O Guia Definitivo para Nootrópicos

Os nootrópicos podem ajudar a aumentar sua memória , aumentar a capacidade de aprendizado , melhorar seu humor e auxiliar na função cerebral geral. Se você é novo em nootrópicos ou quer saber a diferença entre um nootrópico e uma droga inteligente, esta página é para você.

Aqui você encontrará a definição de nootrópico, como pronunciar a palavra “nootrópico”, a origem da palavra nootrópico, outros nomes ou sinônimos que você encontrará ao se referir aos nootrópicos, uma breve explicação sobre os ‘stacks’ nootrópicos, se realmente funcionam, como funcionam e o que os nootrópicos podem fazer por você .

Você também encontrará informações sobre segurança nootrópica. E se eles têm algum efeito colateral. Use este guia como uma cartilha para esclarecer qualquer confusão e começar com segurança com nootrópicos.

Em apenas alguns minutos você terá uma melhor compreensão de cada tópico. E links para páginas com mais detalhes quando uma explicação detalhada é necessária.

Você pode até clicar em cada um dos títulos no Índice e ir diretamente para essa seção se estiver com pressa.

O que são Nootrópicos?

Nootrópicos são uma classe de substâncias que melhoram a função cerebral. Também referido como neuro-intensificadores, impulsionadores cognitivos ou intensificadores de memória . Nootrópicos podem ser naturais ou sintéticos.

Bio-hackers experientes costumam fazer uma distinção entre nootrópicos e drogas inteligentes . Para nossa discussão e para ajudá-lo a entender o que são e como são usados, abordaremos as últimas pesquisas sobre nootrópicos.

Nootrópicos são usados ​​para melhorar o foco , motivação, memória , humor e cognição . Cada um deles depende de diferentes processos em seu cérebro. E diferentes substâncias podem ser usadas para afetar cada uma dessas funções.

Essa ideia de alterar a função cerebral não é nova. Nossos ancestrais estavam usando ervas e álcool para alterar a função cerebral nos últimos milhares de anos.

Origem da palavra ‘Nootrópico’

O termo “nootrópico” é relativamente novo. O psicólogo e químico romeno Dr. Corneliu Giurgea sintetizou o Piracetam em 1963. E cunhou o termo “nootrópico” em 1972. É derivado do grego nous (“mente”) e trepein (dobrar).

Definição de Nootrópico

Dr. Giurgea nos deu uma lista de cinco critérios que uma substância deve ter para ser considerada um nootrópico ‘verdadeiro’ .

Um verdadeiro nootrópico:

  • Melhora a memória e a capacidade de aprender
  • Auxilia a função cerebral em condições perturbadoras, como falta de oxigênio e choque eletroconvulsivo
  • Protege o cérebro de toxinas químicas e físicas, como drogas anticolinérgicas e barbitúricos
  • Aumenta os processos cognitivos naturais
  • Deve ser não tóxico para os seres humanos, nem estimular ou deprimir o cérebro

Na maioria das vezes, quando você ouve o termo ‘ nootrópico ‘, as pessoas querem dizer vagamente “ intensificador cognitivo ”. Uma substância ou composto que melhora a memória, aumenta a velocidade do processamento cognitivo, aumenta o estado de alerta, a concentração e o foco, ou uma combinação dessas qualidades.

No Brain On Peak , faço o possível para manter a definição original de nootrópico. E quando uma substância ou composto se desvia dessa definição estrita, vou lhe contar os motivos. E coisas a evitar ao escolher um suplemento nootrópico.

Como pronunciar a palavra “Nootrópico”

A maneira formal ou ‘correta’ de pronunciar a palavra “ nootrópico ” de acordo com dicionários, enciclopédias e alguns poucos na comunidade nootrópica é:

nō-ə-ˈtrō-pik

Que soa um pouco como ‘Noé’ como no Noé bíblico. E ‘tropic’ com o ‘tro’ rimando com ‘go’.

No entanto, a maioria na comunidade nootrópica pronuncia a palavra ‘novo trópico’. Com ‘trópico’ rimando com ‘viver nos trópicos’ (o que fiz por muitos anos).

Na minha opinião, não existe uma maneira ‘correta’ absoluta de pronunciar nootrópico . E qualquer pessoa que discorde da pronúncia da palavra provavelmente precisará de uma dose extra de Feniletilamina . Ou 30 minutos de meditação. Apenas para se acalmar e começar a construir sua pilha .

Nootrópico Sinônimos

Com a crescente popularidade dos nootrópicos e outros intensificadores cognitivos, você encontrará muitos termos geralmente referindo-se à mesma coisa. E pode ficar confuso especialmente para alguém novo em nootrópicos.

Os nootrópicos são comumente referidos como drogas inteligentes , drogas cerebrais, intensificadores de memória, neuroestimulantes, aprimoradores cognitivos, aprimoradores de inteligência, racetams, suplementos nootrópicos, suplementos cerebrais, neurocêuticos, nutracêuticos e suplementos para melhorar a cognição.

A maioria dos neurohackers experientes simplesmente se referem a eles como “nootrópicos”. E aqui no Brain On Peak , faço a distinção entre um “nootrópico” e uma “droga inteligente” .

Nootrópicos Naturais vs. Sintéticos

Você pode aumentar o poder do cérebro de várias maneiras. Seu objetivo final geralmente ditará se você deve usar um nootrópico natural ou sintético. Vamos ilustrar isso com alguns exemplos.

Primeiro, veremos um nootrópico sintético e, em seguida, veremos um nootrópico natural . Estas são apenas duas das dezenas de nootrópicos em cada categoria.

Piracetam

O piracetam do Dr. Giurgea é um derivado cíclico do GABA . O GABA é produzido naturalmente pelo seu corpo. (Mas como não é “natural”, o piracetam não pode ser vendido nos EUA como um “suplemento dietético”. E como o piracetam não é aprovado pelo FDA para uso médico, também não pode ser vendido como medicamento.)

Piracetam demonstrou apoiar a memóri , capacidade de aprendizado, reduzir a fadiga mental e melhorar a concentração . É vendido como medicamento de prescrição “ Nootropil ” em muitos países europeus.

Ensaios clínicos com piracetam mostraram que ele pode ajudar seu cérebro de várias maneiras. Incluindo o aumento da eficácia do neurotransmissor acetilcolina .

A acetilcolina é um mensageiro químico que permite que os neurônios se comuniquem entre si. É vital para a memória, foco, concentração e agilidade mental . Mas o piracetam não é a única maneira de aumentar a função da acetilcolina no cérebro.

Seu corpo naturalmente produz acetilcolina a partir de gorduras saudáveis ​​em sua dieta. Boas fontes de colina – o precursor da acetilcolina – incluem:

LeiteQueijoOvosLecitina de soja
Peixe gordoCarne (especialmente fígado)AmêndoasCouve-flor
pistachiosEspinafreGerme do trigoespirulina
Nootrópicos Naturais: Ovos de Queijo de Leite

Você também pode usar suplementos como Alpha GPC , CDP Choline e citrato de colina para aumentar a colina.

Portanto, não há melhor fonte de nootrópicos. Funcionam naturais e sintéticos. Alguns trabalham melhor que outros. E o corpo de cada pessoa é realmente diferente. Muitas vezes depende do que você está tentando alcançar.

Os nootrópicos realmente funcionam?

Não há dúvida de que os nootrópicos funcionam. Mas as opiniões variam em relação ao quão bem elas funcionam. Décadas de estudos clínicos e comentários e revisões de usuários nootrópicos mostram melhorias em muitas áreas. Depende da pessoa e do nootrópico específico.

Pessoalmente, consegui me livrar dos remédios para TDAH ( Ritalina ) por um ano. E gerencie minha condição também com nootrópicos .

Pilha Nootrópica

Muitos estudantes universitários dirão que suas notas altas estão diretamente relacionadas a uma pilha como aniracetam , pramiracetam , ALCAR , L-teanina e cafeína .

Os usuários relatam a capacidade de:

  • Interpretar e reter informações complexas
  • O aprendizado é mais rápido e eficiente
  • A relação sinal-ruído fica melhor
  • As emoções são afetadas geralmente de forma positiva
  • Os níveis de ansiedade caem
  • A sociabilidade pode ser afetada de qualquer maneira.

Na comunidade Nootrópica, a grande condição é sempre “ sua milhagem pode variar ”. A dosagem pode influenciar os efeitos desejados (e indesejados) de muitos nootrópicos. Com alguns dos nootrópicos mais recentes (drogas inteligentes em particular), o júri ainda não decidiu quão bem, ou mesmo se eles funcionam.

Isso inclui pilhas lançadas por empresas que não divulgam a dosagem individual de cada ingrediente. Ou empresas que têm controle de qualidade ruim e quantidade dos ingredientes usados ​​em uma cápsula.

A lição subjacente é a pesquisa e a experimentação. Leia o que os outros dizem e pesquise ensaios clínicos. Mas lembre-se sempre que mais definitivamente não é melhor .

Para um mergulho aprofundado sobre como os nootrópicos funcionam , incluindo influenciar a energia cerebral, sinalização, saúde e reparo celular, fluxo sanguíneo cerebral, ondas cerebrais e fadiga, veja meu post em:

Qual é o melhor Nootrópico?

Depende do que você entende por “melhor”. E talvez não seja a resposta que você está procurando. Mas temos muitas variáveis ​​em jogo aqui. E especialmente para alguém novo em nootrópicos , é isso que você precisa considerar…

Se você é um estudante universitário, um empresário, um executivo de negócios, uma mãe ou pai que fica em casa ou um idoso – o que você está tentando melhorar?

Ao usar nootrópicos, você pode se beneficiar da melhoria da memória , foco , aprendizado, humor ou motivação. Alguns até têm benefícios antienvelhecimento. Você tem várias opções para cada benefício que está tentando aumentar ou corrigir.

Mas, para ser totalmente honesto com você, pela minha experiência pessoal, um nootrópico para aumentar a memória pode funcionar melhor para você e não tão bem para mim.

Como regra geral, somos todos iguais. E geralmente um nootrópico funcionará melhor para o foco da maioria das pessoas. Mas descobri que cada nootrópico pode ter um efeito diferente em doses diferentes em pessoas diferentes.

Cada um de nós tem variações na “fiação” cognitiva . Nossa composição química e genética é diferente. Somos influenciados pelos alimentos que comemos, onde moramos, pelo ar que respiramos e pelos genes que herdamos de nossos pais.

A ciência ainda não desenvolveu a “ pílula mágica ” para resolver todos os problemas cognitivos. É por isso que experimentamos, lemos críticas e ouvimos outros neurohackers. Não existe uma solução de um comprimido!

É por isso que criei e continuo desenvolvendo o Brain on Peak ® . Para ajudá-lo em sua jornada para criar a pilha nootrópica perfeita para você neste momento de sua vida.

Melhor Stack Nootrópico para Iniciantes

Se você é novo em nootrópicos e não sabe por onde começar, aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente.

Cada suplemento nootrópico tem um mecanismo de ação único em seu cérebro. Assim que você adiciona apenas mais um nootrópico, pode ter algum impacto sobre como o primeiro nootrópico funciona em seu cérebro.

Às vezes, essa combinação de dois ou mais nootrópicos é intencional. Por exemplo, Piracetam aumenta a sensibilidade dos receptores de acetilcolina em seu cérebro. O que faz com que seu cérebro exija mais acetilcolina para satisfazer essa demanda.

Neurohackers experientes aprenderam que ‘ empilhar ‘ Piracetam com um suplemento de colina como Alpha GPC ou CDP-Colina aumenta a eficácia do Piracetam . Com ainda mais foco, aprendizado e melhorias na memória .

Mas às vezes a interação entre dois ou mais nootrópicos tomados em conjunto não é intencional. E pode causar efeitos colaterais adversos como depressão, irritabilidade ou insônia .

A huperzina-A é um exemplo clássico porque atua como uminibidor da acetilcolinesterase, o que significa que aumenta os níveis do neurotransmissor acetilcolina no cérebro.

Portanto, se você adicionar Huperzine-A à sua pilha, poderá reduzir a dose de um suplemento de colina como Alpha GPC ou CDP-Choline . Ou você pode experimentar os efeitos colaterais de muita acetilcolina .

Você também deve ter em mente que alguns nootrópicos têm um efeito cumulativo em seu cérebro. Eles “se acumulam” ao longo do tempo. Especialmente se você tomá-los todos os dias. Tome Huperzine-A, por exemplo, que tem uma meia-vida de 10 a 12 horas . Se você tomasse Hup-A todos os dias, seu corpo não teria a chance de liberar o antigo Huperzine-A de seu sistema antes de você tomar a próxima dose.

Alguns nootrópicos são solúveis em água, enquanto outros são solúveis em gordura . 

Como funcionam os Nootrópicos?

Os nootrópicos podem afetar seu cérebro influenciando ondas cerebrais , fluxo sanguíneo cerebral , energia celular, hormônios, neurotransmissores , neuroplasticidade ou fatores de crescimento .

Dezenas de substâncias naturais e sintéticas possuem propriedades nootrópicas. Cada um pode afetar uma ou mais das várias categorias que afetam seu cérebro. Nootrópicos funcionam afetando:

  • energia cerebral
  • Sinalização de células cerebrais
  • Saúde e longevidade das células cerebrais
  • Fornecimento de sangue cerebral
  • Ondas cerebrais
  • fadiga cerebral
  • reparação cerebral

Você descobrirá como cada um afeta seu cérebro, o que pode dar errado e exemplos de nootrópicos que podem resolver cada problema.

Você também pode obter explicações detalhadas sobre dezenas de nootrópicos aqui no Brain on Peak . Cada artigo explica o que é o nootrópico e de onde veio, mecanismos de ação sobre como ele funciona em seu cérebro, por que você pode querer adicioná-lo à sua pilha nootrópica , recomendações de dosagem, formas de cada nootrópico, referências a dezenas de estudos clínicos e onde comprar o suplemento.

Visite a página “ Lista de Nootrópicos ” e percorra o Índice . Cada resumo nootrópico nessa página está vinculado a um artigo detalhado sobre esse nootrópico e como ele funciona.

O que os nootrópicos podem fazer por mim?

O que os nootrópicos podem fazer por mim?

Referindo-se a uma seção próxima ao início deste artigo, os nootrópicos certos podem ajudá-lo:

  • Interpretar e reter informações complexas
  • O aprendizado é mais rápido e eficiente
  • A relação sinal-ruído fica melhor
  • As emoções são afetadas geralmente de forma positiva
  • Os níveis de ansiedade caem
  • A sociabilidade pode ser afetada de qualquer maneira

Os nootrópicos também podem ajudar a reparar anos de danos ao cérebro e, possivelmente, encontrar uma alternativa mais saudável aos remédios para TDAH .

Para atletas ou qualquer pessoa que mantenha um regime de exercícios sério, alguns nootrópicos podem ajudar no seu jogo. E dê ao seu corpo e ao seu cérebro o combustível de que precisam para operar no seu auge.

Precisa  de mais energia para alimentar o seu dia? As mitocôndrias são onde a energia do seu corpo é produzida. Permitindo que você ouça, sinta e veja. As mitocôndrias fazem seu coração bater, estimulam seu desejo sexual e permitem que você pense.

Seu cérebro tem uma concentração maior desses pequenos powerplants celulares do que a maioria das outras células do seu corpo. Você pode ter vários milhares de mitocôndrias em cada célula cerebral. Eles ainda têm seu próprio DNA .

Você pode hackear suas mitocôndrias com nootrópicos. 

Se você está lidando com ansiedade ou depressão e remédios anti-ansiedade convencionais ou antidepressivos simplesmente não estão ajudando…

Verifique isso… você também está lutando contra dores abdominais, inchaço, constipação ou diarreia? Seu nevoeiro cerebral, ansiedade ou depressão podem ser um problema intestinal. Pesquisas recentes estabeleceram uma forte conexão intestino-cérebro . 

E quando você aborda problemas gastrointestinais, muitas vezes descobre que a depressão, a ansiedade e a confusão mental também desaparecem. 

Os nootrópicos são viciantes?

Um verdadeiro nootrópico, conforme definido aqui (um método natural de aumentar o desempenho do cérebro), é seguro e geralmente não causa dependência. Alguns nootrópicos podem oferecer benefícios a longo prazo, mesmo depois de parar de usá-los.

Drogas inteligentes que são tipicamente farmacêuticas podem ser viciantes. Particularmente aqueles que atuam como estimulantes .

Os nootrópicos geralmente têm poucos efeitos colaterais, não são tóxicos quando tomados nas doses recomendadas e não causam sintomas de abstinência quando você para de usá-los.

Nootrópicos vs. Drogas Inteligentes — Qual a Diferença?

Smart Drugs não são iguais aos nootrópicos , embora alguns possam ter benefícios semelhantes.

Uma droga inteligente é normalmente um medicamento prescrito usado para tratar os sintomas de TDAH ou narcolepsia. São drogas estimulantes do sistema nervoso central. E os mais comumente prescritos são Adderall (dextroanfetamina) ou Ritalin (metilfenidato).

Esses estimulantes ajudam com foco e energia em alguém que é verdadeiramente clinicamente TDAH . Eles produzem picos de dopamina e norepinefrina .

Adderall, Ritalin e outros estimulantes são drogas muito poderosas. E pode incluir efeitos colaterais como diminuição do apetite, irritabilidade, alterações de humor, ansiedade, problemas de sono e problemas cardíacos. A dependência e o vício são um problema crescente com seu uso.

Duas outras drogas inteligentes dignas de nota são Modafinil e Adrafinil. Estes são agentes promotores de vigília que têm uma composição química diferente de estimulantes como Ritalin e Adderall. Mas apresentam efeitos colaterais semelhantes em muitas pessoas. 

Os nootrópicos são descritos como tendo as características de melhorar o aprendizado e a memória. Deve proteger o cérebro enquanto aumenta os processos cognitivos naturais . E não deve ser tóxico , nem estimular ou deprimir o cérebro.

Você poderia pensar em um nootrópico como alimento para o cérebro , enquanto uma droga inteligente é exatamente isso – uma droga para o cérebro.

Sejamos claros.

Drogas inteligentes podem matar você. E
os nootrópicos podem curar seu cérebro.

Segurança nootrópica e efeitos colaterais

Uma das qualificações para ser chamado de nootrópico é que eles devem ser extremamente seguros e não tóxicos para os seres humanos. Isso a partir da definição original do Dr. Giurgea, que inventou o piracetam .

Por esse motivo, “drogas inteligentes” como Ritalin e Adderall não se qualificam como nootrópicos .

A maioria dos nootrópicos tem poucas, se houver, interações medicamentosas. E não deve complicar as condições de saúde existentes. 

Mas uma forte palavra de cautela aqui … leia atentamente as recomendações de dosagem e os efeitos colaterais de cada nootrópico que você está pensando em adicionar à sua pilha. Cada artigo para cada nootrópico listado aqui no  Brain On Peak  ®  detalha o que procurar. Incluindo possíveis interações medicamentosas .

Portanto, deve-se tomar cuidado com qualquer coisa que altere a dopamina ou a serotonina em seu cérebro. Especialmente se você estiver tomando algum tipo de ISRS, IMAO ou outro medicamento antidepressivo.

Nootrópicos são geralmente feitos de plantas , ou compostos de ingredientes de plantas . Ou são componentes purificados ou extratos de plantas .

A família racetam de nootrópicos são derivados de produtos químicos produzidos naturalmente pelo seu corpo. Por exemplo, o piracetam é um derivado cíclico do GABA que é produzido naturalmente em todo o corpo, incluindo o cérebro.

Nootrópicos são geralmente seguros se você os usar conforme recomendado . Você não quer exagerar na vitamina D , melatonina ou zinco porque pode causar problemas. Da mesma forma, siga as instruções no rótulo e obtenha conselhos de usuários nootrópicos experientes.

Muitos estudos clínicos foram realizados com nootrópicos nos últimos 40 a 50 anos, estabelecendo sua segurança. E ninguém que tenha usado um nootrópico nas doses recomendadas já teve uma overdose que eu saiba.

Alguns nootrópicos, como os racetams , podem funcionar como precursores ou aumentar a eficácia da acetilcolina em seu cérebro. Em outras palavras, eles aumentam a absorção de colina .

Assim, por exemplo, o “ efeito colateral ” mais comumente relatado do uso de racetams são dores de cabeça . E eles geralmente ocorrem em uma parte específica do seu cérebro.

A melhor maneira de neutralizar uma “ dor de cabeça racetam ” é usar uma boa fonte de colina suplementar, como Alpha GPC , CDP-Choline.

Os nootrópicos são legais?

Nos EUA, os nootrópicos são geralmente classificados como “ suplementos dietéticos ” ou “ compostos de pesquisa ”. E pode ser adquirido e utilizado legalmente para consumo pessoal.

Drogas inteligentes como Ritalin, Adderall e Modafinil são “medicamentos” prescritos e requerem uma receita de um profissional médico licenciado.

Alguns nootrópicos, particularmente os sintéticos, são classificados como medicamentos prescritos em alguns países. Por exemplo, a Citicolina , que é um suplemento nos EUA, se qualifica como medicamento prescrito em grande parte da Europa.

Piracetam e outros nootrópicos da classe racetam estão disponíveis apenas por prescrição na Rússia, Reino Unido e Austrália. SAM-e é um medicamento de prescrição em toda a Europa. E a vinpocetina , derivada da planta pervinca, é prescrita como medicamento para demência no Japão e em partes da Europa.

Os suplementos dietéticos estão disponíveis nos EUA sem receita médica. E em muitos outros países. No entanto, verifique o status de qualquer nootrópico específico e sua classificação em seu país.

Essa página é atualizada à medida que novas informações chegam de leitores e neurohackers como você. Portanto, se você tiver informações sobre o seu país que ainda não estão listadas, deixe um comentário. Essa página é verificada por centenas de visitantes todos os dias. Sua entrada é muito apreciada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *