Melhores Nootrópicos para Depressão

Fóruns e blogs nootrópicos geralmente descrevem a depressão como um desequilíbrio de neurotransmissores no cérebro. Em seguida, ofereça sugestões sobre vários nootrópicos ou drogas para ajudar a melhorar seu humor e reduzir a depressão.

Mas essa visão simplista da depressão ignora a complexidade dessa doença .

Pesquisas recentes mostraram que a depressão pode ter muitas causas possíveis . Incluindo a regulação do humor pelo seu cérebro, problemas genéticos , eventos estressantes ou condições de vida , medicamentos prescritos ou outros problemas médicos .

É verdade que os neurotransmissores estão envolvidos no processo que contribui para a depressão . Mas geralmente não é uma questão de um neurotransmissor estar muito baixo ou outro muito alto .

Aqui está a coisa. Você tem vários sistemas de neurotransmissores , aminoácidos , hormônios e outros neuroquímicos trabalhando dentro e fora dos neurônios .

A interação dessas reações neuroquímicas compõe um sistema altamente dinâmico que contribui para o seu humor. E como você percebe e experimenta a vida.

Com esse nível de complexidade, você pode ter sintomas de depressão semelhantes aos da pessoa ao seu lado. Mas os problemas em seu cérebro e corpo podem ser completamente diferentes. Portanto, o que funciona melhor para outra pessoa com seus sintomas pode não ser a melhor opção para você.

E é por isso que costumamos dizer na comunidade nootrópica que sua milhagem pode variar (YMMV) ao descrever um suplemento nootrópico específico. E como se sente.

Neste artigo você descobrirá outras possíveis causas que contribuem para sua depressão. Como reconhecê-los. Como usar suplementos nootrópicos para testar diferentes causas possíveis, para que você possa restringir o que pode estar causando sua depressão.

E vou compartilhar algumas sugestões de suplementos nootrópicos que podem ajudar a aliviar seus sintomas de depressão para uma melhor qualidade de vida .

Índice

Depressão e Neurogênese

Acontece que a sinalização das células cerebrais, a neurogênese e a função dos circuitos neuronais podem desempenhar um papel mais importante na depressão do que simplesmente os níveis de serotonina ou dopamina .

Melhores nootrópicos para melhorar o humor

Por exemplo, pesquisadores em Munique estudaram 24 mulheres com histórico de depressão. E, em média, o hipocampo era 9 a 13% menor nas mulheres deprimidas em comparação com as mulheres saudáveis. E quanto mais surtos de depressão uma mulher tinha, seu hipocampo era ainda menor em comparação com mulheres menos deprimidas no estudo.

Sabemos que o estresse pode desempenhar um papel na depressão . E a pesquisa mostrou que o estresse pode suprimir a neurogênese . O que explicaria o hipocampo menor nessas mulheres.

Também sabemos que o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) , uma proteína que ocorre naturalmente em seu cérebro, é fundamental para prevenir a apoptose (morte das células cerebrais), é necessário para o crescimento de novos neurônios ( neurogênese ) e o crescimento e manutenção de sinapses .

Confira meu artigo sobre “ 13 Nootrópicos para aumentar o BDNF ”. Aumentar o BDNF é uma forma de combater a depressão. Abaixo, compartilharei uma lista de nootrópicos para você experimentar, alguns dos quais também ajudam a aumentar os níveis de BDNF entre outros benefícios para um cérebro saudável.

Se você já experimentou antidepressivos, sabe que muitas vezes leva semanas para sentir algum benefício. Os cientistas têm uma teoria de que o valor de alguns desses medicamentos pode estar na geração de novos neurônios ( neurogênese ), no fortalecimento das conexões dos neurônios e na melhora da sinalização das células cerebrais . O que muitas vezes leva tempo antes que você possa sentir o resultado.

Então agora os pesquisadores especulam que novos medicamentos poderiam ser desenvolvidos para promover especificamente a neurogênese. Acontece que já temos essa capacidade com vários suplementos nootrópicos naturais .

Depressão e neurotransmissores

Sabemos que a disfunção do neurotransmissor não é a única causa da depressão . Mas também não podemos descartar sua importância.

Os neurônios são projetados para se comunicar uns com os outros . Quando um neurônio é ativado, ele passa um ‘ potencial de ação ‘, que é um minúsculo sinal elétrico, por seu axônio até o terminal axônico ( sinapse ).  Os neurotransmissores são armazenados em vesículas sinápticas .

potencial de ação (sinal elétrico) libera certos neurotransmissores na sinapse . Que então o envia para uma sinapse em um dendrito conectado ao neurônio receptor . À medida que a concentração de neurotransmissores aumenta na sinapse, eles se ligam a receptores embutidos nas membranas dos dois neurônios.

Essa liberação de um neurotransmissor de um neurônio pode ativar ou inibir o segundo neurônio. Uma vez que o primeiro neurônio tenha liberado uma certa quantidade de moléculas neurotransmissoras, um mecanismo de feedback instrui o neurônio transmissor a parar de liberar moléculas neurotransmissoras e começar a trazê-las de volta para o 1º neurônio . Este processo é chamado de recaptação .

Naqueles que estão gravemente deprimidos ou maníacos, esse sistema afinado de neurosinalização pode sair do controle. Muito ou pouco do neurotransmissor é liberado.

Ou se a recaptação for excessivamente eficiente e eliminar muitas moléculas de neurotransmissores antes que elas tenham a chance de se ligar aos receptores. Pode ter um impacto significativo no humor.

Os neurotransmissores primários que podem desempenhar um papel na depressão incluem:

  • Acetilcolina
  • dopamina
  • glutamato
  • GABA
  • norepinefrina
  • Serotonina

Cada um desses neurotransmissores pode ser aumentado ou sua recaptação afetada por suplementos nootrópicos ( listados abaixo ).

sulbutiamina-para-depressão

Depressão e medicamentos prescritos

A depressão pode resultar como efeito colateral de certos medicamentos prescritos. Esses medicamentos podem incluir antimicrobianos, antibióticos, antifúngicos, antivirais, medicamentos para o coração e pressão arterial, hormônios, medicamentos para insônia, tranqüilizantes, antiácidos, analgésicos narcóticos e muito mais.

Sabemos por experiência que muitos desses medicamentos prescritos podem ser substituídos por suplementos nootrópicos naturais mais seguros .

Mas NÃO estou encorajando você a parar de usar quaisquer remédios que esteja usando atualmente . Sem consultar o seu médico primeiro. Estou encorajando você a aprender e possivelmente tentar alternativas mais seguras que muitas vezes fazem o trabalho tão bem.

CUIDADO : muitos suplementos nootrópicos são contra-indicados com ISRSs, MAOIs, tricíclicos e outros prescritos que funcionam no mesmo sistema de neurotransmissores. Combinar qualquer um desses suplementos nootrópicos ‘naturais’ com o medicamento errado pode causar sérios danos. Incluindo acabar com sua vida. Por favor, leia a seção de efeitos colaterais de cada revisão nootrópica aqui no Brain on Peak® . E em caso de dúvida, pergunte-me e consulte o seu médico antes de tentar um nootrópico se estiver usando algum desses medicamentos prescritos.

Depressão e Estresse

Quase todos nós passamos por eventos estressantes. E embora nem todos nós que enfrentamos o estresse desenvolvam transtorno depressivo. No entanto, o estresse geralmente desempenha um papel importante na depressão.

Dependendo de quão sensível você é ao estresse, junto com a neuroquímica bagunçada e até a genética. Uma tempestade perfeita de qualquer um ou de todos esses fatores influentes pode levar à depressão .

Portanto, leia meu artigo extenso sobre “ Melhores nootrópicos para ansiedade ”, que inclui vários suplementos nootrópicos que podem ajudá-lo a lidar e vencer o estresse.

noopept-for-depression

Nootrópicos recomendados para depressão

Se você está atualmente em tratamento para depressão . Ou suspeite que você pode estar lidando com uma depressão não diagnosticada . E estão procurando uma maneira mais natural e segura de tratar seus sintomas. Nootrópicos podem ser a resposta.

Você não está sozinho procurando uma alternativa natural às drogas que muitas vezes estão associadas a uma série de efeitos colaterais . Pesquisas nos Estados Unidos e em outros países mostram que um número significativo de pessoas usa ‘ medicina alternativa ‘ para tratar a depressão .

Os pesquisadores realizaram uma pesquisa com mais de 3.000 mulheres nos EUA para descobrir quantas recorreram à medicina alternativa para a depressão . Das 220 mulheres que disseram ter sido oficialmente diagnosticadas com depressão, 54% disseram ter usado medicina alternativa para tratar seus sintomas. 

Descobrimos que a seguinte lista de nootrópicos funciona bem para diferentes tipos e causas de depressão .

Como mencionei antes, sua milhagem pode variar . O que funciona para mim pode não funcionar para você. A experimentação sábia e cuidadosa é fundamental para encontrar uma alternativa mais segura para o tratamento de sua depressão.

  1. Aniracetam – Um membro da família racetam de nootrópicos, o aniracetam funciona com os receptores de dopamina D 2 e D 3 em seu cérebro. E dessensibiliza os receptores AMPA (glutamato)  que podem ajudar a controlar a toxicidade do glutamato .O aniracetam é um dos antidepressivos mais eficazes que já experimentei. E seus efeitos na dopamina em seu cérebro também podem ter um efeito profundo nos sintomas de ansiedade .
  2. Bacopa Monnieri – Uma das ervas mais poderosas da medicina ayurvédica . A Bacopa Monnieri é usada há milênios para aliviar a ansiedade, a fadiga, restaurar a energia e aumentar a concentração .Este adaptógeno demonstrou em estudos clínicos que funciona tão bem para a depressão quanto os benzodiazepínicos e os antidepressivos tricíclicos . 
  3. Coenzima Q10 (CoQ10) – CoQ10 contribui para a fonte natural de energia da sua célula. Produzindo ATP em suas mitocôndrias , pegando gordura e convertendo-a em energia utilizável. CoQ10 preserva a função cerebral, ajuda a combater doenças mentais e enxaquecas .Depressão maior, transtorno bipolar e esquizofrenia agora estão sendo reconhecidos como tendo disfunção mitocondrial em comum. Com níveis de estresse oxidativo mais elevados .  Estudos mostram que 1.200 mg por dia de CoQ10 em adultos bipolares experimentaram uma redução significativa na depressão .
  4. 5-HTP –NÃO recomendo o uso de 5-HTP para tratar a depressão. Mas inclua-o apenas aqui, pois é comercializado como um “antidepressivo natural”.Este aminoácido é produzido naturalmente em seu corpo. E sintetizado a partir do aminoácido triptofano que você obtém dos alimentos. O 5-HTP é o precursor necessário para produzir a serotonina, o neurotransmissor do bem-estar . Mas um resumo publicado na Alternative Medicine Review observou uma falta de evidência para precursores de ‘carregamento’ para tratar a depressão .  A combinação de 5-HTP com ISRS, tricíclicos ou MAOI causará a síndrome da serotonina , que pode ser mortal.
  5. Ginkgo Biloba – Esta árvore nativa da China tem sido usada há milhares de anos para aumentar o estado de alerta mental , melhorar a circulação cerebral e melhorar a função cerebral geral. Muitos descobriram que o Ginkgo Biloba é muito eficaz para reduzir a ansiedade e o estresse . E para melhorar o humor.1.570 homens e mulheres na Inglaterra participaram de um estudo usando 120 mg de extrato de Ginkgo Biloba diariamente por 4, 6 e 10 meses. Aqueles que usaram Gingko Biloba por mais tempo experimentaram as maiores melhorias para ansiedade, depressão, energia, sonolência, tristeza e felicidade . 
  6. Iodo – Você sabia que as populações com deficiência de iodo têm até 13,5 pontos de QI a menos do que aquelas com níveis ideais de iodo em seu sistema?  Uma vez que o iodo foi amplamente removido do sal de mesa em alguns países, foi sugerido que a deficiência de iodo é epidêmica . Principalmente em países como os Estados Unidos.O iodo é essencial para a saúde da tireoide e para a produção de hormônios tireoidianos. Quase todos os tecidos do corpo dependem dos hormônios da tireoide para uma função saudável. A falta de iodo pode resultar em hipotireoidismo . Afetando negativamente a síntese de acetilcolina em seu cérebro. Afetando cognição , aprendizado e memória , recordação e humor .
  7. Kava – Kava é nativa do Pacífico Sul. E os ilhéus usam kava por seus efeitos sedativos . Kava pode ajudar a reduzir a ansiedade e a depressão . Ao contrário dos benzodiazepínicos , o Kava não prejudica a função cognitiva . Na verdade, estudos mostram que não só a Kava melhora o humor. Também pode aumentar a função cognitiva também. 
  8. Cogumelo Juba do Leão – Também chamado de “ cogumelo inteligente ”, o Cogumelo Juba do Leão aumenta o fator de crescimento do nervo cerebral , que aumenta  a neurogênese . O Lion’s Mane pode ajudar a melhorar o foco e a atenção , aumentar o pensamento e a velocidade de processamento , reparar as células cerebrais e ajudar a aliviar a ansiedade e a depressão .Mulheres no Japão receberam biscoitos Lion’s Mane por 4 semanas durante um ensaio clínico. Os pesquisadores descobriram que o Lion’s Mane reduziu a ansiedade e a depressão nessas mulheres durante o estudo . [x]
  9. Magnésio – A falta de magnésio adequado pode resultar em confusão mental , ansiedade e depressão . A plasticidade das sinapses neuronais é afetada pela quantidade suficiente  de magnésio nas células cerebrais .Um estudo foi realizado com 5.708 pessoas na Noruega. O objetivo do estudo foi examinar a associação entre ingestão de magnésio e depressão e ansiedade . Os pesquisadores descobriram que a baixa ingestão de magnésio está relacionada à depressão . 
  10. Mucuna Pruriens (L-DOPA) – A L-DOPA é sintetizada a partir do aminoácido tirosina em seu corpo. E é um precursor da formação de dopamina , epinefrina e norepinefrina em seu cérebro.Mucuna Pruriens tem sido usado na medicina Ayurveda desde 1500 aC Para tratar coisas como picada de cobra, problemas intestinais, problemas sexuais e humor melancólico. A pesquisa mostra que a suplementação com L-DOPA extraída de Mucuna Pruriens  pode ser um ótimo antidepressivo natural se você estiver com pouca dopamina . 
  11. N-acetil L-cisteína (NAC) – NAC é um aminoácido que regula a quantidade de glutamato e dopamina no cérebro. Ajuda a restaurar os receptores de dopamina disfuncionais . E é um precursor da glutationa , que é o principal antioxidante necessário para reduzir os radicais livres e o estresse oxidativo. Um estudo com 75 indivíduos com transtorno bipolar recebeu 1 grama de NAC duas vezes ao dia durante 24 semanas. O tratamento com NAC resultou em uma melhora significativa com depressão nesses pacientes. 
  12. N-Acetil L-Tirosina (NALT) – NALT é uma forma altamente biodisponível do aminoácido L-Tirosina . Seu cérebro usa tirosina para produzir dopamina e norepinefrina . A dopamina está envolvida na libido, memória, foco, concentração orientada para objetivos, é um elevador de humor e antidepressivo.Se você é TDAH ou tem outros problemas com baixa dopamina , a suplementação com NALT ou L-tirosina pode ajudar a melhorar sua memória , aumentar seu QI e aliviar a depressão. Eu recomendo NALT ou L-Tyrosine para qualquer pessoa que use estimulantes como Adderall ou Ritalin para tratar o TDAH .
  13. Nefiracetam – Um dos membros mais novos da família racetam de nootrópicos, o Nefiracetam é usado clinicamente para tratar e prevenir convulsões , depressão grave e demonstrou qualidades neuroprotetoras .A estrutura do Nefiracetam é semelhante ao outro grande antidepressivo aniracetam . Pesquisadores da Universidade de Iowa fizeram um teste com 159 pacientes com AVC e depressão maior. O estudo concluiu que o Nefiracetam produziu uma melhora significativa nos pacientes com depressão mais grave . 
  14. Noopept – Este nootrópico derivado de peptídeo relacionado à família racetam é muito mais potente que o Piracetam . Mas seu mecanismo de ação em seu cérebro é semelhante a outros racetams .Noopept estimula os receptores de dopamina, nicotínicos e serotonina . Aumenta a cognição, a memória, o pensamento lógico, os reflexos e o humor . Noopept aumenta as ondas cerebrais alfa e beta . Aumentando o relaxamento . E movendo você para um super aprendizado, estados de fluxo alegria .
  15. Fenilalanina – Este aminoácido é um precursor da tirosina em seu cérebro. Tirosina ajuda na síntese de dopamina, epinefrina e norepinefrina.Um estudo foi feito com 23 pacientes diagnosticados com depressão que não responderam aos antidepressivos padrão. Eles receberam 50 ou 100 mg de fenilalanina diariamente por 15 dias. Os pesquisadores descobriram que a fenilalanina melhorou completamente o humor em 17 dos pacientes . Dentro de 13 dias após o teste de 15 dias. 
  16. Rhodiola Rosea – Rhodiola Rosea ativa os receptores AMPA em seu cérebro. O que pode diminuir a depressão e as mudanças de humor relacionadas ao estresse, reduz a fadiga, estimula a energia e o estado de alerta, aumenta a cognição e a motivação .Um ensaio clínico com 57 pacientes com diagnóstico de depressão recebeu extrato de Rhodiola Rosea , sertralina (Zoloft ® ) ou placebo por 12 semanas. O estudo descobriu que Rhodiola Rosea foi ligeiramente menos eficaz do que a sertralina para a depressão. Mas produziu muito menos efeitos colaterais e foi melhor tolerado . 
  17. SAM-e – SAM-e é o aminoácido metionina que ocorre naturalmente ligado a uma molécula de ATP . Auxilia no processo de divisão e reparo celular e na geração dos neurotransmissores dopamina, serotonina, norepinefrina e melatonina . É por isso que é considerado um potente nootrópico.SAM-e é usado para melhorar o humor, aliviar a depressão, melhorar os níveis de energia e reduzir os sintomas da fibromialgia . 20 voluntários saudáveis ​​participaram de um estudo recebendo infusões de 800 mg de SAM-e ou placebo por 7 dias. O mapeamento EEG durante o estudo identificou o SAM-e como um antidepressivo . Segmentação de regiões cerebrais cruciais para a eficácia terapêutica dos antidepressivos. 
  18. Erva de São João – Esta erva tem sido tradicionalmente usada para distúrbios do humor e cicatrização de feridas. Hoje é usado principalmente como tratamento para ansiedade, depressão e estresse.A erva de São João funciona como os ISRS prescritos, impedindo a recaptação da serotonina no cérebro. Mas , por favor, leia as precauções para usar este nootrópico no artigo estendido . Antes de experimentá-lo como um suplemento nootrópico para tratar sua depressão.
  19. Sulbutiamine – A sulbutiamine é uma versão sintetizada da vitamina B 1 (tiamina) que atravessa facilmente a barreira hematoencefálica . Como nootrópico, é usado para melhorar o humor, a memória e a motivação .Um estudo da University of Wales Swansea, no Reino Unido, trabalhou com 120 mulheres adultas jovens. Os participantes do estudo tomaram um placebo ou 50 mg de tiamina por 2 meses. Tempos de humor, memória e reação foram monitorados antes e depois de tomar os comprimidos. 2 meses após a suplementação com tiamina , os participantes ficaram mais lúcidos, sentiram-se mais compostos e enérgicos, os tempos de reação melhoraram e o humor melhorou . 
  20. Triptofano – Este aminoácido essencial é um precursor da serotonina, melatonina e niacina (vitamina B 3 ) em seu corpo. Adicionar triptofano à sua pilha pode ajudar a aumentar seus níveis de serotonina . E deve ajudar com ansiedade, TDAH, depressão, insônia, perda de memória, dor e distúrbios alimentares .
  21. Cúrcuma – A cúrcuma é um dos principais temperos do caril. Em partes da Índia onde o curry é consumido com mais frequência, a doença de Alzheimer é extremamente rara. Esta especiaria (e seu extrato chamado curcumina ) tem uma capacidade única de reduzir a inflamação comum ao Parkinson, Alzheimer e tumores cerebrais.Um estudo realizado na Índia analisou a eficácia e a segurança do uso da curcumina , principal ingrediente ativo encontrado na cúrcuma , no tratamento da depressão maior .60 pacientes deprimidos tomaram 20 mg de Prozac ® , 1.000 mg de curcumina ou uma combinação de ambos diariamente por 6 semanas. A melhor resposta durante o estudo foi com pacientes usando a combinação.  E os pesquisadores concluíram que a curcumina pode ser usada como um tratamento eficaz e seguro para pacientes com depressão maior .
  22. Monofosfato de uridina – Este precursor do ácido ribonucleico (RNA) fornece instruções do seu DNA para ajudar a criar memória, facilitando as conexões entre os neurônios do cérebro (sinapses).A suplementação de uridina como um nootrópico melhora e estabiliza o humor , é antiestresse , ajuda no Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), é antiansiedade e ajuda a modular e normalizar a liberação de dopamina . 
  23. Vitamina B 6 – A vitamina B 6 ajuda o cérebro a produzir serotonina, norepinefrina e melatonina . A forma ativada da vitamina B 6 chamada P-5-P é particularmente eficaz em aumentar a serotonina e o GABA em seu cérebro.Para depressão, procure um suplemento P-5-P ou uma fórmula do complexo B que use P-5-P .
  24. Vitamina B 12 – Esta vitamina B desempenha um papel fundamental na conversão eficiente de carboidratos em glicose , o que contribui para a produção de combustível celular (ATP) . Ele ajuda seu corpo a converter ácidos graxos em energia .A suplementação com vitamina B 12 pode ajudar a diminuir a ansiedade e elevar o estado de alerta, cognição, energia, visão , elevar o humor e aliviar a insônia . Chega de mudanças de humor!

Deprimido nunca mais

nootrópicos dopaminérgicos

Os nootrópicos podem ser uma forte alternativa a muitos medicamentos antidepressivos atualmente prescritos pelos médicos. E promovido pelas grandes empresas farmacêuticas.

Mas uma palavra muito forte de cautela – se você estiver usando algum medicamento antidepressivo prescrito. Ou qualquer medicamento para esse assunto. Pesquise cada nootrópico, incluindo efeitos colaterais e interações com medicamentos prescritos, antes de usá-los .

Para finalmente vencer a depressão, você deve descobrir a causa raiz dela. É inútil tentar de outra forma sem fazer sua pesquisa. Experimente vários suplementos nootrópicos até encontrar o que funciona para você .

Boa sorte na sua pesquisa. Há esperança. Eu sei porque venci minha própria depressão. E saiu do outro lado melhor do que antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *