Berberina

Berberina é conhecida por tratar diabetes, melhorar o colesterol, diminuir a pressão arterial, melhorar o humor e é um neuroprotetor

A berberina (Coptis chinensis, Hydrastis canadensis) é um alcaloide vegetal natural que tem sido usado há milênios na medicina tradicional ayurvédica e chinesa para tratar diarreia e problemas gastrointestinais.

Berberine é um suplemento dietético único e poderoso com benefícios nootrópicos . A pesquisa e a experiência clínica nos últimos 5 anos demonstram a capacidade da berberina de fornecer efeitos positivos no açúcar no sangue, colesterol, doenças cardíacas, pressão arterial, doenças autoimunes, inflamação, controle de peso, problemas intestinais, câncer e doença de Alzheimer.

A berberina demonstrou recentemente ajudar a controlar o açúcar no sangue de forma tão eficaz quanto a metformina, medicamento prescrito para diabetes.

Mas mesmo se você não estiver preocupado com diabetes ou pré-diabetes, poderá encontrar benefícios em adicionar berberina à sua pilha nootrópica . Nossa dieta ocidental moderna é prejudicial à saúde geral. E particularmente a saúde cognitiva. A berberina pode ser um aliado poderoso para alcançar e manter o desempenho ideal.

Aqui vamos explorar como a berberina beneficia seu cérebro.

Berberina ajuda:

  • Neurotransmissores : Foi demonstrado que a suplementação com berberina aumenta os níveis de serotonina, dopamina e norepinefrina no cérebro.
  • Aprendizado e memória: a berberina preserva a Potenciação de Longo Prazo (LTP) em sinapses normalmente perdidas pelo diabetes. 
  • AMPK : A berberina aumenta a proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina (AMPK). Esta enzima AMPK é o interruptor metabólico mestre em cada uma de suas células. Quando os níveis de AMPK aumentam, você obtém um aumento de energia, a glicose no sangue é regulada, a sensibilidade à insulina melhora, reduz os triglicerídeos e aumenta a queima de gordura nas mitocôndrias .

Índice

Visão geral

A berberina ( Coptis chinensis, Hydrastis canadensis ) é um alcaloide amarelo brilhante extraído de plantas como o Indian Barberry (açafrão da árvore), Oregon Grape e goldenseal.

Outras plantas contendo berberina usadas na prática médica incluem fio de ouro chinês, fio de ouro japonês, Phellondendron amurense e o sobreiro de Amur (Huang Bo). 

Estrutura química da berberina
berberina

As plantas que contêm berberina têm sido usadas na medicina tradicional ayurvédica e chinesa como terapia antibacteriana, antiinflamatória, antidiarréica, antimicrobiana, antiprotozoária e de reforço imunológico há milhares de anos. 

Se você acabou de descobrir sobre Berberine, não é surpreendente. Este extrato botânico saiu da obscuridade para a frente e para o centro do mercado de suplementos dietéticos devido a pesquisas publicadas recentemente. Dos 4.434 estudos clínicos para berberina listados no PubMed, mais de um terço foi publicado nos últimos 5 anos. [4]

A berberina é um dos poucos suplementos nootrópicos conhecidos por ativar (proteína quinase ativada por monofosfato de adenosina) AMPK . Isso é especialmente relevante se você for diabético, pré-diabético ou tiver excesso de peso. Todas as condições que afetam negativamente a cognição .

A enzima AMPK é o interruptor mestre metabólico dentro de cada uma de suas células.  E é fundamental para regular o metabolismo celular, incluindo lipídios, glicose e desequilíbrios energéticos. A AMPK influencia diretamente a energia, função, reparo e manutenção das células cerebrais .

A berberina ativa a AMPK , e a ativação da AMPK aumenta a queima de gordura nas mitocôndrias . Estudos demonstraram que a suplementação com berberina evita o acúmulo de gordura no corpo .

Um estudo em Phytomedicine teve sujeitos humanos obesos tomando 500 mg de berberina 3 vezes ao dia durante 12 semanas. O resultado foi uma redução no peso corporal, os níveis de lipídios e hormônios no sangue normalizaram e a inflamação diminuiu . 

A berberina ativa a AMPK e aumenta sua fosforilação (alta troca de energia em uma célula cerebral), o que eleva a relação AMP/ATP e reduz o consumo de oxigênio. Esse aumento é chamado de glicólise .

Isso sugere que a berberina aumenta o metabolismo da glicose através da estimulação da glicólise. Que está relacionado a uma inibição da oxidação da glicose nas mitocôndrias.  Mitocôndrias mais eficientes protegidas do estresse oxidativo significam melhor função cerebral e memória .

A suplementação de berberina ajuda a controlar a ingestão de alimentos e funciona como um intensificador de memória . Ajudando você a reduzir o ganho de peso, reduz a probabilidade de síndrome metabólica e ajuda a prevenir ou controlar o diabetes tipo 2 .

berberina como nootrópico

Como funciona a berberina no cérebro?

Berberina aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. Berberina normaliza o açúcar no sangue . A glicose é a principal fonte de energia para todas as células do seu corpo. Como seu cérebro é tão rico em neurônios , a demanda por energia usa metade de toda a energia do açúcar em seu corpo.

Aprendizagem, memória e pensamento ou cognição estão intimamente ligados aos níveis de glicose. E com que eficiência seu cérebro usa essa fonte de combustível. Se não houver glicose suficiente em seu cérebro, os neurotransmissores não serão produzidos. E a comunicação entre os neurônios é interrompida.

A hipoglicemia, um problema comum com diabetes causado por baixos níveis de glicose no sangue, leva a uma perda de energia para a função cerebral. E está ligada à falta de atenção e função cognitiva. 

Problemas com açúcar no sangue e diabetes tipo 1 ou 2 afetam a conectividade das células cerebrais, fazem com que o cérebro encolha e restringe o fluxo sanguíneo cerebral . Causando grandes problemas de cognição e, se suficientemente graves, promove o desenvolvimento de demência. A berberina ajuda a prevenir esse declínio cognitivo, controlando o açúcar no sangue e o metabolismo das células cerebrais . 

  1. Berberina aumenta a memória . Estudos mostram que a berberina inibe a atividade da acetilcolinesterase (AChE) e aumenta o peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) A enzima AChE decompõe a acetilcolina (ACh), que é crítica para concentração , foco e memória . Ao impedir a degradação da ACh, mais desse neurotransmissor fica disponível para aprendizado, memória e recordação .

O GLP-1 é um hormônio peptídico que desempenha um papel crucial no controle do diabetes. E está envolvido na cognição, aprendizado e neuroproteção . Estudos demonstraram que o GLP-1 aumenta a plasticidade sináptica no hipocampo . E reduz a agregação da proteína β amilóide (Aβ) e a proteína Tau associada aos microtúbulos , que estão associadas à doença de Alzheimer. 

Aumentar o GLP-1 com berberina aumenta a neuroplasticidade e reduz a agregação de proteínas, resultando em um aumento na potenciação de longo prazo . E melhorou a memória de longo prazo .

Como as coisas vão mal

berberina pode eliminar mudanças de humor

A maioria de nós em nossa sociedade ocidental sofre de sobrecarga nutricional crônica.  Comer demais ou não comer os alimentos certos nas quantidades certas atrapalha a absorção de glicose e gordura do nosso sangue para uma regulação energética eficaz.

O resultado é um acúmulo de resíduos celulares e proteínas danificadas. Destruindo genes que deveriam nos ajudar a viver mais e aumentando os genes que causam inflamação.

À medida que as células do nosso corpo e cérebro lidam consistentemente com a supernutrição, a enzima AMPK diminui. [xiv] Resultando em ganho de peso, diabetes, doenças neurodegenerativas e, finalmente, morte prematura.

Diminuições na atividade da AMPK resultam em:

↓ Inflamação crônica

↓ Envelhecimento acelerado

↑ Colesterol e triglicerídeos altos

↑ Aumento da gordura abdominal

↓ Resistência à insulina

↓ Insuficiência e disfunção mitocondrial

↓ Neurodegeneração

As consequências para a função cerebral da baixa atividade de AMPK resultam em diminuição do estado de alerta, nevoeiro cerebral, pensamento mais lento, memória fraca e declínio do humor.

Benefícios da berberina

berberina é antienvelhecimento

A berberina tem sido usada há milhares de anos como tratamento para infecções bacterianas, fungos, protozoários, vírus, clamídia e candida . Ajuda a proteger contra a cólera e a E. coli . É usado como antidiarréico e para reduzir a inflamação .

Até poucos anos atrás, você encontraria Berberine na seção de farmácia para problemas gastrointestinais.

Nos últimos 5 anos, a pesquisa mostrou que a berberina é eficaz no tratamento de diabetes, síndrome metabólica, inflamação e até câncer.

A berberina está ganhando reputação por seus efeitos antidiabéticos. Ajudar a prevenir ou tratar diabetes tipo 2 . Ajuda no metabolismo da glicose, na manutenção de níveis saudáveis ​​de lipídios (colesterol LDL e HDL), melhora a sensibilidade à insulina, ajuda a baixar a pressão arterial, controle de peso, sistema imunológico e aumenta a cognição .

A pesquisa mostra que a berberina pode fornecer benefícios antienvelhecimento , prolongando a vida útil dos telômeros .  E estudos descobriram que é capaz de suprimir o crescimento de vários tipos diferentes de células tumorais e cancerígenas . 

Comentários daqueles que usam berberina freqüentemente mencionam uma melhora no humor . Provavelmente porque proporciona um aumento significativo dos neurotransmissores dopamina , norepinefrina e serotonina .

A berberina também pode ajudar a prevenir a doença de Alzheimer por causa de seus efeitos nas vias β-amilóides e na enzima que degrada a acetilcolina , a acetilcolinesterase. 

Evite danos no DNA da berberina com Milk Thistle

Como Berberine se sente ?

Se você começar a se sentir instável entre as refeições , ficar um pouco tonto ou enjoado, ou sentir que seu humor mudou repentinamente para o sul – você pode querer experimentar a berberina .

Muitos neurohackers relatam como a suplementação com berberina fez uma mudança dramática em como eles se sentem . E sua qualidade de vida .

Pode levar até um mês para começar a sentir mudanças dramáticas em como você se sente. Muitos relatam ter visto ou sentido mudanças positivas em poucos dias.

Os desejos de açúcar desaparecem . Nenhum açúcar cai no final da tarde. Os níveis de energia aumentam e a resistência aumenta .

Muitos acham que pensar é mais fácil e rápido . O nevoeiro cerebral não é mais um problema . E o humor é muito melhor.

A berberina ajuda na perda de peso, então você pode achar que sua cintura está diminuindo. Pode não ser uma diferença dramática, mas você se sentirá melhor.

Muitas pessoas relatam uma melhora maior nos sintomas ao mudar de metformina ou estatinas para berberina .

Berberina é comprovada para ajudar a regular o açúcar no sangue. Seus amigos e familiares agradecerão por não sujeitá-los mais a mudanças de humor.

Berberina pode aumentar os níveis de neurotransmissores. Portanto, um aumento na dopamina e na serotonina pode melhorar seu humor .

Muitos relatam que problemas de pele ou problemas gastrointestinais causados ​​pelo estresse não são mais um problema. Menos indigestão e azia.

Se você tem problemas de açúcar no sangue, pode não perceber como se sente mal até começar a se sentir melhor adicionando Berberine à sua pilha nootrópica .

Berberina Pesquisa Clínica

Interações medicamentosas de berberina

Ultimamente, grande parte da pesquisa se concentrou no uso de berberina para tratar vários problemas associados ao diabetes. Então, por que isso é importante para a comunidade nootrópica?

Os últimos números divulgados pelo CDC nos Estados Unidos relataram que 29 milhões de pessoas têm diabetes. Esse número era superior aos 26 milhões de 2010. O CDC disse ainda que uma em cada quatro pessoas com diabetes não sabe que a tem. 

Outros 86 milhões de adultos nos EUA são pré-diabéticos. Isso é um em cada três adultos americanos. Pré-diabético significa que os níveis de açúcar no sangue estão acima do normal, mas não altos o suficiente para serem classificados como diabetes tipo 2.

E este não é apenas um problema americano. A Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que, em 2014, 422 milhões de pessoas em todo o mundo estavam lidando com diabetes tipo 2 . Imagino que, assim como nos EUA, centenas de milhões são pré-diabéticos.

Agora vamos dar uma olhada rápida em como o diabetes afeta o cérebro. Aqueles com diabetes tipo 2 são mais propensos a contrair a doença de Alzheimer ou alguma outra forma de demência. Se você é diabético ou pré-diabético, o aprendizado, a função executiva e o desempenho psicomotor sofrem .

Todas as funções cerebrais afetadas pelo diabetes e suas causas podem ser reparadas e mantidas com o uso dos nootrópicos certos.

O suplemento nootrópico mais importante no tratamento do diabetes é a berberina . E seus efeitos na função cerebral ajudarão qualquer pessoa que trabalhe na otimização do cérebro.

Berberina melhora o aprendizado e a memória

Os problemas de memória são frequentemente associados à forma como as células cerebrais usam a glicose, ao estresse oxidativo e à disfunção colinérgica . A pesquisa descobriu que o tratamento com anti-hiperglicêmicos que afetam o açúcar no sangue (glicose), antioxidantes e agonistas colinérgicos aumentaram a memória.

A berberina funciona como um antioxidante e é um inibidor da acetilcolinesterase (AChE) . Um estudo na Índia foi feito com ratos diabéticos com graves problemas de aprendizado e memória. Os ratos receberam 25 – 100 mg/kg de berberina duas vezes ao dia por 30 dias. A aprendizagem e a memória melhoraram juntamente com menor hiperglicemia, menos estresse oxidativo e mais atividade colinérgica . 

O diabetes mata células cerebrais ( apoptose ), afeta negativamente a plasticidade sináptica e a potencialização de longo prazo no cérebro. O que causa problemas de aprendizado e memória . Pesquisadores no Irã trabalhando com ratos diabéticos conseguiram restaurar o aprendizado e a memória com 100 mg/kg de berberina por dia . 

Pesquisadores na Coréia deram berberina a ratos 30 minutos antes de injetá-los com escopolamina . A equipe descobriu que a dosagem diária de berberina melhorou o comprometimento da memória causado pela escopolamina.

Indo mais fundo, os pesquisadores descobriram que a Berberina aumentou a atividade colinérgica , restaurou o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e a expressão de mRNA da proteína de ligação ao elemento de resposta ao cAMP no hipocampo . E a berberina também diminuiu significativamente as citocinas pró-inflamatórias como a interleucina-1β, o fator de necrose tumoral-α e o mRNA da ciclooxigenase-2 no hipocampo. 

Berberina como antidepressivo

Embora não seja considerado um tratamento de primeira linha para a depressão, vários neurohackers relatam o “efeito colateral” de um humor melhor ao suplementar com berberina . Temos algumas evidências clínicas de testes em animais que podem explicar esse efeito antidepressivo da berberina . Mas sem ensaios clínicos em humanos.

Semelhante ao L-Deprenyl , a berberina parece ser um inibidor da monoamina oxidase-A (MAO-A) . A enzima MAO está envolvida na degradação da norepinefrina e da dopamina no cérebro. E a pesquisa mostrou que uma superabundância de MAO-A e B acontece à medida que você envelhece. A inibição da MAO-A aumenta a norepinefrina e a dopamina no cérebro. O que, por sua vez, melhora o seu humor .

Pesquisas com camundongos mostraram que a suplementação com berberina aumentou a norepinefrina (31%), a serotonina (47%) e a dopamina (31%) em todo o cérebro. Aumentar esses principais neurotransmissores certamente terá um efeito positivo no humor.

A depressão maior e a ansiedade há muito são tratadas como uma disfunção dos sistemas GABA , serotonina e glutamato no cérebro. E enquanto os ISRSs e outros antidepressivos prescritos tiveram algum sucesso no tratamento da ansiedade e da depressão, a remissão total dos sintomas não aconteceu.

Algumas das pesquisas mais recentes mostraram que os receptores sigma desempenham um papel nos transtornos depressivos. E as empresas estão trabalhando no desenvolvimento de drogas que modulam o receptor sigma-1 . [xxv] Acontece que a berberina é um modulador dos receptores sigma-1 . 

Berberina tão boa quanto metformina para diabetes

Provavelmente, a evidência clínica mais celebrada da berberina é sua capacidade de controlar o açúcar no sangue e o metabolismo lipídico no diabetes . A berberina estimula a absorção de glicose nas células, melhora a sensibilidade à insulina e reduz a produção de glicose no fígado .

Este famoso estudo foi feito na China com adultos diagnosticados com diabetes tipo 2 . No estudo A, os pacientes receberam aleatoriamente o tratamento de berberina ou metformina 3 vezes ao dia durante 3 meses. O efeito hipoglicemiante da berberina foi semelhante ao da metformina . Ambos diminuíram a hemoglobina A1c , a glicemia de jejum e os triglicerídeos plasmáticos .

No estudo B, 48 adultos diabéticos tipo 2 estavam suplementando com berberina por 3 meses. Os resultados foram semelhantes aos do grupo A do estudo. Mas os pesquisadores observaram que o colesterol total e o colesterol LDL também diminuíram significativamente .

Os pesquisadores concluíram que a berberina é um potente agente hipoglicemiante com efeitos benéficos no metabolismo lipídico .  Mas sem o aumento do risco de morte por ataque cardíaco pelo uso de metformina .

Dosagem Recomendada de Berberina

A dose recomendada de berberina é de 900 a 1.500 mg por dia.

dose de berberina

A berberina tem uma meia-vida curta , então você precisa dosá-la várias vezes ao dia para manter os níveis estáveis ​​no sangue .

Quando você começa a suplementar com berberina , pode sentir diarreia, suores ou até vômitos. Este suplemento é um poderoso antibiótico.

A boa notícia é que a berberina só mata as bactérias ‘ruins’ em seu intestino. Não as boas bactérias como você costuma experimentar com antibióticos prescritos. Mas observe que quando essas bactérias ruins decidem deixar seu corpo, ele pode se sentir doente. Mas esse efeito colateral é apenas temporário.

Você pode evitar uma reação desagradável à berberina começando com uma dose mais baixa no início. E vá subindo.

O debate continua sobre o quão biodisponível a berberina realmente é. Relatórios recentes sugerem que não é detectável no sangue porque é absorvido muito rapidamente pelas células. Mas vários estudos clínicos sugerem que a berberina é mal absorvida. Você pode melhorar a absorção da berberina tomando-a com o caprato de sódio que vem no óleo de coco .

Pegue sua pilha nootrópica contendo berberina com uma colher de sopa de óleo de coco não refinado e problema resolvido.

É melhor dividir sua dose para tomar 500 mg de berberina 3 vezes ao dia. De preferência cerca de 30 minutos antes das refeições, o que ajuda a prevenir o pico de glicose e lipídios que ocorre ao comer uma refeição.

Efeitos colaterais da berberina

Se você está lidando com uma condição médica ou está tomando algum medicamento (incluindo antibióticos), fale com seu médico antes de tomar Berberine . Especialmente se você estiver usando medicação para baixar o açúcar no sangue .

Os diabéticos que estão controlando o açúcar no sangue com insulina devem ter cuidado porque a berberina pode diminuir o açúcar no sangue . Eu vi mais de uma revisão de alguém comentando, “ deixou meu nível de açúcar no sangue extremamente baixo! ”.

Se você está lidando com pressão arterial baixa, tome cuidado ao usar berberina porque pode diminuir a pressão arterial.

Se você estiver grávida ou amamentando, NÃO deve usar berberina .

A berberina inibe os citocromos P450 (CYP3A4, CYP2D6 e 2C9) no fígado . O que significa que pode causar um aumento substancial na biodisponibilidade de certos medicamentos e nootrópicos . O que pode ser perigoso. Você pode precisar diminuir a dosagem de certos medicamentos para evitar essa toxicidade potencial. Ou evite completamente a berberina .  

A berberina afeta a síntese de proteínas musculares e causa atrofia muscular de acordo com alguns estudos em animais.  Portanto, se você está preocupado com a perda muscular, não use berberina . Ou amplie seu programa de exercícios para neutralizar esses efeitos.

Berberine tem um perfil de segurança muito bom. Os principais efeitos colaterais estão relacionados à digestão, como cólicas, diarréia, gases, constipação ou dor de estômago.

Como com qualquer nootrópico, comece com a menor dose recomendada e provavelmente evitará problemas. E espalhar sua dose ao longo do dia ajuda a evitar efeitos colaterais e mantém um nível estável de berberina disponível em seu sistema.

Onde comprar berberina

A berberina está disponível em pó e em cápsulas como Berberine HCl (cloridrato) ou sulfato de berberina .

Uma empresa afirma que a versão com sulfato é superior porque, uma vez que o sulfato é removido durante a digestão, ele pode participar de “reações de desintoxicação de fase II no fígado”. Não consigo encontrar nenhuma ciência para apoiar essa afirmação.

Se você escolher a forma de pó, seria sensato colocá- lo em cápsulas porque a berberina é um alcaloide de sal de amônio . Que gosto desagradável.

Estudos com animais mostram que a berberina pode causar danos ao DNA, promovendo o crescimento do tumor. Este dano ao DNA pode ser evitado usando Milk Thistle with Berberine . As propriedades antioxidantes e de eliminação de radicais do composto silimarina no cardo mariano parecem neutralizar esse efeito. 

Recomendação de especialista em nootrópicos

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Berberina 900 – 1.500 mg por dia

Eu recomendo usar Berberine como um suplemento nootrópico.

Seu corpo não produz berberina por conta própria. Portanto, para obter seus benefícios, você deve tomá-lo como suplemento.

A berberina é especialmente útil para quem lida com diabetes, colesterol alto, obesidade, supercrescimento bacteriano intestinal e mal de Alzheimer.

Berberina é um poderoso suplemento nootrópico. Pode ajudar a reduzir os desejos de açúcar, evitar a queda de energia da tarde, aumentar os níveis de energia, reduzir o nevoeiro cerebral, melhorar o humor e domar problemas digestivos.  

Você pode tomar com segurança até 1.500 mg de berberina diariamente, se necessário. Mas dosado 500 mg de cada vez e de preferência antes de comer.

Você pode ajudar na absorção tomando berberina com uma colher de sopa de óleo de coco não refinado (para o caprato de sódio). E eu recomendo tomá-lo com 175 mg de extrato de Milk Thistle (Amazon) de cada vez para evitar possíveis danos ao DNA do uso a longo prazo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *