Segurança e efeitos colaterais de nootrópicos

Usamos nootrópicos para melhorar a função cognitiva. Porque queremos ter um desempenho melhor, melhorar nossa produtividade e viver nossas vidas em todo o nosso potencial.

Mas há um custo para aumentar a função cognitiva com nootrópicos?

Isso passa pela cabeça de quase todo neurohacker em um momento ou outro. Minha pilha nootrópica é segura? O nootrópico que estou prestes a tentar fará algo além de ajudar?

Neste post, vamos olhar além do hype. E dê uma olhada crítica na segurança nootrópica e nos possíveis efeitos colaterais.

Índice

Histórico Nootrópico

Primeiro, vamos começar definindo o que queremos dizer com “ nootrópico ”. No Brain on Peak ® começamos com a definição original e intenção declarada por D r. Corneliu Giurgea , o homem que projetou Piracetam .

Dr. Giurgea afirmou que um nootrópico deve ser não tóxico, mesmo com o uso a longo prazo . Deve ser capaz de proteger o cérebro e até reparar danos causados ​​por produtos farmacêuticos e outras toxinas .

Com essa visão dos nootrópicos como suplementos para melhorar o cérebro, optamos por excluir as “drogas inteligentes” dessa categoria de neuroestimuladores. Incluindo drogas populares como Adderall e Modafinil.

Nootrópicos são geralmente feitos de plantas. O suplemento é frequentemente retirado de ingredientes ou extratos de plantas.

Muitos desses nootrópicos à base de plantas são usados ​​com segurança há milhares de anos. Bacopa Monnieri (Brahmi) , que é usado em minha pilha pré-fabricada favorit , por exemplo, foi mencionada nos antigos textos ayurvédicos . Foi recomendado aos devotos para ajudar a memorizar longas passagens de texto.

Mesmo a família de nootrópicos racetam é derivada de bioquímicos produzidos naturalmente em seu corpo. Por exemplo, o Piracetam é um derivado cíclico do GABA que é produzido naturalmente em todo o corpo, incluindo o cérebro.

Ao contrário do que afirmam os farmacêuticos e alguns profissionais médicos tradicionais, a maioria dos nootrópicos passou por uma extensa pesquisa. Mesmo para uso a longo prazo por animais e humanos.

nootrópicos-efeitos colaterais

Segurança Nootrópica

Parte do problema com as revistas médicas ocidentais é que muitas pesquisas de compostos nootrópicos foram feitas em outros países além dos Estados Unidos. Frequentemente em outros idiomas além do inglês. E não estão incluídos em bancos de dados como PubMed ou Medline.

No entanto, afirmar que não há perigos no uso de nootrópicos seria pouco profissional. E um desserviço para você.

Cada composto ou substância nootrópica tem um mecanismo de ação diferente no cérebro e no corpo.

Os fatores a serem considerados por cada neurohacker incluem dosagem, sua idade, interação ou complicações medicamentosas, duração e frequência de uso e efeitos em seu cérebro em neurotransmissores , neurônios e outras funções cognitivas.

Um termo que você encontrará com frequência em círculos e comunidades nootrópicas é YMMV . Que significa “ Sua milhagem pode variar ”. Cada um de nós tem bioquímica única e somos afetados por nosso ambiente, os alimentos que comemos, a água que bebemos, o ar que respiramos e até mesmo a genética herdada de nossa família.

Alguns neurohackers podem usar um nootrópico por anos sem problemas. E interrompa o uso sem afetar a função cognitiva. Enquanto outros podem usar um suplemento por anos. E ao interromper o uso, experimente um comprometimento cognitivo significativo.

No Brain on Peak , fazemos o possível para fornecer a pesquisa clínica que respalda cada nootrópico. Incluímos recomendações de dosagem, efeitos colaterais e possíveis interações medicamentosas para cada nootrópico.

Potenciais efeitos colaterais nootrópicos

Temos problemas comuns que podem ser aplicados à maioria dos nootrópicos que exploramos no Brain on Peak . Muitos neurohackers não terão efeitos colaterais para a maioria dos compostos nootrópicos que abordamos. Mas você pode ter problemas.

É sua responsabilidade como neurohacker pesquisar minuciosamente cada substância que você está pensando em adicionar à sua pilha nootrópica . Não somos profissionais médicos. E não faça reclamações e não pode dar conselhos que você deveria receber de um profissional médico com quem você tem um relacionamento profissional.

Aqui está uma lista de possíveis efeitos colaterais para ajudá-lo a avaliar cada nootrópico.

Química cerebral

Cada nootrópico altera o funcionamento do seu cérebro. O mecanismo de ação pode incluir a circulação cerebral , neurotransmissores, neurorreceptores ou níveis hormonais.

Alguns nootrópicos afetam as funções mais básicas e críticas de uma célula cerebral, incluindo a membrana celular, as mitocôndrias e até o DNA. Outros influenciam o movimento químico para dentro e para fora das células cerebrais. Ou pode atuar como um antioxidante e eliminador de radicais livres.

Essa alteração constante na química do cérebro pode expandir ou encolher certas áreas do seu cérebro. Alterando como seu cérebro funciona enquanto você está usando o nootrópico. Mesmo depois de interromper o uso.

Contra-indicações

Muitos dos nootrópicos que usamos para otimizar a cognição podem interagir com medicamentos prescritos. E a razão pela qual frequentemente incluímos avisos na seção “Efeitos colaterais” de cada artigo nootrópico no Brain on Peak .

Algumas reações adversas entre um nootrópico e um farmacêutico podem ser mortais. Portanto, leia atentamente os cuidados e advertências que fornecemos. E use outros recursos que você pode encontrar online, que fornecem extensas listas de contra-indicações.

Sempre sugerimos trabalhar com um profissional médico como o seu médico se estiver combinando nootrópicos com medicamentos prescritos. Mas a maioria dos médicos sabe menos do que você sobre nootrópicos.

Faça sua pesquisa e ouça seu corpo e cérebro. E sempre assuma que você pode ter um problema ao combinar medicamentos prescritos ou OTC com nootrópicos.

Efeitos cumulativos

Empilhamento de nootrópicos

Alguns nootrópicos podem ter um efeito cumulativo em seu cérebro. O uso constante de algo como Huperzine-A, por exemplo, pode ser um problema. Huperzine-A tem uma longa meia-vida e não deixa seu corpo tão rapidamente quanto a maioria dos outros nootrópicos.

A huperzina-A também pode ser tóxica se usada em doses maiores que as recomendadas. Hup-A é um potente inibidor da acetilcolinesterase (AChE) . O que significa que o Hup-A impede a degradação da acetilcolina (ACh) . Se você já tem altos níveis de ACh, está se preparando para um problema de excesso de ACh em seu cérebro.

Huperzine-A é apenas um exemplo de um nootrópico que, quando usado em uma dose muito alta ou por períodos prolongados contínuos, pode causar grandes problemas.

Outros nootrópicos agem como estimulantes que podem prejudicar seus neurônios se usados ​​por períodos prolongados. Outros alteram seu ritmo circadiano , o que pode afetar o sono e os níveis de energia.

A recomendação mais forte que podemos oferecer é ler cuidadosamente cada artigo nootrópico no Nootropics Expert . Tome nota das recomendações de dosagem, tempo e efeitos colaterais.

E se você tiver QUALQUER problema, pare de usar esse nootrópico.

Dependência

Alguns neurohackers relatam que o uso prolongado de nootrópico para aprimoramento cognitivo os deixa dependentes desse nootrópico.

Quando eles param de usar o nootrópico, sua função cognitiva diminui. Não apenas para os níveis de linha de base, como quando começaram. Mas tem um efeito negativo na cognição pior do que eles tentaram corrigir.

Você conhece a química do seu corpo melhor do que qualquer outra pessoa na terra. Ouça seu corpo e cérebro. Se você sentir efeitos negativos ao interromper o uso de um nootrópico, avalie cuidadosamente suas opções.

Você pode querer evitar completamente esse nootrópico. E encontre outro nootrópico que possa ajudar a corrigir os problemas causados ​​pelo uso prolongado da substância original.

A maioria dos neurohackers não experimentará esse tipo de dependência usando o mesmo nootrópico. Conheça seu corpo e cérebro e ouça.

Experimentação, conhecimento e sabedoria são essenciais quando se trata de hackear seu cérebro.

Falta de regulamentação

Saiba quem é seu fornecedor para os nootrópicos que você usa em sua pilha. Faça o possível para obter um ensaio do composto que você está usando, verificando sua pureza e origem.

Suplementos nootrópicos não são regulamentados como produtos farmacêuticos. Isso não é tão assustador quanto parece, porque há muito mais evidências documentadas de problemas com medicamentos prescritos do que com nootrópicos e suplementos dietéticos.

Ninguém que conhecemos teve uma overdose e morreu por causa do uso de nootrópicos. Isso não quer dizer que ninguém acabou no pronto-socorro ou com sérios problemas de saúde por causa de um nootrópico. Mas o resultado final é que os nootrópicos são alguns dos suplementos mais seguros e controlados do mercado hoje.

Leia as análises de usuários de cada nootrópico no fornecedor que você está pensando em usar. Conheça seu fornecedor e faça o possível para verificar a qualidade de seu produto.

E pesquise cada nootrópico que você está usando ou planeja usar. O Brain on peak tem dezenas de estudos clínicos e informações do usuário para cada nootrópico sobre o qual escrevemos. A maioria nós tentamos ou usamos diariamente.

A falta de regulamentação significa que a responsabilidade é inteiramente sua de usar nootrópicos com responsabilidade e segurança.

nootrópicos e neurotransmissores

Neurotransmissores

Temos muitas evidências, feedback científico e de usuários sobre os problemas de muitos medicamentos farmacêuticos.

Os pesquisadores descobriram que os benzodiazepínicos podem causar demência depois de acompanhar os pacientes por 15 anos. 

Verificou-se que os antipsicóticos usados ​​no tratamento da esquizofrenia causam encolhimento do cérebro ao longo do tempo.  Verificou-se que antidepressivos tricíclicos e anti-histamínicos causam demência e contribuem para a doença de Alzheimer.

Meu ponto ao trazer essas descobertas com medicamentos prescritos usados ​​para tratar de tudo, desde Alzheimer a sinusite e insônia, é que eles afetam os neurotransmissores em seu cérebro .

Os nootrópicos também costumam ter como alvo os neurotransmissores em seu cérebro. Alterar os neurotransmissores e a neurotransmissão é um assunto sério. E pode ter consequências igualmente graves se não tivermos cuidado.

Para uma cognição ideal e saúde cerebral, seu cérebro mantém um equilíbrio delicado de todos os neurotransmissores. Cada um funciona em sinergia com o outro e geralmente depende de níveis ótimos de neurotransmissores, bom fluxo sanguíneo cerebral e muitos outros fatores.

Aumentar demais um neurotransmissor como a dopamina e por períodos prolongados pode danificar ou matar neurônios ou neurorreceptores. E causam irritabilidade, insônia e outros problemas a curto prazo.

O excesso de serotonina pode resultar na Síndrome da Serotonina , que pode matá-lo. Posso fornecer inúmeros outros exemplos de uso irresponsável de nootrópicos e níveis descontrolados de neurotransmissores.

Mas seu cérebro é um equipamento lindamente projetado. A neuroplasticidade e o bom senso podem salvar a maioria dos erros. O cuidado é sempre recomendado.

Efeitos colaterais

Cada artigo nootrópico em nossa Lista de Nootrópicos tem uma seção de “Efeitos colaterais”. Sempre suponha que qualquer coisa que você faça para alterar a química do cérebro ou o metabolismo pode ter efeitos adversos.

A maioria dos neurohackers não experimentará efeitos adversos para um único nootrópico. Mas indivíduos mais sensíveis podem sentir tonturas, dores de cabeça, insônia, enxaquecas, erupções cutâneas e muitas outras reações adversas.

E por que sempre dizemos YMMV porque a química e o metabolismo do corpo de cada pessoa são diferentes. Se você tiver um efeito colateral de um nootrópico, pare de usá-lo. E tente outra coisa. A experimentação é a chave para otimizar a cognição.

Tolerância e Ciclagem

Mencionamos a “ Dependência ” anteriormente neste artigo, que se relaciona um pouco com a tolerância .

A tolerância é vagamente definida como não obter o mesmo benefício de um nootrópico com uso consistente e/ou de longo prazo.

O “efeito placebo” é aplicável ao uso de nootrópico e alguns podem desenvolver uma dependência psicológica de um nootrópico. Pensar que você terá um problema de memória, por exemplo, se não tomar sua pilha diária pode ser muito real. Mesmo que o mecanismo de ação desse nootrópico ou pilha prove o contrário.

Alguns nootrópicos com efeito ‘ estimulante ‘ podem produzir um problema real de tolerância. Neurohackers experientes farão um ciclo de Aniracetam, por exemplo. E tire ‘férias’ de 2 dias por semana para evitar tolerância.

A tolerância acontece quando seu cérebro se ajusta ao uso de um certo nootrópico. E à medida que se ajusta, pode tornar-se menos eficaz ao longo do tempo. A tentação é aumentar a dosagem para conseguir o mesmo efeito. E quase sempre é uma péssima ideia .

Tomar doses mais altas do que as recomendadas de um nootrópico geralmente pode ser tóxico para o cérebro . Minha recomendação é nunca exceder as doses recomendadas para qualquer nootrópico. O mínimo que pode acontecer é uma queda na qualidade de vida. O pior é o dano cerebral permanente.

Cancelamento

A maioria dos neurohackers não apresenta sintomas de abstinência quando para de usar um nootrópico. A maioria dos nootrópicos é completamente segura de usar sem a preocupação de sintomas de abstinência.

Mas alguns sentirão que estão passando por uma abstinência. Alguns nootrópicos como Phenibut , que afeta os níveis de GABA no cérebro , podem induzir sintomas de abstinência. A nicotina é outra que pode ser muito viciante e certamente pode causar sintomas de abstinência quando você para de usá-la.

Leia as análises de usuários, comentários do fórum e a seção “ Como se sente ” para cada uma das minhas análises nootrópicas . E você terá uma noção de quais nootrópicos podem levar a sintomas de abstinência.

Conclusão

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Os nootrópicos são geralmente seguros de usar e a maioria não produzirá efeitos colaterais adversos ou problemas de cognição, mesmo com o uso a longo prazo.

Mas é sua responsabilidade usar nootrópicos com segurança. Leia os comentários e fóruns de usuários e veja o que os outros estão dizendo. Revise cuidadosamente cada revisão nootrópica aqui no Brain on Peak antes de adicioná-la à sua pilha .

Sempre siga as dosagens recomendadas e comece com a menor dose possível para ver como seu corpo reage. Esteja ciente de possíveis interações e contra-indicações com outros medicamentos prescritos e não prescritos.

Mais não é melhor quando se trata de neurohacking. As diretrizes de dosagem são baseadas em décadas de uso de nootrópicos e experiência pessoal. Você experimentará o efeito oposto ou não obterá nenhum benefício com a superdosagem.

Preste atenção às recomendações de ciclismo e ao uso de certos nootrópicos conforme necessário. Se seu instinto está lhe dizendo para ficar longe de um determinado suplemento, então não o tome.

Nootrópicos são geralmente seguros de usar para otimizar a função cerebral. Mas cautela é sempre aconselhável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *