5-HTP

O 5-HTP é conhecido por aliviar a depressão e ansiedade, fibromialgia, insônia, enxaqueca, obesidade e sintomas da doença de Parkinson

5-HTP (5-hidroxitriptofano ou oxitriptano) é um aminoácido produzido naturalmente em seu corpo. O 5-HTP é sintetizado a partir do aminoácido triptofano que obtemos dos alimentos.

5-HTP é o precursor imediato da serotonina . E como um suplemento dietético e nootrópico , o 5-HTP é popular entre aqueles que defendem sua eficácia no tratamento da depressão . Junto com uma série de outras doenças relacionadas à serotonina.

Mas o uso do 5-HTP para tratar a depressão e a ansiedade não é suportado pela ciência . A pesquisa é contrária a como o 5-HTP é visto por muitos, incluindo médicos.

Quando nos aprofundamos na pesquisa, descobrimos que o 5-HTP pode ser contra-indicado para depressão naqueles a quem os profissionais de marketing defendem seu uso.

Somos todos a favor de aumentar os níveis de neurotransmissores e otimizar o desempenho cognitivo aqui no Brain on Peak® . Mas de vez em quando nos deparamos com um suplemento nootrópico ou dietético que pode ser popular. Mas também pode ser uma ideia particularmente ruim .

Vamos entender como o 5-HTP funciona em seu cérebro nesta revisão. Examinaremos por que é crítico para a saúde do cérebro. E as razões pelas quais você pode querer encontrar outra maneira de aumentar os níveis de serotonina em seu cérebro.

5-HTP ajuda:

  • Ansiedade e Depressão . O 5-HTP é sintetizado em serotonina nas células cerebrais. Elevar os níveis de serotonina pode ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade e depressão.
  • Neurotransmissores . O 5-HTP é um ingrediente necessário para a síntese de serotonina  que melhora o humor e o comportamento social, melhora a memória , regula o apetite e a digestão, o sono , o desejo e a função sexual.
  • Otimização do cérebro . Um equilíbrio crítico dos neurotransmissores primários serotonina e dopamina é necessário para o cérebro altamente otimizado. Quando esses neurotransmissores não estão em equilíbrio, afetam o humor, a memória , a cognição , a tomada de decisões , o desejo sexual e uma série de outras funções críticas da vida.

Índice

Visão geral

5-HTP (5-hidroxitriptofano ou oxitriptano) é um aminoácido sintetizado a partir do aminoácido essencial triptofano .

5-HTP
5-HTP

O triptofano é hidroxilado pela triptofano hidroxilase em 5-HTP (5-hidroxitriptofano), depois descarboxilado em serotonina (5-hidroxitriptamina ou 5-HT) .

Triptofano → 5-HTP → serotonina

80-90% da serotonina do seu corpo é produzida nos intestinos . Mas a serotonina não consegue atravessar a barreira hematoencefálica . Portanto, toda a serotonina de que seu cérebro precisa deve ser produzida dentro do cérebro. É aqui que entra o 5-HTP…

O 5-HTP atravessa a barreira hematoencefálica mais facilmente do que o triptofano . E é sintetizado em serotonina em um ritmo mais rápido do que o triptofano. 

Como neurotransmissor , a serotonina influencia direta e indiretamente a maioria das células cerebrais. Portanto, se você deseja aumentar a serotonina em seu cérebro, alguns acham que suplementar com 5-HTP é melhor do que tomar triptofano.

O triptofano , que seu corpo usa para produzir 5-HTP , pode ser encontrado no peru, frango, leite, batata, abóbora, sementes de girassol, nabo e couve e algas marinhas.

O 5-HTP como um suplemento nootrópico é um aminoácido natural derivado de vagens de sementes de Griffonia simplicifolia , encontradas na África Ocidental e Central. O teor de 5-HTP nos extratos desta planta varia de 2 a 20,83% (a partir de sementes obtidas em Gana).

5-HTP-nootrópico-para-depressão

Como funciona o 5-HTP no cérebro?

5-HTP é um precursor da serotonina . O neurotransmissor serotonina desempenha um papel no sono, apetite, aprendizado e memória , humor e função sexual.

Quando o papel do triptofano na conversão em 5-HTP para aumentar a serotonina não funciona de forma eficiente, o resultado geralmente é depressão, dor de cabeça crônica e insônia.

Um estudo aberto foi realizado na Itália para determinar a eficácia do uso de 5-HTP em jovens com altos níveis de “ estresse romântico ”.

A serotonina tem sido associada ao apego romântico humano. Assim, os pesquisadores deste estudo decidiram determinar os níveis cerebrais de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e serotonina em relação às mudanças no estresse romântico durante o estudo.

Participaram do estudo 15 indivíduos saudáveis ​​(idade média de 23,3 anos) que tiveram um “ rompimento romântico ”. Os participantes receberam 60 mg de extrato de Griffonia simplicifolia contendo 12,8 mg de 5-HTP diariamente por 6 semanas.

Os indivíduos foram avaliados quanto aos níveis de BDNF e serotonina no início do estudo, em 3 semanas e novamente no final do estudo de 6 semanas.

Os cientistas observaram melhorias significativas nas pontuações de estresse romântico das semanas 0 a 3. Até agora, o 5-HTP parece estar funcionando. Mas nenhuma melhora adicional foi observada das semanas 3 a 6. Mesmo que os jovens tivessem níveis significativamente mais altos de BDNF e serotonina .

Mais envolvido na depressão e no estresse do que a serotonina

Este estudo de “ ruptura romântica ” é uma ilustração clássica de por que usar 5-HTP sozinho para tratar a depressão e o estresse pode não funcionar . E se funcionar, por que pode não funcionar por muito tempo .

5-HTP para estresse romântico

A depressão geralmente é mais do que uma simples disfunção da serotonina . A depressão também pode estar associada à disfunção de catecolaminas , incluindo dopamina e/ou norepinefrina . Ou uma combinação de disfunção de serotonina e catecolamina .

Quando você toma 5-HTP sozinho, também está esgotando a dopamina, norepinefrina e epinefrina . A síntese de serotonina a partir do 5-HTP e de dopamina a partir da L-DOPA é catalisada pela mesma enzima , a L-aminoácido aromático descarboxilase (AAAD) .

A suplementação de precursores de dopamina e serotonina deve ser tomada em equilíbrio adequado . Porque quando você usa apenas 5-HTP, ele domina a dopamina no nível de síntese da enzima AAAD .

O bloqueio da síntese de dopamina na enzima AAAD por inibição competitiva levará à depleção de dopamina e do restante das catecolaminas. 

Voltando ao nosso estudo italiano de jovens lidando com “estresse romântico”, os sujeitos pararam de responder ao 5-HTP na 2ª metade do estudo . Provavelmente porque suas catecolaminas se esgotaram através da suplementação contínua de 5-HTP .

Estudos descobriram que, quando a dopamina é esgotada o suficiente, o 5-HTP não funciona mais. 

A disfunção das catecolaminas afeta mais do que apenas a depressão

Quando os níveis do neurotransmissor catecolamina (dopamina e/ou norepinefrina) influenciam a depressão, a suplementação com 5-HTP isoladamente não é o caminho a seguir . Porque você pode esgotar a dopamina e a norepinefrina, piorando a doença e sua causa subjacente.

Mas essa contraindicação não é exclusiva da depressão. Estende-se a todas as outras doenças em que a disfunção das catecolaminas foi implicada . Incluindo TDAH  , obesidade, ansiedade , transtorno afetivo sazonal (TAS) e doença de Parkinson. 

Como as coisas vão mal

5-HTP aumenta a serotonina

Os aminoácidos precursores da serotonina (ou seja, 5-HTP) e da dopamina (ou seja, L-tirosina) trabalham juntos durante a síntese, o metabolismo e o transporte a ponto de funcionarem como um único sistema.

Quando a serotonina e a dopamina estão adequadamente equilibradas , as funções que são reguladas apenas pela serotonina podem ser reguladas pela manipulação dos níveis de dopamina. E as funções reguladas apenas pela dopamina nesse estado equilibrado podem ser reguladas pela manipulação da serotonina. 

Quando você mexe com esse equilíbrio e suplementa indevidamente com precursores de serotonina ou dopamina, não obtém o efeito desejado de usar esse nootrópico . E você aumenta a possibilidade de efeitos colaterais.

Se você suplementar com apenas um precursor (ou seja, 5-HTP para aumentar a serotonina) que domina o outro sistema (ou seja, síntese de dopamina), ocorrerá depleção do sistema dominado (ou seja, dopamina empobrecida).

E se esse efeito for pronunciado o suficiente, você não obterá o benefício que pretendia ao suplementar com o precursor original (ou seja, 5-HTP).

Um exemplo poderoso desse efeito está no tratamento da doença de Parkinson, onde os efeitos da L-DOPA não são mais observados ao longo do tempo devido à depleção de serotonina. 

Como a serotonina e a dopamina não podem atravessar a barreira hematoencefálica , o número de moléculas de serotonina e dopamina no cérebro é uma função da quantidade de nutrientes (precursores de aminoácidos) que estão disponíveis para serem sintetizados em novas moléculas de neurotransmissores.

Otimizar a função cerebral com efeitos colaterais mínimos NÃO é uma função de suplementação até que você obtenha níveis de aminoácidos suficientemente altos. É uma função de alcançar o equilíbrio adequado entre serotonina e dopamina .

5-HTP-melhora-o-humor

Benefícios do 5-HTP

O 5-HTP é absolutamente crítico para a síntese de serotonina em seu cérebro. Mas suplementar com 5-HTP para aumentar a serotonina não funciona bem.

O uso do 5-HTP para tratar a depressão teve muito pouco sucesso nas últimas décadas de ensaios clínicos e biohacking.

Integrar o 5-HTP em sua pilha nootrópica é muito mais complicado do que simplesmente adicionar algum 5-HTP para aumentar a serotonina.

O 5-HTP sozinho não funcionará para a depressão ou qualquer outro problema com o qual você esteja lidando envolvendo as catecolaminas (dopamina, norepinefrina, epinefrina) devido à tendência do 5-HTP de esgotar esses neurotransmissores.

5-HTP aumentará a serotonina em seu cérebro .  Mas o 5-HTP deve ser cuidadosamente empilhado com precursores de dopamina e norepinefrina ou você corre o risco de piorar a situação.

Você deve evitar a suplementação com apenas um dos precursores do aminoácido serotonina ou dopamina. Quando os precursores de aminoácidos não estão em equilíbrio , você acaba com a diminuição da eficácia desse nootrópico, aumento dos efeitos colaterais e esgotamento do sistema não dominante .

Como se sente o 5-HTP ?

5-HTP ajuda a fibromialgia

As reações à suplementação com 5-HTP variam consideravelmente, mas o único tema consistente é a sensação inicial de bem-estar, melhor sono, menos necessidade de sono, humor melhorado, menos ansiedade social, menor apetite, maior tolerância ao estresse e melhor função cognitiva .

E depois de algumas semanas de dosagem de 5-HTP – os efeitos colaterais começam. A sobrecarga de serotonina resulta em depleção de dopamina e norepinefrina.

Os efeitos colaterais incluem sentimentos de letargia, depressão, nevoeiro cerebral , dor de estômago e dores de cabeça. O pior cenário é náusea, vômito e até desmaio.

Os neurohackers que relatam o sucesso consistente da suplementação com 5-HTP empilham-no com vitaminas do complexo B, um precursor da dopamina como a L-tirosina , e usam apenas o 5-HTP quando necessário .

Aqueles que tiveram uma experiência ruim com o 5-HTP desde o início muitas vezes não têm ideia de por que reagiram mal. Mas um palpite é que a depressão deles estava relacionada à catecolamina (dopamina, norepinefrina, epinefrina). E aumentar a serotonina piorou seus problemas relacionados à dopamina. Muito rapidamente.

Uma grande palavra de AVISO : NÃO tome 5-HTP com qualquer medicamento antidepressivo. Você se coloca em perigo muito real da Síndrome da Serotonina , que pode acabar matando você.

faz-5-htp-funciona-para-a-depressão

Pesquisa Clínica 5-HTP

Os suplementos de 5-HTP são fortemente comercializados como um remédio natural para a depressão. Mas a ciência não suporta o uso de 5-HTP para depressão . Temos décadas de ensaios clínicos disponíveis. E não há evidências da eficácia do uso do 5-HTP para depressão .

Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Queensland, na Austrália, fez uma revisão sistemática da literatura datada de 1966 a 2000 para “ 5-HTP ” e “ depressão ”.

Os pesquisadores encontraram 108 estudos clínicos dos quais apenas 2 estudos , um com serotonina (5-HT) e outro com L-triptofano para um total de 64 pacientes preencheram critérios de qualidade suficientes para serem incluídos. Esses estudos sugerem que a serotonina (5-HT) e o L-triptofano são melhores que o placebo no alívio da depressão.

Mas os pesquisadores observaram que “ o pequeno tamanho dos estudos e o grande número de estudos inadmissíveis e mal executados lançam dúvidas sobre os resultados de possíveis vieses de publicação e sugerem que eles não foram avaliados de forma suficiente para avaliar sua eficácia” . 

5-HTP para fibromialgia

Um estudo duplo-cego controlado por placebo na Itália estudou a eficácia do uso do 5-HTP no tratamento dos sintomas da fibromialgia .

50 pacientes com síndrome de fibromialgia primária foram selecionados para este estudo. Este estudo de 1990 não publicou a quantidade de 5-HTP usada. Mas os pesquisadores encontraram uma melhora significativa nos sintomas da fibromialgia com apenas efeitos colaterais leves e transitórios. [xiv]

5-HTP para tratamento da depressão

A atividade insuficiente dos neurotransmissores serotonina e norepinefrina é um elemento central do modelo de depressão mais amplamente aceito pelos neurobiólogos hoje.

No final dos anos 1970 e 1980, numerosos estudos foram realizados em que pacientes deprimidos foram tratados com os precursores da serotonina L-triptofano 5-hidroxitriptofano (5-HTP) e os precursores da dopamina e norepinefrina tirosina e L-fenilalanina .

Um resumo publicado no Alternative Medicine Revue analisou os dados de todos esses estudos. O autor observou que a natureza dos estudos torna difícil tirar conclusões firmes sobre a eficácia dos precursores de neurotransmissores no tratamento da depressão.

Embora haja evidências de que o carregamento de precursores possa funcionar, particularmente para o precursor de serotonina 5-HTP, mais estudos de design e tamanho adequados “podem levar a resultados mais conclusivos”. 

Esses estudos não se materializaram desde que o relatório foi publicado há 22 anos.

Dosagem recomendada de 5-HTP

Dosagem nootrópica de 5-HTP

A dosagem recomendada de 5-HTP, se você for experimentá-lo, é de 50 mg 1 a 3 vezes ao dia.

Alguns estudos usaram doses mais altas do que a dose recomendada, mas o 5-HTP pode ser tóxico em altas doses.

Para ansiedade ou depressão, o 5-HTP é dosado em 150 – 300 mg por dia no total.

Para aliviar a depressão pós-MDMA (Ecstasy), 5-HTP 100 mg no Dia 3-7 após o uso de MDMA . [xvi]

Suplementar com sucesso com 5-HTP requer empilhá-lo com um precursor de dopamina como L-tirosina ou L-DOPA junto com vitaminas B (para síntese) e um dos aminoácidos contendo enxofre ( metionina , cisteína , homocisteína ou taurina ) . .

E você deve monitorar os efeitos que esta pilha está tendo em seu corpo. Se você começar a sentir efeitos colaterais de qualquer tipo, é uma boa indicação de que a serotonina ou a dopamina estão desequilibradas .

NÃO combine 5-HTP com nenhum tipo de medicamento antidepressivo .

A combinação de SSRIs, Tricíclicos ou MAOIs com 5-HTP causará a Síndrome da Serotonina . Uma condição extremamente perigosa envolvendo alterações mentais graves, ondas de calor, pressão arterial e frequência cardíaca rapidamente flutuantes e possivelmente coma.

A Síndrome da Serotonina pode matar você . E eu não estou brincando aqui.

Efeitos colaterais do 5-HTP

A suplementação de 5-HTP pode causar azia, palpitações cardíacas, dor de cabeça, dor de estômago, náusea, vômito, diarréia, sonolência, problemas sexuais e problemas musculares .

O 5-HTP também pode causar algumas mudanças radicais de humor, incluindo agitação, agressividade, ansiedade, euforia, má tomada de decisão, irritabilidade, psicose, inquietação e insônia .

O 5-HTP pode piorar os sintomas de esquizofrenia, transtorno bipolar e outros transtornos mentais .

E eu não posso enfatizar isso o suficiente, então vou repetir aqui caso você tenha perdido…

NÃO combine 5-HTP com nenhum tipo de medicamento antidepressivo . Ou com carbidopa. 

A combinação de SSRIs, Tricíclicos ou MAOIs com 5-HTP causará a Síndrome da Serotonina . Uma condição extremamente perigosa envolvendo alterações mentais graves, ondas de calor, pressão arterial e frequência cardíaca rapidamente flutuantes e possivelmente coma.

combinar 5-HTP com carbidopa também tem o potencial de causar a Síndrome da Serotonina .

A Síndrome da Serotonina pode matar você . E eu não estou brincando aqui.

Tipo de 5-HTP para comprar

5-HTP é feito de triptofano em seu corpo.

O 5-HTP como suplemento nootrópico é feito de extratos da árvore africana Griffonia simplicifolia . Os suplementos de 5-HTP são normalmente em forma de comprimido ou cápsula.

Muitas vezes você encontrará 5-HTP em muitas fórmulas de ervas e vitaminas prontas.

Se você vai empilhar 5-HTP de baixa dose com L-tirosina, sugiro: Natrol 5-HTP Fast Dissolve Tablets . Corte o comprimido de 100 mg em quartos usando um divisor de comprimidos e dissolva 25 mg de 5-HTP sob a língua (sublingualmente). 

Recomendação de especialista em nootrópicos

5-HTP 50 mg até 3 vezes ao dia

Especialista em Nootrópicos - Testado e Não Aprovado

NÃO recomendo o uso do 5-HTP como suplemento nootrópico .

Seu corpo sintetiza 5-HTP por conta própria para produzir serotonina em seu cérebro. E você não pode obter 5-HTP da comida. Mas você pode obter L-triptofano de alimentos que são sintetizados em 5-HTP em seu corpo.

O 5-HTP pode ajudá-lo se você estiver lidando com a depressão. Mas você deve empilhá -lo com um precursor do aminoácido dopamina junto com vitaminas do complexo B e um aminoácido contendo enxofre. Veja a “ dosagem recomendada de 5-HTP ” nesta revisão acima.

SE você for experimentar o 5-HTP, sugiro começar com uma dose de mais de 50 mg por dia. Você pode querer tomá-lo à noite porque pode ajudá-lo a dormir.

A dosagem de curto prazo de 5-HTP de não mais que 2 semanas parece fornecer o maior benefício se você for se beneficiar deste nootrópico.

Ou tente usar o 5-HTP apenas “conforme necessário”. Para melhorar o humor, melhore a ansiedade social e forneça um impulso de curto prazo na cognição .

A suplementação de 5-HTP por conta própria NÃO é recomendada. Também não é recomendado para uso a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *