Como funcionam os Nootrópicos?

Os nootrópicos podem afetar seu cérebro influenciando ondas cerebrais, fluxo sanguíneo cerebral, energia celular, hormônios, neurotransmissores, neuroplasticidade ou fatores de crescimento.

Você pode obter explicações detalhadas sobre cada um revisando a revisão individual dedicada a cada uma das dezenas de nootrópicos populares aqui no Brain on Peak® .

Este artigo é um resumo geral de como os nootrópicos funcionam para aumentar o estado de alerta , cognição , memória e recordação . E aliviar os sintomas de ansiedade ou depressão .

Dezenas de substâncias naturais e sintéticas possuem propriedades nootrópicas . Cada um se enquadra em uma das várias categorias que afetam seu cérebro. Cada categoria envolve um mecanismo de ação diferente , via neural ou região do seu cérebro.

Aqui veremos cada categoria, o que é, como funciona e daremos exemplos de nootrópicos que podem influenciar cada um.

Índice

Energia Cerebral

Seu cérebro usa mais energia do que qualquer outro órgão do seu corpo. Mesmo representando apenas 2% do seu peso corporal , ele recebe:

15%seu débito cardíaco
20%seu consumo total de oxigênio corporal
25%sua utilização total de glicose corporal
20%seu consumo total de energia corporal
nootrópicos para ondas cerebrais

Quando você se sente mentalmente cansado ou sente nevoeiro cerebral , pode ser porque está com pouca energia cerebral .

Um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences USA mostra que dois terços da energia do seu cérebro são usados ​​para ajudar os neurônios a “disparar” ou enviar sinais. O outro terço é usado para “arrumar” o cérebro.

A fonte primária de energia celular é o trifosfato de adenosina (ATP) . O ATP produzido quando seu cérebro não está ativo (ou seja, quando você está inconsciente ou dormindo) vai para manutenção ou limpeza.

Quando você está acordado e usando seu cérebro, 2/3 do seu ATP abastece a função cerebral e o outro 1/3 vai para as tarefas domésticas. [ii]

Nootrópicos para aumentar o ATP incluem; cogumelos cordyceps, ginseng , CoQ10 , Vitamina B1 (tiamina) e Sulbutiamina .

Sinalização de Células Cerebrais

Os neurotransmissores enviam mensagens químicas entre os neurônios . Por meio de uma reação em cadeia complexa, um neurônio envia um mensageiro químico (ou seja, neurotransmissor) através de uma sinapse . Este mensageiro se liga a receptores nos dendritos do neurônio receptor e então inicia o processo novamente.

“Os cientistas estimam que seu cérebro tem cerca de 86 bilhões de neurônios . Cada neurônio se conecta com até 40.000 sinapses . É difícil compreender a complexidade do cérebro, não importa quantos nootrópicos você tome.” 🙂

A sinalização eficiente entre os neurônios é crítica para um cérebro altamente otimizado. Quando esse mecanismo de sinalização falha, sua saúde também falha.

Estes são alguns dos neurotransmissores que podem ser ajudados com o uso de nootrópicos…

A serotonina influencia funções como humor, apetite e sono . Níveis abaixo do ideal de serotonina podem resultar em depressão ou mau humor.

A dopamina está envolvida no controle do movimento do corpo e auxiliando ofluxo de informações para a frente do cérebroA dopaminaestá ligada aopensamento e à emoçãoDopaminainsuficientepode resultar em TDAH , doença de Parkinsonouesquizofrenia.

O neurotransmissor mais comum é o glutamato . Quando o glutamato é liberado, aumenta a chance de um neurônio disparar. O glutamato aumenta a energia celular e auxilia no aprendizado e na memória . Problemas com a produção ou uso de glutamato têm sido associados ao autismo, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), esquizofrenia e depressão .

A norepinefrina atua como um hormônio do estresse em partes do cérebro onde a atenção e a resposta aos eventos são controladas. Junto com a epinefrina ,a norepinefrinaé responsável por sua resposta de luta ou fuga . Em seu cérebro, ele age como um neurotransmissor, ajudandona atenção e no foco .

Seu corpo produz acetilcolina a partir da colina que você obtém de alimentos e suplementos. A acetilcolina é um neurotransmissor que desempenha um papel na aprendizagem e na memória . Também ajuda na criação de sinapses saudáveis ​​que mantêm a plasticidade cerebral .

Os nootrópicos atuam para aumentar ou modular cada um desses neurotransmissores . Por exemplo, HuperzineA limita uma enzima que bloqueia a acetilcolina de se ligar aos receptores de acetilcolina . Tirosina , magnésio , açafrão , ginkgo biloba e L-teanina podem aumentar a dopamina . 5-HTP e L-triptofano podem aumentar a serotonina  e a melatonina

Saúde e longevidade das células cerebrais

Em 1998, cientistas do Departamento de Neurociência Clínica do Hospital Universitário da Suécia provaram que o cérebro humano adulto tem a capacidade de gerar novos neurônios ao longo da vida . Essa descoberta finalmente pôs fim à velha teoria de que as células cerebrais morrem à medida que envelhecemos. E nunca se recuperar.

Novos neurônios ajudam a codificar a memória, reduzem a sobreposição entre diferentes memórias e também adicionam informações sobre o tempo às memórias.

E quando seu cérebro entra em modo de manutenção, a neurogênese garante que os neurônios sejam reparados e se multipliquem.

Nootrópicos como piracetam  , taurina  , Cogumelo Juba de Leão L-teanina  e Citicolina auxiliam na neurogênese .

Fornecimento de Sangue Cerebral

O encanamento do seu cérebro, ou “ fluxo sanguíneo cerebral ” usa 15% do sangue que flui do seu coração .

O sangue que flui pelo cérebro fornece oxigênio, glicose e outros nutrientes para alimentar as atividades do cérebro.

E o fluxo de sangue remove dióxido de carbono, ácido lático e outros resíduos.

Quando o fluxo sanguíneo diminui ou é interrompido por um derrame, pode resultar em demência vascular .

Vinpocetina , extrato de casca de pinheiro , Bacopa Monnieri e Gingko Biloba são os nootrópicos mais usados ​​para aumentar o fluxo sanguíneo em todo o cérebro.

Ondas cerebrais

melhores nootrópicos para mais energia - 2022

Você provavelmente já ouviu o ditado de que “ tudo é energia” . E isso é especialmente verdadeiro quando se trata de seu cérebro. Toda a sinalização entre os neurônios e através das sinapses são sinais elétricos.

As ondas cerebrais têm sido estudadas por cientistas há muitos anos. As quatro categorias de padrões de ondas cerebrais são:

Beta (14-100 Hz)Concentração, excitação, alerta, cognição
Alfa (8-13,9 Hz)Relaxamento, superaprendizagem, foco relaxado, transe leve, aumento da produção de serotonina
Teta (4-7,9 Hz)Sono com sonhos (sono REM), aumento da produção de catecolaminas (vital para aprendizagem e memória), aumento da criatividade
Delta (0,1-3,9 Hz)Sono sem sonhos, liberação de hormônio do crescimento humano, estados de transe profundo (perda da consciência corporal), acesso ao inconsciente e à mente do “inconsciente coletivo”

Você fica principalmente no estado Beta ao longo do dia.

A meditação pode levá-lo facilmente a um estado Alfa . Quando você está totalmente focado no trabalho, tocando música ou esportes ( Estado de Fluxo ), você geralmente desliza para o Alfa .

A música com uma batida binaural (ou seja, Holosync) pode levá-lo a estados mais profundos de padrões de ondas cerebrais.

A L-teanina pode ajudar a aumentar a intensidade de ondas alfa em seu cérebro.  E a palha de aveia (Avena sativa) demonstrou melhorar o desempenho cognitivo.

Fadiga Cerebral

Quando você se sente esgotado após um longo estudo ou sessão de trabalho. Ou névoa cerebral onde você não está pensando com clareza. É a “ fadiga mental ” usando muitos chapéus diferentes.

A fadiga cerebral se manifesta como perda de memória depressão , falta de motivação , falta de foco e falta de concentração . Quando se torna grave, pode levar a dor crônica e colapso mental .

A lista de causas de fadiga cerebral ou mental é longa. Em resumo, pode ser causada por falta de oxigênio no cérebro, glicose no sangue fora de controle e estimulação crônica do cérebro por meio de estresse ou trabalho.

O estado constante de luta ou fuga e a falta de descanso adequado podem levar a um colapso.

nootrópicos para conexão do intestino com o cérebro - 2022

Seu cérebro não é um órgão isolado em seu corpo . Ele faz interface com seu sistema endócrino . E está conectado com seu intestino através do nervo vago .

Um livro pode ser escrito (e muitos têm) sobre como vencer o estresse crônico . E cure o microbioma em seu intestino .

Especialistas nos últimos cinco anos declararam corajosamente “ curar seu intestino e curar seu cérebro ”. Comece com uma dieta do tipo Paleo com muitas gorduras saudáveis ​​e vegetais orgânicos.

Nootrópicos para ajudar seu sistema endócrino e apoiar seu cérebro, incluindo Bacopa Monnieri , Berberine , Rhodiola Rosea e Ashwagandha .

Reparação do cérebro

Seu cérebro está em constante reparo e modo de manutenção. O sangue traz nutrientes e oxigênio para ajudar a alimentar seu cérebro. E o sangue transporta dióxido de carbono e outros resíduos para eliminação.

Danos cerebrais podem ser reparados usando nootrópicos, dependendo do comprimento, gravidade e tipo de dano.

O envelhecimento cerebral pode ser causado por radicais livres fora de controle em seu cérebro. Isso é chamado de estresse oxidativo . Os radicais livresdanificam as células cerebrais (neurônios). Alguns nootrópicos que aumentam a colina no cérebro podem ajudar a prevenir esse dano. Um estudo mostrou que o Noopept pode ajudar a reparar danos oxidativos

O Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) é uma proteína queprevine a morte das células cerebrais, estimulao crescimento de novos neurônios(neurogênese) e sinapses e suporta a função cognitiva em geral.

Baixos níveis de BDNF têm sido associados a muitas doenças, incluindo Alzheimer, envelhecimento acelerado, obesidade, depressão e esquizofrenia .

Anteriormente, falei sobre nootrópicos usados ​​para melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que pode afetar o BDNF . Você também pode aumentar o BDNF por meio de exercícios de alta intensidade ,  e jejum intermitente ou restrição calórica . 

Demonstrou-se que o Cogumelo Juba de Leão aumenta o Fator de Crescimento Nervoso (NGF). Níveis adequados de NGF podem garantir manutenção e reparo saudável do cérebro.

Para saber mais sobre como cada nootrópico funciona em seu cérebro, use a função de pesquisa aqui no Brain on Peak® . Ou vá para A Grande Lista de Nootrópicos e percorra o Índice que o levará a cada nootrópico. E um link para sua página dedicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *