Glicina

A glicina é conhecida por melhorar a qualidade do sono, a memória, reduzir os sintomas do TOC e da esquizofrenia.

A glicina (ácido 2-aminoacético, Gly, G ) é um aminoácido e neurotransmissor condicionalmente essencial . O mais simples de todos os aminoácidos, a glicina desempenha um papel na síntese de ácidos nucléicos , glutationa , RNA e DNA e creatina . 

A glicina é sintetizada em seu corpo a partir da treonina (através da via da treonina desidrogenase ), colina (através da formação de sarcosina ) e serina (através da serina hidroxi metiltransferase [SHMT]) .  

A glicina é considerada um aminoácido “ condicionalmente essencial ” porque seu corpo não consegue produzir o suficiente por conta própria. Portanto, o restante deve ser obtido de alimentos como carne, peixe, laticínios, legumes ou suplementos. 

A glicina desempenha um papel crítico como neurotransmissor porque controla a ingestão de alimentos, o comportamento e a homeostase corporal completa.

Pode ser tanto excitatório quanto inibitório . O que significa que pode estimular o cérebro e o sistema nervoso, além de acalmá-lo. 

A suplementação com glicina demonstrou ser eficaz no tratamento de distúrbios metabólicos, doenças inflamatórias, obesidade, câncer e diabetes .

Aqui vamos investigar como um nootrópico para melhorar a qualidade do sono e a função cerebral .

A glicina ajuda: 

  • Sono : a glicina ajuda a adormecer mais rapidamente , reduz a insônia, melhora a qualidade do sono e promove um sono mais profundo e reparador 
  • Distúrbios neurológicos: A glicina demonstrou ser eficaz naqueles que lidam com esquizofrenia, TOC e depressão .
  • AVC: Pacientes que sofreram AVC isquêmico (isquemia cerebral ou isquemia cerebral) recebem glicina por via oral para ajudar a limitar os danos ao cérebro nas primeiras seis horas após o AVC . 

Índice

Visão geral 

A glicina (ácido 2-aminoacético, Gly, G ) é um dos aminoácidos mais importantes do corpo. Ajuda na regulação da saúde cardiovascular, cognitiva e metabólica.

melhor suplemento de glicina

O nome Glicina vem da palavra grega γλυκύς “ sabor doce ”.

A glicina foi descoberta em 1829 pelo químico francês Henri Braconnot após a fervura da gelatina com ácido sulfúrico. E desde então, tem sido fabricado e distribuído comercialmente como adoçante e como agente tampão para antiácidos. 

A glicina também é um cristal doce e incolor que é sintetizado em seu corpo a partir de colina , treonina e serina .

Como suplemento terapêutico e nootrópico proporciona múltiplos benefícios à saúde humana.

A glicina demonstrou ser eficaz para melhorar a elasticidade da pele . E o peptídeo de colágeno , carregado com glicina , ajuda a suprimir os danos à pele induzidos pelo sol e a reduzir as rugas ao redor dos olhos . 

A suplementação de glicina ajuda a reduzir os sintomas da esquizofrenia .  Ajuda a reduzir os sintomas do TOC . E níveis baixos de glicina no sangue têm sido associados à depressão .

Numerosos estudos também mostraram o potencial da glicina em melhorar o sono , melhorar a memória e aumentar a sensibilidade à insulina .

glicina para ansiedade

A glicina modula os neurotransmissores inibitórios por meio de receptores de glicina em todo o sistema nervoso central. E potencializa os receptores NMDA que fornecem uma resposta excitatória . Afetando a cognição , o humor, a função imunológica e o sono .

Como funciona a glicina no cérebro?

A glicina aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. Para dormir – Numerosos estudos mostraram que a glicina influencia a qualidade do sono, reduz a insônia e promove um sono reparador. Ele faz isso de duas maneiras.

A glicina tem uma afinidade particular por receptores NMDA e receptores de glicina .  O que resulta em aumento do fluxo sanguíneo periférico e uma queda subseqüente na temperatura central do corpo . 

Em outras palavras, a glicina trabalha para melhorar o fluxo sanguíneo para as extremidades do corpo , o que, por sua vez, reduz a temperatura corporal central .

Esta diminuição da temperatura corporal desempenha um papel importante na indução do sono, uma vez que o início do sono está associado à diminuição da temperatura corporal . Que então progride para o sono profundo. 

Os pesquisadores demonstraram isso em um estudo com animais mostrando como a glicina desencadeou uma queda na temperatura corporal que ajudou os participantes do estudo a adormecer mais rapidamente e a passar mais tempo no sono REM .

O estudo também mostrou que a glicina pode ajudá-lo a experimentar um sono profundo e lento mais rapidamente . 

A glicina também demonstrou aumentar a produção de serotonina no cérebro. O que ajuda a dormir porque a serotonina auxilia na síntese do hormônio do sono melatonina . 

Estudos também sugerem que a glicina pode ajudá-lo a voltar aos seus ciclos regulares de sono após um período de sono interrompido .

  1. Esquizofrenia – A glicina mostrou resultados promissores na redução dos sintomas de depressão , TOC, ansiedade e transtorno bipolar . No entanto, sua eficácia mais pronunciada é observada na redução dos sintomas da esquizofrenia . 

Avaliações post mortem dos cérebros de pessoas com esquizofrenia mostraram menos receptores NMDA em comparação com aqueles que não tinham a doença.

Os pesquisadores também encontraram níveis reduzidos de glicina no sangue e no líquido cefalorraquidiano de pessoas com esquizofrenia . 

A glicina é conhecida por ser um agonista de NMDA . É bem tolerado pelos pacientes em tratamento de curto e longo prazo. 

Até o momento, numerosos estudos foram conduzidos para avaliar a eficácia da glicina no tratamento da esquizofrenia .

O primeiro ensaio controlado usou uma dose de glicina de 15 gramas por dia, que mostrou melhora significativa durante o tratamento com glicina .

Em outro estudo, 21 pacientes esquizofrênicos receberam altas doses de glicina , além do tratamento antipsicótico.

Uma redução significativa de 34% nos sintomas negativos foi observada durante o tratamento com glicina. E os autores do estudo observaram que a melhora persistiu mesmo depois que os pacientes pararam de suplementar com glicina 

Como as coisas vão mal

A privação do sono ou a incapacidade de ter uma boa noite de sono é uma preocupação crescente em todo o mundo. Não dormir o suficiente ou a má qualidade do sono pode resultar em:

↓ Perda de memória

↓ Incapacidade de concentração

↓ Metabolismo ruim

↑ Ganho de peso

↑ Irritabilidade

↑ Pressão alta

↑ Altos níveis de açúcar no sangue

↓ Baixo desejo sexual

↑ Risco de doença cardíaca 

A glicina como suplemento nootrópico ajuda o corpo a produzir serotonina , que melhora o sono e o humor . E influencia os principais receptores no cérebro, resultando em melhor aprendizado e memória . 

Baixos níveis de glicina no corpo também estão ligados à depressão . 

Benefícios da glicina

A glicina ativa os receptores NMDA no cérebro e restaura os níveis de serotonina , o que ajuda a melhorar o sono . E a capacidade de adormecer mais rápido .

Em um estudo, 15 mulheres adultas receberam um placebo ou 3 gramas de glicina antes de dormir.

O estudo concluiu que a suplementação com glicina mostrou uma melhora significativa na redução da fadiga, vivacidade e lucidez na manhã seguinte . 

A glicina ajuda na sinalização das células cerebrais, o que aumenta a cognição, a memória e o humor . 

A glicina tomada em altas doses provou ser altamente eficaz na redução dos sintomas da esquizofrenia .

Ajuda na depressão e na fluência mental associada à esquizofrenia .

E pode melhorar os sintomas psicóticos também. 

Evidências também sugerem que a glicina auxilia na depressão e doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Huntington .

A glicina também mostrou um efeito protetor contra danos neurológicos associados ao acidente vascular cerebral .

depressão glicina

E a pesquisa sugere melhorias na memória , recordação e atenção sustentada naqueles que suplementam com glicina como um nootrópico .

Como a Glicina se sente ?

Pessoas que tomam suplementos de glicina de alta qualidade relatam melhor qualidade de sono e melhor humor durante o dia. 

Alguns usuários dizem que se sentiram mais equilibrados e animados quando começaram a suplementar com glicina . 

A glicina é melhor tomada 60 minutos antes de dormir . A maioria dos usuários relata um mínimo de 7 horas de sono tranquilo e de alta qualidade . 

A glicina ajuda até mesmo os insones crônicos a adormecer facilmente. 

Ao contrário da maioria dos indutores do sono, a glicina não deixa você tonto e cansado pela manhã. Pelo contrário, os usuários acordam descansados ​​e prontos para enfrentar o dia . 

A glicina é um bom suplemento para a saúde das articulações. Porque ajuda na regeneração da cartilagem, aumentando a ressíntese de colágeno .

A glicina também pode aliviar os suores noturnos em mulheres na pré-menopausa e na menopausa . 

Pesquisa Clínica de Glicina

Glicina para esquizofrenia

22 pacientes esquizofrênicos resistentes ao tratamento participaram de um estudo duplo-cego controlado por placebo. Eles receberam 0,8 g/kg por dia de glicina junto com a medicação antipsicótica.

As avaliações clínicas foram realizadas quinzenalmente. O grupo que recebeu glicina mostrou uma redução de 24-46% nos sintomas negativos . 

Em outro estudo duplo-cego, controlado por placebo, 14 pacientes medicados com esquizofrenia crônica foram tratados com glicina . Os resultados mostraram uma melhora significativa nos sintomas negativos no grupo que recebeu glicina, mas não no grupo que recebeu placebo. 

glicina para dormir

Em um estudo randomizado controlado por placebo, 11 adultos saudáveis ​​receberam 3 gramas de glicina ou um placebo 1 hora antes de dormir por 2 dias. Os resultados indicaram um início de sono mais rápido, seguido de um sono longo e reparador . 

Em 2012, outro estudo controlado por placebo recrutou adultos saudáveis ​​que estavam restritos a 25% menos sono do que o normal. Os participantes do estudo receberam um placebo ou 3 gramas de glicina antes de dormir.

Em indivíduos que receberam glicina , os dados mostraram uma redução significativa na fadiga frequentemente relacionada à redução do sono . 

Glicina para aprendizagem e memória

Os cientistas estudaram os efeitos da bioglicina , uma forma biologicamente ativa de glicina em estudantes saudáveis ​​(idade média de 20,7 anos) e homens de meia-idade (idade média de 58,9 anos).

Os pesquisadores mediram especificamente atenção, memória e humor usando um design duplo-cego e randomizado. 

Os resultados indicaram que a bioglicina melhorou significativamente a memória episódica tanto no grupo jovem quanto no grupo de meia-idade. E o grupo de meia-idade também mostrou uma melhora significativa na tarefa de atenção sustentada. 

Dosagem recomendada de glicina

musculação glicina

A dosagem nootrópica recomendada de glicina é de 3 gramas por dia.

Os especialistas recomendam uma dosagem de glicina de 0,4 gramas por quilograma de peso corporal (g/kg) duas vezes ao dia ao tomar um antipsicótico atípico como Zyprexa e Risperdal. 

Muitos testes em humanos usaram com segurança doses de glicina de 1 g (1000 mg) por dia para apoiar a saúde do cérebro após um derrame. E até 50 gramas por dia para esquizofrenia.

A maioria dos suplementos de glicina vem em cápsulas de 1000 mg. E a dose mais eficaz é de 3 gramas 60 minutos antes de dormir.

Efeitos colaterais da glicina

Os suplementos de glicina são geralmente considerados não tóxicos e seguros, com poucos efeitos colaterais na maioria das pessoas. 

No entanto, a suplementação com 9 gramas ou mais de glicina pode resultar em sintomas gastrointestinais leves, como dor de estômago, náusea, fezes soltas ou vômitos. 

Uma leve sedação também é um possível efeito colateral de tomar glicina . 

Não tome glicina se estiver tomando o medicamento antipsicótico Clozaril (clozapina) . Ao contrário de outras drogas usadas para tratar a esquizofrenia, a glicina parece diminuir a eficácia do Clozaril em algumas pessoas . 

Não use glicina se estiver com diarreia, pois pode piorar a situação. 

Devido à falta de pesquisas suficientes, a glicina deve ser evitada por lactantes e mulheres grávidas, a menos que prescrita por um médico.

Tipo de glicina para comprar

A glicina está disponível em cápsulas de 1000 mg, comprimidos de 500 mg e em pó.

Procure um suplemento de glicina com zero “outros ingredientes” .

Evite suplementos de glicina contendo aditivos como dióxido de silício, ácido esteárico ou estearato de magnésio .

Brain on Peak ® Recomendação

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Glicina até 3 gramas por dia

Eu recomendo Glycine como um suplemento nootrópico.

Seu corpo produz um pouco de glicina durante o dia. Mas você precisa de mais glicina do que seu corpo pode produzir sozinho. Portanto, você deve obtê-lo de alimentos ou de um suplemento nootrópico.

A glicina é particularmente eficaz naqueles que lidam com distúrbios do sono ou insônia .

A suplementação com glicina deve proporcionar uma boa noite de sono. E você se sente bem descansado na manhã seguinte.

A glicina demonstrou ser eficaz naqueles que lidam com a esquizofrenia . Mesmo durante o uso de medicamentos mais regulares usados ​​com este distúrbio.

Mas, por favor, se você está lidando com esquizofrenia , consulte seu médico antes de usar este nootrópico.

A glicina como suplemento nootrópico usado nas dosagens recomendadas não é tóxica e segura para a maioria das pessoas com pouco ou nenhum efeito colateral.

3 gramas de glicina parecem ser mais eficazes para a maioria das pessoas, tomadas cerca de 60 minutos antes de dormir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *