Astaxantina

A astaxantina é conhecida por reduzir a fadiga mental, melhorar a clareza de pensamento, concentração, motivação, humor e visão e é um poderoso antioxidante

A astaxantina (3,3′-diidroxi-β, β’-caroteno-4,4′-diona ) é uma xantofila rosa natural que pertence a um grupo de produtos químicos chamados carotenóides .

A astaxantina é produzida por vários microrganismos de água doce e marinha, incluindo bactérias, leveduras, fungos e microalgas como Haematococcus pluvialis.

benefícios nootrópicos da astaxantina

Por causa de sua cor vermelho-laranja profunda, a Astaxantina deixa uma cor rosa ou vermelha no salmão, truta, lagosta, camarão e outros frutos do mar que se alimentam desses organismos.

Sua estrutura molecular única o torna um poderoso antioxidante . 

A astaxantina é 550 vezes mais eficaz do que a vitamina E contra a peroxidação lipídica nas mitocôndrias .

A astaxantina fornece um nootrópico potenteporque sua estrutura química única permite que ela atravesse facilmente a barreira hematoencefálica . 

Pesquisas e ensaios clínicos nos últimos 10 anos mostraram o potencial da Astaxantina para a doença de Alzheimer, acidente vascular cerebral, colesterol alto, doença hepática, doença de Parkinson, degeneração macular e até mesmo câncer . 

Foi demonstrado que a astaxantina melhora o desempenho do exercício , incluindo a diminuição do dano muscular e da dor relacionada ao exercício. 

a astaxantina é usada para prevenir queimaduras solares, melhorar o sono , infertilidade masculina , aliviar os sintomas da menopausa e artrite reumatóide .

Aqui vamos explorar como a astaxantina beneficia seu cérebro. 

A astaxantina ajuda:

  • Neuroproteção: A astaxantina (AST) é um potente antioxidante e anti-inflamatório , fornecendo proteção contra Alzheimer, doença de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas
  • Memória e função cognitiva: a astaxantina protege as células dos efeitos destrutivos causados ​​pelos radicais livres e protege a função cognitiva aumentando o fluxo sanguíneo cerebral para melhorar a memória e o desempenho cognitivo geral
  • Fadiga mental e desempenho: A suplementação com astaxantina ajuda a reduzir o cortisol , um biomarcador de estresse e fadiga mental. 

Índice

Visão geral

A astaxantina (3,3′-diidroxi-β, β’-caroteno-4,4′-diona) é uma xantofila rosa natural encontrada principalmente nas algas Haematococcus pluvialis e no salmão, marisco, krill e pássaros que se alimentam deles ( ou seja, flamingos cor de rosa).

Camarões e lagostas ficam vermelhos quando cozidos. Porque a astaxantina nos crustáceos é cercada por uma proteína que fica rosa quando liberada pelo calor. 

quanto tempo leva para a astaxantina funcionar?

A maior fonte de Astaxantina natural é a alga Haematococcus pluvialis .

A astaxantina aumenta a saúde da pele, articulações, coração e cérebro . E seu uso como um suplemento nootrópico é apoiado por mais de 1.097 artigos revisados ​​por pares nos últimos 5 anos.

É um dos poucos antioxidantes que podem atravessar a barreira hematoencefálica e a barreira hematorretiniana , beneficiando tanto o cérebro quanto a visão . 

Um estudo comparativo mostra que a astaxantina é 6.000 vezes mais potente que a vitamina C , 550 vezes mais poderosa que a vitamina E e 5 vezes melhor que o beta-caroteno na captura de energia de um oxigênio singleto, uma das espécies reativas de oxigênio (ROS) mais comuns. em seu corpo e cérebro. 

A astaxantina também pode neutralizar ROS sem gerar pró-oxidantes , um efeito colateral comum de outros antioxidantes. 

A astaxantina previne o acúmulo de hidroperóxido fosfolipídico (PLOOH) , que se acumula anormalmente em pacientes com demência. 

Em um estudo, pacientes com demência receberam astaxantina por 12 semanas. O estudo mostrou que os pacientes suplementados com Astaxantina tinham concentrações mais baixas de PLOOH e eritrócitos. Demonstrando seu potencial na prevenção e possivelmente no tratamento da demência. 

A astaxantina como um nootrópico também demonstrou aumentar a função cognitiva e a memória .

96 indivíduos saudáveis ​​e idosos com algum nível de esquecimento relacionado à idade receberam Astaxantina 6 ou 12 mg por dia, ou um placebo por 12 semanas.

Os pesquisadores concluíram que a astaxantina melhorou a memória e aumentou a cognição , atenção e processamento de informações nos participantes idosos do estudo.

Como a astaxantina funciona no cérebro?

A astaxantina aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. A astaxantina protege o cérebro de doenças neurodegenerativas . Estudos mostram que a astaxantina elimina espécies reativas de oxigênio (ROS) e radicais livres associados a doenças como Alzheimer e Parkinson. 

O declínio cognitivo relacionado à idade geralmente inclui redução do fluxo sanguíneo para o cérebro. Resultando em perda de memória e cognição prejudicada .

A astaxantina atravessa facilmente a barreira hematoencefálica e elimina os radicais livres . Melhorando o fluxo sanguíneo cerebral e fornecendo mais oxigênio e nutrientes para neuroproteção contra doenças inflamatórias que podem levar a um acidente vascular cerebral. 

O poder antioxidante da astaxantina é maior do que outros membros da família dos carotenóides . Ajudando a prevenir o estresse oxidativo induzido por íons metálicos, quelando metais pesados ​​e agindo como um anti-inflamatório . 

  1. A astaxantina ajuda a reduzir a fadiga mental. Estudos mostram que a suplementação com Astaxantina pode ajudar a prevenir a fadiga mental, inclusive em pessoas saudáveis. 

A fadiga mental é frequentemente causada pelo estresse oxidativo . A medição do hidroperóxido de fosfatidilcolina (PCOOH ) é o marcador de plasma sanguíneo usado ao testar a causa da fadiga. 

A suplementação com astaxantina ajuda na recuperação da fadiga mental porque diminui o PCOOH , que geralmente é elevado durante tarefas mentais e físicas. 

Quando você suplementa com Astaxantina , ela se acumula principalmente nas mitocôndrias . As membranas mitocondriais são especialmente propensas ao estresse oxidativo , o que pode dificultar a produção de energia.

A astaxantina neutraliza os radicais livres nas membranas mitocondriais , resultando em um aumento na produção de energia celular . 

Como as coisas vão mal

A oxidação é um subproduto natural da produção de energia celular em seu cérebro e corpo. Mas à medida que você envelhece, o estresse oxidativo em seu cérebro também aumenta. Freqüentemente acelerado por nossa dieta ocidental moderna .

O aumento do estresse oxidativo pode levar a:

↑ aumento da inflamação

↑ envelhecimento acelerado

↓ Perda de memória

↓ Fadiga crônica

↓ Doença neurodegenerativa

A suplementação com astaxantina como um nootrópico pode ajudar a retardar e até reverter esse declínio cognitivo causado pelo estresse oxidativo .

Potencialmente prevenindo doenças neurocognitivas relacionadas à idade, como Alzheimer, Parkinson, derrames e demência. 

benefícios da astaxantina

A astaxantina tem uma estrutura molecular única que a torna  mais potente do que qualquer outro antioxidante . 

A astaxantina tem a capacidade única de ajudar a proteger tanto o exterior quanto o interior da célula do estresse oxidativo . 

Embora você não possa prevenir o envelhecimento, pode retardar o processo de envelhecimento reduzindo o estresse oxidativo . Protegendo suas células cerebrais e mitocôndrias .

A produção de energia na mitocôndria gera enormes quantidades de radicais livres que podem causar estresse oxidativo . A astaxantina ajuda a apoiar e fortalecer o próprio sistema de defesa antioxidante do seu corpo contra esse estresse. 

Estudos demonstraram que a astaxantina neutraliza a fadiga mental e melhora a clareza de pensamento, a concentração , a motivação e o humor .

A astaxantina natural atravessa facilmente a barreira hematoencefálica e ajuda a prevenir doenças, como Alzheimer e Parkinson, que estão associadas à disfunção mitocondrial . 

Vários estudos clínicos mostraram que a Astaxantina natural como um nootrópico ajuda a melhorar a memória e a multitarefa naqueles que sofrem de esquecimento relacionado à idade .

Qual é a sensação da Astaxantina ?

Se você tem fadiga crônica ou problemas de memória , você pode tentar suplementar com Astaxantina .

Neurohackers que suplementam com Astaxantina relatam uma diferença dramática em como se sentem . Com mais energia e menos confusão mental . 

Pessoas com dores nas articulações e músculos dizem que obtêm alívio de suas dores.

Pode levar de 6 a 8 semanas suplementando com Astaxantina antes de começar a sentir seus benefícios . Mas alguns dizem que funcionou para eles em poucos dias. 

Muitos acham que sua pele fica mais clara apenas uma semana depois de tomar Astaxantina . 

A astaxantina é especialmente benéfica para a visão. E você pode perceber que sua visão está melhorando.

E muitos que usam Astaxantina dizem que descobriram que podem ficar no sol por muito mais tempo sem se queimar. 

A astaxantina é um poderoso antioxidante . Resultando em menos linhas finas e rugas com o uso contínuo. 

Se você está experimentando nevoeiro cerebral, pensamento lento ou problemas de visão ou saúde da pele, pode começar a se sentir melhor depois de adicionar a astaxantina à sua pilha nootrópica .

Pesquisa Clínica de Astaxantina

O rápido aumento das doenças neurodegenerativas em todo o mundo inspirou mais e novas pesquisas de suplementos naturais como a astaxantina . Procurando maneiras de acabar com esse aumento da doença. 

Astaxantina para doenças neurodegenerativas

A astaxantina melhorou a capacidade antioxidante dos glóbulos vermelhos em um estudo realizado com 30 idosos. Resultando em um fator de risco diminuído para o desenvolvimento de demência devido ao acúmulo reduzido de hidroperóxidos fosfolipídicos (gorduras oxidadas) em suas membranas celulares. 

Um estudo em animais na China mostrou que a suplementação com Astaxantina pode retardar o envelhecimento cerebral, reduzindo o dano oxidativo e aumentando os níveis de Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) necessário para a criação e reparo de neurônios .  

Quando os ratos foram pré-tratados com altas doses de (80 mg/kg) de astaxantina , a possibilidade de dano cerebral por acidente vascular cerebral foi significativamente reduzida . E os animais tiveram melhor desempenho em um teste de desempenho de aprendizagem após um derrame . 

A astaxantina também acelerou a recuperação e reduziu a inflamação após uma lesão cerebral traumática em camundongos. 

A astaxantina protege as células cerebrais da toxicidade induzida por beta-amilóide , que está associada à doença de Alzheimer.   

Astaxantina para memória e cognição

dosagem de astaxantina

Em 2009, um estudo no Japão mostrou que a astaxantina é eficaz para o declínio relacionado à idade das funções psicomotoras e cognitivas .

10 homens saudáveis ​​com idades entre 60 e 69 anos com perda de memória relacionada à idade foram recrutados para este estudo. 

No final do estudo, os homens experimentaram uma melhora significativa na cognição, atenção, memória e processamento de informações .

Em outro estudo japonês, os pesquisadores administraram astaxantina a 96 idosos com esquecimento relacionado à idade . Os pesquisadores concluíram que a suplementação com Astaxantina resultou em melhor aprendizado e memória . 

Astaxantina para fadiga mental

A fadiga mental pode ser causada pelo aumento do estresse oxidativo devido a uma redução no suprimento de oxigênio do cérebro .

A Fujifilm conduziu um estudo sobre como a astaxantina pode ser usada para reduzir a fadiga mental . Eles deram astaxantina ou um placebo a um grupo de 24 voluntários. A fadiga mental foi induzida nesses voluntários. Os pesquisadores concluíram que o grupo que recebeu Astaxantina apresentou melhora significativa da fadiga mental em comparação com o grupo placebo. 

Em um estudo publicado pelo The Journal of Clinica l Therapeutics and Medicine s, 39 indivíduos saudáveis ​​com fadiga mental foram divididos em grupos de teste e controle e receberam Astaxantina ou placebo.

O grupo que recebeu Astaxantina natural exibiu sintomas reduzidos de fadiga mental e física . 

Indo mais fundo, os pesquisadores também descobriram que os sujeitos experimentaram melhor clareza de pensamento, concentração, motivação e humor .

Dosagem recomendada de astaxantina

A dosagem nootrópica recomendada de astaxantina é de 4 a 16 mg por dia.

Para atingir o equivalente a essa dosagem apenas com a dieta, você precisaria consumir de 600 a 2.000 g de frutos do mar por dia. 

Estudos realizados no Japão mostram que a suplementação com 4 mg de Astaxantina por dia leva à proteção da pele contra os raios UV . E a suplementação com 6 mg leva a uma melhor textura da pele, elasticidade e melhora da saúde ocular .

Se você é um atleta, pode usar até 16 mg de Astaxantina por dia. Mas eu recomendo consultar seu médico antes de usar uma dose tão alta. 

A astaxantina é solúvel em gordura e deve ser tomada com uma refeição que contenha gorduras saudáveis, ou uma colher de sopa de óleo de coco não refinado ou óleo MCT para absorção. 

 Efeitos colaterais da astaxantina

Se você está lidando com um distúrbio hemorrágico ou usando medicamentos para afinar o sangue, não deve usar Astaxantina .

Se você é diabético ou hipoglicêmico, deve usar Astaxantina com cautela. Monitore seus níveis de glicose no sangue de perto e ajuste seus medicamentos de acordo. 

A astaxantina também pode diminuir a pressão arterial. Se você estiver usando medicamentos naturais ou prescritos que reduzem a pressão arterial, tenha cuidado ao usar astaxantina . 

Se você estiver usando inibidores de 5-alfa-redutase para aumento da próstata ou perda de cabelo, não recomendo o uso de astaxantina .

Porque a astaxantina pode inibir a conversão de testosterona em di-hidrotestosterona (DHT). Possivelmente resultando em baixa libido, seios aumentados, diminuição da quantidade de sêmen durante a ejaculação, impotência, aumento da pigmentação da pele, crescimento de pelos, ganho de peso e depressão .

E se você é hipersensível aos inibidores da 5-alfa-redutase, deve evitar completamente a astaxantina . 

Você NÃO deve usar Astaxantina se tiver distúrbios autoimunes, estiver tomando imunossupressores, tiver hipocalcemia, osteoporose ou tiver alergia ou hipersensibilidade conhecida à Astaxantina ou carotenóides relacionados .

E se estiver grávida ou amamentando, evite usar Astaxantina . 

Alguns podem experimentar efeitos colaterais mais leves, como dor abdominal e cólicas.

Como nootrópico, as dosagens de astaxantina são baixas. Mais NÃO É MELHOR e provavelmente causará sérios problemas de saúde.

Tipo de astaxantina para comprar 

A astaxantina está disponível em cápsulas moles ou em pó. 

Como a astaxantina está ganhando popularidade como suplemento nootrópico, 95% dela é gerada sinteticamente usando produtos petroquímicos devido à eficiência de custo para produção em massa. 

Mas problemas de segurança foram identificados ao usar astaxantina sintética como suplemento nootrópico. Portanto, certifique-se de escolher um suplemento de astaxantina de origem natural . 

Visão do laboratório de desempenho

Como um suplemento autônomo, duas versões patenteadas de Astaxantina estão no mercado e ambas são provenientes naturalmente da alga Haematococcus pluvialis . E eles são:

Qualquer que seja a forma de astaxantina que você escolher, certifique-se de tomar este suplemento solúvel em gordura com uma refeição que contenha gorduras saudáveis ​​ou uma colher de sopa de óleo de coco não refinado ou óleo MCT . Porque é digerido pela ativação de enzimas digestivas que ajudam a quebrar as gorduras. 

Recomendação de especialista em nootrópicos

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Astaxantina – 4-16 mg por dia

Eu recomendo usar astaxantina como um suplemento nootrópico .

Seu corpo não produz astaxantina por conta própria. Portanto, para obter seus benefícios, você deve tomá-lo como suplemento.

A astaxantina é especialmente útil para aqueles que lidam com a doença de Alzheimer, derrame, colesterol alto, doença hepática, doença de Parkinson, degeneração macular ou declínio cognitivo relacionado à idade .

A astaxantina é um potente suplemento nootrópico. E pode ajudar a aumentar os níveis de energia , reduzir o nevoeiro cerebral , melhorar seu humor e ajudar a protegê-lo do declínio cognitivo relacionado à idade .  

Você pode usar com segurança até 8 mg de Astaxantina por dia, se necessário. Dosagens até um máximo de 16 mg devem ser feitas em consulta com o seu médico.

Lembre-se de que este suplemento é solúvel em gordura e requer gorduras saudáveis ​​de uma refeição ou uma colher de sopa de óleo de coco não refinado ou óleo MCT para absorção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *