GABA

O GABA tem um efeito calmante no cérebro e no corpo, ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade e aumenta o hormônio do crescimento humano

Principais conclusões

  1. O GABA (ácido gama-aminobutírico) é um neurotransmissor crucial que contribui para o alívio do estresse, relaxamento e melhora da qualidade do sono.
  2. Desvia-se de outros neurotransmissores devido à sua natureza inibitória, servindo para retardar o disparo dos neurônios e acalmar o sistema nervoso.
  3. Embora não seja tão potente quanto alguns outros nootrópicos, os efeitos do GABA são pronunciados e significativos, oferecendo benefícios potenciais como redução da ansiedade, estresse e promoção de um sono melhor.
  4. O GABA é geralmente seguro para consumo dentro da faixa de dosagem sugerida de 500 a 1000 mg por dia.

GABA (ácido gama-aminobutírico) é um aminoácido e neurotransmissor . O GABA é o principal   neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central . Sua função é impedir que  o glutamato , o principal  transmissor excitatório  , o sobrecarregue.

Muito glutamato pode causar convulsão, e muito GABA pode colocá-lo em coma. Um cérebro saudável mantém um equilíbrio crítico de GABA e glutamato.

O GABA atua como um “freio” nos circuitos neuronais durante o estresse. Baixos níveis de GABA podem resultar em ansiedade, insônia, mau humor e inquietação.

Estudos clínicos mostram que aumentar o GABA com um suplemento alivia a ansiedade, o estresse e aumenta a produção de ondas cerebrais alfa .  Se o GABA for otimizado em seu cérebro, você se sentirá focado , relaxado e sem estresse.

GABA ajuda:

  • Equilibre o humor . O GABA tem um efeito inibitório sobre os neurônios excessivamente estimulados . Baixos níveis de GABA levam à ansiedade, depressão e insônia. O GABA ajuda a restaurar esse equilíbrio. Promovendo um humor mais positivo que melhora o foco e o relaxamento.
  • Aumente o hormônio do crescimento humano . Fisiculturistas e atletas usam GABA antes do treinamento de resistência. Estudos mostram que os suplementos de GABA aumentam os níveis sanguíneos do hormônio do crescimento humano . Promovendo maior suporte de recuperação e crescimento de massa muscular magra.
  • Recuperação do vício . Alguns médicos viciados têm administrado drogas que aumentam os receptores GABA do cérebro. A normalização dos receptores GABA elimina o desejo e a ansiedade que normalmente se experimenta na ausência da droga viciante.

Índice

Visão geral

O ácido gama-aminobutírico (GABA) é o principal neurotransmissor inibitório ou relaxanteem seu cérebro. [ii] O principal papel do GABA é manter o principal neurotransmissor excitatório glutamato sob controle.

GABA
GABA

GABA é um aminoácido natural sintetizado nas células cerebrais a partir do glutamato . Estima-se que 40% das sinapses no cérebro humano funcionem com GABA e, portanto, tenham receptores GABA .

O GABA melhora os ciclos normais de sono e melhora a pressão arterial. O GABA estimula a glândula pituitária a secretar o hormônio do crescimento humano . E ajuda a produzir endorfinas que fazem você se sentir bem depois de um treino ou sexo.

Ao normalizar os níveis de GABA, você experimentará uma redução na ansiedade, insônia, nervosismo, inquietação, redução da pressão arterial e estresse.

Medicamentos benzodiazepínicos como Valium e Xanax funcionam aumentando a sensibilidade do receptor GABA. 

Meditação e ioga afetam os receptores GABA no cérebro para ajudar a reduzir o estresse

Como funcionam os receptores GABA no cérebro?

Existem dois receptores naturais de sinalização GABA nas células nervosas – receptor GABA-A e receptor GABA-B . Embora cada um funcione de maneira diferente, quando o GABA se liga a um desses receptores, o resultado é uma diminuição na capacidade de resposta dessa célula nervosa . Isso significa que o GABA modula os sinais que as células nervosas são capazes de enviar.

GABA ajuda a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. O GABA, como um dos dois principais neurotransmissores inibitórios, funciona impedindo que a sinalização neural associada à ansiedade chegue a outros neurônios . Ele faz isso ligando-se aos receptores que, de outra forma, excitariam esses neurônios. A superestimulação dos neurônios em certas áreas do cérebro é o que causa os sintomas relacionados à ansiedade.
Os suplementos de GABA ajudam a reduzir o estresse causado ao atravessar uma ponte suspensa

Pesquisadores no Japão estudaram os efeitos calmantes do GABA com 8 voluntários. Eles fizeram com que os sujeitos do estudo cruzassem uma ponte suspensa como estímulo estressante.Os participantes do placebo neste grupo mostraram quedas significativas nos marcadores de nível sanguíneo, indicando altos níveis de estresse. Enquanto o grupo GABA apresentou níveis sanguíneos significativamente mais altos desses mesmos marcadores.

GABA funcionou como um relaxante natural e seus efeitos podem ser vistos dentro de 1 hora após tomar GABA. Os pesquisadores concluíram que o GABA poderia aumentar a imunidade contra o estresse . 

  1. O GABA também ajuda a diminuir as ondas cerebrais Beta e aumentar as ondas cerebrais Alfa . As ondas cerebrais beta são importantes para a atenção, estado de alerta, concentração e desenvolvimento de memórias. Mas níveis excessivos de concentração, particularmente durante o estresse, podem levar à ansiedade, depressão, insônia e mais estresse.

Quando você está em estado de alerta, as ondas cerebrais alfa e beta podem ser estimuladas. Mas o tipo de alerta determinará qual onda cerebral é produzida.

O estado de alerta durante um estado de onda Alfa está associado a um estado relaxado. E um estado de alerta estressado produz uma onda Beta. Mas um excesso de ondas cerebrais beta contribui para uma variedade de distúrbios nervosos, incluindo ansiedade e estresse .

Como observação , estou escrevendo isso enquanto ouço música binaural que produz um estado Alfa. Permite um ambiente descontraído que promove a criatividade e a produtividade.

O GABA também ajuda a diminuir as ondas cerebrais beta e aumentar as ondas cerebrais alfa para um estado de alerta, mas calmo.

Como as coisas vão mal

Baixos níveis de GABA estão associados a uma variedade de problemas de saúde.

↑ Ansiedade , ataques de pânico, estresse e insônia

↑ Espasmos musculares, hipertensão, convulsão, síndrome de Tourette e epilepsia

↑ Pele seca e rugas

↑ Má digestão, inchaço, flatulência e constipação

Quando seus neurotransmissores, incluindo o GABA, estão em equilíbrio, você se sente motivado, produtivo e cheio de energia. E você se sente calmo e relaxado durante o tempo de inatividade.

Quando os níveis de GABA estão baixos, você se sente apavorado, constantemente preocupado, tem pensamentos acelerados e frequentemente se atrasa e é desorganizado. 

Muitas pessoas nesta crise de GABA recorrem a alimentos ricos em carboidratos e drogas ou álcool para relaxar.

Benefícios do GABA

O aminoácido L-glutamina é o precursor da produção de GABA em seu corpo e cérebro.

O aminoácido L-glutamina é o precursor da produção de GABA em seu corpo. L-Glutamina é um precursor da síntese de  L-glutamato . O glutamato é o neurotransmissor excitatório mais abundante do seu corpo. Que é responsável pela atenção, energia cerebral, capacidade de aprendizagem, memória e ficar acordado .

Uma enzima chamada glutamato descarboxilase converte glutamato em GABA. Fá-lo com a ajuda da forma ativa da Vitamina B 6 (Piridoxal-5-Fosfato (P5P)).

O aminoácido taurina ajuda a aumentar a comunicação e produtividade desta enzima. E o zinco ajuda na liberação de GABA de seus receptores.

Quando esse processo funciona com eficiência, você se sente relaxado, sem estresse ou ansiedade. E se você está lidando com sintomas de insônia, deve ter uma noite de sono mais tranquila.

Como o GABA se sente ?

Quando você equilibra os níveis de GABA em seu cérebro, você se sente relaxado e calmo. Mas muitos neurohackers que tentam usar o GABA como suplemento não sentem os efeitos. Porque algumas pesquisas mostram que a molécula de GABA é muito grande para atravessar a barreira hematoencefálica . 

Se você sentir os efeitos calmantes do GABA dentro de ½ hora após tomá-lo, isso pode significar que você tem um cérebro “vazado” . Não é uma coisa boa.  Porque se o GABA pode passar, todos os tipos de coisas desagradáveis ​​podem passar também. Incluindo toxinas, partículas de comida não digeridas e qualquer outra coisa em sua corrente sanguínea que não deveria estar em seu cérebro.

Você pode aprender como consertar um cérebro “com vazamento” em meu artigo chamado > Como curar uma barreira hematoencefálica com vazamento . Mas a boa notícia é que o GABA suplementar também pode beneficiar outras funções do seu corpo.

GABA é encontrado em suas glândulas supra-renais, glândula pituitária, pâncreas e seus órgãos sexuais. [x] GABA também é anti-inflamatório e tem um benefício imunológico. Quando tudo isso estiver funcionando perfeitamente, você se sentirá bem.

Também abordaremos outras maneiras de aumentar os níveis de GABA em nosso cérebro na seção “ Tipo de GABA para comprar ” deste artigo.

GABA Pesquisa Clínica

O GABA foi identificado como um neurotransmissor há várias décadas. E muitas pesquisas sobre o GABA foram publicadas desde então. Mas a maior parte é focada em como o GABA funciona. E as drogas e produtos químicos que afetam sua ação.

Há muito pouca pesquisa disponível sobre o uso de GABA como suplemento. Provavelmente porque muitos cientistas acreditam que tomar GABA como um suplemento não vai passar para o cérebro

GABA aumenta o hormônio do crescimento humano

GABA ajuda a criar o hormônio do crescimento humano.

Fisiculturistas e atletas usam GABA suplementar para ajudar a reparar e construir músculos. E há vários estudos que apóiam a noção de que o GABA aumenta o hormônio do crescimento humano .

Em um estudo, os pesquisadores trabalharam com 19 indivíduos que receberam uma dose oral única de 5 gramas de GABA. 18 indivíduos receberam um placebo durante este ensaio.

3 horas após a administração de GABA, foram colhidas amostras de sangue. A equipe relatou que “ o GABA causou uma elevação significativa dos níveis plasmáticos do hormônio do crescimento ”. 

GABA ajuda a reduzir a insônia

Um estudo de Los Angeles conduziu um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo com 18 pacientes com distúrbios do sono. Os pacientes receberam um placebo ou Gabadone (uma combinação de GABA e 5-hidroxitriptofano).

A diferença entre os dois grupos de pacientes privados de sono foi significativa. O grupo Gabadone adormeceu mais rápido, dormiu por mais tempo e teve uma melhor qualidade de sono do que o grupo placebo. 

Dosagem recomendada de GABA

A dose diária recomendada de suplemento de GABA é de 500 a 1000 mg para um efeito relaxante ou calmante.

Alguns neurohackers notam um efeito relaxante imediato, enquanto outros precisam tomá-lo por algumas semanas antes de começar a fazer efeito.

A L-Arginina , que aumenta o óxido nítrico, também pode ajudar o GABA suplementar a atravessar a barreira hematoencefálica. 

PharmaGABA ™, que é uma forma natural de GABA produzida com a ajuda da bactéria Lactobacillus hilgardii, é dosado em 50 – 200 mg por dia.

Efeitos colaterais do GABA

O GABA é considerado muito seguro quando tomado nas doses normais recomendadas.

Fisiculturistas que usam doses muito mais altas de GABA relatam sentir rubor, formigamento, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial e ansiedade.

Tipo de suplementos de GABA para comprar

Você pode tomar suplementos alimentares de GABA na forma de comprimido, cápsula e pó.

Os cientistas mostraram que o GABA não atravessa facilmente o cérebro. Mas muitos neurohackers relatam sentir um efeito calmante ao usar o GABA.

PharmaGABA ™ é uma forma natural de GABA feita com a bactéria Lactobacillus hilgardii . A mesma bactéria usada para fermentar vegetais ao fazer o prato de repolho coreano chamado kimchi. Esta forma parece ser eficaz para melhorar o humor.

Outra maneira segura de mudar a maneira como o GABA funciona no cérebro é usar qualquer uma das várias ervas, vitaminas e minerais comumente usados.

A raiz de valeriana , American Ginseng e Kava Kava funcionam aumentando o efeito do GABA em seus receptores.

Extratos de chá verde, preto e oolong também provocam um efeito GABA. 

O magnésio liga-se aos locais dos receptores GABA e aumenta o seu efeito. 

A taurina protege contraa superestimulação do glutamato. E esse efeito inibitório atua como umansiolítico(anti-ansiedade).

O neurotransmissor serotonina aumenta o GABA. Portanto, os precursores da serotonina, como o triptofano e o 5-HTP , podem aumentar a ação do GABA no cérebro.

O aminoácido Theanine no chá proporciona um efeito calmante. A teanina inibe a captação de glutamato , o que aumentaria os níveis de GABA no cérebro. 

Phenibut , que é um derivado do GABA desenvolvido na Rússia, também aumenta os níveis de GABA no cérebro. Enquanto alguns relatam que Phenibut causa sonolência e fadiga, é uma maneira muito mais segura de aumentar o GABA do que com um produto farmacêutico como Valium ou Xanax . Mas o Phenibut não está mais facilmente disponível em muitos países, incluindo os EUA.

Perguntas frequentes

Quão bom é o GABA para a ansiedade?

Os suplementos de GABA podem ajudar a reduzir a ansiedade, especialmente se você tiver deficiência de GABA . Muitos descobriram que, ao normalizar os níveis de GABA, você experimentará uma redução na ansiedade e no estresse, no nervosismo e na inquietação.

Quem não deve tomar GABA?

NÃO use GABA se estiver usando qualquer medicamento que afete os receptores GABA ou GABA . Benzos e barbitúricos são contra-indicados com suplementos de GABA porque se você aumentar demais o GABA, poderá entrar em coma.   

O GABA é seguro para tomar diariamente?

Sim, o GABA é seguro para uso diário, desde que você não esteja usando medicamentos contra-indicados ao GABA.

É seguro tomar GABA todas as noites?

GABA é seguro para usar todas as noites para a maioria das pessoas. Eu pessoalmente uso um suplemento PharmaGABA ™ todas as noites antes de dormir porque me ajuda a dormir. Mas os suplementos de GABA NÃO são seguros se você estiver usando medicamentos anti-ansiedade que afetam o GABA e seus receptores.

Recomendação de especialista em nootrópicos

Nootropics Expert testou e aprovou a suplementação de GABA.

GABA 500 – 1.000 mg por dia.

Eu recomendo usar o GABA como um suplemento nootrópico se você estiver sentindo ansiedade ou estresse. E para acalmar ou controlar alguns dos efeitos estimulantes de alguns nootrópicos.

Seu corpo produz GABA por conta própria a partir do glutamato em seu cérebro. A maioria das pessoas saudáveis ​​tem um suprimento adequado de GABA.

Mas se você está lidando com ansiedade, transtornos de humor ou estresse crônico e precisa de ajuda extra para acalmar as coisas, o GABA pode ajudar.

Embora o GABA não atravesse facilmente a barreira hematoencefálica , você tem muitas outras opções disponíveis para regular ou aumentar o GABA, se o GABA como suplemento não funcionar para você.

Sugiro tentar primeiro um suplemento de GABA na dose de 500 mg.

Ou experimente um dos suplementos de GABA prontamente disponíveis feitos pelos principais fabricantes de suplementos contendo PharmaGABA ™.

Outra opção segura para regular os níveis de GABA é usar um multivitamínico de alta qualidade que contenha vitamina B 6 e zinco , que influencia a maneira como o GABA funciona em seu cérebro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *