Os 7 principais adaptógenos nootrópicos para vencer a ansiedade e o estresse

Quando algo acontece durante o dia, independentemente de qual seja o estressor, seu corpo responde da mesma maneira todas as vezes. Seu eixo HPA entra em ação e envia uma cascata de hormônios para o seu sistema . Dominado por uma inundação de cortisol de suas glândulas supra-renais. Para combater os efeitos do estresse em seu corpo.

Essa resposta ao estresse pode ser causada por medo ou ansiedade desencadeada por uma observação de seu cônjuge, alguém interrompendo você no trânsito, sono insuficiente, excesso de exercícios, doença ou ameaça contínua de contrair COVID- 19 .

Quando o estresse termina, seu corpo é projetado para voltar ao normal. Mas o problema é que, em nosso mundo moderno, e para a maioria de nós, o estresse geralmente continua. Os sintomas permanecem sob o radar e não estamos cientes disso.

Os sintomas do estresse crônico aparecem como nevoeiro cerebral, ansiedade e depressão, ganho de peso em torno da cintura, não se sentir descansado após uma noite de sono e pegar todos os resfriados ou gripes que estão por aí.

Como um neurohacker que trabalha para otimizar o desempenho cognitivo, é importante perceber que o estresse crônico e o cortisol danificam seu cérebro . E trabalhe contra tudo o que você está tentando fazer com os nootrópicos .

Felizmente, você tem acesso fácil a uma classe de elite de nootrópicos que ajudam seu corpo a lidar com o estresse. E evite os danos que isso pode causar. Trazendo seu corpo de volta a um estado equilibrado, saudável e otimizado. Eles são chamados de “ adaptógenos ”.

Índice

Estresse causa dano cerebral

Neurocientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, descobriram que o estresse crônico desencadeia mudanças de longo prazo na estrutura e função do cérebro . O estresse crônico altera as redes neurais.

O cortisol cria um efeito dominó que conecta os caminhos entre o hipocampo e a amígdala. (A amígdala (cérebro de lagarto) é a área responsável por sua resposta de luta ou fuga).

Essa conexão rígida causada pelo estresse não é a maneira como seu cérebro foi projetado. Mas o estresse crônico e contínuo engana o cérebro para reconstruir os circuitos e se agachar para o longo prazo .

Esta religação parece ser permanente . A menos que você interfira com algo como um adaptógeno .

O estresse crônico parece “acionar um botão” nas células-tronco do cérebro. E os transforma em um tipo de célula que impede conexões com o córtex pré-frontal . Impedindo o aprendizado e a memória .

E estabelecendo o andaime ligado à ansiedade, depressão e TEPT (transtorno de estresse pós-traumático).

melhores suplementos adaptógenos

O que é um adaptógeno?

Os seres humanos têm usado plantas para alimentos e remédios há milhares de anos. O imperador Shen-Nung, o 2º imperador da China (3500-2600 aC), catalogou mais de 365 espécies de plantas medicinais. Muitos dos quais ainda são usados ​​na medicina tradicional chinesa hoje. 

Dessas plantas medicinais, duas se destacam como únicas em sua capacidade de ajudar os humanos a lidar com o estresse físico e mental. Outras culturas e sistemas de cura antigos foram adicionados a esta pequena lista. Agora chamamos esses remédios à base de ervas de “ adaptógenos ”.

A palavra adaptogen é derivada do latim adaptadoe (ajustar ou adaptar). Foi usado pela primeira vez pelo médico e cientista soviético Nikolai Lazarev em 1947. Lazarev foi acompanhado pelo Dr. Israel Brekham e, como equipe, iniciou a busca por botânicos com qualidades adaptogênicas .

A primeira planta que a equipe estudou foi o Panax Ginseng , que está em uso há milênios. E foi escrito por Shen-Nung como um remédio há mais de 5.000 anos. 

A definição de “ adaptógeno ” inclui “ reguladores metabólicos (de origem natural) que aumentam a capacidade de um organismo se adaptar a fatores ambientais e evitar danos causados ​​por tais fatores ”.

Acontece que muitos desses “reguladores metabólicos” são compostos encontrados em certas plantas que os ajudam a lidar com o crescimento em um ambiente estressante.

Esses compostos ajudam as plantas a se adaptarem a temperaturas extremas, a resistirem a insetos que, de outra forma, poderiam prejudicá-las ou a lidar com toxinas atraídas para a planta a partir do solo em que ela está crescendo.

Antigos médicos descobriram que algumas dessas plantas, ou compostos derivados por extração, transferiam seus benefícios para os seres humanos. E também nos ajude a lidar com vários tipos de estresse.

Como funcionam os adaptógenos

comentários suplemento adaptogen

Adicionar adaptógenos à sua pilha pode melhorar o estado de alerta, concentração , foco , aprendizado, memória , humor e reduzir o nevoeiro cerebral. Mas o objetivo principal de adicionar um adaptógeno à sua pilha nootrópica é reduzir o estresse físico e mental. E traga o equilíbrio de volta à sua vida.

Cada suplemento de ervas classificado como adaptógeno tem um mecanismo de ação diferente no cérebro e no corpo. Mas, no geral, os adaptógenos funcionam por:

  • Equilibrar a produção de neurotransmissores
  • Aumentando a sinalização das células cerebrais
  • Melhora do fluxo sanguíneo cerebral
  • Ondas cerebrais moduladoras
  • Protegendo contra danos às células cerebrais
  • Eliminando metais pesados ​​e toxinas
  • Promovendo a neuroplasticidade
  • Regulação positiva de BDNF e fator de crescimento nervoso

Os adaptógenos à base de ervas são conhecidos por aumentar sua resistência ao estresse mental e físico. Eles oferecem a capacidade de se adaptar ao estresse com mais facilidade. Não importa a causa. Pode ser um calendário agitado, extremos de calor ou frio, barulho, mudanças de altitude, exposição a toxinas na comida ou no ambiente, doença ou esforço físico de exercício ou trabalho.

A beleza de usar qualquer um desses nootrópicos não é apenas protegê-lo do estresse. Mas eles também podem aumentar a cognição , melhorar seus reflexos, fornecer um pensamento mais claro e até melhorar sua memória .

lista de adaptógenos

Melhores Suplementos de Adaptogen

Os melhores suplementos adaptógenos para uso nootrópico compõem uma pequena lista. Esta classe de elite de ervas pode ter um efeito profundo na cognição e na saúde do cérebro.

Os adaptógenos naturais são fáceis de encontrar em lojas locais de vitaminas e alimentos saudáveis. E a maioria dos varejistas online que vendem suplementos dietéticos carregam os adaptógenos listados abaixo.

Cada nootrópico abaixo apresenta um link ao vivo para uma revisão completa do suplemento adaptógeno . O artigo detalhado sobre cada um inclui a história e por que é usado como nootrópico, como funciona no cérebro, estudos clínicos, dosagem recomendada, possíveis efeitos colaterais e a melhor forma de compra.

  1. Ginseng – Em vez de buscar uma bebida energética, outra xícara de café ou um Adderall para dar um impulso – experimente o Ginseng. Um estudo com 30 jovens voluntários saudáveis ​​demonstrou o poder do Ginseng. Os participantes receberam 200 mg ou 400 mg de extrato de Panax Ginseng (G115) e, em seguida, foram solicitados a realizar vários testes.

Os efeitos mais perceptíveis foram encontrados na dose mais baixa de 200 mg. Uma hora após a suplementação com extrato de Ginseng, ambos os grupos apresentaram níveis mais baixos de glicose no sangue. Mas a maior melhora no desempenho mental e redução da fadiga durante a atividade mental sustentada foram com o grupo de dose mais baixa. 

Ginseng Asiático (Panax ginseng) tem sido usado por mais de 5.000 anos como um remédio herbal. Panax significa “cura-tudo” em grego. Este potente adaptógeno reduz a fadiga adrenal e aumenta o GABA . Proporcionando um efeito anti-stress.

O ginseng também estimula a formação de novos vasos sanguíneos no cérebro, o que melhora a circulação sanguínea . Os ginsenosídeos aumentam a síntese de proteínas e a atividade dos neurotransmissores. Tudo isso melhora o estado de alerta, reduz a fadiga mental, aumenta a memória e a cognição geral.

O ginseng americano (Panax quinquefolius) é preferido por muitos neurohackers ao ginseng asiático porque não é tão estimulante. E é produzido sob condições mais rígidas do que qualquer outro ginseng. Estudos mostram que o American Ginseng tem um efeito profundo no aumento da memória após uma única dose.  E assim como o Ginseng Asiático, é uma ótima opção para aliviar a ansiedade .

  1. Gotu Kola – Este adaptogen é frequentemente chamado de “erva estudantil” em Bali. Porque Gotu Kola aumenta o crescimento de dendritos e axônios nas células cerebrais, o que ajuda na memória.

Gotu Kola também ajuda a prevenir a degradação da acetilcolina , que melhora a cognição, aprendizagem, memória e humor.  Alguns neurohackers relatam que é eficaz na redução da ansiedade e no alívio do estresse como Ashwagandha e Phenibut . Como bônus, Gotu Kola ajuda a proteger seu cérebro de toxinas e estresse oxidativo .

Este antigo remédio herbal ayurvédico , Gotu Kola, foi usado como um kit de primeiros socorros. Foi usado para tratar fadiga mental, ansiedade, depressão, perda de memória, insônia, febre, sífilis, hepatite, epilepsia, diarréia e asma.

  1. Ashwagandha – Nativa da Índia, Paquistão e Sri Lanka, esta potente erva é uma das mais poderosas da medicina ayurvédica. E está lado a lado com alguns dos medicamentos prescritos mais potentes usados ​​para tratar a depressão e a ansiedade.

Em sânscrito, Ashwagandha significa “cheiro de cavalo”. O que significa que esta erva confere a força e o vigor de um garanhão. Ajuda a aliviar a ansiedade e a depressão, reduzindo o cortisol, o hormônio do estresse. E aumentando os receptores de GABA e serotonina em seu cérebro.

Estudos mostram que Ashwagandha ajuda a regenerar axônios, dendritos e sinapses . Restaurando redes neurais necessárias para a memória. O extrato desta erva inibe a enzima acetilcolinesterase .  Que mantém mais acetilcolina disponível para cognição, aprendizado e memória.

Após um estudo no Asha Hospital em Hyderabad, Índia, os pesquisadores concluíram que “ um extrato de raiz de Ashwagandha de alta concentração e espectro total melhora com segurança e eficácia a resistência de um indivíduo ao estresse e, assim, melhora a qualidade de vida autoavaliada” .

  1. Erva-cidreira – Como um adaptógeno, a erva-cidreira é mais comumente usada para aliviar o estresse e para reduzir ataques de pânico .

ácido rosmarínico na erva-cidreira fornece efeitos anti-ansiedade ao inibir a enzima GABA transaminase . O que ajuda a manter níveis adequados de GABA em seu cérebro necessários para regular o humor.

O ácido rosmarínico também fornece um efeito antidepressivo em seu cérebro, regulando negativamente a proteína quinase fosfatase-1 (Mkp-1) ativada por mitógeno . E regulando positivamente o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) , juntamente com o aumento da síntese de dopamina .

Outro componente ativo da erva-cidreira chamado eugenol funciona como um poderoso antioxidante. Eliminando naturalmente os radicais livres que normalmente danificam as células cerebrais.

O resultado final é que a erva-cidreira ajuda na ansiedade, concentração, depressão, foco, irritabilidade, aprendizado e memória. Alguns revisores dizem que usar erva-cidreira funciona tão bem quanto Xanax prescrito . Sem os efeitos colaterais.

  1. Ginkgo Biloba – No texto médico mais antigo que encontramos até agora, a Matéria Médica Chinesa (2800 aC) lista o Ginkgo Biloba para asma, inchaço das mãos e pés, tosse, distúrbios vasculares, envelhecimento e para o cérebro . 

A ciência moderna nos diz como funciona o Ginkgo. Ele atua como um inibidor da monoamina oxidase (MAOI) , que reduz os níveis de monoamina oxidase (MAO) em seu cérebro. A MAO decompõe a dopamina. A inibição da MAO aumenta os níveis de dopamina, o que ajuda a reduzir a ansiedade.

Ginkgo também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo cerebral , o que melhora a entrega de oxigênio e glicose para abastecer as células cerebrais. Melhorar a cognição, aprendizagem, memória e recordação. E reduz o estresse oxidativo ao eliminar os radicais livres . Mantendo as células cerebrais saudáveis.

Uma coisa importante a observar se você decidir experimentar o Ginkgo. Comentários e estudos de usuários mostraram consistentemente que pode levar várias semanas de suplementação com Ginkgo antes que você perceba qualquer benefício. Mas uma vez que esses benefícios começam a aparecer, esse adaptógeno pode se tornar uma parte permanente de sua pilha nootrópica .

  1. Bacopa Monnieri – Bacopa é considerado por muitos como o melhor nootrópico disponível hoje . É um adaptógeno porque ajuda a prevenir os efeitos químicos e físicos do estresse. Em vez de simplesmente suprimi-los como muitos antidepressivos prescritos e medicamentos anti-ansiedade.

Os antigos textos ayurvédicos primeiro recomendavam Bacopa aos devotos como uma forma de ajudar a memorizar longas passagens de texto. Os bacosídeos A e B em Bacopa melhoram a sinalização entre os neurônios e ajudam a reconstruir as células cerebrais danificadas. Foi demonstrado em estudos que aumenta a recordação de palavras, atenção e memória, melhora o foco e diminui a ansiedade e a frequência cardíaca. 

Pesquisadores da Universidade Hindu de Banaras, na Índia, mostraram que Bacopa é tão eficaz para a ansiedade quanto o benzodiazepínico lorazepam . Um dos efeitos colaterais do lorazepam é a perda de memória. Bacopa Monnieri, por outro lado, reduziu a ansiedade enquanto aumentava a cognição . [xv]

Se você está pensando em experimentar o Bacopa, mas precisa de um pouco mais de convencimento, recomendo a leitura da revisão estendida aqui no Nootropics Expert . Particularmente a seção chamada “ Benefícios Bacopa Monnieri ”. Ele se aprofunda nas evidências moleculares de como esse adaptógeno funciona.

  1. Rhodiola Rosea – Rhodiola tem uma incrível capacidade de ajudá-lo a superar a fadiga e exaustão causada pelo estresse físico e mental. Rhodiola é conhecida por melhorar o estado de alerta, energia, memória e humor, é anti-ansiedade e antidepressivo, reduz a fadiga e aumenta a cognição e a concentração.

Os componentes ativos da Rhodiola, conhecidos coletivamente como rosavins , juntamente com o salidroside e o tirosol, fornecem seus benefícios. Ele reverte os danos aos neurônios causados ​​pelo estresse crônico. E promove os principais neurotransmissores como serotonina , norepinefrina e beta-endorfinas, que ajudam a reduzir o estresse.

A Rhodiola também previne e repara os danos causados ​​pela proteína C-reativa e pelos radicais livres. Ele ainda ajuda a regenerar os neurônios durante períodos de estresse. Em parte, aumentando a síntese e ressíntese de ATP . Sua principal fonte de combustível celular criada nas mitocôndrias .

Estudos clínicos e a experiência do usuário mostram que você obtém todos os benefícios da Rhodiola Rosea suplementando com este adaptógeno por 30 a 40 dias.

Adicione equilíbrio à sua pilha Nootrópica

adaptógenos para estresse

Alguns dos adaptógenos analisados ​​neste post têm milhares de anos de ciência apoiando seu uso. Alguns dos adaptógenos ‘mais novos’ como Erva-cidreira têm dezenas de ensaios clínicos e centenas de anos de uso prático provando sua eficácia no tratamento do estresse.

Quando usado de acordo com as recomendações de dosagem, os efeitos colaterais são poucos ou inexistentes com adaptógenos. Essas ervas naturais simplesmente trazem o equilíbrio de volta ao seu corpo e cérebro.

O tratamento eficaz do estresse geralmente resulta em benefícios adicionais de melhor memória e aprendizado, menos fadiga física e mental, eliminação da ansiedade e melhor humor para uma qualidade de vida muito mais agradável.

Viver neste mundo moderno torna quase impossível trazer de volta o equilíbrio para nossas vidas disfuncionais sem a intervenção de nootrópicos . E particularmente um adaptogen ou dois.

Você descobrirá que selecionar os adaptógenos certos para sua pilha nootrópica geralmente melhora a eficácia dos racetams , suplementos de colina e outros compostos nootrópicos.

Se você está lidando com fadiga crônica, baixos níveis de energia, memória fraca ou estresse contínuo – faça um favor a si mesmo. Adicione um adaptógeno ao seu regime diário de suplementos. E comece a aproveitar a vida novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *