mais barata disponível. Pode ser adicionado à água, suco ou smoothies.
  • Extratos de Juba de Leão : Uma forma mais potente de cogumelo. Frequentemente apresentado como extratos 14:1 ou 10:1 (14 libras ou 10 libras reduzidas a 1 libra de extrato).
  • Juba de Leão Padronizada : Processado para fornecer níveis exatos de ingredientes ativos. Você pode obter o Lion’s Mane padronizado para 30% e 50% de polissacarídeos (incluindo os metabólitos secundários ativos hericenones e erinacines ).
  • Chá Lion’s Mane : Por ser um cogumelo popular na cozinha, o sabor é aceitável. Mas é difícil saber quanto ingrediente ativo real você está recebendo.
  • Amycenone®/PLM-Fraction : Este produto de “marca” é padronizado para Hericenones 0,5%, Amyloban 6%. Parece ter como alvo um ingrediente ativo Lion’s Mane menos conhecido – Amyloban – que é posicionado como um composto de cogumelo que combate as proteínas beta-amilóides . Originário do Japão, é extremamente caro e pode ser encontrado em um suplemento chamado Amyloban®3399 .

se você decidir escolher o seu, antes de consumir qualquer cogumelo silvestre, certifique-se de que ele seja identificado com precisão. O envenenamento por cogumelos é um problema real se você escolher o errado .

Para obter uma lista completa das sociedades de Micologia que podem ajudá-lo, visite o site da North American Mycological Association (www.namyco.org).

Recomendação de especialista em nootrópicos

Lion’s Mane 500 mg por dia

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Eu recomendo usar o Lion’s Mane como um suplemento nootrópico.

Seu corpo não produz Juba de Leão sozinho. Então você precisa tomá-lo como um suplemento.

Lion’s Mane é especialmente útil para regenerar células cerebrais. Previne doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson.

E aumenta a potencialização de longo prazo para a memória e agudeza mental. Ao estimular o Fator de Crescimento Nervoso .

Lion’s Mane também ajuda a melhorar o humor , domar a ansiedade e aliviar a depressão . Para uma melhor qualidade de vida .

Sugerimos começar com uma dose de 500 mg por dia. O melhor estudo humano usou 3000 mg por dia. Mas outro pesquisador descobriu que concentrações mais baixas podem estimular o NGF melhor do que concentrações mais altas . 

Comece com 500 mg por dia e veja como funciona para você. Se você não sentir um benefício, aumente o Lion’s Mane em pequenos incrementos de 250 mg por dia até notar uma melhora. E certifique-se de usar um suplemento contendo o micélio e o corpo de frutificação cultivado em meio líquido .

Lion’s Mane é um ótimo complemento para uma pilha nootrópica , incluindo Aniracetam , Alpha GPC e Omega-3 para um impulso cognitivo imediato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *