Melhores Ervas Nootrópicas

A palavra “ nootrópico ” pode ser nova. Cunhado pelo Dr. Corneliu Giurgea em 1972. 

Mas os humanos têm usado ervas nootrópicas e plantas medicinais desde antes da história registrada.

As ervas nootrópicas são alguns dos potenciadores cerebrais naturais mais potentes que temos disponíveis hoje. Frequentemente demonstrado ser tão eficaz e seguro quanto os produtos farmacêuticos modernos com um mecanismo de ação semelhante.

Novos estudos científicos estão validando os benefícios cognitivos associados às ervas nootrópicas tradicionais . E os métodos modernos de fabricação tornam esses produtos botânicos mais seguros, puros e eficazes do que nunca.

Neste post, você será apresentado às 15 principais ervas nootrópicas que podem ser usadas como suplementos autônomos. E vários estão incluídos em algumas das melhores pilhas nootrópicas pré-formuladas disponíveis hoje.

Índice

O que são Ervas Nootrópicas?

Ervas nootrópicas são plantas que crescem naturalmente, ou partes de plantas, incluindo raízes, caules, folhas, flores e sementes. Que são usados ​​por suas qualidades de aprimoramento do cérebro.

Cada uma das ervas nootrópicas investigadas neste post tem uma longa história de uso tradicional na medicina herbal. Usado por milênios por pessoas comuns, bem como profissionais médicos.

Foi apenas nos últimos cem anos que a ciência nos mostrou como essas ervas funcionam em nosso corpo e cérebro. Validando o que as pessoas sabem através da experiência prática no uso dessas ervas.

Uma Breve História das Ervas Nootrópicas

Os seres humanos têm usado plantas para alimentos e remédios há milhares de anos.

O imperador Shen-Nung , o 2º imperador da China (3500-2600 aC), catalogou mais de 365 espécies de plantas medicinais. Muitos dos quais ainda são usados ​​na medicina tradicional chinesa hoje. 

Os antigos gregos e romanos também gostavam de ervas. Os cirurgiões do exército romano espalharam seus conhecimentos sobre ervas por todo o império romano, incluindo Espanha, Alemanha, França e Inglaterra.

Dioscórides (40 – 90 aC) e Galeno (131 – 203 dC), ambos cirurgiões gregos do exército romano escreveram livros de ervas que permaneceram como textos definitivos de matéria médica por 1.500 anos. 

Em 1597, John Gerard (1545 – 1612), que era o superintendente dos jardins da Rainha Elizabeth, incorporou plantas do Novo Mundo em seu Herball , ou Generall Historie of Plants .

Nossos ancestrais aprenderam há muito tempo que certas ervas podem ter um efeito profundo na cura e na otimização do cérebro e do corpo humano.

Ciência Fitoterápica Nootrópica Moderna

Nossos ancestrais usavam ervas nootrópicas em sua forma mais básica; seco, cru, em pó ou embebido em chá. E, embora eficazes, os medicamentos fitoterápicos antigos não eram tão consistentes em sua atividade de aprimoramento do cérebro.

lista de medicamentos para melhorar o cérebro

Os métodos de fabricação modernos avançaram para o estágio em que sabemos que uma erva nootrópica específica fornecerá benefícios previsíveis e consistentes de lote para lote.

E alguns extratos que só podem ser produzidos com técnicas de laboratório modernas podem amplificar a atividade cognitiva nootrópica para benefícios mais específicos.

As mais recentes técnicas de fabricação de ervas nootrópicas incluem:

  • Extratos padronizados – fornecem um nível exato de compostos nootrópicos ativos de uma planta em cada porção
  • Concentração – destilada em extratos de ervas altamente potentes, resultando em quantidades menores, oferecendo grande atividade de aprimoramento cognitivo
  • Calibração – extratos botânicos medidos com precisão são feitos para fornecer compostos nootrópicos mais específicos que beneficiam seu cérebro

Não só o laboratório moderno e as técnicas de fabricação fornecem ervas nootrópicas mais eficazes . A segurança também é aprimorada porque compostos indesejados ou toxinas podem ser impedidos de entrar em seu suplemento nootrópico.  

Em seguida, você obterá uma introdução resumida a 15 das ervas nootrópicas mais eficazes conhecidas pelo homem . A maioria com registros de trilha de mil anos em desempenho cognitivo aprimorado.

Cada resumo fornece um link ao vivo para minha revisão completa dessa erva nootrópica . Fornecendo um mergulho mais profundo sobre o que é, de onde vem, por que o usamos, dosagens recomendadas, efeitos colaterais e tipo ou forma de cada botânico para comprar como suplemento nootrópico. Com links para dezenas de estudos clínicos que suportam cada nootrópico.

Ashwagandha

Em sânscrito, Ashwagandha significa “ cheiro de cavalo ”. O que significa que esta erva dá a força e o vigor de um garanhão .

Uma das ervas nootrópicas mais poderosas na cura ayurvédica , Ashwagandha está lado a lado com algumas das drogas mais potentes usadas para tratar a ansiedade e a depressão.

Ashwagandha ajuda a reduzir o cortisol , reduz o açúcar no sangue e melhora a pressão arterial . Ajuda a regenerar axônios , dendritos e sinapses . Restaurando redes neurais, esta erva nootrópica aumenta a memória e o aprendizado .

E o extrato de Ashwagandha inibe a acetilcolinesterase . A enzima responsável por quebrar o neurotransmissor chave acetilcolina . O que, por sua vez, ajuda a aumentar a cognição, o aprendizado e a memória .

Bacopa Monnieri

Bacopa Monnieri , também conhecido comohissopo de água, é muitas vezes referido como “ Brahmi ”. Nomeado após o deus supremoBrahma.

Nos antigos textos ayurvédicos , a Bacopa era recomendada aos devotos para ajudá-los a memorizar longas passagens de texto .

Os bacosídeos A e B em Bacopa ajudam a reconstruir neurônios danificados e melhoram a sinalização elétrica em seu cérebro. Aumentando a atenção, memória , recordação e foco .

E estudos mostram que Bacopa é tão eficaz quanto o benzodiazepínico lorazepam para ansiedade . Sem o efeito colateral benzo da perda de memória . 

melhor lista de nootrópicos

Óleo CBD

O canabidiol (CBD) é um dos mais de 120 fitocanabinóides que foram isolados até agora da Cannabis sativa L. O outrofitocanabinóideéo THC (Δ9-tetrahidrocanabinol).

O CBD demonstrou em laboratório e através da experiência prática do usuário fornecer efeitos antiansiedade e antidepressivos .  Redução da ansiedade em pessoas com transtorno de ansiedade social . E como antidepressivo ao aumentar a sinalização de serotonina e glutamato através do sub- receptor 5-HT 1A .

O CBD ganhou atenção generalizada para o tratamento de distúrbios convulsivos, como a epilepsia . O CBD reduz a excitação nas células cerebrais que contribuem para as convulsões . O CBD também aumenta o GABA , que ajuda a prevenir convulsões . 

E seus efeitos antipsicóticos estão relacionados ao seu efeito no aumento dos níveis de anandamida .

Ginkgo Biloba

Ginkgo Biloba é uma das espécies de árvores mais antigas da Terra. Acredita-se que algumasde Ginkgona China tenham mais de 2.500 anos. 

Na verdade, quatro árvores Ginkgo sobreviveram à explosão atômica sobre Hiroshima . Apenas 1.130 metros do epicentro da bomba.

Na mais antiga Matéria Médica chinesa (2800 aC), o Ginkgo biloba era recomendado para asma, inchaço das mãos e pés, tosse, distúrbios vasculares, envelhecimento e para o cérebro . 

Ginkgo atua como um inibidor da monoamina oxidase (MAOI) , que reduz os níveis de monoamina oxidase (MAO) em seu cérebro. O que, por sua vez, aumenta a dopamina , que pode ajudar a reduzir a ansiedade, a depressão e auxiliar nos sintomas do TDAH .

Ginkgo também ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo cerebral . Melhorar a disponibilidade de oxigênio e glicose para os neurônios para a saúde neuronal. Aumentando a memória, recordação, cognição e aprendizagem .

Ginseng

O nome “ ginseng ” como nootrópico geralmente se refere ao ginseng americano (Panax quinquefolius) ou ao ginseng asiático (Panax ginseng) . Panax significa “ cura-tudo ” em grego.

O Ginseng funciona como um adaptógeno , reduzindo a fadiga adrenal , aumentando o GABA e proporcionando um efeito antiestresse . 

O ginseng fornece efeitos neuroprotetores na via dopaminérgica . E o ginseng é um inibidor da recaptação de serotonina e norepinefrina (SNRI). Trabalhando como um antidepressivo e ajudando alguns sintomas de TDAH . 

O ginseng também funciona como antiinflamatório , reduzindo as citocinas e como antioxidante . Aumentando a síntese de ATP nas mitocôndrias devido aos seus efeitos antioxidantes. Melhorar a energia física e mental .

Gotu Kola

Gotu Kola (Centella asiatica) é frequentemente chamada de “erva estudantil” em Bali. Porqueaguça a menteO extrato de Gotu Kolaaumenta o crescimento de dendritos e axônios nas células cerebrais, o que ajuda a memória .

Como uma erva nootrópica , Gotu Kola estimula o crescimento de células cerebrais . Incentiva a ramificação dos dendritos , o que aumenta a plasticidade do cérebro e a comunicação entre os neurônios . 

Gotu Kola protege seu cérebro de toxinas e estresse oxidativo . Estudos mostram que ajuda a proteger contra metais pesados ​​e aditivos alimentares que causam confusão mental, alterações de humor e enxaquecas . E reduz o estresse oxidativo ao reduzir os radicais livres nas células cerebrais.

Gotu Kola ajuda a prevenir a degradação da acetilcolina . Melhorando o humor, a cognição, a memória e o aprendizado . E prevenindo doenças cerebrais degenerativas como o Alzheimer. 

Manjericão sagrado

Manjericão Sagrado (Tulsi) ou “O Incomparável” é aerva nootrópicada religião hindu. E tem sido valorizado por milênios pelamedicina Ayurveda , Grega, Romana, SiddhaeUnani

ervas nootrópicas são seguras

Holy Basil é um inibidor da monoamina oxidase (IMAO) que aumenta os níveis de dopamina no cérebro. E inibe a acetilcolinesterase (AChE) , que aumenta a acetilcolina . Afetando ansiedade, depressão , memória e pensamento mais rápido . 

Holy Basil reduz os picos de cortisol induzidos pelo estresse crônico .  E é particularmente eficaz em proteger seu cérebro dos efeitos negativos causados ​​pelo ruído alto. 

Holy Basil protege seu cérebro de metais pesados, como arsênico, cádmio, cromo e mercúrio. E dos efeitos tóxicos da radiação. 

E vários estudos mostraram que o Holy Basil é tão eficaz no tratamento de ansiedade e depressão quanto o Valium. 

erva-cidreira

Erva-cidreira (Melissa officinalis) é nativa da região do Mediterrâneo. E tem sido cultivada por mais de 2.000 anos.

Era usado como chá para combater a confusão mental e como elixir para prolongar a vida útil.

No século 17, freiras carmelitas francesas distribuíam água carmelita . Dizia-se que esta ‘água milagrosa’ com infusão de erva-cidreira melhorava a memória, a visão e reduzia a febre, a melancolia e a congestão.

Erva-cidreira inibe a acetilcolinesterase (AChE) . A AChE é uma enzima que decompõe a acetilcolina (ACh) . Aumentar a ACh aumenta a memória e a cognição .

Erva-cidreira também fornece um efeito ansiolítico (anti-ansiedade) significativo. Aumenta os níveis cerebrais do neurotransmissor GABA inibindo a enzima GABA transaminase . Isso influencia a regulação do humor. 

ácido rosmarínico na erva-cidreira promove um efeito antidepressivo em seu cérebro, regulando negativamente a proteína quinase fosfatase-1 (Mkp-1) ativada por mitógeno . E regula positivamente o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) , além de aumentar a síntese de dopamina . 

L-teanina

L-teanina (r-glutamiletilamida) é um aminoácido não dietéticoencontrado no chá verde (camellia sinensis) e é semelhante aos neurotransmissores l-glutamato e l-glutamina .

A L-teanina aumenta as ondas cerebrais alfa promovendo um relaxamento alerta . E ondas cerebrais teta associadas à criatividade e ao alívio de traumas . 

A L-teanina aumenta os neurotransmissores serotonina, dopamina e GABA em seu cérebro. Além de aumentar o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e o Fator de Crescimento Nervoso (NGF) . Aliviando o estresse, melhorando a cognição, melhorando o humor e o pensamento mais rápido. 

a L-teanina é um antagonista dos receptores NMDA e pode inibir a liberação sináptica de glutamato . Protegendo seu cérebro da superestimulação causada pelo glutamato e possível toxicidade do glutamato.

Maca

Os peruanos nativos (pré-incas) cultivaram a erva nootrópica Maca por pelo menos 2.000 anos. É a única cultura alimentar sustentável que pode crescer nas duras e frias condições do planalto andino superior.

A maca é usada como suplemento esportivo por atletas de força e resistência para melhorar o desempenho nas provas. Provavelmente devido a um melhor metabolismo energético e melhor estado antioxidante . 

Tradicionalmente, os nativos dos Andes peruanos centrais faziam seus filhos comerem maca para melhorar seu desempenho na escola . Provavelmente devido à capacidade da Maca de aumentar a acetilcolina e atuar como um antioxidante. 

Estudos também revelaram que a Maca atua como um inibidor da amida hidrolase de ácidos graxos (FAAH) . O que impede a degradação da anandamida e pode explicar por que a Maca aumenta a libido, regula os hormônios, melhora a memória e age como um antidepressivo . 

Rhodiola Rosea

Rhodiola Rosea é umaerva nootrópica adaptogênica que tem sido usada na medicina tradicional na Rússia e na Escandinávia por centenas de anos.

A Rhodiola Rosea aumenta o humor influenciando os níveis de serotonina e norepinefrina em seu cérebro, e os opioides do bem-estar, como as beta-endorfinas . 

Rhodiola Rosea ajuda na neurogênese , reparando e desenvolvendo novos neurônios . Também ativa a síntese e ressíntese de ATP , a principal fonte de energia do corpo e das células cerebrais.

Rhodiola Rosea ajuda a reduzir a proteína C-reativa inflamatória . E o salidroside , um dos muitos componentes desta incrível erva nootrópica , protege os neurônios da morte celular induzida pelo estresse oxidativo .

Açafrão

O açafrão é o estigma seco daCrocus sativusnativa do Oriente Médio. É o tempero culinário mais caro do mundo e também tem sido usado há milhares de anos comoansiolítico, sedativo e antidepressivo

Como uma erva nootrópica , o açafrão agora é usado para depressão, sintomas de TPM, depressão pós-parto, memória, supressão do apetite, energia e resistência em atletas e prevenção de doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer .

Estudos recentes mostram que o açafrão é tão eficaz quanto alguns antidepressivos populares prescritos. E pode até ajudar a aliviar a disfunção sexual causada por essas drogas . 

Crocina e safranal , que são carotenóides únicos no açafrão , o tornam um potente antioxidante. Eliminando os radicais livres que reduzem a inflamação , prevenindo a apoptose e protegendo os neurônios e as mitocôndrias . 

Muitos neurohackers relatam um aumento de energia e melhor libido com Saffron .

Cúrcuma

A cúrcuma (Curcuma longa) é uma daservas nootrópicasna cura ayurvédica , siddha, unaniechinesa

A cúrcuma tem notáveis ​​propriedades nootrópicas. E está muito acima de muitos medicamentos modernos usados ​​para tratar doenças neurodegenerativas como depressão, Alzheimer e derrame.

A pesquisa mostra que a curcumina na cúrcuma aumenta a neurogênese . A produção de novos neurônios no hipocampo é essencial para o aprendizado, a memória e o humor . 

curcumina na cúrcuma aumenta os neurotransmissores do bem-estar, serotonina e dopamina . Esses neurotransmissores são críticos para o humor, cognição, libido e foco .

A curcumina funciona muito como os antidepressivos MAOIs e SSRIs usados ​​para tratar a depressão e a doença de Alzheimer. E pode realmente aumentar o efeito de antidepressivos como Prozac e Effexor. 

E a curcumina na cúrcuma é um potente antioxidante que ajuda a proteger o cérebro da inflamação. A inflamação crônica tem sido associada à depressão e demência .

Vinpocetina

A vinpocetina é um derivado semissintético davincamina, um alcaloide derivado dapervinca menor (Vinca Minor L.).

A vinpocetina inibe uma enzima chamada PDE1 (fosfodiesterase tipo 1) enquanto reduz os níveis de cálcio nas células cerebrais. Aumento do fluxo sanguíneo cerebral , especialmente no tálamo, gânglios da base e regiões do córtex visual do cérebro. 

a vinpocetina é um anti-inflamatório . Previne a regulação positiva de NFκB (fator nuclear kappa-light-chain-enhancer de células B ativadas) por TNFα (fator de necrose tumoral alfa) .

Essa ação anti-inflamatória é tão promissora que os cientistas agora estão trabalhando para tentar determinar se a vinpocetina pode reduzir a inflamação no cérebro. E ajudam a proteger o cérebro do desenvolvimento de Parkinson ou Alzheimer. 

O efeito da vinpocetina na memória de curto , de trabalho e de longo prazo pode ser profundo. Lembrar nomes, números e eventos da vida torna-se mais fácil.

Valeriana

A valeriana (Valeriana officinalis) é nativa da Europa e do norte da Ásia e tem sido usada há milênios como um auxílio para dormir .

A valeriana ajuda a eliminar o estresse aumentando o GABA, a serotonina , ativando os receptores de adenosina e reduzindo o cortisol, o hormônio do estresse .

O extrato de valeriana ajuda a aliviar a ansiedade . O ácido valerênico e o valerenol na valeriana ligam-se aos receptores GABA A , que fornecem seu efeito ansiolítico .

Como os medicamentos prescritos Xanax e Valium, mas sem os efeitos colaterais associados a esses produtos farmacêuticos. 

melhor pilha de ervas nootrópicas

O futuro promissor das ervas nootrópicas

Com a invenção da imprensa em meados do século XV , os livros de ervas de Dioscórides, Galeno e Avicena foram produzidos em massa. E as pessoas comuns fora do palácio, do mosteiro e da universidade agora podiam acessar o poder curativo das ervas .

Então, como agora, o uso de ervas nootrópicas não requer habilidades especializadas.

Com alguma pesquisa aqui no Brain on Peak , e decidindo o que você gostaria de curar ou otimizar, selecione dois ou três nootrópicos mencionados neste post.

Se um não fornecer o benefício que você está procurando, tente outro.

As ervas nootrópicas geralmente não são tóxicas e são seguras quando usadas nas dosagens recomendadas. Portanto, você só pode se beneficiar experimentando-os.

Você também pode curar e otimizar seu cérebro com ervas nootrópicas . E tenha opções mais seguras e eficazes do que seus ancestrais jamais tiveram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *