Como hackear seu estado de fluxo com Nootrópicos

Flow é o estado final de consciência onde você sente e executa o seu melhor. E os nootrópicos podem ajudar a obter, manter e sair de uma incrível experiência de fluxo

O fluxo é um estado ideal de consciência. O estado de fluxo também é conhecido como “ na zona ”. É onde você executa o seu melhor. E você sente o seu melhor.

Todos nós já experimentamos o fluxo em algum momento de nossa vida. Lembre-se de uma época em que você estava totalmente absorto em alguma coisa. Teve sua total atenção. Você estava tão concentrado que todo o resto desapareceu.

Seu senso de identidade desapareceu. A autoconsciência não saiu. Tempo dilatado. Uma experiência de 5 horas pareceu 5 minutos. Mas o oposto também é verdadeiro. O tempo pode desacelerar. Então parece que as coisas estão acontecendo em câmera lenta.

Mas, independentemente de como você experimentou esse estado de fluxo, seu desempenho físico e mental estava fora das paradas.

Um relatório da McKinsey & Co. estudou 5.000 executivos durante workshops. E concluiu que os executivos seniores em flow são 5 vezes melhores e mais produtivos do que aqueles que não o são . 

Com um pouco de conhecimento e alguma prática, você reconhecerá um estado de fluxo se aproximando. E com a química e as ondas cerebrais otimizadas com os nootrópicos certos , você experimentará o fluxo como nunca antes.

Este artigo é sobre como hackear seu estado de fluxo. O que pesquisas recentes mostram está acontecendo com você durante o fluxo. E as variáveis ​​que você pode influenciar para entrar na zona com mais frequência .

Índice

Definição do estado de fluxo

O termo que agora chamamos de “ Flow ” foi originalmente escrito pelo professor e pesquisador Mihály Csíkszentmihályi em seu livro “ Flow: The Psychology of Optimal Experience ”. 

Csíkszentmihályi levantou a hipótese de que as pessoas são mais felizes quando estão em estado de fluxo . Um estado em que você está tão envolvido em uma atividade que nada mais importa.

Em uma entrevista que Csíkszentmihályi deu à revista Wired em 1996, ele descreveu o fluxo como:

“estar completamente envolvido em uma atividade por si mesma. O ego desaparece. O tempo voa. Cada ação, movimento e pensamento decorre inevitavelmente do anterior, como tocar jazz. Todo o seu ser está envolvido e você está usando suas habilidades ao máximo.”

Esse estado que agora chamamos de “fluxo” fascinou as culturas. E ao longo da história escrita.

O budismo e o taoísmo referem-se ao fluxo como a “ ação da inação ” ou “ fazer sem fazer ”. Antigos textos Advaita , incluindo o Bhagavad-Gita, também se referem a um estado que agora chamamos de “ fluxo ”.

Steven Kotler , autor de “ The Rise of Superman ” e co-fundador do  Flow Genome Project, escreve que os atletas em esportes de ação e aventura entram consistentemente no estado de fluxo. Porque sua atividade frequentemente os coloca em situações de vida ou morte. É “ fluir ou morrer ”.

como entrar no fluxo

A neurobiologia do estado de fluxo

Quando você entra em um estado de fluxo, três mudanças em sua neurobiologia foram identificadas:

  1. Neuroanatomia – Seu córtex pré-frontal desliga. Isso é conhecido como “ hipofrontalidade transitória ”. Seu córtex pré-frontal é a parte do cérebro que hospeda suas funções cognitivas superiores, senso de moralidade, senso de vontade e seu senso de identidade. Entrar no fluxo é como alguém apertando o botão ‘Pausar’ nesta seção do seu cérebro.

David Eagleman, diretor do Laboratório de Percepção e Ação do Baylor College of Medicine, descobriu que quando o córtex pré-frontal entra em hiato, a percepção do tempo muda .

Aaron Dietrich, da Universidade Americana de Beirute, descobriu que a hipofrontalidade transitória está associada a todos os estados alterados de consciência . Dietrich realizou muitas pesquisas sobre o estado de fluxo durante os estados de consciência induzidos pelo exercício. 

É por isso que você se sente “alto do corredor”. Seu crítico interno está ‘desligado’. Você não tem a sensação de ser ‘autoconsciente’.

Charles Limb, da John Hopkins, conduziu um estudo com 11 músicos de jazz com idades entre 25 e 56 anos usando uma máquina fMRI. E descobriu que durante a improvisação de jazz, seu córtex pré-frontal desligava . 

  1. Neurotransmissores – Uma vez que você experimenta um estado de fluxo , o sentimento e a memória são tão profundos que permanecem com você. E você quer mais do que acabou de ter. A experiência do estado de fluxo é profunda em grande parte por causa dos neurotransmissores envolvidos.

Flow começa com sofrimento e ansiedade. E seu crítico interno está em alta velocidade. O estágio inicial do fluxo começa com um pico no neurotransmissor norepinefrina e no hormônio cortisol.

Ou você fica exausto ou, se for sábio o suficiente para perceber esse estado, você se entrega e relaxa. O óxido nítrico aumenta e libera os produtos químicos do estresse para fora de sua corrente sanguínea.

Depois de entrar no estado de fluxo , a dopamina entra em ação. Parece que você quer mais disso. E você deve continuar fazendo isso. As endorfinas aumentam e você não sente dor.

O neurotransmissor anandamida aumenta, o que afeta principalmente os receptores canabinóides. Anandamida (da palavra sânscrita para ‘bem-aventurança’) afeta seus sentimentos de motivação e prazer. 

E, finalmente, você entra no estágio de consolidação da memória com aumentos no neurotransmissor serotonina .

  1. Ondas cerebrais – Pesquisas usando EEG e fMRI nos últimos 5 anos identificaram as ondas cerebrais envolvidas no estado de fluxo .

Quando você se aproxima de um estado de fluxo , o pico de norepinefrina e cortisol é acompanhado por ondas cerebrais Beta hiperativas e ocupadas . Quando você fica muito cansado ou frustrado. Ou se você for sábio o suficiente e simplesmente relaxar. O óxido nítrico entra em ação junto com ondas cerebrais alfa relaxadas, mas alertas .

Uma vez que você entra no estado de fluxo , juntamente com a dopamina , endorfinas e anandamida , você experimenta as ondas cerebrais Theta . As ondas cerebrais Theta são os estados experimentados por meditadores de longa data. Este é o estado de sensação ideal e desempenho elevado. Raramente entramos em Theta durante um estado regular de consciência acordado.

Ao deixar o estado de fluxo , você entra nas profundas ondas cerebrais Delta . Este é o estágio de consolidação da memória junto com o aumento da serotonina . Você obtém o resplendor da imensa satisfação. E as boas sensações da serotonina.

O estado de fluxo não é uma habilidade ou habilidade

gatilhos de estado de fluxo

Agora que entendemos o que acontece antes, durante e depois de um estado de fluxo. É tentador pensar que podemos usar isso como uma ‘receita’ para atingir o fluxo. Mas o fluxo não é tão fácil quanto aprender uma receita simples.

Sendo um meditador de longa data, vou tomar algumas liberdades aqui. E ir um pouco fundo em você.

Flow é o estado subjacente no qual você existe naturalmente. Pergunte a qualquer estudante antigo de meditação. Embora você normalmente não consiga atingir o estado de fluxo à vontade. Você pode recriar o fluxo através da prática. Especialmente a prática de deixar ir .

Você vê isso o tempo todo com atletas que participam de esportes radicais. Você vê isso nos músicos durante uma jam session prolongada e inspirada.

Como redator, experimento o fluxo quase todos os dias. Escrever uma peça como essa requer uma pesquisa intensa. E inundando meu cérebro e sistema para oprimir. Até que as comportas estouram. E começo a escrever. Isso é fluxo.

Portanto, a prática e a repetição podem ajudá-lo a desenvolver a capacidade de experimentar o fluxo sob demanda. A visualização pode fazer parte do processo de ‘repetição’.

Como reconhecer um estado de fluxo

Quando você está sob extrema pressão. E você perde o foco. Você simplesmente não sabe o que fazer. O pânico pode começar a se instalar. E parece que você realmente não quer ir para lá…

Geralmente, esse é o estágio inicial do estado de fluxo. Pode ser infernal. Ou se você o reconhece pelo que é. Você pode pegar a onda. E passe por isso.

Anteriormente, discutimos quase todos os principais neurotransmissores envolvidos em vários estágios do fluxo. E as ondas cerebrais envolvidas em cada um.

Bem, acontece que você pode ter uma experiência de fluxo muito mais profunda, agradável e memorável quando os neurotransmissores e as ondas cerebrais são otimizados. Minha vida e trabalho são um exemplo de como o fluxo pode ser hackeado.

Mas os nootrópicos sozinhos não podem produzir um estado de fluxo. É uma experiência de corpo inteiro. Os nootrópicos, no entanto, podem ajudar a alcançar e fornecer uma experiência de fluxo melhor, mais completa e mais rica.

A seguir, veremos alguns nootrópicos que podem ajudar em cada estágio de um estado de fluxo. Ambos otimizando neurotransmissores e ondas cerebrais .

flow-fundamentals-nootrópicos

Melhores nootrópicos para hackear um estado de fluxo

Enquanto os nootrópicos não induzirão um estado de fluxo. Os suplementos certos certamente podem proporcionar uma experiência mais agradável e poderosa.

Os neurotransmissores envolvidos no fluxo incluem norepinefrina , dopamina , endorfinas , anandamida e serotonina . O óxido nítrico é necessário para ajudar a eliminar os produtos químicos do estresse que permitem que você entre no fluxo. E as ondas cerebrais envolvidas no fluxo incluem as ondas Beta , Alfa , Teta e Delta .

Cada um desses neurotransmissores e padrões de ondas cerebrais podem ser influenciados pelo nootrópico certo. E temos muitos nootrópicos para escolher. Portanto, esta próxima seção contém sugestões para auxiliar cada estágio do fluxo.

Existem muito mais opções para otimizar neurotransmissores e ondas cerebrais do que as que incluo abaixo. Esta não é uma lista definitiva. Mas minha intenção é fazer você começar.

Experimente e veja o que funciona melhor para você.

Dopamina e Norepinefrina

A produção de dopamina em seu corpo segue esta via metabólica:

Fenilalanina → Tirosina → L-DOPA → Dopamina → Norepinefrina

A dopamina é convertida em norepinefrina pela enzima dopamina β-monooxigenase , com 2 e ácido ascórbico (Vitamina C) como cofatores.

Se os níveis de dopamina estiverem baixos, os níveis de norepinefrina também estarão baixos. E você não entrará em fluxo.

Nootrópicos para aumentar a dopamina

  • Ginkgo Biloba – Ginkgo atua como um inibidor da monoamina oxidase (MAOI) , que reduz os níveis de monoamina oxidase (MAO) no cérebro. A MAO decompõe a dopamina. Particularmente conforme você envelhece. E Ginkgo é muito eficaz em aumentar a circulação cerebral . Fornecendo ao seu cérebro os nutrientes e neurotransmissores de que ele precisa durante o fluxo.
  • A L-tirosina é o precursor da produção de dopamina no cérebro. A tirosina melhora a memória de trabalho , a função executiva , os estados de fluxo criativo , reduz o estresse, melhora o humor e é anti-ansiedade. A dosagem sugerida de L-tirosina é de 350 a 500 mg duas vezes ao dia.
  • Mucuna Pruriens (L-Dopa) – Mucuna funciona como antioxidante e quelante de metais pesados, melhora a memória  e  a cognição , reduz a depressão e aumenta a libido. L-Dopa também é o precursor da dopamina . A dosagem sugerida de Mucuna Pruriens é de 250 a 500 mg por dia.
  • N-acetil L-cisteína (NAC) – NAC é um aminoácido que regula a quantidade de glutamato e dopamina no cérebro. E o NAC protege seus receptores de dopamina . Influenciando os níveis de dopamina e a função em seu cérebro.
  • NADH – NADH é a forma de coenzima ativa da vitamina B 3 (niacina) presente em todas as células do corpo. NADH ajuda a estimular a produção de dopamina, norepinefrina e serotonina.  Todos os neurotransmissores envolvidos no fluxo.
  • Vitamina B 6 e B 12 – Ambas as vitaminas B 6 e B 12 são um pré-requisito para atingir um estado de fluxo . Isso NÃO é opcional. Ambos são necessários para a síntese dos neurotransmissores dopamina , noradrenalina e serotonina . B 12 ainda ajuda a aumentar os níveis de serotonina e dopamina em seu cérebro. E mesmo uma deficiência leve em B 6 resulta na regulação negativa de GABA e serotonina. Sem ele, você não experimentará o resplendor de um incrível estado de fluxo.

Óxido nítrico

Hackeando o estado do fluxo

O óxido nítrico é necessário para liberar os altos níveis de norepinefrina e cortisol produzidos para garantir uma transição suave para o estado de fluxo.

  • Palha de aveia – A palha de aveia é um inibidor da MAO-B que aumenta os níveis de dopamina no cérebro. Oat Straw pode melhorar a atenção, foco , cognição e concentração . E ajuda a aumentar o óxido nítrico e inibe a enzima PDE4 , que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos.  Lavar seu sistema para prepará-lo para uma experiência de fluxo total.
  • NADH – NADH faz dupla função durante o estado de fluxo. Não só aumenta a dopamina, norepinefrina e serotonina. Também ajuda a aumentar a produção de óxido nítrico para ajudar a eliminar os produtos químicos do estresse para que você possa entrar em fluxo.
  • Pramiracetam – Este nootrópico da família racetam tem um efeito profundo na síntese de acetilcolina em seu cérebro. Ajudando todos os outros neurotransmissores a funcionar melhor. Mas Pramiracetam também aumenta a atividade do óxido nítrico em seu cérebro. 
  • Vitamina B 3 (niacina) – A niacina funciona em dobro, ajudando a estimular a produção de dopamina , norepinefrina e serotonina . Neurotransmissores críticos envolvidos no estado de fluxo. E a niacina aumenta a produção de óxido nítrico . Ajudando a liberar os produtos químicos de estresse necessários para garantir que você entre no fluxo.

Endorfina

  • Phenibut – Este nootrópico é um análogo do GABA que estimula a glândula pituitária a secretar o hormônio do crescimento humano . E ajuda a produzir endorfinas que fazem você se sentir bem durante e após um estado de fluxo.
  • Picamilon – É usado para aumentar o GABA em seu cérebro e produzir ondas cerebrais alfa . Picamilon também ajuda a produzir as endorfinas que fazem você se sentir bem durante e após um estado de fluxo.
  • Rhodiola Rosea – Rhodiola é quase obrigatório para um estado de fluxo alucinante. Este adaptógeno não apenas aumenta os níveis de serotonina e norepinefrina , contribuindo para o bom humor. Mas também aumenta os opioides do bem-estar, como as beta- endorfinas .

Serotonina

  • Ginseng – O ginseng funciona em dobro durante o estado de fluxo. Este adaptógeno fornece neuroproteção na via dopaminérgica . E também é um potente inibidor da recaptação da serotonina (ISRS) . Funcionando como antidepressivo e contribuindo para uma ótima conclusão do flow.
  • L-Teanina – Comumente encontrada no chá verde, a L-Teanina ajuda a aumentar o GABA , a serotonina e a dopamina no cérebro.
  • Rhodiola Rosea – Rhodiola ajuda a melhorar o estado de alerta, energia, memória e humor, é anti-ansiedade e antidepressivo, reduz a fadiga e aumenta a cognição e concentração. Rhodiola influencia os níveis de serotonina e norepinefrina em seu cérebro. A dosagem sugerida de extrato de Rhodiola é de 150 a 200 mg por dia.
  • As vitaminas 6 , B 8 e B 9 são todas necessárias para ajudar na síntese de serotonina no cérebro.

Ondas cerebrais

  • L-Theanine – L-Theanine aumenta as ondas cerebrais alfa (8-12Hz) promovendo um relaxamento alerta.  E ondas cerebrais teta associadas à criatividade e ao alívio de traumas.
  • Phenibut – Este análogo do neurotransmissor inibitório GABA atravessa facilmente a barreira hematoencefálica. Phenibut ajuda a aliviar a ansiedade, o estresse e aumenta a produção de ondas cerebrais alfa .
  • Picamilon – Picamilon é uma combinação do neurotransmissor GABA e Vitamina B 3 (niacina) . O GABA sozinho não consegue atravessar a barreira hematoencefálica . Mas o Picamilon atravessa o cérebro com a ajuda da niacina. Picamilon foi mostrado em estudos clínicos para aumentar a produção de ondas cerebrais alfa .
  • Noopept – Este potente nootrópico modula os receptores AMPA e NDMA em seu cérebro. Modula os níveis de glutamato dentro dos neurônios e protege as células cerebrais. Influencia a Potenciação de Longo Prazo necessária para desenvolver a memória de longo prazo . E aumenta a atividade das ondas cerebrais Alfa e Beta .
  • Fenilpiracetam – Este nootrópico foi banido pela Agência Mundial Antidopagem, impedindo que atletas o usem em competições por causa de seus efeitos estimulantes. Mas Carfedon também demonstrou em estudos clínicos afetar as ondas cerebrais alfa e beta .

Flow é o estado final de consciência

Flow é o estado final de consciência onde você sente e executa o seu melhor. E os nootrópicos certamente podem ajudar a obter, manter e sair de uma incrível experiência de fluxo.

Uma observação final sobre todos os suplementos nootrópicos sugeridos acima. Você deve ter notado que as vitaminas B estão envolvidas na síntese e produção de todos os principais neurotransmissores.

Cada pilha nootrópica deve incluir uma fórmula de complexo B de alta qualidade que inclui  vitamina B 9 altamente biodisponível (folato, não ácido fólico) e B 12 (metilcobalamina, não cobalamina).

Para recomendações de dosagem, efeitos colaterais e interações medicamentosas, clique no link para cada nootrópico para ver o artigo completo sobre esse suplemento.

Quando você está no fluxo, sua produtividade e criatividade disparam. Steven Kotler, autor de The Rise of Superman, descobriu que estar no fluxo (ou na Zona) pode aumentar a produtividade em 500 – 700%.

Pense nisso por um minuto. Um dia de fluxo pode produzir tanto quanto o que normalmente levaria uma semana inteira para fazer. E os nootrópicos podem ajudar.

Se você experimentou o estado de fluxo e tem alguma sugestão que possa ajudar o resto de nós, neurohackers. Eu apreciaria seus comentários abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *