Melhores Nootrópicos para o Cérebro Envelhecido

Muitos de nós conhecemos pessoas que viveram mais de 90 anos e desfrutaram de um cérebro funcionando bem até o fim. Então sabemos que é possível manter um cérebro totalmente otimizado ao longo da vida.

A maioria de nós também conhece alguém cuja qualidade de vida diminuiu com Alzheimer, Parkinson ou demência. A doença neurodegenerativa afeta não apenas uma pessoa. Familiares e amigos próximos também são afetados.

Mas a perda de memória NÃO é uma parte normal do envelhecimento.

Pesquisas recentes sobre envelhecimento e função cerebral descobriram que, à medida que envelhecemos, moléculas cerebrais individuais, células, circulação cerebral e até mesmo a forma física do cérebro são afetadas de alguma forma.

Algumas dessas mudanças começam por volta do seu 21º aniversário . Portanto, se você é um neurohacker ‘jovem’, este post é para você tanto quanto para o baby boomer ou idoso.

Também sabemos que seu cérebro reage aos mesmos tipos de insultos que lançamos sobre ele como o resto do corpo. Ataques de estresse, deficiências nutricionais, má alimentação, toxinas, falta de exercício ou sono afetam a cognição .

Mas o cérebro humano tem uma incrível capacidade de se reparar e se manter mesmo na velhice. Tudo o que temos a fazer é dar a ele o que ele precisa para sobreviver e prosperar. E as preocupações com demência ou perda de memória desaparecem.

Neste post, veremos o que pode dar errado à medida que seu cérebro envelhece. E identificaremos os suplementos nootrópicos que podem corrigir esses problemas. Antes que causem danos permanentes. Nosso objetivo é manter a função cognitiva completa ou até mesmo otimizada até o fim.

Índice

A epidemia de demência

Grande parte do problema com o aumento da demência e muitas outras doenças neurodegenerativas vem da maneira como o declínio cognitivo relacionado à idade é tratado pela medicina moderna.

Se você está lidando com perda de memória ou outros problemas cognitivos, simplesmente colocar um rótulo não é útil . Nomear o problema não ajuda em nada a identificar e tratar as causas subjacentes da doença .

Mas sabemos que toxinas ambientais, exercícios, deficiências hormonais, inflamação, falta de vitaminas e gorduras ômega-3 e estresse afetam a função cerebral.

Portanto, o melhor lugar para começar a lidar com um problema como o declínio cognitivo é descobrir o que está causando isso.

suplementos nootrópicos para prevenir a doença de Alzheimer

Testes genéticos simples podem dizer se você carrega um gene que o coloca em maior risco de desenvolver a doença de Alzheimer. Você também pode descobrir se seu cérebro e corpo têm mais dificuldade em desintoxicar de metais pesados. Ou uma variante genética está dificultando a redução do colesterol. 

Se você tem baixa função da tireoide ou hormônios sexuais, toxicidade de metais pesados, inflamação ou deficiências em certas vitaminas, minerais, antioxidantes ou ácidos graxos – você experimentará um declínio na função cognitiva .

E, se não for controlado, pode evoluir para demência, Alzheimer ou alguma outra doença neurodegenerativa.

Para a maioria das pessoas, mudanças em sua dieta e a pilha certa de suplementos nootrópicos podem fazer uma profunda diferença na cognição e na memória. Acumular as probabilidades a seu favor para que você possa evitar a disfunção cognitiva por completo.

O declínio mental ocorre com o tempo. Às vezes rapidamente e às vezes ao longo de muitos anos. Mas nunca fica melhor. A menos que você faça algo a respeito.

Portanto, se você está lidando com perda de memória , cabe a você fazer o que for necessário e determinar quais desequilíbrios estão presentes em seu cérebro e corpo. E então use a lista de nootrópicos abaixo para descobrir como corrigi-los.

Nenhum tratamento único ou pilha nootrópica funciona para todos. Porque todo mundo é diferente. Portanto, cada problema investigado aqui oferece várias opções diferentes para você experimentar.

Escolha um ou dois de cada categoria e veja como eles funcionam para você. Um pouco de tentativa e erro de sua parte pode significar uma mente sã e uma ótima memória até a velhice.

pílulas de reforço cerebral

Melhores suplementos para o envelhecimento do cérebro

Radicais livres e envelhecimento cerebral

Pesquisas extensas mostraram que a oxidação do DNA, proteínas e lipídios pelos radicais livres é responsável pelo declínio funcional do cérebro. 

Estima-se que 10.000 interações oxidativas entre o DNA e os radicais livres em cada uma de suas células cerebrais ocorram todos os dias . E conforme você envelhece, pelo menos 1 em cada 3 proteínas por célula é disfuncional por causa do dano oxidativo.

Os radicais livres e os danos oxidativos no cérebro não são de forma alguma a única causa de problemas de cognição. Mas o papel dos radicais livres na disfunção cognitiva é uma questão importante. E que pode ser efetivamente controlado com o uso diário de suplementos nootrópicos.

Aqui está uma lista de nootrópicos que podem se defender contra danos oxidativos e radicais livres . Escolha um ou dois para sua pilha nootrópica.

  1. Ácido alfa lipóico (ALA) – Este ácido graxo contendo enxofre, que ocorre naturalmente, é único entre outros antioxidantes . Porque é solúvel em água e gordura .

O ácido alfa lipóico tem a capacidade única de neutralizar os radicais livres em todos os ambientes celulares. Este potente antioxidante pode até mesmo reduzir os danos cerebrais após um derrame .  O ácido alfa lipóico aumenta a síntese de acetilcolina e aumenta a captação de glicose nas células cerebrais.

ALA regenera outros antioxidantes esgotados (vitaminas C e E, glutationa) e recicla CoQ10 . Reduzindo a inflamação e eliminando metais pesados. Aumentando a energia celular e memória.

O ácido alfa lipóico deve fazer parte de cada pilha nootrópica . A dosagem recomendada é de 50 a 600 mg por dia, dependendo dos seus objetivos de neurohacking. Veja as notas de dosagem em minha análise completa do ALA para saber mais.

  1. Coenzima Q10 – CoQ10 é um antioxidante natural sintetizado em cada célula do seu corpo e cérebro. CoQ10 ajuda a produzir trifosfato de adenosina (ATP) . A fonte de energia de suas células cerebrais produzida nas mitocôndrias. Leva gordura e outras substâncias e as converte em energia utilizável.

Estudos mostram que a suplementação com CoQ10 protege contra danos às células cerebrais, aumentando os níveis de energia. Preserva a função cerebral e ajuda a combater doenças mentais e enxaquecas.

Você tem duas opções de CoQ10 para sua pilha nootrópica – ubiquinona e ubiquinol . Se você tem menos de 25 anos e está com boa saúde, provavelmente pode obter o benefício da CoQ10 com a ubiquinona mais barata . Mais de 25 e você está melhor com Ubiquinol .

A dosagem recomendada de Coenzima Q10 para uso nootrópico é de 200 a 400 mg por dia.

  1. Creatina – Este aminoácido não essencialé sintetizado no fígado. E usado em seu cérebro para recarregar o Trifosfato de Adenosina (ATP) que é produzido nas mitocôndrias em suas células cerebrais.

O ATP está diretamente envolvido na produção, empacotamento e secreção de neurotransmissores . Ajudando a aumentar a inteligência, melhorar a memória, facilitar o pensamento mais rápido e melhorar o humor.

A creatina alimenta o ATP, que aumenta o metabolismo celular. Ajudando a proteger os neurônios dos danos causados ​​pelas toxinas. Manter os níveis de energia celular altos também ajuda a proteger as mitocôndrias contra o ataque de radicais livres.

A dosagem recomendada de creatina é de 5 gramas por dia.

  1. Ginkgo biloba – Ginkgo biloba é uma das espécies de árvores mais antigas da Terra. E tem sido usado na medicina chinesa há milênios. Ginkgo ajuda a reduzir o estresse oxidativo, eliminando os radicais livres.

Ginkgo também aumenta os níveis de óxido nítrico que dilatam os vasos sanguíneos. O aumento da circulação cerebral melhora a disponibilidade de oxigênio e glicose para os neurônios, o que melhora a memória, a recordação , a cognição e o aprendizado.

Um estudo com 31 pacientes com AVC analisou os efeitos da suplementação com Ginkgo na recuperação do AVC. Os pacientes receberam 1.500 mg de Ginkgo por dia. Os pesquisadores descobriram que os pacientes com AVC usando Ginkgo tinham menor estresse oxidativo, inflamação e melhores níveis de antioxidantes. Juntamente com uma maior diminuição da proteína C-reativa e um aumento dos antioxidantes circulantes.

A dosagem nootrópica recomendada de extrato de Ginkgo Biloba é de 120 a 240 mg por dia.

  1. N-Acetil L-Cisteína (NAC) – NAC é um derivado do aminoácido natural L-cisteína . E funciona principalmente ajudando a restaurar a glutationa antioxidante natural do seu corpo .

A glutationa é um potente antioxidante, anti-inflamatório e eliminador de radicais livres. A suplementação com NAC modula os níveis de glutamato e a liberação de dopamina em seu cérebro. E ajuda a restaurar os receptores de dopamina .

Adicionar NAC à sua pilha nootrópica ajuda a reduzir a irritabilidade, ansiedade e depressão. E protege seu cérebro do excesso de glutamato e do estresse oxidativo. A dosagem recomendada de N-acetil L-cisteína é de 600 mg, 3 vezes ao dia.

  1. Extrato de Casca de Pinheiro (Pycnogenol®) – Este extrato de casca de pinheiro marítimo oferece vários benefícios nootrópicos para o cérebro envelhecido. Pycnogenol previne o acúmulo de proteínas danificadas por oxidação. E pode reduzir o risco de doenças como Parkinson, Alzheimer e Huntington.

Pycnogenol ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo cerebral aumentando o óxido nítrico que dilata os vasos sanguíneos. Previne a diminuição da dopamina e norepinefrina . E a proporção de glutationa (GSH) e GSH-dissulfeto redutase (GSSG-R). Problemas de neurotransmissores que contribuem para a hiperatividade no TDAH .

Estudos mostram que Pycnogenol ajuda a reduzir os danos ao DNA causados ​​pela oxidação.  E inibe a expressão gênica pró-inflamatória e a glicação. A dosagem recomendada de Extrato de Casca de Pinheiro (Picnogenol) é de até 300 mg por dia.

Sinapses e envelhecimento cerebral

suplementos cerebrais para demência

Pesquisas nos últimos anos mostraram que nosso cérebro tem a notável capacidade de se reconectar ao longo da vida.

Cada vez que temos um novo pensamento, codificamos uma nova memória ou aprendemos uma nova habilidade, estamos construindo uma nova rede neural em nosso cérebro.

Parte integrante dessas redes neurais são os neurônios conectados por meio de seus dendritos e axônios por meio de sinapses .

O número e o tamanho das sinapses mudam durante o envelhecimento. Durante o envelhecimento cerebral normal e saudável, o número de sinapses permanece o mesmo na maioria das regiões cerebrais. Em regiões onde diminuem, as sinapses restantes podem aumentar de tamanho para compensar .

Por outro lado, há uma diminuição profunda no número de sinapses em regiões cerebrais envolvidas no aprendizado e na memória em pessoas com Alzheimer.  Outras regiões do cérebro perdem sinapses na doença de Parkinson e Huntington.

Uma redução no número de sinapses pode ser a causa do encolhimento do cérebro à medida que envelhecemos. Nosso cérebro perde cerca de 5% de seu peso por década após os 40 anos.

Estudos demonstraram que essa perda de sinapse em distúrbios neurodegenerativos ocorre no início do processo da doença . Muito antes da morte das células cerebrais e dos sintomas.

A maioria das vias de transdução de sinal que regulam a saúde e a sobrevivência de seus neurônios ocorre nas sinapses.

A pesquisa mostra que os sistemas de sinalização de sinapse são particularmente vulneráveis ​​ao estresse oxidativo e diminuições de energia . (Consulte a seção anterior sobre “ Radicais livres… ” para nootrópicos para prevenir o estresse oxidativo).

Mas também sabemos que as diminuições relacionadas à idade no fator neurotrófico promovem a degeneração das sinapses e a morte das células cerebrais.

Podemos ajudar a prevenir problemas relacionados à idade com sinapses usando nootrópicos que promoverão o crescimento de novas sinapses (sinaptogênese).

E podemos aumentar o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) que estimula o crescimento e o reparo de sinapses.

Para obter uma lista de nootrópicos para aumentar o BDNF, consulte o artigo:

13 Nootrópicos para aumentar o BDNF

Abaixo estão alguns suplementos nootrópicos a serem considerados para a saúde e o crescimento da sinapse. Selecione um ou dois para sua pilha nootrópica.

  1. Ashwagandha – Este antigo remédio é uma das ervas mais poderosas na cura ayurvédica . Ashwagandha ajuda a regenerar axônios e dendritos de neurônios. E ajuda a reconstruir as sinapses. 

A dosagem nootrópica recomendada do extrato de Ashwagandha é de 250 a 500 mg por dia.

  1. Extrato de Alcachofra – Este inibidor natural de PDE4 suporta o monofosfato de adenosina cíclico mensageiro secundário (cAMP) . O cAMP ajuda a estimular a produção de CREB (proteína de ligação ao elemento de resposta ao cAMP) . CREB é uma proteína necessária para o crescimento de novos neurônios e sinapses.

O aumento do CREB aumenta a potenciação de longo prazo (LTP) . Que suporta a formação da memória. A dosagem nootrópica recomendada de extrato de alcachofra é de 900 mg por dia.

  1. Berberina – A berberina aumenta o peptídeo semelhante ao glucagon (GLP-1) . O GLP-1 é um hormônio peptídico que desempenha um papel crucial no controle do diabetes. E está envolvido na cognição, aprendizagem e neuroproteção.

Estudos demonstraram que o GLP-1 aumenta a plasticidade sináptica . Também reduz a agregação da proteína β-amilóide (Aβ) e a proteína Tau associada aos microtúbulos, que estão associadas à doença de Alzheimer. 

Berberina também funciona como um antioxidante. E é um inibidor da acetilcolinesterase (AChE) . Aumentar os níveis de acetilcolina melhora o aprendizado e a memória. A dosagem nootrópica recomendada para berberina é de 900 a 1.500 mg por dia.

  1. Forskolin – Forskolin é o único suplemento nootrópico conhecido para aumentar naturalmente e diretamente o cAMP (Monofosfato de Adenosina Cíclica) . O cAMP ajuda a estimular diretamente a produção de CREB (proteína de ligação ao elemento de resposta ao cAMP) . CREB é uma proteína necessária para o crescimento de novos neurônios e sinapses.

O aumento do CREB aumenta a potenciação de longo prazo (LTP) . Que suporta a formação da memória de longo prazo . A dosagem nootrópica recomendada de Forskolin é de 125 a 250 mg por dia.

  1. Inositol (Vitamina B 8 ) – O inositol é usado em seu cérebro como um “mensageiro secundário”. Facilita a comunicação entre as células cerebrais. Todos os seus principais neurotransmissores precisam de inositol para retransmitir mensagens .

Neurotransmissores, neuromoduladores e hormônios demonstraram exercer sua ação por meio de um sistema de mensageiro secundário intracelular (dentro da célula), no qual o neurorreceptor ativado estimula a renovação dos fosfolipídios inositol .

Níveis mais baixos do que o normal de mio-inositol em adultos de meia-idade podem sinalizar os estágios iniciais do declínio cognitivo, como Alzheimer e demência . A dosagem nootrópica recomendada de Inositol é de até 3 gramas por dia.

  1. Magnésio – O magnésio é o quarto mineral mais abundante em seu corpo. E crítico para a saúde cognitiva ideal. É um cofator em mais de 300 reações enzimáticas em seu corpo e cérebro.

O magnésio regula a atividade nos canais iônicos dos neurônios . Governando o fluxo de neurotransmissores. Também regula a plasticidade sináptica do cérebro. O que é crítico para o aprendizado e a memória.

A dosagem nootrópica recomendada para L-treonato de magnésio é de 1 grama por dia.

  1. Pterostilbene – Este antioxidante polifenol derivado naturalmente está ganhando reputação na  comunidade nootrópica  por controlar  a inflamação cerebral , aumentar  a dopamina , ajudar  a reverter o declínio cognitivo  e combater  o envelhecimento das células cerebrais .

O pterostilbene aumenta o fator de crescimento semelhante à insulina-1 (IGF-1) e modula a via do receptor quinase que é central no processo de aprendizado e memória.  Reduz as espécies reativas de oxigênio (ROS) e aumenta os antioxidantes glutationa e superóxido dismutase (SOD) .

E o Pterostilbene demonstrou em ensaios clínicos elevar o BDNF no hipocampo . Melhorando o aprendizado e a memória. A dosagem nootrópica recomendada de Pterostilbene é de 50 mg por dia.

  1. Monofosfato de uridina – A uridina é um precursor do ácido ribonucleico (RNA) . O RNA fornece instruções ao seu DNA para ajudar a criar memória, facilitando as conexões entre os neurônios do cérebro (sinapses). 

A uridina é um precursor da síntese de fosfatidilcolina (PC) . Um fosfolipídio que é um componente primário das membranas das células cerebrais saudáveis. A uridina também promove o crescimento de neuritos e sinapses.

A dosagem nootrópica recomendada de monofosfato de uridina é de 150 a 250 mg duas vezes ao dia.

tratamento de encolhimento do cérebro

Alzheimer, demência e envelhecimento cerebral

Temos muitas opções de suplementos nootrópicos que afetam positivamente as várias vias envolvidas no envelhecimento cerebral anormal e nas doenças neurodegenerativas.

As grandes empresas farmacêuticas também estão buscando abordagens específicas para combater doenças neurodegenerativas. No caso do Alzheimer, por exemplo, eles procuram drogas que inibem as β e γ-secretases que reduzem a produção de Aβ . 

A demência é um problema enorme e cresce a cada dia. É agora a 6ª principal causa de morte nos EUA. Você deve estar particularmente preocupado se tiver um membro da família lidando com demência ou Alzheimer. Porque certas anormalidades genéticas colocam você em maior risco para essas doenças neurodegenerativas.

Mas parece que os executivos dessas grandes farmacêuticas não são visitantes frequentes do Brain on Peak . Porque encontramos vários suplementos nootrópicos que os estudos mostraram especificamente ajudar a combater os tipos de anormalidades que levam à demência, doença de Alzheimer, doença de Parkinson e doença de Huntington.

A chave para a prevenção neurodegenerativa com qualquer um dos nootrópicos a seguir é adicioná -los à sua pilha algumas décadas antes que os sintomas de qualquer uma dessas doenças normalmente apareçam .

  1. Huperzine-A – aumenta a resistência dos neurônios à disfunção induzida por beta-amilóide que pode levar a doenças como o mal de Alzheimer. Beta-amilóide afeta os níveis de ATP nas mitocôndrias . Hup-A protege contra esse dano. 

A dosagem nootrópica recomendada para Huperzine-A é de 200 mcg a cada 2 ou 3 dias.

  1. Resveratrol – O resveratrol ativa a AMPK, que reduz os níveis de depósitos de beta-amilóide no córtex cerebral . O resveratrol previne a agregação de β-amilóide eliminando os radicais livres de oxigênio e induzindo enzimas protetoras como a heme oxigenase . Mais uma vez, evitando o acúmulo de depósitos que causam a doença de Alzheimer. 

O resveratrol também pode impedir que as proteínas beta-amilóides se agrupem em pequenas coleções de moléculas individuais chamadas oligômeros . Essa ação por si só tem um efeito profundo na prevenção de danos ao beta-amilóide e na prevenção do mal de Alzheimer. 

A dosagem nootrópica recomendada para Resveratrol é de 20 a 250 mg por dia.

  1. Piracetam – Piracetam é usado em todo o mundo para tratar o comprometimento cognitivo no envelhecimento, lesões cerebrais, demência e doença de Alzheimer. Vários estudos mostram que o Piracetam aumenta a produção de ATP, as membranas mitocondriais e o crescimento de neuritos nos neurônios.

Em um estudo, os pesquisadores mostraram que o Piracetam é capaz de reparar as mitocôndrias em pessoas com Alzheimer leve e devolver a função celular ao normal .

A dosagem nootrópica recomendada para Piracetam é de 1.600 mg 3 vezes ao dia.

  1. Erva de São João – A pesquisa mostra que o extrato de erva de São João diminui o estresse oxidativo, previne a neurotoxicidade e controla a inflamação. E pode ser um tratamento eficaz para distúrbios neurodegenerativos relacionados ao estresse oxidativo, como Parkinson e Alzheimer.

A dosagem nootrópica recomendada para extrato de erva de São João é de até 900 – 1.800 mg por dia.

  1. Açafrão – A curcumina, que é o composto mais ativo isolado do açafrão, pode ajudar os macrófagos a limpar as placas amiloides encontradas na doença de Alzheimer. 

A curcumina tem ações antiproliferativas na micróglia. O efeito da curcumina nas células neurogliais envolve diminuição da proliferação de astrócitos, melhora da mielinogênese  e aumento da atividade e diferenciação de oligodendrócitos.

Em outras palavras, a curcumina lida com a microglia ativada e os astrócitos reativos ao redor das placas de beta-amilóide no cérebro de pacientes com Alzheimer. 

A curcumina diminui o principal produto químico para inflamação e a transcrição de citocinas inflamatórias. O tipo de inflamação crônica encontrada nos neurônios da doença de Alzheimer. 

Vários estudos mostram que a curcumina inibe a inflamação que está ligada ao mal de Alzheimer.

A curcumina se liga às proteínas beta amilóides encontradas na doença de Alzheimer e bloqueia sua automontagem . 

Estudos mostram que os metais pesados ​​podem induzir a agregação e toxicidade do beta-amilóide e estão concentrados no cérebro do Alzheimer. A curcumina, por interação com metais pesados ​​como cádmio e chumbo, previne a neurotoxicidade causada por esses metais. 

E, finalmente, dietas ricas em gordura e aumento do colesterol no sangue estão ligados ao aumento das placas amilóides. A curcumina inibe a formação de colesterol e diminui os peróxidos séricos. Beneficiando a prevenção da doença de Alzheimer. 

Se você fez alguma coisa para prevenir a doença de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas, adicione 750 mg de extrato de cúrcuma (95% curcuminóides) à sua pilha nootrópica e tome-a 3 vezes ao dia pelo resto da vida .

  1. Vinpocetina – A vinpocetina previne a regulação positiva de NFκB (fator nuclear kappa-light-chain-enhancer-enhancer de células B ativadas) . O NFκB é um complexo proteico que controla a transcrição do DNA , a produção de citocinas (proteínas de sinalização) e a sobrevivência celular. O TNFα é uma proteína sinalizadora (citocina) envolvida na inflamação nos neurônios. A vinpocetina inibe esta ação .

A vinpocetina também reduz a expressão induzida por TNFα do mRNA de moléculas pró-inflamatórias, como interleucina-1β , proteína quimioatraente de monócitos-1 (MCP-1) e molécula-1 de adesão celular vascular (VCAM-1) .

Os pesquisadores descobriram que a vinpocetina previne essa resposta inflamatória no nível do núcleo celular . Isso é muito importante porque o TNFα contribui para a morte das células neuronais encontradas na doença de Parkinson.

E há evidências crescentes de que o acúmulo de proteína β-amilóide leva a uma regulação positiva de interleucinas e TNFα que contribui para a neurodegeneração levando à doença de Alzheimer. 

A dosagem nootrópica recomendada de vinpocetina é de 10 mg 3 vezes ao dia.

suplementos de memória que funcionam

Demência Vascular, Circulação Cerebral e Envelhecimento Cerebral

Suas chances de desenvolver lesões da substância branca (WML), derrames e demência aumentam com a idade. Se sua família tem histórico desses tipos de doenças, suas chances são ainda maiores.

As lesões da substância branca são danos à substância branca do cérebro. A principal causa parece ser a má circulação sanguínea. E o desenvolvimento de vasos sanguíneos muito pequenos para transportar o sangue com eficiência.

Danos nos vasos sanguíneos estão associados à pressão alta e à doença de pequenos vasos. E coloca você em maior risco de derrame e outros problemas cognitivos. 

Demência e demência vascular parecem estar relacionadas. Ambos os tipos estão associados a uma série de problemas cerebrais, incluindo aumento do risco de Alzheimer, derrames, distúrbios da barreira hematoencefálica e aterosclerose.

A pesquisa mostrou que os problemas com o fluxo sanguíneo cerebral , WML e outras alterações celulares cerebrais associadas começam na meia-idade . 

Portanto, nunca é cedo demais para começar a adicionar nootrópicos à sua pilha para ajudar a evitar esse tipo de problema. Especialmente se você tiver histórico familiar de demência ou acidente vascular cerebral.

Você pode descobrir que um nootrópico que você já está usando para aumentar alguma outra área da saúde cognitiva também aumenta o fluxo sanguíneo. O que protege seu cérebro de demência ou derrame.

Considere escolher um ou dois da lista a seguir para melhor circulação cerebral e neuroproteção. E evite desenvolver demência mais tarde na vida.

  1. Cat’s Claw – Esta videira sul-americana tem potentes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes que suportam o reparo do DNA, a função imunológica e a divisão celular normal. Cat’s Claw também protege contra danos de acidente vascular cerebral. A dosagem nootrópica recomendada do extrato padronizado de Unha de Gato é de até 250 – 350 mg por dia.
  2. Forskolin – Usamos Forskolin como parte da pilha CILTEP para aumentar o cAMP . O que ajuda a aumentar a cognição, a memória de longo prazo e o estado de alerta. Mas Forskolin também tem sido usado tradicionalmente para tratar hipertensão (pressão alta), insuficiência cardíaca congestiva e angina (fluxo sanguíneo reduzido para o coração).

Estudos mostram que a capacidade do Forskolin de aumentar o fluxo sanguíneo está relacionada à sua ação de elevação do cAMP. Ele funciona como um vasodilatador, o que significa que aumenta os vasos sanguíneos. Permitindo um fluxo mais livre de sangue.  A dosagem nootrópica do extrato de forscolina é de 125 a 250 mg por dia.

  1. Ginkgo Biloba – Estudos mostram consistentemente que  o Ginkgo aumenta o fluxo sanguíneo cerebral aumentando o óxido nítrico (NO).  NO dilata os vasos sanguíneos permitindo uma melhor eliminação dos radicais livres e reduzindo o estresse oxidativo. Fornecendo mais oxigênio e glicose aos neurônios.

A dosagem nootrópica recomendada de extrato de Ginkgo biloba é de 120 a 240 mg por dia.

  1. Palha de aveia – A palha de aveia aumenta o fluxo sanguíneo no cérebro através de vários mecanismos de ação. Ele contém o aminoácido arginina que sintetiza para criar óxido nítrico (NO) . O NO dilata os vasos sanguíneos, permitindo que mais sangue flua.

as avenantramidas (compostos bioativos únicos na aveia) demonstraram aumentar a produção de óxido nítrico (NO) nas células musculares lisas humanas. A supressão das citocinas inflamatórias em combinação com o aumento do óxido nítrico aumenta o fluxo sanguíneo. A dosagem nootrópica recomendada para o extrato de palha de aveia é de 800 a 1.600 mg por dia.

  1. Extrato de Casca de Pinheiro (Pycnogenol®) – Como nootrópico, o Extrato de Casca de Pinheiro é usado principalmente para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral. Ele faz isso aumentando a atividade do óxido nítrico no cérebro. [xli] A dosagem nootrópica recomendada para Extrato de Casca de Pinheiro (Picnogenol) é de até 300 mg por dia.
  2. Piracetam – Vários estudos mostram que este suplemento nootrópico original aumenta o fluxo sanguíneo cerebral. Por exemplo, um estudo mostrou que o Piracetam melhorou várias funções de linguagem em pacientes com AVC que usavam 2.400 mg de Piracetam duas vezes ao dia. A dosagem nootrópica recomendada para Piracetam é de 1.600 mg 3 vezes ao dia.
  3. Carfedon – Os químicos adicionaram um grupo fenil ao Piracetam para aumentar sua biodisponibilidade . E chamou este novo Phenylpiracetam nootrópico . Ele suprime a constrição dos vasos sanguíneos permitindo o fluxo mais livre de sangue. Mais oxigênio e nutrientes chegam às células cerebrais, o que aumenta o estado de alerta, a cognição, o foco e o humor. 

Pesquisadores em Moscou recrutaram 400 pacientes que sofriam de acidente vascular cerebral isquêmico. A equipe descobriu que o grupo que recebeu fenilpiracetam durante o teste experimentou uma restauração significativa na função cognitiva e retomou as atividades diárias . Muito melhor do que o grupo de controle que tomou um placebo.  A dosagem nootrópica de Carfedon é de 100 mg 2 vezes por dia.

  1. Pramiracetam – Diz-se que este racetam é 5 a 30 vezes mais potente que o Piracetam . É um favorito entre estudantes e executivos para aumentar a cognição, foco, memória e recordação.

Este nootrópico foi testado para restaurar a função cognitiva após acidente vascular cerebral ou lesão cerebral traumática. A pesquisa mostra que o pramiracetam aumenta a atividade do óxido nítrico (NO) em seu cérebro.  A dosagem nootrópica recomendada para Pramiracetam é de 250 a 400 mg até 3 vezes por dia.

  1. Resveratrol – Alguns especulam que o Resveratrol encontrado no vinho tinto é responsável pelo “Paradoxo Francês”. E como os franceses podem comer baguetes, queijos, patês e pastéis. Evitando engordar e vivendo mais.

Uma equipe de pesquisa da Northumbria University em Newcastle upon Tyne, no Reino Unido, descobriu que o resveratrol aumentava a circulação cerebral . E esse efeito dependia inteiramente do tamanho da dose de Resveratrol. Mesmo após uma única dose.  A dosagem nootrópica recomendada para Resveratrol é de 20 a 250 mg por pagamento.

  1. Vinpocetina – é um derivado semi-sintético da vincamina, um alcaloide derivado da pervinca menor (Vinca Minor L.). A vinpocetina é usada principalmente para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral .

A vinpocetina inibe uma enzima chamada PDE1 (fosfodiesterase tipo 1) enquanto reduz os níveis de cálcio nas células cerebrais. Quando ambos estão elevados, o músculo liso nos vasos sanguíneos se contrai, estreitando o diâmetro dos vasos sanguíneos. E restringindo o fluxo sanguíneo para essa área do cérebro.

Em dois estudos clínicos separados, pacientes pós-AVC isquêmico crônico foram tratados com uma única infusão ou infusão diária de vinpocetina por 2 semanas. Os resultados mostraram aumento do fluxo sanguíneo cerebral, especialmente no tálamo, gânglios da base e regiões do córtex visual do cérebro. 

A vinpocetina deve fazer parte de cada pilha nootrópica. A dosagem recomendada de vinpocetina é de 10 mg tomada 3 vezes ao dia.

  1. Vitamina B 3 (niacina) – Estudos demonstraram que a suplementação com niacina melhora a função cognitiva, aumenta a energia celular, estimula a circulação cerebral , aumenta a resistência, “desliga” os genes do envelhecimento e prolonga a expectativa de vida.

A suplementação de niacina tem sido usada para tratar dependência, TDAH , artrite, doença de Alzheimer, depressão, perda de memória e esquizofrenia. E para desintoxicar quase todas as substâncias estranhas que podem entrar nas células adiposas.

Pesquisadores do Hospital Henry Ford, em Detroit, testaram a hipótese de que a niacina poderia aumentar a plasticidade sináptica e o crescimento dos axônios em pacientes com AVC. Neste estudo, a niacina aumentou a plasticidade sináptica e o crescimento axônico como resultado da restauração do BDNF .

A dosagem nootrópica recomendada de niacina é de 1000 mg 3 vezes por pagamento. Eu recomendo usar o hexanicotinato de inositol , que é uma versão de liberação prolongada da niacina . E não causa o rubor típico da niacina .

  1. Vitamina B 6 (Piridoxina) – A vitamina B  é necessária para regular a homocisteína . Altos níveis de homocisteína estão ligados à inflamação que pode levar a danos nos vasos sanguíneos. E possível acúmulo de placa levando a ataque cardíaco ou derrame .

Fosfato de piridoxal (piridoxal 5′-fosfato, P-5-P ou PLP) , a forma ativa da vitamina B 6 ajuda a controlar a inflamação no cérebro. Baixos níveis de P-5-P estão associados a inflamação grave.  Levando a doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. E contribui para doenças cardíacas, artrite, doença inflamatória intestinal e diabetes.

A dosagem nootrópica recomendada de vitamina B 6 ( P-5-P ) é de até 100 mg por dia.

  1. Vitamina B 12 (metilcobalamina) – é essencial para a síntese de DNA, RNA e neurotransmissores, manutenção dasbainhas de mielina que protegem os axônios e formação de glóbulos vermelhos.

A vitamina B 12  é necessária para regular a homocisteína . Altos níveis de homocisteína estão ligados à inflamação que pode levar a danos nos vasos sanguíneos. E possível  acúmulo de placa levando a ataque cardíaco ou derrame .

A dosagem nootrópica recomendada de vitamina B 12 (use a versão metilcobalamina ) é de 1 mg por dia.

suplementos antienvelhecimento nootrópicos

Declínio de neurotransmissores e envelhecimento cerebral

Estudos mostram que os níveis dos principais neurotransmissores dopamina e serotonina diminuem à medida que envelhecemos.

Os níveis de dopamina começam a diminuir cerca de 10% por década a partir dos 20 anos . Levando a declínios no desempenho cognitivo e motor. Em outras palavras, você não pensa tão rápido quanto antes. E você também não se move tão rápido. 

A serotonina e o fator neurotrófico derivado do cérebro também diminuem com a idade. 

A enzima monoamina oxidase (MAO) aumenta com a idade, degradando a serotonina, a dopamina e a norepinefrina. Quanto mais MAO aumenta, mais você experimenta seus efeitos negativos na memória, humor e comportamento. 

Os inibidores da monoamina oxidase (MAOIs) têm sido usados ​​há muito tempo para tratar distúrbios de comportamento, incluindo depressão.

Mas temos várias opções nootrópicas naturais para aumentar neurotransmissores como dopamina e serotonina. E ainda temos alternativas naturais de suplementos nootrópicos para inibir a MAO para manter os níveis de neurotransmissores elevados à medida que envelhecemos.

  1. Aniracetam – Este nootrópico de ampaquina solúvel em gorduraé bem conhecido na comunidade de nootrópicos por seus efeitos ansiolíticos . Aniracetam pode reduzir a ansiedade, depressão, medo e aumentar a sociabilidade.

Estudos clínicos mostram que o aniracetama afeta os receptores de acetilcolina, dopamina e serotonina no cérebro. A dosagem recomendada de aniracetama é de 1.500 mg por dia. Tomado em duas doses de 750 mg. Cada dose tomada com uma gordura saudável como o óleo de coco . E com um bom suplemento de colina como Alpha GPC ou CDP-Colina porque aumenta o uso de acetilcolina em seu cérebro.

  1. DHEA – é muitas vezes chamado de “hormônio da juventude”. DHEA é o precursor hormonal mais abundante em seu corpo e é a fonte de seus hormônios sexuais. Os níveis de DHEA diminuem com a idade, começando por volta dos 25 anos .

Níveis mais altos de DHEA estão diretamente relacionados à concentração ideal , memória de trabalho e função executiva . E DHEA é um inibidor natural da MAO .  Melhorando os níveis de humor e energia enquanto alivia a depressão.

A dosagem nootrópica recomendada de DHEA é de 25 a 50 mg por dia para maiores de 18 anos. Veja as notas de dosagem em minha revisão completa de DHEA para mais informações.

  1. L-DOPA (Mucuna Pruriens) – A L-DOPA é sintetizada em seu cérebro pelo aminoácido l-tirosina . E é o precursor da dopamina, epinefrina e norepinefrina. Ele aumenta os níveis de hormônio do crescimento em seu cérebro para aumentar a produção de neurônios e células da glia .

A L-DOPA também produz neuromelaninas que são semelhantes ao pigmento melanina da pele. Em seu cérebro, eles absorvem quinonas tóxicas e quelam metais pesados ​​como mercúrio e chumbo.

A dosagem recomendada de L-DOPA (extrato de Mucuna Pruriens 98%) é de 250 a 500 mg por dia.

  1. L-teanina – é um aminoácido encontrado no chá verde (camellia sinensis). A L-teanina aumenta os níveis de GABA , serotonina e dopamina no cérebro. Além de aumentar o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e o Fator de Crescimento Nervoso (NGF) . 

E é um antagonista dos receptores NMDA que podem inibir a liberação sináptica de glutamato . Protegendo seu cérebro da superestimulação causada pelo glutamato e possível toxicidade do glutamato.

A pesquisa descobriu que, se a L-teanina estiver presente no corpo no momento em que o derrame ocorre, o dano cerebral será significativamente reduzido . Um estudo na China concluiu que houve uma redução de 40% no risco de derrame naqueles que bebiam chá verde, preto ou jasmim. 

A dosagem nootrópica recomendada de L-teanina é de 200 a 400 mg uma ou duas vezes por dia.

  1. N-Acetil L-Tirosina (NALT) – NALT é uma forma altamente biodisponível do aminoácido L-Tirosina . Que se converte em dopamina, norepinefrina e epinefrina.

NALT pode aumentar a libido, memória, foco, concentração, humor, oferece efeitos antidepressivos e melhora a função executiva em pessoas com TDAH. A dosagem nootrópica recomendada para NALT é de 350 a 500 mg duas vezes ao dia.

  1. Palha de aveia – O extrato de palha de aveia inibe a monoamina oxidase B (MOA-B) , que aumenta os níveis de dopamina no cérebro. Ajudando distúrbios cerebrais como TDAH e doença de Parkinson.

O extrato de palha de aveia também suprime as citocinas inflamatórias ao inibir a ativação do fator nuclear κB (NF-κB) . As citocinas estão implicadas em vários distúrbios cerebrais, incluindo depressão maior, esquizofrenia e doença de Alzheimer.

A dosagem recomendada para o extrato de palha de aveia é de 800 a 1.600 mg por dia.

  1. Fenilalanina – é um aminoácido essencial altamente biodisponível. Seu corpo converte naturalmente a L-fenilalanina no aminoácido L-tirosina , que é então convertido em L-DOPA . A descarboxilação da L-DOPA resulta na síntese do neurotransmissor dopamina .

O uso da fenilalanina como nootrópico ajuda a combater a dor crônica, melhora o humor e aumenta a energia. Também ajuda no alívio da ansiedade, melhora o foco e aumenta a motivação. DL-fenilalanina é usado para ajudar a combater o TDAH e o Parkinson .

A dosagem recomendada de fenilalanina é de 500 mg até 3 vezes ao dia.

  1. Vitamina B-Complex – As vitaminas B são indiscutivelmente os suplementos nootrópicos antienvelhecimento mais importantes que temos disponíveis . A vitamina B  (tiamina) está envolvida no ciclo do ácido cítrico que é usado para produzir energia de trifosfato de adenosina (ATP) dentro de suas mitocôndrias .

A vitamina B 3  (niacina) é um precursor do NAD e do NADH , que fornece elétrons para a síntese de ATP em suas mitocôndrias . A niacina aumenta o BDNF , que está envolvido na plasticidade sináptica e no crescimento do axônio para a memória e a saúde geral do cérebro. E estimula a produção de dopamina, norepinefrina e serotonina.

A vitamina B 5  (ácido pantotênico) é essencial para a síntese de acetilcolina, epinefrina e serotonina. E está no centro do ciclo do ácido cítrico e da cadeia de transporte de elétrons que ajuda a converter os nutrientes dos alimentos em energia que é usada para produzir ATP nas mitocôndrias .

A vitamina B 6  (piridoxina) é uma coenzima necessária para a síntese de dopamina, epinefrina, GABA, melatonina , norepinefrina e serotonina. Na verdade, mais de 140 atividades enzimáticas distintas em seu cérebro e corpo dependem da versão P-5-P da vitamina B 6 .

A vitamina B 9 (Folato) está envolvida na expressão gênica, síntese de aminoácidos, síntese de mielina e é necessária para a síntese dos neurotransmissores dopamina, epinefrina, norepinefrina e serotonina.

A vitamina B 12 (metilcobalamina) é essencial para a síntese de DNA , RNA e neurotransmissores, a manutenção das bainhas de mielina que protegem os neurônios e a formação de glóbulos vermelhos. Também é necessário para regular a homocisteína . Altos níveis de homocisteína estão ligados à inflamação que pode levar a danos nos vasos sanguíneos. E possível acúmulo de placa levando a ataque cardíaco ou derrame.

Escolha uma vitamina do complexo B que contenha as formas altamente biodisponíveis de folato (não ácido fólico) e metilcobalamina (não cobalamina).

Revertendo o envelhecimento cerebral – por onde começar

A maioria dos nootrópicos analisados ​​aqui no Brain on Peak podem ser considerados suplementos “antienvelhecimento”.

Temos toneladas de pesquisas que mostram que tomar os suplementos nootrópicos certos pode otimizar a saúde do cérebro. E protegê-lo do declínio cognitivo no futuro.

Mas escolher os melhores nootrópicos para você pode ser um desafio.

Temos dezenas de suplementos nootrópicos para escolher. Incluindo aminoácidos , ervas, minerais, vitaminas e até mesmo a família racetam de nootrópicos.

As permutações e combinações para fazer sua pilha nootrópica antienvelhecimento perfeita podem derreter seu cérebro. O que é meio que contrário ao que pretendemos.

Então fica a sugestão…

Escolha um ou dois de cada uma das categorias listadas neste post. Revise cuidadosamente o artigo completo sobre cada um para garantir que você entenda o que cada nootrópico faz. Como eles podem interagir com seus medicamentos prescritos. Confira os possíveis efeitos colaterais. E selecione a menor dosagem sugerida de cada um.

Pelo que sabemos agora, podemos percorrer um longo caminho para dar ao seu cérebro uma chance de curar e se recuperar se você tiver problemas com coisas como memória ou depressão.

Mesmo que você não esteja lidando com o declínio cognitivo (ainda), você precisa tomar medidas hoje para prevenir o envelhecimento do seu cérebro. E manter a saúde cognitiva ideal ao longo da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *