CoQ10 e Ubiquinol

A coenzima Q10 ajuda na síntese de ATP dentro das mitocôndrias nas células cerebrais. Aumentando a energia, cognição, memória e recordação.

A coenzima Q10 (CoQ10) (2,3-dimetoxi-5-metil-6-decaprenil-1,4-benzoquinona) é um antioxidante natural sintetizado pelo corpo. Também é conhecido como “ ubiquinona ” porque é ‘onipresente’ no corpo humano. CoQ10 é usado por cada célula.

A CoQ10 é necessária para a produção de energia que ocorre em suas mitocôndrias . Leva gordura e outras substâncias e as converte em energia utilizável.

As células cerebrais têm uma concentração maior de mitocôndrias do que a maioria das outras células do corpo. Essas mitocôndrias são como pequenas usinas de energia dentro de cada célula. Eles ainda têm seu próprio DNA.

A fonte de vida e morte para os neurônios está nas mitocôndrias. Sem mitocôndrias saudáveis, a função natural de cada célula é danificada. E a vida dessa célula pode chegar a um fim prematuro.

CoQ10 também é um poderoso antioxidante. E ajuda a proteger suas células dos danos dos radicais livres (oxidativos). Os radicais livres são átomos de oxigênio sem elétrons. Isso os torna altamente reativos, o que causa estragos em seus tecidos e DNA.

Pesquisas mostram que CoQ10 previne danos oxidativos em seu cérebro. Protegendo a saúde de suas células cerebrais.

Coenzima Q10 ajuda:

  • Proteja as células cerebrais . As mitocôndrias geram a energia do neurônio e controlam sua morte. CoQ10 protege as mitocôndrias de danos oxidativos e disfunções.
  • Energia cerebral . CoQ10 auxilia na produção de combustível ATP nas mitocôndrias. Baixos níveis de CoQ10 resultam em névoa cerebral, processamento mental lento e declínio cognitivo .
  • Neurotransmissores . As células nervosas do cérebro (neurônios) fornecem sinais elétricos transmitindo informações entre os neurônios. Essa sinalização neural está envolvida na memória , aprendizado, cognição e recordação. CoQ10 contribui para a produção de energia nas mitocôndrias em cada um desses neurônios. Mantendo-os funcionando de maneira ideal para o processamento cerebral normal.

Índice

Visão geral

Coenzima-Q10
Coenzima Q10

A coenzima Q10 (CoQ10) é uma enzima natural sintetizada em seu corpo. Também é conhecido como “ubiquinona” porque é ‘onipresente’ no corpo humano. CoQ10 é usado por cada célula.

Seu corpo usa CoQ10 mais rápido do que pode produzi-lo. Portanto, você precisa de CoQ10 suplementar de alimentos ou de um suplemento. Você pode obter CoQ10 comendo peixes gordurosos, carne bovina, aves, nozes, sementes e óleos.

A CoQ10 auxilia na produção de ATP que ocorre dentro das mitocôndrias em cada uma das células cerebrais. As mitocôndrias são as minúsculas usinas de energia que são a fonte mais fundamental de produção de energia celular. E seu cérebro tem uma concentração maior de mitocôndrias em cada célula do que a maioria dos outros órgãos.

CoQ10 também é um poderoso antioxidante. Ele protege suas células dos danos dos radicais livres. O dano oxidativo tem sido implicado em várias doenças neurodegenerativas, incluindo Alzheimer, Parkinson, Huntington e doença de Lou Gehrig (ALS). 

A coenzima Q10 é usada em todo o corpo. Ajuda a produzir mais energia para as células, melhora a saúde do coração, ajuda a manter a pressão sanguínea e o sistema imunológico saudáveis ​​e reduz os sinais de envelhecimento.

Aqui estamos falando sobre como a CoQ10 afeta a saúde e a química do cérebro.

CoQ10 energiza o cérebro

CoQ10: Ubiquinona vs. Ubiquinol: Qual é a diferença?

A coenzima Q10 (CoQ10) é um nutriente solúvel em gordura produzido naturalmente em seu corpo. A maior concentração de CoQ10 está nos órgãos que requerem mais energia – incluindo coração, fígado, músculos, rins e cérebro .

CoQ10 está nas mitocôndrias em suas células. É aqui que ocorre a energia celular. Atua como aceptor ou doador de elétrons na cadeia de reações que levam à produção de energia celular.

Quando a CoQ10 ( ubiquinona ) oxidada aceita um elétron de outra molécula da cadeia, torna-se Ubiquinol . E quando o Ubiquinol doa um elétron, ele se torna ubiquinona. Esse estado de equilíbrio é necessário e como seu corpo se beneficia da CoQ10.

ubiquinol é solúvel em água

A diferença química entre ubiquinona e Ubiquinol é que o composto Ubiquinol contém dois grupos hidroxila. Isso o torna mais “hidrofílico” ou mais fácil de dissolver na água. E o torna mais biodisponível do que a ubiquinona. 

Na forma de Ubiquinol, a CoQ10 tem a capacidade de eliminar os radicais livres nas mitocôndrias e nas membranas celulares. Locais onde os radicais livres infligem mais danos.

Os fabricantes de suplementos têm oferecido várias formas de CoQ10 alegando aumentar a biodisponibilidade. Mas as taxas de absorção variam muito de pessoa para pessoa. Com algumas pessoas apenas absorvendo e utilizando quantidades extremamente pequenas de CoQ10.

Uma empresa, a BioActives, desenvolveu um novo mecanismo de entrega para CoQ10 usando um composto natural (beta-ciclodextrina) feito de amido de batata. MicroActive ® Q10 é um pó de fluxo livre com maior biodisponibilidade.

Pesquisas mostram que o uso diário de MicroActive ® Q10 dobra os níveis séricos (sangue) de CoQ10 em apenas 3 semanas.

Como a CoQ10 funciona no cérebro?

A coenzima Q10 aumenta a saúde do cérebro de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. Quando você suplementa com CoQ10 suficiente, está dando às células cerebrais o combustível necessário para produzir trifosfato de adenosina (ATP) . ATP é o combustível produzido pelas mitocôndrias em seus neurônios.

As mitocôndrias são a fonte de vida e morte para os neurônios. Eles geram a energia do seu neurônio e controlam sua morte. Mas as mitocôndrias tendem a desenvolver defeitos à medida que envelhecemos.

À medida que esses defeitos se acumulam, as mitocôndrias começam a funcionar mal. Isso resulta em uma redução na produção de energia celular. E as células morrem.

O resultado dessa disfunção pode ser nevoeiro cerebral, problemas de cognição , memória e memória fracas . E por fim doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Huntington, AVC e outras.

Estudos mostram que a CoQ10 protege contra esse dano celular ao aumentar os níveis de energia. Em um estudo com ratos, os cientistas colocaram CoQ10 em sua comida por 10 dias antes de dar-lhes uma toxina que causou lesões cerebrais. A CoQ10 reduziu as lesões em 30%. E restaurou a produção de energia nos neurônios para níveis quase normais. 

  1. A CoQ10 preserva a função cerebral, doenças mentais e combate as enxaquecas. A CoQ10 é essencial não apenas na prevenção da deterioração do cérebro em nível estrutural, mas também na manutenção da função normal em todas as idades.

Estudos estão começando a mostrar algumas associações preocupantes entre enxaquecas e problemas de saúde mental, como depressão e esquizofrenia .

CoQ10 alivia dores de cabeça de enxaqueca

Os cientistas não sabem ao certo o que causa enxaquecas. Mas acho que pode estar relacionado aos níveis de energia do cérebro . Estudos mostram que a suplementação de CoQ10 em crianças, adolescentes e adultos teve reduções significativas na frequência e duração das enxaquecas. 

Depressão maior, transtorno bipolar e esquizofrenia há muito são considerados problemas de saúde separados. Ultimamente, eles estão sendo reconhecidos como tendo disfunção mitocondrial em comum . E níveis mais altos de estresse oxidativo. 

Apenas um dos muitos estudos mostra que a depressão em adultos bipolares mais velhos teve uma redução significativa nos sintomas. Isso ocorreu após o tratamento com 1.200 mg de CoQ10 por dia.

Como as coisas vão mal

À medida que envelhecemos, a química em nossas células cerebrais e o metabolismo energético mudam.

↓ As membranas das células cerebrais degeneram

↓ Lembre-se, tempo de reação e humor diminuem

↓ Os níveis de neurotransmissores diminuem

Todas essas mudanças relacionadas à idade são fatores que contribuem para as doenças neurodegenerativas do envelhecimento, incluindo Alzheimer e demência.

Mas mesmo que as coisas não tenham degenerado a um nível tão debilitante, a CoQ10 pode ajudar.

Benefícios da CoQ10

Pesquisas de milhares de estudos mostraram que a Coenzima Q10 irá:

  • Aumente os níveis de energia e resistência
  • Reduzir a fadiga
  • Reduzir a possibilidade de doenças relacionadas à idade
  • Pressão arterial mais baixa
  • Níveis de açúcar no sangue mais baixos
  • Forneça proteção e energia ao seu cérebro
  • Aumentar o fluxo sanguíneo cerebral

Como a CoQ10 se sente ?

Otimizar suas mitocôndrias é uma das estratégias mais poderosas que você tem para prolongar sua vida. A disfunção mitocondrial está associada ao processo de envelhecimento, incluindo muitas doenças relacionadas à idade.

Portanto, ao tomar CoQ10, você deve se sentir melhor e com mais energia. O pensamento deve ser mais claro. Menos fadiga e resistência melhorada.

Alguns neurohackers relatam sentir mais fadiga ao tomar Ubiquinol . E realmente me sinto melhor tomando a forma menos otimizada de ubiquinona .

Pesquisa Clínica CoQ10

A CoQ10 foi isolada pela primeira vez de corações de boi na Universidade de Wisconsin em 1957. A pesquisa continuou na Merck & Company, no Stanford Research Institute e na Universidade do Texas em Austin. Muitos estudos de todo o mundo foram publicados desde então. 

CoQ10 pode melhorar o aprendizado

Um estudo da Universidade do Texas foi realizado para descobrir se a suplementação com CoQ10 ou vitamina E poderia ajudar ratos mais velhos a aprender tarefas mais rapidamente. Os pesquisadores separaram grupos de camundongos mais velhos. E deu a cada camundongo CoQ10, Vitamina E ou ambos os antioxidantes por 14 semanas.

Os camundongos foram submetidos a uma bateria de testes avaliando aprendizagem, memória e função psicomotora. O estudo concluiu que a CoQ10 combinada com a Vitamina E trabalhando em conjunto aumentou o desempenho em todos os testes. 

CoQ10 para a doença de Parkinson

A morte de neurônios causada por estresse oxidativo está implicada em uma série de doenças neurodegenerativas. Incluindo Alzheimer, Parkinson e AVC.

O estresse oxidativo é um desequilíbrio entre a produção de radicais livres e a capacidade do corpo de desintoxicar os danos causados ​​pelos radicais livres. A exposição a toxinas em seu ambiente cotidiano pode causar estresse oxidativo.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Diego, decidiram determinar se a suplementação com CoQ10 poderia retardar a progressão da doença de Parkinson .

80 pacientes com doença de Parkinson receberam dosagens de CoQ10 de 300, 600 ou 1200 mg por dia . Os pacientes foram submetidos à avaliação com a Escala Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS) na triagem, consulta inicial e visitas de 1, 4, 8, 12 e 16 meses.

A equipe de pesquisa concluiu: “ A coenzima Q10 foi segura e bem tolerada em dosagens de até 1200 mg/d. Menos incapacidade desenvolvida em indivíduos designados para coenzima Q10 do que naqueles designados para placebo, e o benefício foi maior em indivíduos que receberam a dosagem mais alta . A coenzima Q10 parece retardar a deterioração progressiva da função na doença de Parkinson ”.

CoQ10 reverte a doença da Guerra do Golfo

O profundo efeito protetor da CoQ10 nos neurônios cerebrais e na memória foi comprovado em estudos com soldados que lutaram na Guerra do Golfo Pérsico.

Cerca de um terço dos 700.000 soldados destacados durante a primeira Guerra do Golfo Pérsico foram diagnosticados com a Doença da Guerra do Golfo (GWI) . Os sintomas incluem fadiga, dor muscular, fraqueza e diminuição da função cognitiva.

CoQ10 alivia a doença da Guerra do Golfo

A doença da Guerra do Golfo foi causada pela exposição a pesticidas, gás sarin e outras toxinas durante a guerra.

Quarenta e seis veteranos da Guerra do Golfo dos Estados Unidos participaram deste estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Todos tinham sido diagnosticados com GWI.

Os veteranos receberam CoQ10 em forma de pílula ou um placebo por 3 meses e meio. Os pesquisadores concluíram que 80% daqueles que receberam apenas 100 mg de CoQ10 durante este estudo observaram melhorias nas dores de cabeça, irritabilidade, memória e dores musculares.

O grau de melhora correlacionado com o grau em que os níveis de CoQ10 no sangue aumentaram . [xii]

Dosagem recomendada de CoQ10

A CoQ10 pode ajudar na síntese de ATP nas mitocôndrias do cérebro e em todo o corpo. Reduz o estresse oxidativo e os danos às mitocôndrias. Ajudando a retardar o processo de envelhecimento.

A dosagem de CoQ10 depende do que você está tentando realizar. Geralmente, a dosagem para um adulto saudável é de 30 a 400 mg por dia.

  • Como antioxidante: 60 – 150 mg por dia
  • Problemas de controle muscular: 300 – 3.000 mg diariamente
  • Doença de Alzheimer: 400 mg por dia
  • Recuperação de ataque cardíaco: 30 – 600 mg por dia
  • Para prevenir doenças cardíacas: 200 mg por dia
  • Efeitos colaterais da quimioterapia: 50 – 90 mg por dia
  • Melhorar o desempenho do exercício: 50 – 300 mg por dia
  • Infertilidade masculina e doença de Peyronie: 30 – 300 mg por dia
  • Dor do nervo diabético: 400 mg por dia
  • Perda de peso: 100 mg por dia
  • Doença de Parkinson 1.200 mg por dia

Nota : a dosagem recomendada é enquanto você tiver sintomas. Trabalhe com seu médico e faça o teste dos níveis de CoQ10 no sangue. Uma vez que seu nível de CoQ10 esteja otimizado, você pode reduzir para uma dose de manutenção.

Efeitos colaterais da CoQ10

O principal “efeito colateral” do uso de CoQ10 em sua pilha nootrópica é – você se sentirá melhor. Você deve ter mais energia e o pensamento deve ser mais claro e rápido.

A CoQ10 pode reduzir o efeito tóxico de alguns medicamentos quimioterápicos. E pode aumentar a eficácia de alguns medicamentos para pressão arterial. O que pode ser bom ou ruim, dependendo da sua situação.

A CoQ10 pode reduzir a eficácia de um anticoagulante como a varfarina. Também pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Então precisa ser monitorado se você tem diabetes.

Aconselha-se cautela ao usar CoQ10 com aspirina. Especialmente se você tiver um distúrbio hemorrágico.

Converse com seu médico se estiver tomando algum medicamento antes de começar a usar CoQ10.

Algumas pessoas que usam CoQ10 relatam erupções cutâneas, náuseas, dor abdominal, tontura, sensibilidade à luz, irritabilidade, dor de cabeça, azia ou fadiga.

Alguns neurohackers dizem que sentem fadiga ao usar o Ubiquinol, mas não com o Ubiquinone, que é mais barato . Experimente e veja o que funciona melhor para você.

Tipo de CoQ10 para comprar

Existem dois tipos de CoQ10 usados ​​em suplementos de CoQ10: ubiquinona e Ubiquinol . Alguns profissionais de saúde alternativa aconselham ficar longe da ubiquinona porque seu corpo precisa convertê-la em Ubiquinol para usá-la.

Se você tem menos de 25 anos e está com boa saúde, provavelmente pode obter o benefício da CoQ10 com a ubiquinona mais barata. Mais de 25 e você está melhor com Ubiquinol.

Ubiquinol é idêntico a 95% da CoQ10 que seu corpo foi projetado para produzir naturalmente. O que significa que seu corpo não precisa converter a CoQ10 para usá-la.

BioActives ® LLC desenvolveu um novo mecanismo de entrega para CoQ10 usando um composto natural (beta-ciclodextrina) feito de amido de batata. MicroActive ® Q10 é um pó de fluxo livre com maior biodisponibilidade.

Em 2011, um estudo publicado no Journal of Evidence-Based Integrative Medicine mostrou que o uso diário de MicroActive ® Q10 dobra os níveis séricos (sangue) de CoQ10 em apenas 3 semanas.

Recomendação de especialista em nootrópicos

Coenzima Q10 200 – 400 mg por pagamento

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Eu recomendo usar CoQ10 como um suplemento nootrópico .

Seu corpo produz um pouco de CoQ10 por conta própria. E da comida que você come. Mas estudos mostraram que não obtemos um suprimento adequado de CoQ10 de fontes alimentares em nossa dieta.

A CoQ10 é especialmente útil para aqueles que sofrem de declínio cognitivo relacionado à idade. Estudos mostram que ajuda a parar ou reverter a degeneração cerebral com a doença de Alzheimer e retardar a progressão da doença de Parkinson. Especialmente na fase inicial da doença.

CoQ10 é particularmente eficaz para aumentar os níveis de energia naqueles com baixos níveis de CoQ10 .

Sugerimos começar com uma dose de 200 mg por dia. E CoQ10 é um ótimo complemento para uma pilha , incluindo qualquer nootrópico.

Você precisa fornecer às mitocôndrias do cérebro os ingredientes necessários para a produção de ATP. ATP é a sua fonte de energia celular. Ou os neurônios começam a quebrar por dentro. Sinais de que sua falta de CoQ10 adequada é nevoeiro cerebral, pensamento lento, dores de cabeça e dores musculares.

Os distúrbios cognitivos relacionados à idade que incluem problemas de controle muscular podem aumentar a dose para 3.000 mg por dia. Mas por um tempo limitado até que os níveis sanguíneos de CoQ10 sejam estabilizados. Trabalhe com seu médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *