Ginseng

O ginseng é conhecido por acalmar a ansiedade e aumentar a atenção, concentração e memória.

O ginseng é um dos medicamentos fitoterápicos mais populares e bem pesquisados ​​do mundo. Tem sido usado na América do Norte e na Ásia há milhares de anos.

Ao todo, existem 11 espécies de ginseng. Mas o nome “ ginseng ” como nootrópico geralmente se refere ao ginseng americano (Panax quinquefolius) ou ao ginseng asiático (Panax  ginseng) . Panax significa “ cura-tudo ” em grego.

Ginseng
Ginseng

Pesquisadores em milhares de ensaios clínicos relataram a eficácia do ginseng para; antiestresse , cognição , memória , antirrugas, gripe, digestão, diabetes, disfunção erétil, circulação sanguínea , imunodeficiência, menopausa, antioxidante , câncer e muito mais.

O ginseng é rico em vários compostos farmacológicos. Incluindo uma série de poliacetilenos, compostos polifenólicos, polissacarídeos ácidos e saponinas triterpenóides tetracíclicas ( ginsenosídeos ).

Tanto o ginseng americano quanto o asiático contêm ginsenosídeos , que os pesquisadores acreditam ser o ingrediente mais ativo.

Aqui estamos investigando o ginseng como um nootrópico.

Ginseng ajuda:

  • Humor e Estresse . Ginseng ajuda a melhorar o humor e reduzir o estresse. Funciona como um adaptógeno , reduzindo a fadiga adrenal, aumentando o GABA e proporcionando um efeito antiestresse. 
  • Neurotransmissores . O ginseng fornece efeitos neuroprotetores na via dopaminérgica que pode ajudar no TDAH .  E o ginseng é um inibidor de recaptação de serotonina e norepinefrina . Trabalhando como um antidepressivo e ajudando alguns sintomas de TDAH. 
  • Energia Cerebral . O ginseng atua como um anti-inflamatório, reduzindo as citocinas . E como antioxidante. Aumentar a produção de ATP nas mitocôndrias , em parte porque esse efeito antioxidante protege as mitocôndrias. 

Índice

Visão geral

O ginseng é a erva medicinal mais famosa da Ásia. Deve ser cultivada por 5 anos antes de ser colhida. A maturidade da planta influencia na densidade de compostos ativos benéficos à saúde humana.

Raiz de Ginseng em forma de pernas humanas
Raiz de ginseng

O termo “ginseng” vem da palavra chinesa ‘ rénshēn ‘ (pessoa + raiz da planta). Porque a forma da raiz do ginseng se assemelha às pernas de um ser humano.

“Panax” vem do grego ‘pan’ (tudo) e ‘akos’ (cura). Na medicina tradicional asiática, o ginseng foi usado para muitos problemas diferentes que afetam a saúde humana. Uma cura “completa”.

Os quatro maiores produtores de ginseng são Coreia do Sul, China, Canadá e Estados Unidos, sendo o Canadá o maior exportador. O maior consumidor de ginseng é a Coreia do Sul.

A Coreia do Sul também realiza a maioria das pesquisas sobre o ginseng. Com 1.000 acadêmicos que publicam pelo menos 100 trabalhos de pesquisa por ano.

Os dois principais ginsengs usados ​​para a função cerebral são o ginseng asiático (Panax ginseng) e o ginseng americano (Panax quinquefolius) .

Os ginsenosídeos aumentam a síntese de proteínas e a atividade de neurotransmissores no cérebro. E o ginseng estimula a formação de vasos sanguíneos e melhora a circulação sanguínea no cérebro. O que melhora a memória e as habilidades cognitivas . 

ginseng aumenta a cognição

Como funciona o Ginseng no cérebro?

Ginseng aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. Ginseng aumenta a energia física e mental . Muitos de nós lidamos com falta de energia e fadiga crônica quase todos os dias. No mundo de hoje, e particularmente na sociedade ocidental, sofremos de fadiga mental e física. De estudantes sobrecarregados e estressados ​​a idosos.

Mas esse tipo de fadiga não é uma consequência natural do “envelhecimento”. Muitas vezes é difícil identificar exatamente o que está causando essa fadiga. E a primeira coisa que a maioria de nós pensa é buscar uma bebida energética, cafeína ou um estimulante prescrito .

Embora essas opções possam funcionar a curto prazo, elas não produzem energia natural em seu corpo. É aqui que o ginseng entra e salva o dia.

Um estudo duplo-cego controlado por placebo com 30 jovens adultos saudáveis ​​demonstrou os benefícios cognitivos do Panax ginseng. O estudo descobriu que uma dose única de 200 mg ou 400 mg de ginseng reduziu os níveis de glicose no sangue. E reduziu significativamente a fadiga mental. 

  1. O ginseng melhora a memória e o aprendizado . A maioria das pessoas que usa ginseng relata sentir-se mais alerta. E vários testes mostram que o ginseng asiático pode melhorar o raciocínio e o aprendizado. Algumas das pesquisas mostram que o Panax ginseng pode aumentar o desempenho na aritmética mental, concentração e memória.

Um exemplo de vários que mostram como o ginseng parece afetar a memória e o aprendizado é aumentar o fator de crescimento nervoso (NGF) e o crescimento de neurites no cérebro. Este estudo foi feito em pintos com o ginsenoside Rb1 .

Os pesquisadores descobriram que este extrato de ginseng potencializou significativamente o NGF e mostrou crescimento de neurites . 

Ginseng aumenta o fator de crescimento nervoso

Como as coisas vão mal

Nossa química cerebral e metabolismo energético estão mudando constantemente. E vários fatores, desde o estresse crônico até doenças e fatores ambientais, podem degradar a função cognitiva.

↓ Memória, recordação , tempo de reação e declínio do humor

↓ Neurotransmissores e quebra de sinalização celular

↓ O estresse crônico reduz a capacidade de memória e a saúde geral do cérebro

↓ Fator de crescimento nervoso e declínio da neurogênese

↓ Os radicais livres e a inflamação danificam as células cerebrais

↓ O sistema imunológico está comprometido

Todas essas mudanças podem acontecer em qualquer idade. E certamente são fatores que contribuem para o declínio cognitivo relacionado à idade .

benefícios do ginseng

Composto ativo do ginseng - ginsenosídeos

Panax ginseng (asiático) e Panax quinquefolius (americano) contêm uma coleção de compostos ativos chamados ginsenosídeos . Essas saponinas triterpenóides (produtos químicos vegetais) são exclusivas das espécies de plantas de ginseng. E são de natureza semelhante a esteroides .

Aqui está uma estatística alucinante; existem bem mais de 100 ginsenosídeos diferentes. Os principais são designados Ginsenoside Ro, Rb(1), Rb(2), Rc , etc. Todos são extraídos do rizoma (raiz) da planta de ginseng.

Você notará, se revisou qualquer um dos outros nootrópicos listados no Brain on Peak , que geralmente incluo um diagrama do composto químico ativo nesse nootrópico.

Neste caso não estou incluindo o diagrama porque cada composto extraído do ginsenoside é diferente. E há dezenas deles.

Cada ginsenoside tem um efeito único em seu corpo e cérebro. E muitas vezes é metabolizado de maneira diferente em seu sistema digestivo.

Outros componentes do ginseng incluem;

  • Polissacarídeo ‘ Ginsan ‘ que é um modulador do sistema imunológico  . Ginsan é provavelmente o que ajuda a domar a inflamação no cérebro . O que ajuda uma série de funções cerebrais como; neurotransmissores trabalhando de forma mais eficaz, previne a apoptose (morte celular), melhora a memória, a energia mental e muito mais. Antiinflamatórios ou pouco falados na comunidade de nootrópicos. E acho que no futuro você ouvirá muito mais sobre como eles são importantes para a saúde cognitiva e a função cerebral.
  • MicroRNA ‘s que são moduladores de genes. Pesquisadores identificaram recentemente até 73 MicroRNAs no ginseng.  Essas pequenas moléculas não codificantes são capazes de regular a expressão gênica no DNA de suas células cerebrais. Que é um assunto extremamente complexo em si. E têm o potencial de afetar quase tudo o que acontece em seu cérebro.
  • Polissacarídeos que têm efeitos anticancerígenos. Outro assunto não falado nos círculos nootrópicos. Mas fundamentalmente importante para a saúde do cérebro. 
  • Os aminoácidos L-Arginina e GABA (ácido gama-aminobutírico) e glutamato . O neurotransmissor GABA é produzido naturalmente em seu cérebro e fornece efeitos anti-ansiedade e calmantes. Provavelmente porque a suplementação com ginseng tem um efeito calmante e anti-ansiedade.

Vários livros poderiam ser escritos sobre como o ginseng afeta seu cérebro. Incluindo suas qualidades supressoras do apetite , capacidade de aumentar a cognição , reduzir a fadiga , reduzir a depressão , ansiedade , estresse , melhorar a memória e o aprendizado , como neuroprotetor e aumentar o fluxo sanguíneo cerebral .

Qual é  a sensação do Ginseng ?

A suplementação com ginseng deve aumentar seus níveis de energia, tanto física quanto mental. O ginseng tem qualidades estimulantes e deve ajudar se você estiver lidando com fadiga crônica. Mas ao contrário dos estimulantes padrão , seu aumento de energia virá com uma sensação mais “relaxada”.

O ginseng pode aumentar o estado de alerta mental. E o pensamento deve parecer mais rápido e claro. A recordação e a memória de longo prazo devem melhorar.

O ginseng também estimula o sistema imunológico para que você possa evitar gripes ou resfriados. O ginseng é particularmente útil para qualquer pessoa com um sistema imunológico comprometido. E se você estiver morando ou trabalhando com alguém que esteja doente.

Pesquisa Clínica de Ginseng

Grande parte da pesquisa sobre o ginseng vem da Coréia do Sul. E grande parte dessa pesquisa foi feita com o ginseng asiático (Panax ginseng) . Mostrando como o Panax ginseng melhora a função cognitiva.

O ginseng americano (Panax quinquefolius) tem um perfil de ginsenoside um tanto diferentedo Panax ginseng. E também se mostra promissor em beneficiar a cognição humana.

Ginseng americano aumenta a memória de trabalho

Um estudo duplo-cego, controlado por placebo, foi conduzido com 32 adultos jovens saudáveis. Neste ensaio, os pesquisadores usaram um extrato altamente padronizado de ginseng americano (Cereboost™). Cereboost™ é Panax quinquefolius padronizado para 10,65% de ginsenosídeos.

Este ensaio utilizou doses de 100, 200 e 400 mg de ginseng padronizado. E o humor, a função cognitiva e a glicemia dos participantes foram medidos 1, 3 e 6 horas após a ingestão do extrato de ginseng.

Os pesquisadores descobriram que o ginseng americano padronizado proporcionou uma melhora significativa na memória de trabalho. A precisão do tempo de reação e a ‘calma’ melhoraram significativamente apenas com a dose de 100 mg. E melhorou com doses mais altas.

Os cientistas concluíram que houve “ aumento robusto da memória de trabalho após a administração do ginseng americano ”. E esses efeitos são distintos dos do ginseng asiático.

Os dois ginsengs têm diferentes propriedades psicofarmacológicas que dependem criticamente dos perfis de ginsenoside . 

O resultado final deste estudo é que o tipo de ginseng que você usa faz toda a diferença .

Panax Ginseng protege e alimenta as mitocôndrias cerebrais

Um acidente vascular cerebral é causado pelo fluxo sanguíneo insuficiente para a parte do cérebro onde ocorre o acidente vascular cerebral. A falta de fluxo sanguíneo interrompe o suprimento de oxigênio e nutrientes para as células cerebrais. E as coisas começam a quebrar no coração do centro de energia da célula – a mitocôndria .

Este estudo foi realizado no Departamento de Neurologia do Hospital Xijing, na China. Os pesquisadores queriam descobrir se o ginsenoside Rd , um dos principais ingredientes ativos do Panax ginseng, poderia proteger o cérebro de um derrame.

Os ratos receberam ginsenoside Rd e depois sofreram um derrame, reduzindo o fluxo sanguíneo para parte do cérebro. (Nota para o diário de gratidão – agradeço por não ser um rato de laboratório).

Os cientistas descobriram que este extrato de Panax ginseng protegeu o cérebro do rato contra derrames. E parecia fazê-lo protegendo as mitocôndrias das células cerebrais da disfunção e apoptose (morte celular). 

Os pesquisadores também demonstraram que o ginseng ativa várias enzimas no ciclo de Krebs . Isso ajuda as mitocôndrias a produzir energia máxima na forma de ATP a partir da glicose.  Qual é uma das razões pelas quais a suplementação com Ginseng aumenta a energia mental.

Ginseng melhora o desempenho mental

Actoprotetor é um novo termo dado a compostos naturais que aumentam o desempenho mental. E melhore a capacidade do seu corpo de suportar cargas físicas sem aumentar o consumo de oxigênio . 

Os actoprotetores são uma nova subclasse de adaptógenos que aumentam o desempenho físico. E alguns extratos de Panax Ginseng são considerados Actoprotetores.

A principal diferença entre os Actoprotetores e os psicoestimulantes (cafeína, Ritalina, modafinil, adrafinil, etc.) é que os Actoprotetores não causam aumento no consumo de oxigênio ou na produção de calor.

Os resultados na melhoria do desempenho mental e físico são semelhantes. Mas não há nenhum “crash” em 4 horas como o de usar um estimulante como a Ritalina. Você não sente o mesmo tipo de ‘carga mental’ ao usar o ginseng. 

O fitoquímico semelhante ao esteróide do ginseng, chamado ginsenosídeos, é o que fornece essa ação semelhante a um estimulante no cérebro. E uma melhora na qualidade de vida geral.

Um relatório em 2003 avaliou 9 ensaios clínicos feitos com humanos com doses de ginseng de 80 a 400 mg. A duração do estudo durou de 2 a 9 meses. E quase todos os estudos avaliados demonstraram alguma melhora no escore de qualidade de vida . 

Dosagem Recomendada de Ginseng

Recomendação de dosagem de ginseng

A dosagem de ginseng depende do extrato utilizado e da qualidade do extrato. E os resultados parecem ser amplamente dependentes da quantidade utilizada. 

Para complicar ainda mais, a dosagem do ginseng depende da região onde é cultivado , da força do extrato e das necessidades individuais .

Os chineses, por exemplo, recomendam 2 gramas por dia, enquanto na Europa, a faixa sugerida é de 100 a 400 mg por dia.

Muitos naturopatas recomendam andar de ginseng. Use-o por 3 a 4 semanas e faça uma pausa de uma semana. Lembre-se, o ginseng tem compostos ativos semelhantes a esteroides . Portanto, não é recomendado tomá-lo por longos períodos sem interrupção.

O ginseng foi e continua sendo extensivamente pesquisado. Essas doses são baseadas em dados de ensaios clínicos:

  • Para estresse, ansiedade ou fadiga : 1 grama de ginseng diariamente dosado 500 mg duas vezes por dia
  • Para diabetes tipo 2 : 200 mg por dia
  • Para disfunção erétil (DE) : 900 mg de Panax ginseng 3 vezes ao dia

O resultado final é permanecer dentro da dosagem recomendada pelo fabricante do suplemento de ginseng .

Efeitos colaterais do Ginseng

O ginseng é um suplemento natural e os efeitos colaterais são geralmente leves. Mas pode atuar como estimulante em algumas pessoas. O que pode causar ansiedade e insônia.

O uso a longo prazo ou doses superiores às recomendadas podem causar dores de cabeça, tonturas e dores de estômago. Se você for usar ginseng, deve alternar sua dosagem. Use a dose recomendada por 3-4 semanas e tire uma semana antes de tomar novamente.

As mulheres podem experimentar alterações menstruais ao suplementar com ginseng.

O ginseng NÃO é recomendado pelo neurohacker menor de 18 anos. Ou mulheres grávidas ou amamentando.

Ginseng pode afetar os níveis de açúcar no sangue. Portanto, se você estiver tomando remédios para diabetes, consulte seu médico antes de suplementar com ginseng.

Ginseng pode interagir com:

  • Medicamentos para afinar o sangue
  • Antidepressivos
  • medicamentos antipsicóticos
  • Estimulantes, incluindo cafeína, Ritalina, Adderall, modafinil, adrafinil, etc.
  • Morfina

Tipos de Ginseng para comprar

Os suplementos de ginseng são feitos de raiz de ginseng e pelos radiculares. Está disponível em formas secas, em pó, cápsulas e comprimidos.

O ginseng também está incluído em algumas pilhas nootrópicas e outras fórmulas de suplementos combinados. Alguns com extratos patenteados de ginseng como Cereboost™, GS15-4 e outros.

Usuários experientes de ginseng parecem preferir o ginseng americano (Panax quinquefolius) ao ginseng asiático (Panax ginseng) . Cada um é uma espécie única de ginseng, mas ambos têm ginsenosídeos .

Mas o Ginseng americano é cultivado em condições mais rígidas, evitando pesticidas e herbicidas. E o clima de crescimento mais frio incentiva maiores concentrações dos ingredientes ativos do ginseng.

Ao comprar ginseng americano, procure por Panax quinquefolius. E ao comprar ginseng asiático, procure ginseng coreano, vermelho ou Panax .

E, finalmente, certifique-se de comprar de um fabricante de suplementos respeitável . Muito recentemente, descobriu-se que as lojas GNC, Target, Walgreens e Walmart nos EUA continham contaminantes ou pouco ou zero ginseng. Verificou-se que a marca de ginseng da Walgreens continha apenas alho em pó e arroz.

Recomendação de especialista em nootrópicos

Ginseng 100 – 400 mg por dia

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Eu recomendo usar o Ginseng como um suplemento nootrópico .

Seu corpo não produz Ginseng por conta própria. Portanto, você deve tomá-lo como um suplemento padronizado.

Ginseng é especialmente útil para fadiga crônica. E uma ótima maneira de fornecer um aumento natural de energia física e mental.

Ginseng fornece efeitos anti-ansiedade e calmantes. E pode aumentar o estado de alerta mental, memória , recordação e aprendizagem.

O ginseng é um poderoso adaptogen que tem sido usado por milhares de anos. Os antigos chineses e outras culturas o usavam para a saúde geral.

Sugerimos começar com uma dose de 100 mg por dia. Você pode aumentar com segurança para 4-500 mg por dia, dependendo da marca e do extrato.

Mas lembre-se de que o ginseng tem qualidades semelhantes aos esteróides . Portanto, certifique-se de ciclá- lo. Use-o por 3-4 semanas e tire uma semana de folga. E não tome no final do dia, pois pode interferir no sono.

Muitos neurohackers preferem o ginseng americano ao invés do asiático. Tem um perfil de ginsenoside ligeiramente diferente . E é cultivada em condições mais rígidas garantindo qualidade e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *