Glutationa

A glutationa é um potente antioxidante, suporta a cognição saudável, combate o estresse oxidativo e a inflamação e combate os efeitos do envelhecimento

Glutationa (γ-l-glutamil-l-cisteinil-glicina, GSH ou L-glutationa) é um tripeptídeo composto de cisteína, glicina e glutamina  e está presente em altas concentrações em todas as células do corpo.

Como antioxidante, o papel principal da glutationa é proteger as células dos danos dos radicais livres . E desempenha um papel vital na desintoxicação .

A glutationa protege contra doenças crônicas, apóia a saúde do fígado e reduz a resistência à insulina . Algumas pesquisas mostram que a glutationa pode até ajudar a prevenir a progressão do câncer .

Os benefícios da suplementação com glutationa podem ajudar a prevenir e até reduzir os sintomas associados a distúrbios emocionais e de saúde mental .

Outros benefícios da glutationa incluem digestão melhorada, pele mais clara, cabelos e unhas mais fortes e visão mais saudável .

A glutationa é única porque pode ajudar a melhorar a saúde de quase todos os tipos de células em seu corpo . Incluindo seu cérebro, fígado, olhos, pele, pâncreas ou qualquer outro órgão que exija suporte.

Como um nootrópico , a glutationa aumenta a memória , o pensamento mais claro e ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer e a demência . E aumenta os níveis de energia .

Nesta revisão, vamos nos concentrar em como a Glutationa funciona em seu cérebro.

A glutationa ajuda:

  • Antioxidante: A glutationa é chamada de antioxidante “mestre” porque é necessária para quase todas as células para se defender contra os radicais livres . Os radicais livres em excesso podem levar ao estresse oxidativo , que causa inflamação e pode danificar ou matar as células cerebrais.
  • Neuroprotetor: A produção de trifosfato de adenosina (ATP) em suas mitocôndrias libera espécies reativas de oxigênio (ROS), causando estresse oxidativo . A glutationa é sua defesa primária contra ROS , prevenindo a disfunção mitocondrial . 
  • Otimização do cérebro: A suplementação com glutationa pode ajudar a reduzir o nevoeiro cerebral e a má cognição . A glutationa desempenha um papel na prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, incluindo a doença de Alzheimer, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e autismo .

Índice

Visão geral

A glutationa (γ-l-glutamil-l-cisteinil-glicina, GSH ou L-glutationa) é encontrada em quase todas as células do cérebro e do corpo.

Glutationa

A síntese de glutationa no cérebro segue o mesmo caminho que no resto do corpo. A glutationa é sintetizada nas células pelas reações consecutivas das enzimas γ-Glutamil-cisteína (γGlu-Cys) sintetase que utiliza glutamato e cisteína como substratos para gerar γGlu-Cys .

Este dipeptídeo é combinado com glicina para g lutationa em uma reação catalisada pela glutationa sintetase . O ATP é um co-substrato para ambas as enzimas.

O nível intracelular de Glutationa é regulado por uma inibição por retroalimentação da γGlu-Cys sintetase pelo produto final Glutationa.

A síntese de glutationa depende da disponibilidade de glutamato , cisteína e glicina .

Você pode aumentar a produção de glutationa do seu corpo comendo alimentos que contenham os componentes básicos desses aminoácidos .

Você pode obter glutationa comendo cebola, alho, espinafre, abacate, aspargo, vegetais crucíferos como brócolis e couve-flor e carnes.

Mas seu trato digestivo não absorve bem a glutationa . É rapidamente oxidado durante a digestão. Felizmente, muitos dos mesmos alimentos que contêm glutationa também contêm os aminoácidos individuais que seu corpo usa para produzir glutationa .

Esses alimentos incluem ovos, lentilhas, frango, peixe, laticínios, legumes, alho, chalotas e cebolas. E vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, repolho, couve, couve chinesa e couve de Bruxelas.

A glutationa é tão crítica para a saúde celular que existe nas células nos mesmos níveis que a glicose, o potássio e o colesterol . Todos os nutrientes que são essenciais para a energia e função celular. 

Como seu antioxidante “mestre”, a glutationa desempenha um papel fundamental na defesa das células cerebrais contra o estresse oxidativo . Ele neutraliza os radicais livres , é um cofator para várias enzimas antioxidantes e ajuda a regenerar a vitamina C a vitamina E já existentes em seu sistema.

A glutationa auxilia no transporte de íons de metais pesados, como o mercúrio, para fora das células, incluindo o cérebro. Ajuda a regular o crescimento celular e a apoptose . E é vital para a função mitocondrial e manutenção do DNA mitocondrial .

Seu corpo requer um suprimento constante de glutationa para funcionar de maneira ideal. A deficiência de glutationa tem sido associada a doenças neurodegenerativas, como Alzheimer , Parkinson, Huntington, TOC e até autismo. 

A glutationa aumenta o número de células T (glóbulos brancos) em seu corpo, um componente chave do seu sistema imunológico. E estimula a produção e a atividade de células assassinas naturais (NK) e suporta a resposta normal de anticorpos das células imunes . 

Na verdade, a deficiência de glutationa e seu precursor cisteína é uma característica do HIV. Um estudo mostrou que a suplementação com N-acetil-L-cisteína (NAC) , um precursor da glutationa , causou um aumento significativo na resposta imune em pacientes infectados pelo HIV .

Seu corpo produz naturalmente glutationa , mas essa capacidade diminui com a idade. E diminui em qualquer idade quando você está sob estresse.

Como funciona a glutationa no cérebro?

A glutationa aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. A glutationa protege as mitocôndrias cerebrais do estresse oxidativo. A glutationa é o antioxidante número um em seu corpo. Como antioxidante , neutraliza e elimina os radicais livres , protegendo as mitocôndrias dos danos oxidativos .

Os radicais livres são moléculas com elétrons desemparelhados. Os radicais livres aumentam devido a várias toxinas, produtos químicos industriais, poluentes do ar, luz ultravioleta, certos medicamentos e pesticidas. 

Os radicais livres em excesso emparelham-se com outros elétrons livres nas células, resultando em diminuição da função celular e doenças .

Antioxidantes como a glutationa ligam-se aos elétrons livres, impedindo-os de causar estresse oxidativo .

Em seu cérebro, os neurônios contam com a presença de cisteína extracelular para a síntese de glutationa . O melhor precursor extracelular para a síntese de glutationa em seu cérebro é a glutamina .

Mas os astrócitos preferem glutamato e cisteína como precursores . Na verdade, os astrócitos desempenham um papel fundamental no metabolismo da glutationa em seu cérebro. 

  1. A glutationa ajuda a reciclar outros antioxidantes .

Quando seu cérebro usa antioxidantes como vitamina C e vitamina E , a glutationa recicla esses importantes antioxidantes e os coloca de volta em ação.  Melhorar a eficiência do processo de desintoxicação, ajudando o seu cérebro a funcionar de forma otimizada.

Quando seu cérebro tem glutationa suficiente , você pode potencialmente evitar ansiedade , depressão e doenças neurodegenerativas mais graves, como Alzheimer, Huntington e Parkinson. 

Como as coisas vão mal

A glutationa existe nas células em 2 estados: Glutationa reduzida (GSH) e Glutationa oxidada (GSSG) . Glutationa oxidada é 2 moléculas de glutationa unidas .

A proporção de GSH para GSSG determina o status redox da célula . Células saudáveis ​​em repouso têm uma relação GSH/GSSG >100 , enquanto a relação cai para 1 a 10 em células expostas ao estresse oxidativo .

A glutationa é esgotada devido ao estresse oxidativo, inflamação ou exposição a toxinas dentro da célula. 

Sem glutationa suficiente , seu corpo fica mais suscetível a uma série de problemas de cognição . E, se não for controlado, pode levar a doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer, mal de Parkinson e demência.

A deficiência de glutationa também pode afetar sua visão , saúde da pele e capacidade de pensar com clareza.

Níveis insuficientes de glutationa podem levar a:

↓ Doença neurodegenerativa, incluindo doença de Alzheimer e doença de Parkinson

↓ Névoa cerebral

↓ Baixo consumo de energia

↓ Má digestão

↓ Problemas de visão

↓ Diminuição da saúde emocional e mental 

↓ Desintoxicação ineficiente de suas células

↑ Maior suscetibilidade a diabetes, doenças cardíacas e câncer

↑ Aumento do dano dos radicais livres às células

↑ Doenças inflamatórias

Você se torna mais suscetível a esses problemas à medida que envelhece porque a capacidade do seu corpo de produzir glutationa diminui.

Medicamentos OTC comuns , como o acetaminofeno (Tylenol ® ), mostraram esgotar a glutationa , especialmente no fígado. Isso significa que, ao usar paracetamol , fica mais difícil para o sistema imunológico do seu corpo fazer o trabalho de limpar os resíduos.

Mas tomar Glutationa como um suplemento nootrópico pode ajudar a combater os danos causados ​​pelo estresse oxidativo quando você não tem escolha a não ser tomar um comprimido de acetaminofeno.

Benefícios da glutationa

Seria difícil subestimar os benefícios de ter níveis suficientes de glutationa em seu corpo. Ele ajuda a desintoxicação do seu corpo. E é vital para proteger suas células dos danos dos radicais livres .

Seu cérebro usa pelo menos 20% de seu suprimento de oxigênio para funcionar, o que o torna altamente suscetível ao estresse oxidativo . Níveis saudáveis ​​de glutationa ajudam a prevenir o estresse oxidativo . E permite que seu cérebro funcione conforme projetado.

A suplementação com glutationa ajuda a prevenir a ansiedade e a depressão . A glutationa adequada suporta uma cognição clara e saudável . E ajuda a proteger seu cérebro contra doenças neurodegenerativas à medida que envelhece.

Mas os benefícios da glutationa não se limitam ao seu cérebro. Ele desempenha um papel protetor em quase todas as células do seu corpo. Protegendo você de uma variedade de doenças degenerativas e inflamatórias.

Como a Glutationa se sente ?

Neurohackers que suplementam com Glutationa relatam aumento dos níveis de energia , melhor digestão , diminuição da inflamação , pensamento mais claro , tom de pele melhorado e cabelos e unhas mais fortes .

para que serve a glutationa

Como seu principal antioxidante, a glutationa aumenta a saúde celular em todo o seu sistema.

As pessoas que sofrem com a doença de Hashimoto, diabetes e síndrome da fadiga crônica relatam mais energia ao usar glutationa .

A glutationa pode melhorar a digestão, incluindo os sintomas da síndrome do intestino permeável . E também pode aliviar os sintomas de alergia .

Com a ligação estabelecida entre saúde intestinal e saúde cerebral , não é nenhuma surpresa que muitos usuários de glutationa relatem um pensamento mais claro .

A suplementação com glutationa ajuda a desintoxicar, proporcionando uma pele clara. Muitas pessoas relatam que isso faz com que sua pele brilhe . Você pode achar que seu cabelo e unhas ficam mais fortes ao suplementar com glutationa .

Alguns dizem que notam uma melhora em sua audição , um olfato melhor e uma visão melhor depois de tomar glutationa . Também pode ajudar a prevenir a catarata .  Algumas pessoas relatam que a glutationa ajudou a curar a catarata .

Muitas pessoas relatam que a glutationa é sua melhor arma de prevenção de ressaca . Eles dizem que, se lembrarem de tomá-lo em uma noite em que beberam demais, sentirão pouco ou nenhum efeito na manhã seguinte.

Pesquisa Clínica da Glutationa

Com um papel desintoxicante tão difundido em todo o corpo, a glutationa demonstrou afetar positivamente muitos órgãos e sistemas. Aqui nos concentramos em três que afetam a função cognitiva.

Glutationa para TOC

Vários estudos sugerem que níveis cerebrais mais baixos de glutationa podem contribuir para o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) .

Pesquisadores da Harvard Medical School e do McLean Hospital em Belmont Massachusetts recrutaram 29 pacientes que sofriam de TOC e 25 controles correspondentes que não tinham TOC.

Os cérebros dos participantes foram digitalizados usando espectroscopia de ressonância magnética (MRS) para examinar os níveis de glutationa em seu córtex cingulado posterior (PCC) .

O estudo encontrou níveis de glutationa significativamente mais baixos naqueles com TOC em comparação com o grupo controle.

A equipe de pesquisa concluiu que níveis mais baixos de glutationa aumentaram o estresse oxidativo e o hipermetabolismo na região do cérebro PCC com TOC. 

Glutationa para a doença de Alzheimer

Um estudo publicado na Neuropharmacology estudou o efeito da suplementação de glutationa em camundongos com indicadores biológicos como os da doença de Alzheimer.

Camundongos foram suplementados com glutationa por três semanas. Os camundongos tratados com glutationa apresentaram diminuição da inflamação . E teve declínio cognitivo reduzido e menos depressão e ansiedade .

Os pesquisadores concluíram que a suplementação de glutationa é atraente como terapia para reduzir o estresse oxidativo e a inflamação no cérebro de pessoas com Alzheimer . 

Glutationa para reduzir a ressaca

Testes em animais mostraram que a suplementação com glutationa pode ser útil na prevenção de ressacas.

Em um estudo, ratos do grupo experimental foram alimentados com uma preparação de levedura enriquecida com glutationa e extratos de embrião de arroz/soja (GEY/RES) por duas semanas. Ratos de controle não receberam o GEY/RES.

Os ratos de ambos os grupos foram então intoxicados com etanol e os níveis de álcool no sangue foram analisados ​​por várias horas.

Os ratos do grupo de pré-tratamento apresentaram menores concentrações de álcool no sangue . Os pesquisadores concluíram que a glutationa deveria ser estudada como candidata para aliviar a ressaca . 

Dosagem recomendada de glutationa

suplementos de glutationa

A dosagem nootrópica recomendada para glutationa reduzida ou lipossômica para suporte imunológico é de 250 a 1.000 mg por dia.

A glutationa não é bem absorvida em seu sistema digestivo, então a forma lipossômica da glutationa é a preferida .

Você também pode aumentar seus níveis de glutationa suplementando com um dos meus suplementos favoritos – N-acetil-L-cisteína (NAC) , que é um precursor direto da glutationa .

O NAC é facilmente digerido e ajuda a produzir glutationa no fígado. A dosagem nootrópica recomendada de NAC é de 600 3 vezes ao dia. 

Efeitos colaterais da glutationa

A glutationa não é tóxica. Portanto, é considerado bem tolerado e seguro.

Os efeitos colaterais são raros, mas podem incluir cólicas digestivas e inchaço e possível erupção cutânea se você aplicar glutationa na pele.

Se você tem asma, deve evitar a suplementação com glutationa .

E se estiver grávida ou amamentando, consulte seu médico antes de iniciar a suplementação de glutationa .

Tipo de glutationa para comprar

Os suplementos de glutationa estão disponíveis em comprimidos, cápsulas moles, cápsulas, pó, líquido, spray nasal e forma IV. As cápsulas são tipicamente de 350 a 500 mg cada.

A glutationa existe nas células em 2 estados: Glutationa reduzida (GSH) e Glutationa oxidada (GSSG) .

Se você estiver comprando glutationa regular , escolha um rótulo de suplemento que diga “ Glutationa reduzida ”, que é a forma ativa de que seu sistema imunológico precisa. E NÃO a forma oxidada de “ Glutationa ”.

Os primeiros ensaios clínicos humanos de glutationa suplementar mostraram que ela não era bem absorvida como suplemento. E durante anos pensou-se que o uso de precursores de GSH era um método superior de aumentar as reservas desse antioxidante vital em seu corpo. Mas as pesquisas mais recentes mostram que, com o uso diário e prolongado, você pode aumentar os níveis de glutationa suplementando com glutationa .

melhor maneira de aumentar seus níveis de glutationa é por infusão IV . Mas esse método é caro e não está facilmente disponível para o neurohacker comum.

Assim, os fabricantes de suplementos encontraram outro método para aumentar a absorção de glutationa .

É chamado de “ lipossomal ”, o que significa que a glutationa está encapsulada em um “saco” de moléculas lipídicas feitas de soja ou lecitina de girassol , o que facilita a passagem da molécula pelas membranas celulares para dentro da célula.

Uma forma patenteada de glutationa lipossomal chamada Setria® Glutationa fabricada pela Kyowa Hakko Bio Co. demonstrou ser a maneira mais rápida de aumentar seus níveis de glutationa .

Um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo de Setria ® glutationa (GSH) 250 ou 1.000 mg por dia de 6 meses foi conduzido com 54 adultos.

Os níveis sanguíneos de GSH aumentaram após 1, 3 e 6 meses em ambas as doses. Aos 6 meses, o grupo de baixa dose apresentou níveis de GSH de 29% e o grupo de alta dose de 35% . 

Laboratório de Desempenho - PL-Imune

7 ensaios clínicos mostraram que o pDC pode ativar células imunes, como células NK, Killer-T, Helper-T e B, fornecendo suporte imunológico de ampla gama.

Brain on Peak ® Recomendação

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Glutationa 250 – 1.000 mg por dia

Eu recomendo a glutationa como um suplemento nootrópico.

O papel da glutationa na função imunológica é quase incomparável. Quase todas as células requerem GSH para uma função saudável.

Seu corpo produz glutationa por conta própria, mas essa capacidade diminui quando você está passando por estresse severo, uma dieta pobre e à medida que envelhece.

A suplementação com glutationa protege contra doenças crônicas, apoia a saúde do fígado e reduz a resistência à insulina . Algumas pesquisas mostram que a glutationa pode até ajudar a prevenir a progressão do câncer . 

A glutationa é especialmente útil para aqueles que lidam com nevoeiro cerebral , memória fraca , ansiedade ou depressão . Você deve notar uma memória melhor, mais energia e capacidade de pensar com mais clareza ao usar o GSH como suplemento.

Como a glutationa suporta a função saudável das células cerebrais, ela pode ajudar a reduzir os sintomas de TOC, depressão, transtorno bipolar e autismo .

A glutationa pode ajudar a prevenir ou retardar o declínio cognitivo relacionado à idade , como na demência ou na doença de Alzheimer .

E a suplementação com glutationa pode ajudar na visão , má digestão , pele doente e cabelos e unhas quebradiços .

O método preferido de suplementação com glutationa é com a forma lipossomal patenteada de glutationa , como Setria ® Glutationa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *