Hormônios sexuais e seu cérebro

Homens, vocês conhecem seus níveis de testosterona total e testosterona livre ? Mulheres, vocês conhecem seus níveis atuais de estrogênio e testosterona ?

Quando foi a última vez que você pediu ao seu médico para executar seus laboratórios de hormônios sexuais ?

Tive Consultas Pessoais com dezenas e dezenas de homens em todo o mundo. Alguns no final da adolescência e início dos 20 anos .

Também consultei dezenas e dezenas de mulheres na pré e pós-menopausa em todo o mundo.

E muitos não entendem por que outros desenvolveram com sucesso pilhas nootrópicas que funcionaram . Mas não para eles.

Para problemas como melhor aprendizado e memória , níveis de energia aprimorados , TDAH/ADD , TOC , ansiedade , ansiedade social , depressão e envelhecimento .

O que você pode não perceber é que você não aproveitará todos os benefícios de sua pilha de nootrópicos pessoais se seus níveis de testosterona e estrogênio não forem os ideais .

Índice

Hormônios sexuais não são apenas para sexo

O estrogênio afeta os sistemas de serotonina , norepinefrina , dopamina e acetilcolina no cérebro. Todos eles desempenham um papel no humor, na função cognitiva, na ansiedade e no estresse, no controle da dor e na prevenção de demência, Alzheimer ou derrame .

Qual hormônio é responsável pela memória?

O estrogênio também desempenha um papel na sinalização das células cerebrais , na plasticidade sináptica da medula espinhal e na densidade dos dendritos . E está envolvido na formação de novas espinhas dendríticas e sinapses excitatórias no hipocampo e no córtex para melhor aprendizado e memória .

Um recente estudo randomizado controlado mostrou que a terapia de reposição de estrogênio melhorou a memória verbal e o controle executivo em atletas . 

A testosterona desempenha um papel na estrutura cerebral e na função cognitiva . Os receptores de testosterona no hipocampo e no córtex pré-frontal estão envolvidos na função cognitiva superior .

Um estudo em animais mostrou que a remoção cirúrgica de qualquer um dos testículos diminuiu os níveis de acetilcolina no hipocampo e no córtex cerebral anterior . E diminui a dopamina no córtex cingulado . 

A acetilcolina e a dopamina são essenciais para o aprendizado e a memória .

A testosterona também modula a serotonina , que afeta o humor. 

Você tem receptores de testosterona e estrogênio em todo o cérebro que respondem aos hormônios esteróides sintetizados a partir do colesterol dentro do cérebro. 

Hormônios sexuais em homens e mulheres 

Hormônios sexuais masculinos

Testosterona em homens

A testosterona é o principal hormônio sexual masculino. Pertence a uma classe de hormônios masculinos chamados andrógenos , também conhecidos como esteroides ou neuroesteróides no cérebro.

A testosterona afeta seu cérebro?

A testosterona é produzida principalmente nas células de Leydig nos testículos dos homens e nas glândulas supra-renais . A síntese de testosterona também ocorre em seu cérebro. 

A testosterona é controlada pelo hormônio liberador de gonadotropina (GnRH) , produzido pelo hipotálamo , que estimula a glândula pituitária a liberar o hormônio luteinizante (LH) e o hormônio folículo estimulante (FSH) .

Nas células de Leydig , o LH estimula a produção de pregnenolona . Que é então convertido em DHEA .

DHEA converte-se rapidamente em testosterona . Alguns dos quais são então convertidos em di-hidrotestosterona (DHT) .

A testosterona também é sintetizada por várias enzimas em neurônios e células gliais em seu cérebro. 

Estrogênio em homens

Certos tecidos-alvo, incluindo os seios, produzem aromatase , que sintetiza estradiol a partir da testosterona . 

Seu cérebro também produz aromatase , que cria estradiol a partir da testosterona . Influenciando a libido e seu desejo sexual .

O estradiol também está envolvido na regulação da neurogênese , sinalização das células cerebrais e neuroplasticidade . Apoiando a cognição saudável , humor e neuroproteção . 

Hormônios sexuais femininos

Testosterona em mulheres

A testosterona também é crítica para a saúde e cognição das mulheres. A testosterona é produzida nos ovários pelas células da teca interna em resposta ao hormônio luteinizante (LH) . A testosterona então se converte em estrogênio .

Embora os homens produzam de 7 a 8 vezes mais testosterona, as mulheres também precisam dela para menstruação saudável, desejo sexual, produção de glóbulos vermelhos e massa óssea e tecidual .

Estrogênio em mulheres

Nas mulheres, a produção de estrogênio começa com a síntese de pregnenolona a partir do colesterol nas células da teca em seus ovários.  

A pregnenolona é então convertida em progesterona . Que é então convertido em testosterona e através da aromatase produz estradiol . 

Uma pequena quantidade de estrogênio também é liberada por suas glândulas supra-renais e células de gordura . 

Em seu cérebro, o estradiol é produzido a partir do colesterol em neurônios e astrócitos . E segue um padrão de síntese semelhante ao dos seus ovários .

Sintomas de níveis baixos de hormônios sexuais

Os níveis de testosterona e estrogênio em homens e mulheres diminuem com a idade.

Os níveis de testosterona nos homens diminuem de 0,4 a 2% a cada ano. Nas mulheres, é uma queda rápida do estrogênio durante a menopausa .

Menstruação, gravidez e amamentação também podem resultar em flutuações na produção hormonal.

Um número crescente de homens jovens foi diagnosticado com baixos níveis de testosterona . Causada pela obesidade, uso de analgésicos, incluindo ibuprofeno e acetaminofeno , e exposição a toxinas ambientais, como herbicidas, pesticidas, metais pesados , plástico (bifenilos policlorados) e COVID-19 . 

Os sintomas físicos dos baixos níveis de testosterona nos homens incluem redução dos pelos corporais e faciais, perda de massa muscular, baixa libido, impotência, testículos pequenos, contagem reduzida de esperma e infertilidade, ondas de calor, irritabilidade, falta de concentração e depressão .

Nas mulheres, baixos níveis de estrogênio ou testosterona resultam em baixa libido, menos desejo sexual, resistência óssea reduzida, falta de concentração, depressão, ganho de peso e fadiga . 

Sintomas cognitivos de testosterona baixa

Os sintomas cognitivos da baixa testosterona em homens e mulheres podem incluir:

  • Diminuição da sensação de bem-estar
  • humor deprimido
  • Dificuldade de concentração e memória
  • Fadiga
  • Mau humor e irritabilidade
  • Problemas de sono

Sintomas de estrogênio baixo em mulheres

Os sintomas cognitivos de baixo estrogênio em mulheres podem incluir:

  • Problemas de concentração
  • Mau humor e irritabilidade
  • Dores de cabeça antes ou durante o período
  • Fadiga

Pesquisa clínica de tratamento com hormônios sexuais

A seguir, vários estudos clínicos que mostram como os neuroesteróides (hormônios sexuais no cérebro) podem beneficiar a função cerebral, a cognição e o humor .

Estrogênio para esquizofrenia

A pesquisa mostra que a esquizofrenia parece ser causada por uma mudança ou desequilíbrio nos níveis de dopamina e serotonina no cérebro. 

Um estudo randomizado duplo-cego realizado na Escola de Psicologia e Psiquiatria em Melbourne, Austrália recrutou 102 mulheres com esquizofrenia .

Metade das pacientes recebeu um adesivo de estradiol transdérmico de 100 μg ou placebo transdérmico diariamente por 28 dias.

Os sintomas foram avaliados semanalmente com a Escala de Síndrome Positiva e Negativa .

O estudo mostrou que a adição de 100 μg de estradiol transdérmico reduziu significativamente os sintomas de esquizofrenia durante o ensaio de 28 dias em comparação com as mulheres que receberam medicação antipsicótica sozinha.

Os autores do estudo concluíram que “ o estradiol parece ser um tratamento útil para mulheres com esquizofrenia e pode fornecer uma nova opção terapêutica adjuvante para doenças mentais graves ”.   

Progesterona para reparar o cérebro

Vários estudos mostraram que a progesterona, os estrogênios e a testosterona fornecem proteção contra várias lesões cerebrais.

Estudos em todo o mundo sugerem que a progesterona , se administrada logo após a lesão, pode limitar o dano tecidual e melhorar a função cerebral após lesão cerebral traumática (TCE) , lesão da medula espinhal, acidente vascular cerebral, neuropatia diabética e outros tipos de lesão neural aguda .

A progesterona desempenha um papel na neurogênese , mielinização , TCE , cognição, humor, inflamação e função mitocondrial . E aumenta a liberação do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) .

Após o trauma cerebral, a progesterona reduz o inchaço cerebral e as citocinas inflamatórias, previne a perda de neurônios e a disfunção mitocondrial e melhora a cicatrização .

Estrogênio para esclerose múltipla

Os pesquisadores observaram que pacientes com esclerose múltipla que engravidavam apresentavam uma diminuição significativa nas recaídas que podem ter sido causadas por uma mudança na resposta imune.

Estudos em animais de MS mostraram que o estradiol pode diminuir os sintomas da doença. E quando o tratamento parou, os sintomas voltaram aos níveis pré-tratamento .

Um estudo duplo-cego randomizado foi conduzido em cooperação com 16 centros médicos no Canadá e nos EUA entre 2007 e 2014.

164 mulheres com idades entre 18 e 50 anos com esclerose múltipla receberam aleatoriamente 8 mg de estradiol oral com acetato de glatiramer (20 mg) diariamente ou um placebo.

O estudo concluiu que o estradiol mais acetato de glatirâmer reduziu as taxas de recaída da EM e foi bem tolerado .

A progesterona reduz a eficácia dos remédios para TDAH

As mulheres com TDAH geralmente acham que os remédios estimulantes para o TDAH não são tão eficazes durante as duas últimas semanas do ciclo menstrual .

Nas primeiras 2 semanas do seu ciclo, os níveis de estrogênio aumentam. E você descobre que seus remédios para TDAH são eficazes .

Mas durante as últimas 2 semanas do seu ciclo, os níveis de estrogênio caem e os níveis de progesterona aumentam. E seus remédios não funcionam tão bem .

A eficácia de seus remédios para TDAH varia porque o estrogênio desempenha um papel na criação e plasticidade dos neurônios do mesencéfalo . As áreas do seu cérebro usadas para tomada de decisão e comportamento emocional e social .

Demonstrado durante um estudo com mulheres jovens saudáveis ​​de 25 a 26 anos. Os pesquisadores queriam saber como Adderall se sente quando o estrogênio aumenta .

Um grupo de mulheres recebeu adesivos de estradiol com 10 mg de Adderall . O outro grupo usou apenas Adderall . As participantes do estudo estavam nas primeiras duas semanas de seu ciclo menstrual.

A equipe descobriu que a combinação de um aumento no estrogênio junto com o uso de estimulantes aumentou os efeitos do estimulante .

Níveis mais altos de estrogênio e níveis mais baixos de progesterona estão associados ao aumento da eficácia dos medicamentos estimulantes em homens e mulheres . 

Outro estudo sugeriu que os remédios para TDAH podem precisar ser usados ​​em dosagens variadas ao longo do ciclo menstrual para um controle ideal dos sintomas . 

Testosterona e memória

Declínios relacionados à idade nos hormônios sexuais ocorrem em homens e mulheres. E está associado a declínios na cognição e na memória .

A suplementação de testosterona em homens mais velhos demonstrou em vários estudos melhorar a cognição e a memória .

Um estudo realizado na Universidade de Washington recrutou 57 homens idosos saudáveis. Os homens receberam injeções semanais de 50.100 ou 300 mg de enantato de testosterona ou um placebo por 6 semanas.

Amostras de sangue foram coletadas 48 horas após a injeção de testosterona para cada semana do estudo.

Os pesquisadores concluíram que aumentos moderados na testosterona (100 mg), mas não baixos ou altos (50 e 300 mg), resultaram em melhor cognição e memória .

Outros estudos com homens jovens e baixos níveis de testosterona mostraram que a suplementação melhorou o raciocínio, a memória de trabalho, espacial e verbal . 

Os resultados desses estudos sugerem que níveis ótimos de hormônios sexuais podem apoiar a memória de trabalho e a cognição em homens de qualquer idade .

Testosterona e depressão

Uma meta-análise de 469 estudos publicados em 2018 concluiu que a terapia de reposição de testosterona foi eficaz na redução da depressão em homens . 

Como ler testes de laboratório de hormônios sexuais

intervalo de referência ou os valores normais em um teste de laboratório de hormônio sexual são típicos de alguém que não está recebendo terapia hormonal .

Mas você pode não ser ‘típico’. Você pode descobrir que, embora seus exames laboratoriais estejam dentro do alcance, se ainda estiver com sintomas, encorajo-o a continuar investigando.

Peça outro conjunto de laboratórios e, se forem iguais ao primeiro, considere ervas nootrópicas para otimizar seus níveis hormonais até se sentir melhor. Ou considere a terapia de reposição hormonal (TRH) .

Faixas de nível de hormônio sexual de homens e mulheres

Suplementos nootrópicos para aumentar a testosterona

Vitamina D 3 – 5.000 – 10.000 UI por dia – estudos mostram uma relação entre de vitamina D e o volume de esperma, contagem de espermaemotilidade.

A vitamina D também parece estar envolvida na produção de testosterona . Um estudo com 165 homens de 20 a 49 anos foram divididos em dois grupos. O grupo um recebeu 3.332 UI de vitamina D diariamente durante um ano e o grupo dois um placebo.

Os níveis totais de testosterona no Grupo um aumentaram cerca de 25% após a suplementação com vitamina D. Mas os níveis de testosterona no grupo placebo permanecem inalterados.

Zinco – 25 – 50 mg – estudo com 37 pacientes diagnosticados com infertilidade por 5 anos suplementados com zinco. Os pesquisadores descobriram que a suplementação de zinco aumentou significativamente os níveis de testosterona e DHT . 

Ashwagandha – 250 – 500 mg por dia – Um estudo testou os efeitos do extrato de Ashwagandha (KSM-66 ® ) 225 mg 3 vezes por dia durante 12 semanas com homens inférteis. O estudo mostrou um aumento de 17% nos níveis de testosterona e um aumento de 167% na contagem de esperma . 

Black Seed Oil (Nigella Sativa) – 2 gramas por dia – um estudo com 55 homens inférteis com idade entre 18-40 anos foram divididos em dois grupos. Um grupo suplementado com 2 gramas de óleo de semente preta por dia durante 3 meses.

O grupo de homens que usaram o Black Seed Oil teve um aumento de 46,83% na contagem, motilidade e viabilidade de espermatozoides . Bem como um aumento de 47,46% no FSH e um aumento de 32,75% no LH . E a testosterona aumentou 29,35%. 

Extrato de gengibre – dosagem não divulgada – um estudo com 75 homens inférteis que suplementaram com extrato de gengibre por 30 semanas resultou em aumento de 17,7% na testosterona, hormônio luteinizante (LH) em 43,2% e hormônio folículo estimulante (FSH) em 17,6%. 

Fenugreek – 500 mg por dia – 50 homens com idades entre 35-65 anos suplementados com 500 mg Fenugreek para 12. O resultado foi um aumento de 46% na testosterona livre na maioria dos voluntários, incluindo melhora do estado de alerta mental e do humor . 

Mucuna Pruriens (L-DOPA) – um estudo realizado na Índia recrutou 150 homens inférteis com idade entre 25 e 40 anos. 75 homens suplementados com 5 gramas de Mucuna Pruriens diariamente por 3 meses. Os homens mostraram uma melhora de 41% nae motilidade dos espermatozóides , e a testosterona aumentou 27%. 

DHEA – 25 – 50 mg por dia – sintetizado naturalmente nos testículos, glândulas supra-renais e no cérebro, o DHEA é um precursor da síntese de testosterona e DHT e pode ativar os receptores de andrógeno e.

Uma meta-análise de 42 publicações demonstrou que a suplementação de DHEA aumentou significativamente o nível de testosterona em homens e foi ainda mais eficaz em mulheres – a dosagem de > 50 mg por dia durante 12 semanas foi mais eficaz do que as dosagens < 50 mg por dia. 

Suplementos nootrópicos para regular o estrogênio

Mulheres pós-menopáusicas com baixos níveis de estrogênio circulante podem apresentar nevoeiro cerebral e má cognição ,  obesidade, síndrome metabólica, câncer, cólicas menstruais excessivas, dor durante a relação sexual, fluxo menstrual anormal ou intenso ou síndrome dos ovários policísticos (SOP) .

Mas estudos recentes mostraram apoiar seu microbioma e ajudar a prevenir muitas dessas doenças moduladas por estrogênio .

Seu microbioma afeta os níveis de estrogênio por meio da secreção da enzima β-glucuronidase , que desconjuga o estrogênio . Permitindo que o estrogênio livre se ligue a seus receptores e prevenindo muitas doenças mediadas por estrogênio . 

Performance Lab ® Prebiótico – 3 gramas duas vezes por dia – a inulina e frutooligossacarídeos (FOS) neste prebiótico são fermentados em seu intestino produzindoácidos graxos de cadeia curta (SCFAs),incluindoacetato, propionatoebutirato

Os SCFAs , incluindo o butirato produzido por este prebiótico, suportam a integridade da barreira epitelial em seu intestino. Apoiando a homeostase do microbioma , um intestino saudável e o metabolismo do estrogênio .

Fitoestrógenos de isoflavonas de soja – a suplementação com isoflavonas de fitoestrógenos extraídas da soja modula o metabolismo do estrogênio . E demonstrou reduzir as células tumorais, induzir a apoptose das células tumorais e pode reduzir os riscos de câncer de mama, doenças cardíacas, osteoporose e obesidade . 

Luteolina – 60 mg por dia – nos homens, a luteolina ajuda a regular a aromatase e a impedir que a testosterona se converta em estrogênio e seus efeitos colaterais indesejados, incluindo ‘peitos masculinos’ e queda de cabelo.

Terapia de Reposição Hormonal Sexual

Você pode descobrir que os suplementos nootrópicos naturais sozinhos não podem aumentar sua testosterona ou estrogênio para níveis saudáveis. Níveis onde você se sente bem, tem o desempenho que deseja , geralmente está de bom humor e não se irrita com ninguém, seus níveis de energia suportam o estilo de vida que você merece e a memória não é um problema.

Você não pode confiar apenas em testes de laboratório . Se seus números estiverem dentro da curva de “normal” e você ainda se sentir péssimo, cabe a você encontrar um profissional médico disposto a trabalhar com você. E obtenha níveis ideais de hormônios sexuais .

A terapia de reposição hormonal pode ser sua melhor opção. E não é só para homens. Como mulher, você também merece se sentir bem .

Faça uma busca por “ reposição hormonal perto de mim ” e veja quem aparece. Em seguida, leia as avaliações dos usuários antes de fazer uma chamada.

Nootrópicos Expert ® Recomendação

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Seus hormônios, incluindo testosterona, estrogênio e progesterona , desempenham um papel crítico não apenas no desempenho físico, mas também na saúde cerebral e na cognição ideais.

Você pode montar a melhor pilha nootrópica do planeta sob medida para seus problemas específicos. Mas você NÃO obterá todos os benefícios se seus hormônios não estiverem otimizados .

Apoiar níveis saudáveis ​​de hormônios sexuais otimizados para você pode fazer a diferença entre viver a vida com que você sonha ou continuar lutando.

Sua idade não deve determinar como você deseja se sentir e atuar. Isso vale para você também, se estiver na casa dos 20 ou 30 anos. Hormônios sexuais esgotados podem acontecer em qualquer idade.

Mas se isso não for suficiente, considere a terapia de reposição hormonal . E comece a viver a vida em seus termos . Você merece se sentir bem! Todo dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *