Como saber se você tem baixa dopamina

O que é deficiência de dopamina?

Níveis baixos de dopamina são assim. Sabe aqueles dias em que você sente que está arrastando os pés, cansado , com mudanças de humor, falta de motivação e  não consegue se lembrar de nada ?

Você pode estar com pouca  dopamina .

A dopamina  é o seu principal neurotransmissor para  motivação, sensação de produtividade, foco , aprendizado e memória .

É  o seu entusiasmo pela vida . 

Se você sente que está perdendo a vida,  a baixa dopamina  pode ser o motivo.

A boa notícia é que, uma vez que você esteja ciente disso, poderá facilmente aumentar os níveis de dopamina em seu cérebro. Que eu vou compartilhar com você em um minuto.

Mas você tem certeza que é dopamina?

Aqui está uma pequena estatística maluca. Menos de 1 por cento dos neurônios do seu cérebro são neurônios dopaminérgicos . 

E, no entanto, parece que  todo mundo  está falando sobre  dopamina . É até um tópico de pesquisa popular na comunidade de neurociências.

Mas o que as pessoas costumam atribuir à  dopamina pode ser algo completamente diferente que está dando errado em seu cérebro.

Agora, assumindo que você acertou, a dopamina é um dos três neurotransmissores catecolaminas .

Com a ajuda de várias enzimas e cofatores , a dopamina também contribui para a produção de norepinefrina e epinefrina (adrenalina) .

A dopamina  está ligada a sentimentos de  prazer  e  euforia . Também é crítico para  o apetite, processamento de recompensas, libido , memória de curto prazo , criatividade , atenção , movimento corporal e  motivação . 

A epinefrina  e  a norepinefrina  atuam para aumentar  o estado de alerta  e  a atenção . 

Como é ser deficiente em dopamina

Se você está com pouca dopamina , tudo é monótono.

E você  terá muito pouco entusiasmo pela vida .

Você começa a buscar cafeína , açúcar ou estimulantes porque é a única maneira de passar o dia. Os sintomas de deficiência de dopamina  incluem  apatia, fadiga, sensação de desesperança, não consegue concluir tarefas, não consegue se concentrar ou não consegue  se conectar com outras pessoas . Você não pode sentir prazer . Sem  motivação, falta de libido, perda de memória , alterações de humor, procrastinação, insônia e possivelmente vícios .

Se algum desses soa verdadeiro para você, considere o uso de um suplemento nootrópico para aumentar  os níveis de dopamina  em seu cérebro.

Melhores nootrópicos para aumentar a dopamina

Você pode aumentar os níveis de dopamina em seu cérebro com os  aminoácidos  L-fenilalanina  ou L-tirosina , que está presente em uma variedade de alimentos.  

Você também pode aumentar a dopamina usando L-DOPA (de Mucuna Pruriens ), mas eu não recomendo . Não no começo. Porque a L-DOPA imediatamente produz dopamina .

Não há espaço de manobra. E se você não acertar a dosagem, logo saberá o que acontece quando a dopamina está alta .

Você também perde a produção de hormônio da tireóide . Porque a L-tirosina trabalha com iodo e alguns outros cofatores para a produção de hormônios tireoidianos .

Você também pode obter L-Tirosina e L-Fenilalanina de alimentos ricos em proteínas, como aves, peixes, laticínios, nozes, produtos de soja, feijão-de-lima, abacate e banana.

Mas você pode estar com pouca dopamina  porque sofre de um dos  18 distúrbios conhecidos do metabolismo da tirosina .

Ou você não come alimentos suficientes contendo esses aminoácidos .

como faço para obter mais dopamina?
O que desencadeia a liberação de dopamina?

Você também pode estar perdendo um ou mais dos cofatores ou enzimas necessárias para converter L-fenilalanina e/ou L-tirosina em dopamina .

Seja qual for a razão. Se você suspeitar que está  com pouca dopamina , a maneira mais fácil e rápida de aumentar os níveis desses neurotransmissores críticos é usar um suplemento nootrópico .

A dosagem recomendada de L-tirosina  para aumentar a dopamina é de 500 mg – 2 ou 3 vezes por dia.

Você pode achar que seu corpo responde melhor a doses menores . Ou você pode precisar dobrar sua dose se estiver acumulando com  TDAH remédios estimulantes. Ouça seu corpo e veja como você reage.

Ou você pode tentar  N-Acetil L-Tirosina (NALT)  , que é simplesmente  L-Tirosina  com um  grupo acetil  adicionado. Que se decompõe em seus rins de volta em  L-tirosina .

O NALT  é uma forma mais solúvel de  L-tirosina  , por isso deve ser mais  biodisponível  para o seu cérebro. Mas alguns estudos dizem que não é assim. 

Já experimentei os dois e uso o que tiver à mão . Acho que tanto L-tirosina quanto NALT são igualmente eficazes para mim. Experimente cada um por um mês e veja qual funciona melhor para você .

Você também pode obter  N-acetil L-tirosina  no que muitos acreditam ser a melhor pilha nootrópica pré-formulada do planeta (mais de 1 milhão de frascos vendidos).

Conclusão

Se você sente que está arrastando os pés mais dias do que não. As mudanças de humor tornam a vida desagradável para as pessoas ao seu redor.

Se você se levantar e sair, parece que se levantou e foi embora. Você não tem motivação e não consegue se lembrar de nada.

Você pode ser deficiente em dopamina . E a maneira mais fácil de saber com certeza é tentar suplementar com L-tirosina 500 mg duas vezes ao dia por 2 ou 3 dias.

Veja se L-tirosina ou NALT faz diferença. Se você sentir uma mudança positiva, saberá com certeza que estava com deficiência de dopamina . E agora você sabe como corrigir uma deficiência de dopamina e começar a aproveitar a vida novamente .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *