Ácido alfa-lipóico (ALA)

O ácido alfa-lipóico demonstrou aumentar a acetilcolina, melhorar a cognição e a memória e é um poderoso antioxidante.

O ácido alfa-lipóico (ALA) é um ácido graxo contendo enxofre encontrado naturalmente em seu corpo. O ácido lipóico é único entre outros antioxidantes porque é solúvel em água e gordura.

Você obtém pequenas quantidades de ácido lipóico em sua dieta a partir de espinafre e couve, brócolis, carne bovina e carnes de órgãos.

Mas o ácido lipóico diminui em seu corpo com a idade. Portanto, você precisa suplementar com ácido alfa-lipóico para atingir os níveis que seu corpo precisa para funcionar de maneira ideal.

Com a capacidade única de trabalhar em todos os ambientes celulares, o ácido lipóico pode neutralizar os radicais livres . Os radicais livres prejudiciais resultantes da oxidação nas células estão implicados em muitos tipos de doenças relacionadas à idade.

O ácido lipóico pode navegar pelas células por todo o corpo. O que significa que também pode atravessar facilmente a barreira hematoencefálica .

O ácido alfa-lipóico tem poderosos benefícios protetores contra doenças cognitivas e neurológicas como Alzheimer, Parkinson e depressão.

O ácido alfa-lipóico ajuda a:

  • Proteger os neurônios . O ácido alfa lipóico tem uma poderosa capacidade de neutralizar os efeitos nocivos do estresse oxidativo. Estudos mostram que o ácido lipóico reduz até os danos cerebrais após um derrame. 
  • Neurotransmissores . O ácido lipóico aumenta a produção de acetilcolina e a captação de glicose no cérebro. Mostrando promessa na prevenção ou gestão da doença de Alzheimer.
  • Energia Cerebral . ALA regenera outros antioxidantes esgotados (vitaminas C e E, glutationa) e recicla CoQ10 . Reduzindo a inflamação e eliminando metais pesados. Aumentando a energia celular e memória.

Índice

Visão geral

O ácido alfa-lipóico é um antioxidante produzido em pequenas quantidades em seu corpo. Você também pode obtê-lo comendo espinafre e couve, brócolis, carne bovina e carnes de órgãos.

Ácido alfa-lipóico
Molécula Ácido alfa-lipóico

O ácido alfa-lipóico (ALA) é um antioxidante único porque é solúvel em água e gordura. Ou seja, funciona em todas as partes da célula humana. Quanto mais ácido lipóico você tiver em seu sistema; mais benefícios antioxidantes você experimenta.

Você precisa do poder antioxidante do ácido alfa-lipóico. Porque regenera outros antioxidantes que foram esgotados pela luta contínua com os radicais livres em suas células. Ele permite que você use os antioxidantes Vitamina C e E , glutationa CoQ10 já existentes em seu corpo repetidas vezes.

Na verdade, o ácido alfa-lipóico é tão eficiente no que faz que aumenta a energia das células enquanto reduz a inflamação e elimina os metais pesados .

Em seu cérebro, o ácido alfa-lipóico aumenta a produção do neurotransmissor acetilcolina . E ainda aumenta a captação de glicose nas células cerebrais. Fornecendo-lhe um impulso de energia mental .

O ácido alfa-lipóico é usado em todo o corpo. Ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina , o que reduz o risco de diabetes. E o ALA reduz as chances de síndrome metabólica associada a doenças cardiovasculares, diabetes e ganho de peso.

Ácido alfa-lipóico aumenta a energia mental

Ácido alfa-lipóico vs. ácido S-lipóico vs. ácido R-lipóico

O ácido lipóico também é conhecido como ácido alfa-lipóico, ALA e ácido tióctico . O ácido alfa-lipóico que você obtém como suplemento geralmente é uma mistura 50/50 de enantiômeros R-(naturais) e S-(não naturais) . Eles são imagens espelhadas um do outro e são chamados de mistura ‘ racêmica ‘.

A maioria das formas comercialmente disponíveis de ácido alfa-lipóico incluem a ‘ forma S’ , ou forma não natural de ácido lipóico. Sintetizado quimicamente em 1952 e não encontrado na natureza.

Acredita-se que os dois enantiômeros diferem biologicamente. Mas grande parte da pesquisa feita nos últimos 30 anos foi com a versão racêmica do ácido alfa-lipóico porque a forma R não estava disponível comercialmente.

O ácido S-lipóico (o enantiômero não encontrado na natureza) pode não produzir as propriedades mais essenciais do ácido lipóico. Incluindo interações com proteínas, enzimas e genes.

S-LA Ácido alfa-lipóico sintetizado

O ácido R-lipóico é a forma de ácido lipóico que ocorre naturalmente no corpo humano, animais e plantas. Esta é a única forma que funciona como cofator para as enzimas mitocondriais envolvidas na produção de energia.

Esteja ciente de que as formas mais disponíveis comercialmente de ácido alfa-lipóico incluem as formas S e R do ácido lipóico .

O ácido alfa-lipóico é produzido como uma mistura porque o ácido R-lipóico, quando separado da forma S, é muito instável. E se deteriora muito rapidamente, tornando-o inutilizável como suplemento dietético.

Muito poucas empresas passam pelo processo caro e complicado necessário para remover o S-ALA sintético do R-ALA . Portanto, a menos que a garrafa indique especificamente 100% de R-ALA, você obterá uma mistura 50/50.

Saiba que o R-ALA pode ser até 12 vezes mais eficaz que o S-ALA .

Como o ácido alfa-lipóico funciona no cérebro?

O ácido alfa-lipóico aumenta a saúde do cérebro e funciona de várias maneiras. Mas dois em particular se destacam.

  1. O ácido alfa-lipóico aumenta a acetilcolina , um neurotransmissor ligado à memória e à função cerebral geral.

ALA aumenta a produção de acetilcolina pela ativação da colina acetiltransferase e aumenta a captação de glicose . Este processo fornece mais Acetil-CoA para a produção de acetilcolina.

  1. O ácido alfa-lipóico é uma arma promissora na luta contra doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

O estresse oxidativo desempenha um papel fundamental nos distúrbios cognitivos porque os neurônios são altamente vulneráveis ​​aos danos dos radicais livres.

Um estudo recente mostrou que o ácido lipóico pode ajudar a retardar a progressão da doença de Alzheimer. Uma área onde nenhuma cura conhecida foi produzida pelas grandes empresas farmacêuticas.

Neste estudo, 43 pacientes com demência receberam 600 mg de ácido alfa-lipóico diariamente por 4 anos. Os pesquisadores concluíram a partir deste estudo, “ o ácido alfa-lipóico pode ser uma opção de terapia ‘neuroprotetora’ bem-sucedida para a doença de Alzheimer ”.

Ácido alfa-lipóico ajuda a doença de Alzheimer

Como as coisas vão mal

À medida que envelhecemos, nossa química cerebral e metabolismo mudam.

↓ Os níveis de acetilcolina diminuem

↓ Danos oxidativos (radicais livres) nas células neurais

↓ Acúmulo de metais pesados ​​nas células

Todas essas mudanças relacionadas à idade são fatores que contribuem para as doenças neurodegenerativas do envelhecimento, incluindo Alzheimer, Parkinson e demência. Mas mesmo que você não esteja preocupado com os efeitos do envelhecimento, o ácido alfa-lipóico pode ajudar.

Benefícios do ácido alfa-lipóico

Pesquisas de centenas de estudos mostraram que o ácido alfa-lipóico irá:

  • Aumentar a produção de acetilcolina
  • Melhorar a memória e a capacidade de aprendizagem
  • Restaurar a saúde dos neurônios
  • Aumente o desempenho cognitivo e a memória em pacientes com Alzheimer.

O ácido alfa-lipóico é solúvel em água e gordura e atravessa rapidamente a barreira hematoencefálica depois de ingerido.

O ALA melhora a função cerebral e os processos de aprendizado, aumentando diretamente a produção de acetilcolina.

O ácido alfa-lipóico também ajuda a regenerar os antioxidantes esgotados em seu sistema, incluindo vitaminas C e E, glutationa e coenzima Q10 .

Ao reduzir a inflamação e os metais pesados ​​em seu cérebro, você aumenta os processos cognitivos e o pensamento fluido.

Qual é a sensação do ácido alfa-lipóico ?

Você pode não sentir ALA… a menos que seja diabético ou tenha Alzheimer. Dentro desses grupos específicos, o ácido alfa-lipóico ajuda com dores nos nervos, memória, memória e desempenho mental.

O ácido alfa-lipóico fornece suporte cerebral porque tem a capacidade de aumentar a acetilcolina. Portanto, deve aumentar a cognição em todos os grupos de idade e sexo.

Células de Radicais Livres sob ataque

Seu corpo inteiro, até mesmo seu DNA, está sob ataque sem fim. Este ataque é causado por tudo, desde má alimentação à poluição. E suas células cerebrais estão sendo atingidas por radicais livres milhares de vezes por dia. Esta oxidação está danificando suas células.

Antioxidantes lutam contra esses radicais livres. Quando você suplementa com ácido alfa-lipóico, você não está apenas usando indiscutivelmente o eliminador de radicais livres mais eficaz do planeta. Você está regenerando antioxidantes como Vitamina C e E, glutationa e CoQ10 .

E eles se juntam à luta contra os radicais livres ao lado do ácido alfa-lipóico.

Pesquisa clínica de ácido alfa lipóico

O ácido alfa-lipóico desempenha um papel essencial nas mitocôndrias. O coração da geração de energia na célula humana. Cientistas da Emory University School of Medicine descobriram que o ALA pode estimular a telomerase, a enzima que alonga os telômeros.

Os efeitos de muitas doenças crônicas podem ser rastreados até o encurtamento dos telômeros. (Os telômeros são as ‘tampas’ no final de cada cromossomo em seu DNA).

Qualquer tratamento que possa restaurar telômeros saudáveis ​​tem grande potencial na luta contra doenças crônicas.

telômeros

Neste estudo, os cientistas mostraram que o ácido alfa-lipóico aumentou a produção de PGC1-alfa. A telomerase que alonga os telômeros. E eles fizeram isso em apenas um dia de tratamento. 

Ácido alfa-lipóico reduz rugas

Uma solução tópica de ácido alfa-lipóico a 5% foi aplicada na face dos voluntários. Este estudo duplo-cego, controlado por placebo, mostrou uma redução nas linhas faciais, erradicação quase completa das linhas finas e uma melhora geral da cor e textura da pele na maioria dos voluntários. 

Ácido alfa-lipóico crítico para a energia celular

A energia celular está por trás de cada ação que acontece em seu corpo. Incluindo seu cérebro. A energia celular é necessária para o movimento muscular, produção de novas células, cicatrização de feridas e pensamento .

A mitocôndria em cada uma de suas células é a fonte dessa energia. Este processo contínuo de produção de energia é chamado de Ciclo de Krebs . O ácido alfa-lipóico é um cofator para duas reações enzimáticas chave dentro do ciclo de Krebs.

Em termos simples, sem ALA, a energia celular não é possível. E sem energia celular, bem… a vida não é possível. [viii]

Perda de memória revertida com ALA e acetil-L-carnitina

O dano oxidativo acumulado nas mitocôndrias das células cerebrais eventualmente leva à disfunção neuronal e cognitiva.

Um estudo em ratos mostrou que a suplementação com ALCAR e ácido alfa-lipóico melhorou a memória. Reduzindo o dano oxidativo e melhorando a função mitocondrial. 

Dosagem recomendada de ácido alfa lipóico

Tomar ácido alfa-lipóico com uma refeição diminui sua biodisponibilidade. Portanto, recomendamos tomar ALA com o estômago vazio (1 hora antes de comer).

A maioria dos suplementos de ácido alfa-lipóico contém uma mistura 50/50 de R-LA e S-LA . Suplementos que afirmam conter apenas R-LA costumam ser mais caros. E as informações sobre sua pureza nem sempre estão disponíveis.

As concentrações plasmáticas máximas (sangue) de R-LA foram 40-50% maiores que as de S-LA. Isso sugere que o R-LA é melhor absorvido do que o S-LA.

A dosagem de ácido alfa-lipóico para benefícios cognitivos é de 2 a 600 mg por dia.

  • A dosagem de ALA para neuropatia diabética é de 800 mg por dia dividida em duas doses.
  • A dosagem de ácido alfa-lipóico para benefícios antioxidantes é de 50 a 100 mg por dia.

Efeitos colaterais do ácido alfa lipóico

Os efeitos colaterais do uso do ácido alfa-lipóico como suplemento geralmente são raros. Mas pode incluir diarréia, fadiga, insônia e erupções cutâneas.

O ácido alfa-lipóico pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Portanto, se você tem diabetes ou baixo nível de açúcar no sangue, deve tomar ácido alfa-lipóico sob a supervisão de seu médico.

A suplementação com ácido alfa-lipóico pode diminuir os níveis de hormônio tireoidiano. Portanto, faça seus exames de tireoide ao usar o ALA. E ajuste sua dosagem de ALA e remédios para tireoide de acordo.

O ácido alfa-lipóico pode reduzir os níveis de vitamina B 1 (tiamina) . Isso pode ser perigoso para alcoólatras ou em casos de desnutrição. Seria sensato adicionar vitamina B 1 ou sulbutiamina se você estiver tomando ALA.

A estrutura química da biotina é semelhante à do ácido alfa-lipóico . E há alguma evidência de que o ALA pode competir com a biotina pelo transporte através das membranas celulares. Isso pode exigir doses mais altas de biotina se você estiver usando ALA.

Melhor tipo de ácido alfa lipóico para comprar

A maior parte do ácido alfa-lipóico disponível como suplemento é uma combinação 50/50 de R-LA e S-LA . S-LA é a versão sintética do ALA e não é encontrada na natureza.

R-LA e S-LA são combinados porque R-LA é altamente instável por conta própria. E degenera rapidamente.

Estudos demonstraram que 30-40% de uma dose oral de ácido alfa-lipóico é absorvida. Os suplementos orais de ALA são melhor absorvidos com o estômago vazio. Tomar ALA com alimentos reduz as concentrações plasmáticas totais (sangue) em cerca de 30%.

versão de sal de sódio de R-LA pode ser melhor absorvida do que o ácido lipóico livre, provavelmente por causa de sua maior solubilidade.

Recomendação de especialista em nootrópicos

Ácido alfa-lipóico 50 – 600 mg por dia.

Especialista em Nootrópicos Testado e Aprovado

Eu recomendo usar o ácido alfa-lipóico como um suplemento nootrópico.

Seu corpo produz algum ácido alfa-lipóico por conta própria. E da comida que você come. Mas a ciência é clara de que o ALA suplementar é um potente antioxidante. E reforço de acetilcolina.

O ácido alfa-lipóico pode alongar os telômeros, o que é ótimo para os neurônios. E neurogênese (criação de novos neurônios).

O ALA também ajuda a regenerar os antioxidantes já em seu sistema que foram esgotados durante o trabalho. De se livrar dos radicais livres em suas células. Portanto, você obtém um benefício duplo ao usar o ácido alfa-lipóico no departamento de antioxidantes.

O ácido alfa-lipóico também ajuda na criação de acetilcolina. O que aumenta todas as funções cognitivas, incluindo memória, recordação, foco e concentração.

ALA é especialmente útil para aqueles que sofrem de diabetes. Estudos mostram que ajuda a aliviar a neuropatia diabética ou a dor do nervo. Mas é preciso ter cuidado porque o ALA pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. Portanto, trabalhe com seu médico usando ácido alfa-lipóico.

Sugiro começar com uma dose de 400 mg por dia. E trabalhe até 600 mg por dia. Tomado em duas doses durante o dia. Ácido alfa-lipóico é frequentemente empilhado com vitaminas do complexo B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *