Como curar uma barreira hematoencefálica com vazamento

Leitores do Brain on Peak ® me pediram para escrever sobre uma “ Barreira hematoencefálica com vazamento ” . E a questão, naturalmente, é quais nootrópicos usar se você suspeitar que tem um cérebro permeável . Você encontrará as respostas neste post. OBSERVAÇÃO: se você quiser avançar para minhas recomendações de pilha de nootrópicos para um cérebro com vazamento e pular a parte sobre 

o que é , sintomas e o que precisa ser corrigido , basta clicar em “ Melhores nootrópicos para corrigir uma barreira hematoencefálica com vazamento” no “ Índice”  abaixo.

A maioria de nós está ciente da síndrome do “intestino permeável” . Há muito tempo está associado à doença celíaca e à doença de Crohn .

E o aumento do interesse na sensibilidade ao glúten levou a rótulos de alimentos apresentando produtos ‘sem glúten’ e sem glúten em quase todas as categorias de alimentos que você pode imaginar em nossos supermercados. 

Este é um negócio maior do que a maioria das pessoas pensa. O Instituto Nacional de Saúde relata que cerca de 20% dos americanos sofrem de um transtorno mental diagnosticável . 

E doenças mentais graves causam US$ 193,2 bilhões em perda de rendimentos a cada ano.

O mesmo relatório diz que a depressão e os transtornos de ansiedade custam à economia global US$ 1 trilhão em perda de produtividade a cada ano. E a depressão é a principal causa de incapacidade em todo o mundo.

O problema é que, mesmo que você possa nomear o distúrbio de saúde mental “diagnosticável” , os médicos geralmente não sabem a causa .

Então você acaba com uma receita de algum remédio que não funciona. Ou funciona, mas os efeitos colaterais são horríveis.

Acontece que a causa pode ser uma ‘ barreira hematoencefálica com vazamento’ . E se você tem um intestino permeável, as chances são altas de que você também esteja lidando com um cérebro com vazamento.  

Neste post você encontrará opções naturais para curar um cérebro permeável .

Índice

O que é a barreira hematoencefálica?

Seu cérebro é protegido por um crânio de 7 mm de espessura. E é cercado por líquido cefalorraquidiano junto com uma membrana protetora chamada meninges . Esta é a sua principal defesa contra lesões físicas como uma pancada na cabeça.

melhores suplementos para a barreira hematoencefálica

Sua próxima camada de defesa cerebral é a barreira hematoencefálica . Esta é uma barreira entre os vasos sanguíneos do cérebro (capilares) e as células cerebrais e outros tecidos que compõem o cérebro.

Seu objetivo é regular firmemente o movimento de íons , neurotransmissores e outras moléculas entre o suprimento geral de sangue e o cérebro.

Esse controle preciso de seu cérebro transporta oxigênio e nutrientes para os tecidos cerebrais enquanto remove o dióxido de carbono e outros resíduos.

Também promove a sinalização normal de hormônios e neurotransmissores  . E mantém o controle da interação entre o cérebro e o resto do corpo.

Isso permite uma função cerebral ideal enquanto protege os tecidos cerebrais de toxinas, patógenos e outras coisas desagradáveis ​​que circulam em seu suprimento de sangue geral .

A mecânica da sua barreira hematoencefálica

As células endoteliais revestem o interior de todos os seus vasos sanguíneos . Mas em seu cérebro, as células endoteliais que revestem o interior dos capilares são mantidas firmemente e seladas por ‘ junções apertadas’ . 

a barreira hematoencefálica pode se curar

Junções apertadas são compostas por uma rede de claudinas e proteínas citoplasmáticas, como zonula occludens (ZO) e cingulina .

Mas sua barreira hematoencefálica não está apenas envolvendo e envolvendo seu cérebro em uma camada protetora. Essa rede de capilares percorre a maior parte do seu cérebro. E nenhuma célula cerebral está mais longe do que ~25 μm (micrômetro) de um capilar . 

O fato é que sua barreira hematoencefálica é mais do que apenas um firewall protegendo seu cérebro.

Capilares em regiões cerebrais selecionadas facilitam a passagem de glicose e aminoácidos através da barreira hematoencefálica por meio de transportadores específicos para essa molécula.

Essa camada altamente dinâmica de células funciona com transportadores que permitem o funcionamento do oxigênio, certas citocinas, hormônios e alguns neurotransmissores de que seu cérebro precisa.

O resultado final é que uma barreira hematoencefálica saudável é sua última linha de defesa, mantendo coisas ruins fora de seu cérebro. E permitindo que as coisas boas passem.

Mas uma barreira hematoencefálica permeável , assim como um intestino permeável , pode levar a uma série de problemas.

Sinais de que você pode ter um “cérebro com vazamento”

sintomas de disfunção da barreira hematoencefálica

Escrevi sobre as causas do nevoeiro cerebral , perda de memória , fadiga crônica , ansiedade e depressão . E como cada um deles pode ser corrigido com suplementos nootrópicos .

Mas se você já tentou minhas pilhas nootrópicas sugeridas no passado para cada um desses problemas e nada funcionou. Pode ser uma barreira hematoencefálica com vazamento .

Porque estudos clínicos mostram que uma barreira hematoencefálica com vazamento pode ser a causa de nevoeiro cerebral, disfunção cognitiva , fadiga crônica , ansiedade e depressão .

E se você está lidando com um intestino permeável , é provável que também esteja sofrendo de uma barreira hematoencefálica permeável . 

Um exemplo clássico disso é a doença celíaca . Se você está lidando com a doença celíaca , é provável que também esteja sofrendo de convulsões, dor de cabeça, comprometimento cognitivo ou outra doença psiquiátrica . 

O que causa um cérebro permeável?

No passado, mencionei a ‘ síndrome do intestino permeável ‘ ao escrever sobre psicobióticos e sua conexão intestino-cérebro .

Pesquisas recentes mostram que um intestino permeável é frequentemente associado a um ‘ cérebro permeável ‘.

Anticorpos elevados

danos na barreira hematoencefálica

As proteínas claudina, ocludina e proteínas de zona ocluída (ZO-1, ZO-2 e ZO-3) são necessárias para a integridade das junções apertadas no revestimento da barreira intestinal e uma barreira hematoencefálica saudável .

Os problemas começam com anticorpos elevados contra ocludina e zonulina. O que geralmente leva à síndrome do cérebro permeável .

O trabalho de laboratório pode determinar se você tem níveis elevados de anticorpos contra ocludina e zonulina . Os exames de sangue podem medir os anticorpos contra essas duas proteínas. Porque é deixado desmarcado, as junções apertadas que selam sua barreira intestinal e hematoencefálica são comprometidas. Resultando em permeabilidade cerebral e intestinal .

Inflamação

A pesquisa também mostra que os microRNAs (especificamente o microRNA-155) são os principais reguladores da inflamação e da permeabilidade da barreira hematoencefálica . 

Quando a inflamação aumenta, sua barreira hematoencefálica se rompe . E vamos colocar coisas nojentas em seu cérebro. Resultando em neurônios danificados e um “ ciclo autopropulsor de morte de neurônios ”. 

Essa área da neurociência passou a ser conhecida como o “ modelo de citocinas da função cognitiva ”. Citocinas pró-inflamatórias elevadas geralmente resultam em inflamação cerebral que pode levar a ansiedade, depressão, nevoeiro cerebral e outros problemas cerebrais autoimunes . 

Existe até uma “ hipótese da citocina da depressão ”.

O resultado final é que a inflamação pode ser a causa de sua ansiedade, depressão, nevoeiro cerebral ou algum outro problema de cognição .

Se você tentou nootrópicos ou remédios e não experimentou nenhum alívio, pode ser uma inflamação e uma barreira hematoencefálica com vazamento que está causando seus sintomas.

homocisteína

Altos níveis de homocisteína têm sido associados a uma barreira hematoencefálica danificada . Verifique seus níveis de homocisteína na próxima vez que fizer seus exames .

Açúcar no sangue

O alto nível de açúcar no sangue também é um fator de risco para o desenvolvimento de uma barreira hematoencefálica com vazamento . Faça seus exames de açúcar no sangue em jejum e Hgb A1C para descobrir se seus níveis de açúcar no sangue estão altos.

Supercrescimento bacteriano

Já tocamos no eixo intestino-cérebro anteriormente. E com esses dois ligados, faz sentido que um desequilíbrio bacteriano e o supercrescimento de Candida em seu intestino possam resultar em problemas de cognição e até depressão ou ansiedade .

Quando Candida fica fora de controle, cria uma camada em seus intestinos . Que suprime a produção de neurotransmissores como a serotonina .

Os antibióticos são frequentemente prescritos para tratar o supercrescimento de Candida e outras infecções bacterianas. Muitas vezes levando ao crescimento excessivo de levedura .

o que é uma barreira hematoencefálica com vazamento

Se você achar que a Candida está fora de controle, sua primeira opção é eliminar o açúcar de todas as formas, incluindo sobremesas, doces, álcool e farinha. E reduza o consumo de grãos refinados, feijões, pães, massas, batatas brancas e alimentos fermentados.

Melhores nootrópicos para corrigir uma barreira hematoencefálica com vazamento

Se você está lidando com uma barreira hematoencefálica com vazamento , os nootrópicos podem ajudar a domar a inflamação e restaurar a integridade das junções apertadas necessárias para uma barreira hematoencefálica saudável .

Os seguintes suplementos nootrópicos foram clinicamente comprovados para ajudar a domar a inflamação e curar uma barreira hematoencefálica com vazamento .

Você pode usar com segurança TODOS os nootrópicos que descrevi abaixo em uma única pilha nootrópica nas dosagens recomendadas .

NOTA: cada nootrópico abaixo contém um link ao vivo que o levará à minha análise completa desse suplemento. O que inclui o que é, de onde vem, por que usamos, como funciona em seu cérebro, estudos clínicos, recomendações de dosagem, efeitos colaterais e formas ou tipo de suplemento para comprar.

Berberina – 500 mg 3 vezes ao dia

A berberina é um alcaloide amarelo brilhante extraído de plantas como o Indian Barberry (açafrão de árvore), Oregon Grape e goldenseal.

Como um nootrópico, a Berberina aumenta a atividade colinérgica , restaura o Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF) e  a proteína de ligação ao elemento de resposta ao cAMP  e a expressão de mRNA  em seu  hipocampo .

A berberina  também  diminui as citocinas pró-inflamatórias como a interleucina-1β, o fator de necrose tumoral-α e o mRNA da ciclooxigenase-2  no hipocampo. 

Estudos mostram que a berberina também pode reduzir a permeabilidade de uma barreira hematoencefálica com vazamento . Principalmente reduzindo a inflamação .

Cafeína – até 200 – 400 mg por dia

A cafeína é um antagonista da adenosina que influencia a acetilcolina , epinefrina (adrenalina), serotonina e aumenta o uso de dopamina . Fornecendo o efeito estimulante , você obtém ao consumir cafeína . 

A cafeína também fornece um efeito protetor ao aumentar a expressão gênica do fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) .

Estudos mostram que a cafeína bloqueia o aumento de IgG e fibrinogênio e diminui as proteínas de junções estreitas ocludina e ZO-1 , aumenta a ativação de astrócitos e a densidade da microglia onde o vazamento de IgG estava presente. Proteger a integridade da barreira hematoencefálica .

Extrato de curcumina (95% curcuminóides) 750 mg 3 vezes ao dia

A curcumina é o principal composto ativo da cúrcuma . E a pesquisa mostra que a curcumina aumenta a neurogênese . Mais neurônios significam melhor aprendizado , memória e humor .

A curcumina também é um potente antioxidante e ajuda a proteger o cérebro da inflamação .

Um estudo da China Medical University descobriu que a curcumina ajuda a prevenir a ruptura da barreira hematoencefálica após um derrame .

Os pesquisadores descobriram que a curcumina restaurou a expressão das proteínas ocludina e ZO-1 , que por sua vez restauraram a função de barreira da barreira hematoencefálica .

DHA (Ômega-3) – 1.000 mg por dia

O DHA é um ácido graxo ômega-3 que compõe grande parte da massa cinzenta do cérebro. Seu cérebro é cerca de 60% de gordura. E muito dessa gordura é DHA . É uma parte crítica das membranas celulares cerebrais saudáveis ​​e fluidas .

O DHA pode aumentar o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) , regular as oscilações de cálcio envolvidas na liberação de neurotransmissores , aumentar a função mitocondrial , a ativação de genes, o estresse oxidativo e reduzir as enzimas inflamatórias COX-2 .

A pesquisa também mostra que o DHA pode reduzir os danos à barreira hematoencefálica após um acidente vascular cerebral , após lesão cerebral traumática e ajudar a reparar um cérebro permeável em pacientes com esclerose múltipla (EM) . 

L-Glutamina – 2 – 5 gramas por dia

L-Glutamina é um aminoácido essencial e precursor para a síntese de glutamato .

Usamos L-Glutamina para tratar uma barreira hematoencefálica com vazamento porque ajuda a aumentar a resposta imunológica do seu corpo . Aumenta os anticorpos para lutar contra vírus e bactérias nocivas .

A L-Glutamina também ajuda a domar as citocinas inflamatórias que podem ser prejudiciais para as junções apertadas necessárias para manter a barreira hematoencefálica saudável.

desintoxica seu cérebro do excesso de amônia , convertendo-o em outros aminoácidos, açúcares e uréia .

Magnésio – 400 mg antes de dormir

A deficiência de magnésio é quase epidêmica em nossa sociedade porque é extremamente carente em nosso suprimento de alimentos. 

O fato é que o magnésio é o quarto mineral mais abundante em seu corpo . E é um cofator em mais de 600 reações enzimáticas .

Você precisa de magnésio para produzir trifosfato de adenosina (ATP ), que é sua principal fonte de energia. O magnésio é necessário para a síntese de RNA e DNA  e regula os canais iônicos que governam o fluxo de neurotransmissores .

Um estudo em animais mostrou que o magnésio reduziu a permeabilidade da barreira hematoencefálica causada pela sepse.

Outro estudo mostrou que a suplementação de magnésio reduziu a permeabilidade da barreira hematoencefálica causada pela pressão alta .

E ainda outro mostrou que o magnésio impediu a quebra da barreira hematoencefálica após lesão cerebral traumática . 

Resveratrol – 250 mg por dia

O resveratrol é um antioxidante polifenol de origem natural usado para proteger seu cérebro do estresse oxidativo .

Aumenta o fluxo sanguíneo cerebral , aumenta o BDNF , protege as mitocôndrias e evita a liberação de glutamato tóxico durante um derrame. 

Um estudo teve 19 pacientes com Alzheimer tomando 1.000 mg de Resveratrol diariamente por um ano. O estudo descobriu que reduziu os níveis de metaloproteinase-9 da matriz (MMP-9) no líquido cefalorraquidiano em 50%. Este MMP-9 diminuiu quando sirtuin1 (SIRT1) é ativado . 

Altos níveis de MMP-9 enfraquecem a junção apertada da barreira hematoencefálica . Por outro lado, baixos níveis de MMP-9 ajudam a manter uma barreira hematoencefálica saudável .

Outro estudo mostrou que o Resveratrol diminuiu o fator nuclear kappaB (NF-κB) e o aumento de Claudin-5 , que fortaleceu a integridade das junções apertadas na barreira hematoencefálica . 

Vitamina D 3 – 4.000 UI por dia

A vitamina D 3 , a “ vitamina do sol ”, como suplemento nootrópico, é essencial para uma saúde cognitiva ideal.

É parte integrante da síntese de neurotransmissores, expressão gênica, manutenção e reparo do DNA e as formas de neuroplasticidade necessárias para a formação e recuperação da memória .

Mas a deficiência de vitamina D (hipovitaminose D) é uma pandemia mundial não declarada que afeta quase 50% da população deste planeta.

A pesquisa mostra que a vitamina D ajuda a manter a integridade da barreira hematoencefálica , bloqueando o aumento da produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e a ativação do fator nuclear kappa B (NF-kB) . E aumenta os níveis das proteínas de junções apertadas ocludina, claudina-5 e ZO-1 .

E outro estudo com animais mostrou que a suplementação de vitamina D reduziu a permeabilidade da barreira hematoencefálica . 

Complexo B

Várias das vitaminas do complexo B demonstraram clinicamente ajudar a prevenir um cérebro permeável e apoiar a barreira hematoencefálica .

Vitamina B 1 (tiamina) –A tiaminaé um cofator necessário na síntese deacetilcolina, faz parte do ciclo dos KREBs que produzadenosina trifosfato (ATP), é necessária para a síntese de mielina e ajuda a manter níveis ideais de glutamato e GABA .

A deficiência de tiamina pode ser causada por alcoolismo, doença de Alzheimer, anemia, atletas que reduzem a ingestão de alimentos, câncer, artérias obstruídas, doença de Crohn, diabetes, diarréia, cirurgia de bypass gástrico, consumo de grandes quantidades de café e chá e doença renal. E até mesmo uma dieta pobre .

A deficiência grave de tiamina (encefalopatia de Wernicke) causa danos à integridade da barreira hematoencefálica . O que pode ser rapidamente revertido com uma semana de suplementação de tiamina . 

Vitaminas B 6 , B 9 e B 12 – trabalham juntas para manter os níveis de homocisteína sob controle.

A homocisteína é um composto inflamatório e quando os níveis são excessivamente altos pode quebrar a integridade da barreira hematoencefálica .

Estudos mostram que a suplementação com 6 , B 9 e B 12 reduzirá os níveis de homocisteína aos níveis normais e restaurará a integridade da barreira hematoencefálica .

intestino permeável, cérebro permeável

Resumo do cérebro com vazamento

Definimos o que é a barreira hematoencefálica e por que ela é tão crítica para sua saúde cognitiva geral.

Examinamos as causas de uma barreira hematoencefálica com vazamento. E como consertar isso.

Também descobrimos que, se você tem um intestino permeável , é provável que seu cérebro também seja permeável . Se você consertar um, fará grandes progressos para consertar o outro.

Todos os nootrópicos que detalhei acima podem ser usados ​​diariamente como uma única pilha nootrópica se você estiver lidando com um cérebro permeável . Basta seguir as recomendações de dosagem e você deve ficar bem.

Se esta é a primeira vez que você usa qualquer um dos suplementos acima, comece com um de cada vez. Use-o por um ou dois dias. E se você não tiver nenhum problema. Adicione o próximo na lista.Cure seu cérebro permeável naturalmente e observe os sintomas de nevoeiro cerebral, perda de memória, fadiga crônica, ansiedade e depressão diminuindo cada vez mais com o tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *