Os nootrópicos são legais no meu país?

O mundo dos nootrópicos é grande e muitas vezes confuso. Com centenas de substâncias únicas que prometem aumentar o estado de alerta, cognição , memória e humor. Mas você pode obtê-los em seu país? É isso que estamos aqui para explorar neste post.

A definição de “nootrópico” varia dentro da comunidade nootrópica. E as agências reguladoras dos países nem usam a palavra “nootrópico”. Então, primeiro, vamos definir exatamente a que estamos nos referindo quando dizemos “nootrópico”.

No Brain on Peak definimos um nootrópico como uma substância natural ou sintética, vitamina, mineral, aminoácido ou antioxidante que aumentará o estado de alerta, cognição, memória, recordação e humor.

Mas consideramos outros intensificadores cognitivos como “drogas inteligentes”, que incluem estimulantes usados ​​para tratar condições médicas como TDAH e narcolepsia. Isso inclui Ritalin, Adderall, modafinil e seus primos. E quase sempre exigem uma receita de um médico. Alguns até consideram a microdosagem de LSD como uma droga inteligente.

Portanto, para esta discussão, estamos falando principalmente sobre os nootrópicos listados em nossa Lista de Nootrópicos .

A legalidade dos nootrópicos em muitos países cai em uma área ‘cinzenta’ da lei. A legislação recente no Reino Unido é um exemplo perfeito disso.

As vendas de nootrópicos não são tão restritas nos Estados Unidos (ainda). Mas caem em sua própria categoria cinzenta das leis de suplementos dietéticos.

Aqui, abordaremos a legalidade nootrópica por país. Este não será, nem pode ser, um estudo exaustivo da legislação de cada país em relação aos nootrópicos. Mas lhe dará uma ideia geral de como as leis em seu país podem afetá-lo.

Use o Índice abaixo para clicar rapidamente no seu país. Este artigo será atualizado à medida que novas informações estiverem disponíveis.

E por favor, se você encontrar algo errado ou que precise ser corrigido, deixe um comentário no final deste post. E atualizarei a entrada para o seu país.

Também gostaria de receber informações daqueles que vivem em países ainda não listados aqui. Vou adicioná-los conforme você oferece informações sobre seu país.

Vamos fazer disso um documento ‘vivo’ que pode ser usado como um recurso para outros neurohackers.

O status legal dos nootrópicos varia de país para país em todo o mundo. Aqui está o que sabemos até agora…

Austrália

A estrutura legal que cobre substâncias para consumo humano, incluindo nootrópicos e drogas na Austrália, está programada por classe.

A Therapeutic Goods Administration (TGA) , que é o equivalente australiano da FDA dos EUA, tem autoridade para este cronograma de classificação. São 9 aulas que vão do Horário 1 ao Horário 9.

  • Anexo 2 (medicamento de farmácia): Esta classe abrange a maioria dos nootrópicos, incluindo substâncias naturais e sintéticas. Nootrópicos como o Alpha GPC se enquadram nessa categoria junto com a cafeína.
  • Anexo 3 (medicamento exclusivo para farmacêuticos): A maioria dos nootrópicos que não estão incluídos no Anexo 2 se enquadram nesta classe, com exceção do Piracetam e do Modafinil .
  • Tabela 4 (medicamento somente com receita médica): Piracetam e Modafinil se enquadram nesta classe e requerem receita médica de um médico.
  • Os Anexos 5 – 9 incluem “cautela”, “veneno”, “veneno perigoso”, “droga controlada” e “substância proibida”. Isso inclui drogas como cocaína, ecstasy, MDMA e maconha.

Qualquer nootrópico classificado no Anexo 3 e abaixo pode ser vendido e comprado legalmente na Austrália. Suplementos de ervas usados ​​como nootrópicos não requerem receita médica. Os sintéticos derivados de plantas naturais podem ser vendidos na Austrália, desde que não sejam comercializados como “remédios”.

“Remédios” da Tabela 4, como Piracetam e Modafinil, exigem receita médica para serem comprados na Austrália. Mas sob o “ Esquema de Importação Pessoal ”, você pode importar até 3 meses de fornecimento de substâncias da Tabela 4 de fornecedores fora da Austrália. [eu]

Ao contrário do que é relatado em grande parte da comunidade de nootrópicos, o Piracetam NÃO é classificado como um “veneno”. É um Anexo 4: medicamento de prescrição apenas.

A CDP-colina não está listada no Registro Australiano de Produtos Terapêuticos e também deve ser importada.

Alguns dos nootrópicos mais recentes, como Aniracetam , Coluracetam e Noopept , não foram classificados. Mas você pode comprá-los de fornecedores australianos. O fornecedor não pode fazer reclamações chamando-o de “remédio”.

Brasil

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é responsável por regulamentar o abastecimento de alimentos e o registro de medicamentos no Brasil.

A política regulatória do Brasil exige que a maioria dos ‘medicamentos’ seja vendida “atrás do balcão”. E obriga médicos e farmacêuticos a aderirem ao sistema de “faixa” da ANVISA. Este sistema atribui uma cor de faixa que representa o nível de risco de um determinado medicamento.

No Brasil, os “Remédios Red Stripe” ou “Remédios Psicoativos Red Stripe” estão disponíveis apenas mediante receita médica. Os nootrópicos que se enquadram nessa categoria (com base em relatórios da comunidade em agosto de 2022) incluem Coluracetam , Nefiracetam e Centrofenoxina . 

Qualquer um desses “Remédios Psicoativos Red Stripe” pode ser difícil de importar para o Brasil para uso pessoal. Relatórios mostram que nootrópicos importados por indivíduos podem ser retidos na alfândega. E você nunca receberá sua remessa.

Os OTC prontamente disponíveis no Brasil incluem Phenibut , Noopept , Aniracetam , CDP-Colina , Ginkgo Biloba , Oxiracetam , Fenilpiracetam , Piracetam , Pramiracetam , Rhodiola Rosea , Sulbutiamine e Vinpocetine . Outros nootrópicos à base de ervas e plantas podem estar prontamente disponíveis e sem restrições.

Canadá

A Health Canada tem autoridade reguladora para medicamentos no Canadá. E atribua um Número de Identificação de Droga (DIN) para cada droga ou medicamento.

Algumas substâncias que classificamos como ‘ nootrópicas ‘ incluindo os racetams não possuem DIN’s atribuídos. Mas racetams como o Piracetam são considerados uma “droga” e não podem ser colocados à venda por fornecedores nootrópicos no Canadá.

Você pode possuir legalmente racetams no Canadá para consumo pessoal. Mas você não pode importar mais do que um suprimento de 3 meses de um fornecedor fora do país. De preferência os EUA. Há relatos de que nootrópicos enviados de países como a China podem ser retidos pela alfândega .

Outros nootrópicos, incluindo ervas, vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes, são regidos pela Diretoria de Produtos de Saúde Naturais e Sem Receita (NNHPD) . E estão prontamente disponíveis OTC no Canadá.

China

A China é indiscutivelmente o maior dispensário de medicamentos nootrópicos do mundo . A maior parte do Piracetam do mundo vem da China. E, ao contrário da opinião popular, os padrões chineses de controle de qualidade sobre nootrópicos e outras drogas são muito altos.

Este suprimento local de nootrópicos e qualidade superior torna muito fácil para os cidadãos chineses comprarem nootrópicos sem receita médica. Incluindo ‘drogas inteligentes’ como Modafinil e Provigil (exceto em Hong Kong).

E a motivação para usar nootrópicos na China é alta. Na verdade, uma pesquisa publicada pelo Pew Global Attitudes Project descobriu que dois terços do público chinês achavam que os pais pressionavam demais os filhos para se destacarem academicamente .  As crianças usam nootrópicos para melhorar o desempenho, principalmente durante os exames acadêmicos.

Parece que um dos únicos nootrópicos que recebe atenção especial na China é o Huperzine-A . Na China, o Hup-A é vendido como um suplemento OTC e como um medicamento prescrito para tratar a doença de Alzheimer.

União Europeia

A legalidade dos nootrópicos na União Europeia é muito mais complicada porque o que se qualifica como “droga” na UE varia de governo para governo em 28 países.

Em futuras edições deste artigo, posso incluir mais países individuais dentro da UE, dependendo do feedback que recebo dos leitores na seção “ comentários ” desta postagem.

Portanto, se você mora em um país da UE não listado aqui e pode fornecer detalhes sobre quais nootrópicos são legais e quais requerem receita médica, informe-nos na seção de comentários deste artigo.

Por enquanto, aqui está uma generalização de quais nootrópicos são vendidos com receita em toda a União Europeia.

O status legal do Piracetam e outros racetams varia entre os 28 estados membros da UE. Por exemplo, Bélgica, República Tcheca e Ucrânia não exigem receita para comprar Piracetam, até onde eu sei.

Muitos dos outros racetams não estão na lista de medicamentos prescritos em alguns países da UE. E como eles não são regulamentados, você pode ter problemas para importá-los para o seu país da UE.

Os países da União Europeia que exigem receita para Piracetam são:

  • Itália
  • Bélgica
  • França
  • Finlândia – vendido pela marca Lääkelait
  • Alemanha
  • Suécia
  • Suíça
  • Holanda
  • Noruega
  • Polónia – vendido sob os nomes Nootropil & Memotropil.
  • Espanha – vendido sob o nome local Nootropyl

A vinpocetina pode ser vista como uma droga e uma erva natural. E na União Européia, a vinpocetina é geralmente considerada uma ‘droga’ e regulamentada como tal. A maioria dos países da UE vende Vinpocetine como Cavinton ® , e requer receita médica para seu uso.

CDP-colina (citicolina) foi introduzida em muitos países europeus como um medicamento prescrito. E mantém seu status de prescrição em toda a Europa.

O Alpha GPC temefeitos de aumento de acetilcolina (ACh) semelhantes aos do CDP-colina . Mas, curiosamente, tem restrições legais ligeiramente menores em toda a UE. Alpha GPC é encontrado em algumas pilhas nootrópicas comerciais populares com vendas substanciais em países da União Europeia. Mesmo que alguns países da UE o tratem como um medicamento prescrito.

França

Os medicamentos prescritos na França são listados como Ordonnances , enquanto os medicamentos não prescritos são mantidos “atrás do balcão”. Mas, para reduzir a pressão sobre o orçamento nacional de saúde, mais medicamentos sem receita estão se tornando disponíveis “ sem receita ”.

O resultado desse relaxamento da política de medicamentos não prescritos é que mais nootrópicos estão disponíveis para venda na França. Piracetam , no entanto, está na Ordonnance-Liste II , que classifica este nootrópico como uma “substância venenosa” que requer receita médica de um profissional de saúde.

Outros racetams podem ser importados para a França para uso pessoal, desde que seja um suprimento de 3 meses ou menos.

A vinpocetina também está na Ordonnance Liste e requer receita médica para compra na França.

Alemanha

O governo alemão é supostamente rigoroso quando se trata de importar nootrópicos “não aprovados” . O que não é surpreendente, já que a Alemanha é uma das pioneiras na pesquisa de produtos fitoterápicos e homeopáticos.

As políticas de regulamentação de alimentos e medicamentos são administradas pelo Bundesinstitut für Arzneimittel und Medizinprodukte (Instituto Federal de Produtos Farmacêuticos e Dispositivos Médicos, ou BfArM).

Esta autoridade federal dentro do Ministério Federal da Saúde alemão tende a aprovar ‘drogas’ com base em seu valor medicinal, em vez de ‘recreativo’. Muitos países veem os nootrópicos em geral como substâncias “recreativas”.

Vocês são sérios sobre suas ervas. O departamento de Medicamentos Complementares e Alternativos (CAM) dentro desta autoridade declara:

“a Lei Alemã de Medicamentos postula explicitamente que as características dos “sistemas terapêuticos particulares” devem ser respeitadas. Por esta razão, o legislador criou comissões específicas (Comissão C para medicamentos antroposóficos, Comissão D para medicamentos homeopáticos e Comissão E para medicamentos fitoterápicos) para apoiar o trabalho do BfArM, fornecendo perícia médica nas respectivas áreas terapêuticas.”

Na Alemanha, o Piracetam é verschreibungspflichtig (disponível apenas com receita médica) e sua importação é ilegal.

Racetams além do Piracetam não são regulados pelo BfArM. Mas como eles estão intimamente relacionados ao Piracetam, que é apenas receitado, você pode ter problemas para importá-los para a Alemanha. Mesmo para uso pessoal.

Ginkgo Biloba é fortemente pesquisado por cientistas alemães e é um dos suplementos de venda livre mais populares na Alemanha. (E ao redor do mundo). Mas na Alemanha, o Ginkgo com seu suporte clínico massivo, torna-o uma erva de prescrição usada para o tratamento de problemas cardiovasculares.

A vinpocetina requer uma receita para ser comprada na Alemanha. E é usado para tratar a doença de Alzheimer.

Índia

Temos relatos de membros da comunidade Nootropics Expert de que você pode importar Aniracetam, Oxiracetam, P iracetam, Modafinil e Sulbutiamine para o país.

Japão

O Japão é o lar de vários suplementos nootrópicos populares , incluindo Sulbutiamine e CDP-Choline (Citicoline). Mas o Japão é surpreendentemente inflexível quando se trata de importar ‘drogas’ nootrópicas “não aprovadas”.

Para tornar as coisas ainda mais angustiantes para os neurohackers no Japão, a Agência Japonesa de Dispositivos Farmacêuticos e Médicos (PDMA) é conhecida por dificultar o acesso a suplementos e medicamentos vendidos sem receita .

O PDMA requer uma receita para comprar Piracetam no Japão.

Apesar de desenvolver a Sulbutiamina, que é um derivado da Vitamina B 1 (tiamina) , e que é legal em muitos países ocidentais, o Japão a vende como um tratamento de prescrição apenas para astenia (fraqueza muscular).

A vinpocetina também é considerada um medicamento prescrito. Prescrito no Japão para a doença de Alzheimer.

O Japão tem uma política muito rígida sobre a importação de nootrópicos pelo correio. E até vemos notícias de viajantes sendo detidos e, às vezes, acusados ​​ao tentar importar certas substâncias.

Parece haver uma política de tolerância zero quando se trata de estimulantes como Ritalin e Adderall. Drogas ainda menos arriscadas, como o Modafinil, podem causar grandes problemas para você se você tentar enviá-lo pelo correio. Principalmente se você estiver fazendo um pedido da Índia ou da China.

Filipinas

Desde a eleição presidencial de 2016, tem sido mais difícil importar qualquer tipo de composto nootrópico para as Filipinas. 

Um colaborador do Nootropics Expert no Facebook relatou que o Peak Nootropics parou de enviar para as Filipinas em 2016-2017. Aparentemente, os pedidos enviados aos clientes das Filipinas foram devolvidos à empresa pela alfândega.

Rússia

A Rússia é o lar de algumas das pesquisas nootrópicas mais avançadas do planeta. Milhões em dólares de pesquisa foram investidos na divisão “Genética Molecular” da Academia Russa de Ciências .

Carfedon e Noopept foram desenvolvidos na Rússia. E o inventor do Piracetam , o avô de todos os nootrópicos, foi o Dr. Corneliu Giurgea. Este psicólogo e químico romeno conduziu grande parte de sua pesquisa na Primeira Universidade Médica Estatal Pavlov em São Petersburgo, Rússia.

Nootrópicos foram e continuam a ser desenvolvidos na Rússia para uso por profissionais. Incluindo médicos para tratar pacientes, cosmonautas para viagens espaciais e atletas para uma vantagem competitiva.

Portanto, as autoridades russas são bastante tolerantes quando se trata de acesso a suplementos nootrópicos. Mas, do ponto de vista legal, essa clemência pode ser um pouco confusa porque os médicos russos e do leste europeu costumam prescrever nootrópicos para seus pacientes. Os mesmos nootrópicos que podem ser comprados OTC na Rússia.

O status de prescrição para nootrópicos individuais geralmente é baseado no nome da marca e não no nome da substância. Por exemplo, o Piracetam somente com receita é vendido como Nootropil ® . Mas você pode encomendar Piracetam online e de outros fornecedores na Rússia sob os nomes Memotropil ® e Nootropil ® .

Reino Unido

A Lei de Substâncias Psicoativas de 2016 começou como legislação para proibir “Legal Highs” no Reino Unido. A lei, que entrou em vigor em 26 de maio de 2016, deixa os nootrópicos em uma área cinzenta da lei. Como resultado,os principais fornecedores de nootrópicos no Reino Unido pararam de vender certos racetams apenas por segurança.

A razão é baseada na redação da lei. É assim:

“ Uma substância deve ser capaz de ter um efeito psicoativo para ser abrangida pela nova legislação. Um efeito psicoativo é algo que afeta o funcionamento mental ou o estado emocional de uma pessoa, estimulando ou deprimindo seu sistema nervoso.

Isso incluiria efeitos que associamos a medicamentos controlados, incluindo os seguintes:

  • alucinações
  • mudanças no estado de alerta*
  • percepção de tempo e espaço*
  • humor ou empatia com os outros*
  • sonolência *” [iv]

Os últimos quatro dessa lista podem se aplicar a quase qualquer nootrópico. A lei proíbe a importação, exportação, fornecimento e produção da maioria das substâncias psicoativas no Reino Unido. Os infratores desta lei podem receber a pena máxima de prisão de 7 anos.

Mas a simples posse de “substâncias psicoativas”, incluindo nootrópicos, permanecerá legal. Isso deixa os neurohackers no Reino Unido em uma posição incômoda. Você pode “possuir” nootrópicos. Mas você não pode comprar nootrópicos que ainda não estejam listados como um suplemento dietético natural. De qualquer lugar.

Você ainda pode obter Piracetam no Reino Unido, desde que tenha receita médica. Qualquer outro nootrópico da classe racetam não é regulamentado como medicamento. Mas como eles estão intimamente relacionados ao Piracetam , você terá dificuldades em comprá-los ou importá-los. Isso inclui Aniracetam , Piracetam , Pramiracetam e Oxiracetam .

A vinpocetina não parece exigir receita médica para compra no Reino Unido. Mas muitos países europeus restringem Vinpocetine (Cavinton ® ) como receita somente. O que significa que você encontrará dificuldades até mesmo para encontrar um lugar que possa vendê-lo se você estiver no Reino Unido.

A sulbutiamina está disponível gratuitamente OTC no Reino Unido.  Phenibut não é regulamentado e não licenciado. Mas é uma ofensa vender ou fornecer ‘remédios’ não licenciados por meio de um revendedor não licenciado. Então você pode achar Phenibut difícil de comprar. O mesmo vale para Noopept .

A centrofenoxina é vendida apenas com receita médica no Reino Unido. Mas Alpha GPC e CDP Choline (Citicoline) estão disponíveis OTC .

Suplementos de ervas, vitaminas, aminoácidos e antioxidantes com efeitos nootrópicos podem ser vendidos sem receita no Reino Unido. E não são afetados por esta nova lei.

Estados Unidos

Na maioria das vezes, todos os nootrópicos estão legalmente disponíveis para compra nos EUA . E não há restrições legais para possuir ou consumir nootrópicos nos EUA.

Para fabricantes e fornecedores, no entanto, a lei cai em uma área cinzenta. Embora os nootrópicos sejam legais, eles não podem ser vendidos como “ suplementos dietéticos ”. Os nootrópicos que não são ervas naturais, vitaminas, aminoácidos ou antioxidantes devem ser vendidos como “compostos de pesquisa”.

Isso significa que, como um neurohacker americano, você está sozinho quando se trata de determinar informações úteis, como dosagens sugeridas ou % de valor diário , porque esse tipo de rotulagem sugere que eles são para “consumo humano”.

É por isso que sites como o Nootropics Expert são tão importantes para você e para a comunidade de nootrópicos.

Ao contrário dos rumores persistentes que circulam pela Internet, o Piracetam NÃO é proibido nos EUA. A FDA ordenou que alguns fornecedores e comerciantes parem de vender o Piracetam como um “suplemento dietético”. É um composto sintético que não se enquadra na Lei de Educação e Saúde de Suplementos Dietéticos de 1994 (“DSHEA”) .

DSHEA define suplementos dietéticos como alimentos e não drogas. E os racetams , incluindo o Piracetam, não podem ser classificados como “alimento”. Outros nootrópicos derivados de plantas como sulbutiamina , vinpocetina e huperzina-A também se enquadram nessa categoria.

Resumo

Para responder à pergunta: “ Os nootrópicos são legais no meu país ?”, tudo depende do país. Mesmo em sindicatos ou zonas de livre comércio como a União Europeia.

E para complicar ainda mais para nós, muitos medicamentos para o TDAH são ilegais em países como os Emirados Árabes Unidos (EAU), mesmo com receita médica.

Se você estiver viajando, é extremamente importante verificar antes de passar pela alfândega de outros países se pretende levar nootrópicos com você. Verifique com o país de destino para o qual você planeja viajar e descubra qual é a política de alimentos e medicamentos.

E, finalmente, nem todos os países foram representados aqui por vários motivos: nenhuma restrição governamental naquele país, nenhum mercado para nootrópicos (ainda) ou regulamentações legais ou políticas que não são claras.

Como mencionei no início deste post, vamos fazer disso um ‘documento vivo’. Se você encontrar informações incorretas ou tiver informações detalhadas sobre as políticas relacionadas a nootrópicos em seu país, deixe um comentário abaixo. Vou atualizar este post assim que novas informações chegarem.

Para saber mais sobre nootrópicos individuais que você está interessado em adicionar à sua pilha , vá para nossa Lista de Nootrópicos . E role para baixo até o Índice. Clique em um nootrópico e ele o levará a um resumo. Com a opção de clicar para um relatório detalhado sobre esse nootrópico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *