Cacau

O cacau é conhecido por elevar o humor, aumentar o aprendizado e a memória e é um potente neuroprotetor

Os grãos de cacau (cacau, flavonóides do cacau, flavonoides do cacau, extrato de cacau) são uma semente do fruto do cacaueiro Theobroma .

Chocolate melhora a função cerebral

Cacau e chocolate amargo contêm altas concentrações de compostos polifenólicos chamados flavonoides .

Esses flavonoides, especialmente a epicatequina e as proantocianinas , atuam como potentes antioxidantes .

Os flavanóis do cacau fornecem inúmeros benefícios para a saúde e nootrópicos , incluindo aumento do fluxo sanguíneo cerebral , elasticidade dos vasos sanguíneos e redução da pressão sanguínea . E o cacau é um forte anti-inflamatório .

O cacau estimula a liberação de vários neurotransmissores importantes . Resultando em melhora do humor enquanto aumenta o aprendizado e a memória .

O cacau é antienvelhecimento, ajudando a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. E reduz o risco de diabetes diminuindo a resistência à insulina .

O cacau é a fonte natural do chocolate. Mas o que você pode não perceber é que muito do que você chama de chocolate tem muito pouco conteúdo de cacau .

Nesta revisão, você encontrará o tipo de cacau que funciona melhor como nootrópico, a ciência, a dosagem, os efeitos colaterais e os tipos para comprar. Vamos até investigar por que algumas pessoas cheiram cacau como uma droga para festas.

Aqui vamos explorar como o cacau beneficia seu cérebro.

O cacau ajuda:

  • Neurotransmissores : O cacau estimula a liberação de feniletilamina (PEA) , que aumenta o foco e a consciência. E anandamida (a molécula da felicidade) que ajuda você a se sentir bem. O cacau é uma fonte de triptofano , que é o precursor da serotonina . E a teobromina , que aumenta o fluxo sanguíneo , é um estimulante e pode ser responsável pelas  qualidades afrodisíacas do chocolate.
  • Circulação Cerebral: Estudos mostram que o consumo de uma bebida de cacau rica em flavanol aumenta o fluxo sanguíneo por até 2 horas em certas regiões do cérebro. Melhorando a cognição , a memória e prevenindo a neurodegeneração . 
  • Antioxidante : Os grãos de cacau são uma das fontes mais ricas de antioxidantes existentes. Reduzindo os radicais livres que normalmente causam dano oxidativo em seu cérebro e corpo.

Índice

Visão geral

O cacau ( cacau, flavonóides do cacau, flavonoides do cacau, extrato de cacau ) vem do grão da árvore do cacau (Theobroma cacao). Um nome derivado do grego para “ alimento dos deuses ”; de θεός ( theos ), que significa “ deus” , e βρῶμα ( broma ), que significa “ comida” .

efeitos de cacau cru no cérebro
Cacaueiro (Theobroma cacao)

Nativo da América Central e do Sul, o resíduo de cacau foi encontrado em embarcações olmecas encontradas perto de Veracruz, no México, datadas de 1750 aC . O imperador asteca Montezuma amava o cacau, chamando-o de “ bebida divina, que aumenta a resistência e combate a fadiga. Um copo desta preciosa bebida permite ao homem caminhar um dia inteiro sem comer ”. 

Os grãos de cacau foram trazidos de volta para a Espanha pelos primeiros colonos europeus em 1500.

Como nootrópico , o cacau oferece uma série de benefícios cerebrais. É fonte de triptofano , anandamida , feniletilamina , teobromina , magnésio , cafeína , vitaminas , minerais , flavonoides e é um prebiótico .

O cacau aumenta o fluxo sanguíneo cerebral , endorfinas, aprendizado, memória , foco , reduz os danos dos radicais livres , suprime o cortisol e reduz o estresse.

Na verdade, o consumo de chocolate leva a uma melhor cognição . Um estudo descobriu que os países com maior consumo de chocolate produziram um número maior de Prêmios Nobel. 

Mas nem todo chocolate é igual. Aqui está o porquê …

Cacau x Cacau: Qual a diferença?

“ Cacau ” e “Cacau” NÃO são a mesma coisa. Ambos são chocolate e começam do mesmo lugar. Mas como eles são processados ​​faz toda a diferença em seus benefícios nootrópicos .

cacau bom para memoria
grãos de cacau

O chocolate em todas as formas começa no cacaueiro Theobroma . As vagens de sementes colhidas desta árvore são abertas para os 30 a 40 grãos de cacau dentro.

Os grãos de cacau são então colocados em pilhas ou silos, muitas vezes semeados com bactérias microbianas ( Cocobiota ), e deixados para fermentar por até 7 dias.

Este processo de fermentação é fundamental para desenvolver o sabor característico do chocolate. 

Após a fermentação, os grãos de cacau são secos, limpos e os nibs de cacau removidos de sua casca.

Cacau refere-se ao cacau que foi torrado. TODO o cacau é torrado em vários graus para realçar o sabor distinto do chocolate. E para matar patógenos e bactérias.

NÃO EXISTE ISSO DE “CACAU CRU”! Não importa o que o profissional de marketing tente vender para você.

Qualquer coisa aquecida acima de 104 graus F começa a perder seu valor nutricional. Mas o próprio processo de fermentação do cacau pode aquecer até 120 graus.

A chave é o cacau torrado no menor calor possível , mas ainda mantendo a maior parte do valor nutricional do cacau.

O cacau prensado holandês (cacau escuro) é o cacau em pó que foi processado usando um agente alcalinizante (carbonato de potássio) para dar uma cor mais escura e um sabor mais suave. Esta é a forma de cacau frequentemente usada em sorvetes, chocolate quente, panificação e barras de chocolate.

A pesquisa mostrou que o cacau em pó natural (ou seja, minimamente processado) contém a maior ‘capacidade antioxidante total’ (TAC) . 

O chocolate ao leite contém a menor quantidade de cacau sólido e tem os menores níveis de TAC e procianidina .

O processo de alcalinização usado no cacau processado holandês também tem muito menos conteúdo de procianidina . 

As cascas são removidas das pontas de cacau usando uma máquina de joeirar. Algumas das pontas são embaladas e vendidas como estão. Como os nibs de cacau vêm diretamente do cacaueiro, eles contêm os níveis mais altos de flavonoides. E fornecer o benefício mais nootrópico.

Mas a maioria das pontas de cacau é moída em um licor de chocolate que é então processado em chocolate pela mistura de manteiga de cacau, açúcar e outros aromatizantes e emulsificantes.

Um estudo pesquisou uma ampla gama de produtos contendo chocolate e cacau comercializados nos Estados Unidos. O estudo incluiu 3 ou 4 dos produtos mais vendidos nessas categorias; cacau em pó natural, chocolate sem açúcar, chocolate amargo, biscoitos meio amargos, chocolate ao leite e calda de chocolate .

Os pesquisadores testaram a porcentagem de gordura (% de gordura), a porcentagem de sólidos de cacau sem gordura (% NFCS), o nível de antioxidantes por ORAC, polifenóis totais , epicatequina , catequina , monômeros totais e flavan-3-ol oligômeros e polímeros ( procianidinas ).

O estudo encontrou uma variação de 5 vezes na epicatequina e nas catequinas entre os produtos. Em ordem decrescente: cacau em pó > chocolate para fermento > chocolate amargo e chips para bolo > chocolate ao leite > calda de chocolate . 

O que significa que o cacau em pó forneceu o maior benefício nootrópico e o xarope de chocolate, o mínimo.

Efeitos do chocolate amargo no cérebro

Como o cacau funciona no cérebro?

O cacau aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. O cacau melhora o humor. O cacau estimula a liberação de endorfinas no cérebro.  Contém tirosina , que é um precursor da dopamina , e triptofano , que é um precursor da serotonina . Todos os neurotransmissores que contribuem para o humor.

Pesquisadores do Instituto de Neurociência em San Diego descobriram que o chocolate bloqueia a degradação da anandamida , que ajuda a aumentar os níveis de felicidade . 

E o Dr. David Lewis, do Mind Lab (financiado pela Cadbury), descobriu que o chocolate proporciona “ um zumbido que, em muitos casos, dura quatro vezes mais do que um beijo apaixonado ”. 

  1. O cacau aumenta a memória . Os flavonoides do cacau atravessam a barreira hematoencefálica e se acumulam no hipocampo . Uma área do cérebro envolvida na aprendizagem e na memória . Os cientistas acreditam que os flavanóis interagem diretamente com as cascatas celulares, resultando na expressão de proteínas que promovem a neurogênese , a função neuronal e a conectividade cerebral .

os flavanonóis melhoram o fluxo sanguíneo cerebral e a criação de novos vasos sanguíneos (angiogênese) que fornecem efeitos protetores de longo prazo na cognição e no comportamento. 

O cacau contém cafeína que, em doses baixas, melhora a memória, o humor e a concentração . 

Uma equipe da Universidade de Oslo conduziu um estudo transversal com 2.841 pessoas para examinar a relação entre a ingestão de flavonoides do chocolate, vinho e chá e o desempenho cognitivo.

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que consumiam mais chocolate, vinho e chá (todos os três) tinham pontuações mais altas nos testes cognitivos do que aqueles que não consumiam.

Os cientistas concluíram que a ingestão desses alimentos e a cognição eram dependentes da dose . Com o efeito máximo para chocolate e vinho.

Os autores do estudo disseram que “ uma dieta rica em alguns alimentos ricos em flavonoides está associada a um melhor desempenho em várias habilidades cognitivas de maneira dose-dependente ”. 

Eles também apontaram que o chocolate amargo contém uma quantidade maior de flavonoides por porção do que o chá e o vinho tinto . O que aumenta o fluxo sanguíneo para a massa cinzenta no cérebro. Reduzindo o risco de demência e acidente vascular cerebral.

Como as coisas vão mal

A maioria de nós não obtém os fitonutrientes dos alimentos que nosso corpo e cérebro precisam todos os dias. Esses nutrientes contribuem para a liberação de neurotransmissores, melhor fluxo sanguíneo e neuroproteção. Uma das principais funções dos nutrientes é prevenir o dano oxidativo dos radicais livres .

Uma deficiência em antioxidantes contribui para:

↑ Inflamação crônica

↑ Envelhecimento acelerado

↑ Colesterol e triglicerídeos altos

↑ Aumento da gordura abdominal

↑ Resistência à insulina

↑ Insuficiência e disfunção mitocondrial

↑ Neurodegeneração

O cacau é um dos antioxidantes mais potentes disponíveis. Tem mais atividade antioxidante do que a maioria dos nootrópicos que combatem os radicais livres analisados ​​aqui no Brain on Peak .

benefícios do cacau

A maioria de nós adora chocolate porque tem um gosto ótimo e adora a forma como nos faz sentir.

E o chocolate minimamente processado (80% de cacau ou mais) é um dos melhores nootrópicos que qualquer pessoa pode encontrar facilmente.

O cacau é fonte de triptofano , o precursor do neurotransmissor serotonina que nos deixa de bom humor.

O cacau estimula a liberação de feniletilamina (PEA) , que por sua vez libera norepinefrina e dopamina . Produzindo o efeito eufórico frequentemente associado a um “alto do corredor”.

O cacau  aumenta a liberação de anandamida , também conhecida como a “ molécula da felicidade ”.

O cacau rico em flavanol melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que aumenta a entrega de oxigênio e nutrientes às células cerebrais. Resultando em melhor memória e velocidade de processamento.

O cacau contém mais antioxidantes do que outros “superalimentos”, incluindo açaí, mirtilos, chá e romã. [xv]

O cacau ajuda a aliviar o estresse suprimindo a liberação de cortisol . E fornecendo uma quantidade substancial de magnésio que melhora a memória, o foco, o humor e o sono.

O chocolate amargo reduz o desejo por alimentos doces, salgados e gordurosos. E o chocolate adora Bifidobacterium , o que o torna um ótimo prebiótico . 

A pesquisa descobriu que os idosos que comiam mais chocolate amargo eram menos propensos a desenvolver demência .

Como o Cacau se sente ?

Tropeçar no chocolate. As pessoas realmente cheiram cacau cru . E relatar uma sensação suave, revigorante e descontraída. Uma “onda de bem-estar inundou meu corpo”.

benefícios cerebrais do cacau

Não posso dizer que já experimentei…

Mas, novamente, as sementes do cacaueiro foram originalmente consideradas como tendo propriedades divinas. “ Alimento dos deuses ” soa um sino?

O cacau minimamente processado libera uma quantidade potente de endorfinas que podem deixá-lo eufórico . Especialmente enquanto desfruta de algum EDM.

O cacau também contém feniletilamina (PEA) , que leva à tirosina , que leva à dopamina . Alimentando o sistema de prazer e recompensa do seu cérebro.

magnésio no cacau relaxa você. E a epicatequina no cacau aumenta o fluxo sanguíneo , o que significa que você pode ir mais rápido e mais longe. Mais oxigênio para os músculos permite que você aproveite ao máximo tudo o que gosta de fazer.

Sóbrio nunca foi tão divertido. As pessoas estão até fazendo cacau em clubes. Você pode festejar até o amanhecer. Sem ressaca e sem arrependimentos.

Mesmo se você não estiver disposto a cheirar um pouco de cacau , o cacau minimamente processado (às vezes chamado de cacau ‘cru’) melhorará seu humor.

O cacau estimula a liberação de anandamida , serotonina e feniletilamina . Todos os neurotransmissores que podem melhorar o seu humor .

Cacau Pesquisa Clínica

É fácil ficar entusiasmado com os benefícios do chocolate para a saúde. Muitas vezes vemos manchetes sobre a mais recente descoberta de chocolate.

Mas aqui está a coisa. Os estudos que investigam as relações entre chocolate e boa saúde não estão usando o tipo de chocolate que você encontra na fila do caixa do supermercado .

Facilmente perdido na tradução ou em uma tentativa sorrateira de vender mais revistas. Mas esses cientistas estão usando cacau e não chocolate altamente processado .

O cacau minimamente processado ainda tem um ótimo sabor. Portanto, lembre-se de que você não obterá os benefícios nootrópicos que esperaria do cacau com uma caixa de chocolates Godiva.

O cacau melhora o aprendizado e a memória

Os flavonoides do cacau e seus metabólitos atravessam a barreira hematoencefálica . E vá para áreas do seu cérebro cruciais para o aprendizado e a memória . Incluindo o hipocampo , o córtex cerebral , o cerebelo e o corpo estriado.

A pesquisa mostra que o flavonoide do cacau interage diretamente com as cascatas de sinalização que são cruciais para desencadear a expressão gênica e a síntese de proteínas para a potencialização de longo prazo (LTP) , que é crítica para a formação da memória de longo prazo .

Os flavonoides do cacau demonstraram aumentar significativamente o fluxo sanguíneo cerebral . Fornecendo neuroproteção e aumentando a glicose e o oxigênio necessários para alimentar as mitocôndrias famintas por energia .

Um estudo publicado em ‘Frontiers in Nutrition’ analisou dezenas de estudos de cocao-flavanol sobre cognição . E concluiu que os resultados são principalmente dependentes da dose, com melhores resultados no uso diário a longo prazo .

A equipe concluiu que as evidências até o momento mostram que os flavonoides do cacau ajudam a aumentar a cognição geral, a atenção, a velocidade de processamento e a memória . 

Cacau melhora o humor

Um estudo de 2012 examinou os efeitos imediatos e de longo prazo dos polifenóis do cacau na cognição e no humor .

Neste estudo randomizado, duplo-cego, 72 participantes saudáveis ​​de meia-idade receberam uma mistura de bebida de chocolate amargo padronizada para conter 500 mg, 250 mg ou 0 mg de polifenóis uma vez ao dia por 30 dias.

Os participantes foram testados no início do estudo, 1, 2,5 e 4 horas após uma dose única. E novamente após receber 30 dias de tratamento.

Os pesquisadores concluíram que uma alta dose de polifenóis do cacau melhorou a calma e o contentamento . 

Cacau previne demência

Um estudo na França acompanhou 1.367 indivíduos com mais de 65 anos por 5 anos para determinar se a ingestão de flavonoides influenciava a neuroproteção. A equipe concluiu que “ a ingestão de flavonoides antioxidantes está inversamente relacionada ao risco de demência ”. 

Outro estudo duplo-cego sobre cacau, cognição e envelhecimento descobriu que 90 indivíduos com comprometimento cognitivo leve tiveram função cognitiva significativamente melhor, incluindo pontuações de testes verbais após consumir flavonoides de cacau por 8 semanas.

Este estudo confirmou relatos anteriores de que aqueles que consumiram doses mais altas de flavonoides de cacau (990 mg e 520 mg diariamente) se saíram melhor do que aqueles que usaram menos (45 mg) .

E muitos especialistas agora estão dizendo que a doença de Alzheimer é realmente diabetes tipo 3 porque a deficiência de insulina e a resistência à insulina estão por trás da neurodegeneração do tipo Alzheimer. 

Um teste com 15 indivíduos saudáveis ​​foi designado para consumir 100 gramas de chocolate amargo contendo cerca de 500 mg de polifenóis, ou 90 gramas de chocolate branco que não contém polifenóis, por 15 dias.

Os pesquisadores concluíram que o chocolate escuro, mas não o branco, diminui a pressão arterial e melhora a sensibilidade à insulina em pessoas saudáveis . 

Efeitos colaterais dos flavonoides do cacau

Dosagem Recomendada de Cacau

A dose recomendada de flavonoides de cacau para benefício cognitivo é de 500 a 1.000 mg por dia. [xxiv]

O desafio é descobrir os níveis de flavanol no cacau ou chocolate amargo que você está comprando. Alguns fabricantes declaram quantidades de flavanol em mg por cápsula ou dose no rótulo dos ingredientes.

Nibs de cacau e cacau em pó são os mais puros e contêm os mais altos níveis de flavonoides . Mas o cacau puro tende a ser amargo. Portanto, procure cápsulas se não suportar o sabor de chocolate amargo ou cacau.

O leite anula a vantagem de comer chocolate porque interfere na absorção dos antioxidantes do chocolate. Isso inclui nenhum benefício para a saúde de comer chocolate ao leite . 

Efeitos colaterais do cacau

O cacau e o chocolate amargo podem causar acne, azia ou doença do refluxo gastroesofágico (DRGE).

feniletilamina no chocolate pode causar enxaqueca em algumas pessoas.

O ganho de peso é uma preocupação ao consumir chocolate amargo sólido regularmente.

O cacau é um estimulante , portanto, evite tomá-lo no final do dia se não quiser que interfira no sono.

Algumas drogas podem aumentar os efeitos da cafeína presente no cacau porque diminuem o metabolismo ou a depuração da cafeína. Incluindo drogas como dissulfiram, estrogênios, fluconazol, mexiletina, contraceptivos orais, antibióticos quinolonas.

O cacau pode aumentar o risco de reação adversa quando usado com clozapina porque inibe o metabolismo dessa droga.

1,5 onças ou mais de cacau cru com MAOIs  ou outros medicamentos antidepressivos podem causar uma crise hipertensiva ou levar à síndrome da serotonina .

ácido oxálico no cacau inibe a absorção de cálcio em seu corpo. Portanto, quantidades maiores de cacau podem causar problemas para pessoas propensas a cálculos renais ou outros problemas de absorção de cálcio.

NOTA : cães, papagaios e cavalos não devem comer cacau ou chocolate porque não possuem as enzimas necessárias para metabolizar a teobromina no cacau. Chocolate ou cacau podem matar seu animal de estimação . Os gatos têm cerca de metade da sensibilidade ao cacau e também podem ser mortais.

Tipos de cacau para comprar

O cacau menos processado retém mais os benefícios nootrópicos dos flavonoides . E a recíproca é verdadeira. Quanto mais cacau é processado, menos benefício cognitivo você experimenta.

grãos de cacau, cacau em pó, chocolate preto
grãos de cacau, cacau em pó, chocolate preto

Portanto, uma boa regra geral, o chocolate mais escuro com 85% de cacau ou mais é o melhor. Quanto mais escuro melhor.

O chocolate ao leite e o ‘chocolate branco’ NÃO atendem a esses requisitos e não fornecem nenhum benefício nootrópico.

Você pode usar cacau em pó puro encontrado na seção de panificação do supermercado local. Se você não suporta o sabor, pegue uma máquina de cápsulas e faça cápsulas.

Evite o “ chocolate processado holandês ” porque a maior parte da bondade encontrada no cacau é processada.

A fabricante de chocolate Mars, Inc. desenvolveu um processo chamado Cocoapro® que extrai flavonoides de cacau de grãos de cacau frescos . Preservando-os na maior concentração disponível.

Portanto, procure um extrato de cacau usando Cocoapro ® em seu produto para ter certeza de saber exatamente quantos flavonoides há em cada cápsula.

O banco de dados de conteúdo de flavonoides do Departamento de Agricultura dos EUA relata que o chocolate sem açúcar contém 206 mg de flavonoides por 100 gramas de chocolate . E o chocolate amargo tem metade dessa quantidade.

Recomendação de especialista em nootrópicos

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Flavonóides de cacau 500 – 1000 mg por dia

Recomendamos o uso de cacau como um suplemento nootrópico .

Seu corpo não produz cacau por conta própria. Portanto, para obter seus benefícios, você deve tomá-lo como suplemento.

Ao selecionar um suplemento de cacau ou chocolate amargo, quanto maior a porcentagem de cacau, melhor. Cacau em pó cru ou minimamente processado é o melhor, com chocolate amargo contendo no mínimo 80% de cacau em segundo lugar .

O cacau é especialmente útil para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral . Fornecendo mais energia junto com um impulso no aprendizado e na memória .

Os flavonoides do cacau o deixarão de melhor humor. E muitos acham que o chocolate amargo funciona muito bem como afrodisíaco.  

Foi demonstrado que o uso prolongado de cacau como suplemento nootrópico ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

Você pode tomar com segurança até 1.500 mg de flavonoides de cacau diariamente, se necessário. Mas dosado no início do dia porque o cacau age como um estimulante.

A absorção de cacau é bastante reduzida quando consumido com laticínios. Portanto, esqueça de misturar cacau em pó em uma bebida com leite se quiser experimentar seus benefícios nootrópicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *