Glossário

Glossário

Índice

Acetilcolina

A acetilcolina (ACh) é o éster acético da colina e é um neurotransmissor . ACh é encontrado em todo o corpo. Mas nos nootrópicos normalmente nos referimos à função da acetilcolina no Sistema Nervoso Central e especificamente no cérebro. [eu]

Alguns nootrópicos ao entrarem em seu cérebro se separam em compostos que podem produzir acetilcolina. Outros podem aumentar a captação  de acetilcolina no cérebro.

A função da acetilcolina no cérebro é crítica para codificar novas memórias, raciocínio, concentração, cognição e crescimento de novas sinapses (neuroplasticidade). A falta de acetilcolina pode resultar em doenças como ADD, ADHD e Alzheimer.

Adaptogeno

Os adaptógenos são uma classe de ervas que ajudam o corpo a se adaptar ao estresse e exercem um efeito normalizador em seu corpo. Como um nootrópico, os adaptógenos podem ajudar a fortalecer a fortaleza mental e podem ajudar a manter o pensamento ativo e energizado em resposta aos efeitos entorpecentes do estresse prolongado.

Os adaptógenos são valorizados por sua capacidade de aumentar a resistência e o desempenho físico. Exemplos de adaptógenos populares na comunidade nootrópica incluem Rhodiola e Ashwagandha .

Trifosfato de adenosina (ATP)

Adenosina Trifosfato (ATP) é a “moeda energética da vida”. ATP é uma coenzima que é sintetizada nas fábricas de energia chamadas mitocôndrias dentro de cada uma de suas células cerebrais.

Níveis adequados de ATP são cruciais para o desempenho cerebral máximo. À medida que envelhecemos, o fluxo sanguíneo para o cérebro diminui e a produção de ATP diminui. Se suas células cerebrais não tiverem um suprimento adequado de ATP, elas morrerão.

Produtos Finais de Glicação Avançada (AGEs)

Os AGEs se formam em seu corpo quando proteínas ou gorduras se combinam com açúcares (glicação). Isso pode prejudicar a função normal das células, tornando-as mais suscetíveis a danos e envelhecimento prematuro.

Seu corpo pode se livrar naturalmente de AGEs nocivos, mas não os elimina de forma eficaz quando muitos são ingeridos por meio dos alimentos. O acúmulo de AGEs tem sido associado ao envelhecimento, doenças crônicas e doenças cardiovasculares, hepáticas e de Alzheimer.

Declínio Cognitivo Relacionado à Idade

Estudos mostraram que o cérebro envelhecido sofre uma perda de volumes de matéria cinzenta e branca no cérebro. [ii] Isso se tornou uma das maiores ameaças à saúde deste século. E é principalmente porque estamos vivendo mais.

Manifesta-se como nevoeiro cerebral, problemas de memória, declínio da comunicação verbal, cognição mais lenta e, eventualmente, pode evoluir para demência ou doença de Alzheimer.

Muitos nootrópicos ajudam a prevenir e muitas vezes a reverter os efeitos do Declínio Cognitivo Relacionado à Idade .

Agonista

Um agonista é uma substância química em seu corpo que é capaz de ativar um neurorreceptor para induzir uma resposta completa ou parcial.

Alcalóide

Um alcalóide é tipicamente de origem vegetal. Ele contém nitrogênio que dá uma reação alcalina ( valor de pH maior que 7,0) quando misturado com uma solução como a água. Muitos alcaloides causam efeitos farmacológicos em humanos.

Os nomes de substâncias alcaloides geralmente terminam em “-ine”. Exemplos são cafeína, morfina, quinina e nicotina .

Aminoácidos

Os aminoácidos são usados ​​em todas as células do seu corpo e são usados ​​para formar proteínas.

Os aminoácidos dão estrutura às células, transportam e armazenam nutrientes e influenciam a função das artérias, glândulas, órgãos e tendões. Eles reparam os tecidos e removem os resíduos das células.

Os cientistas descobriram cerca de 50 aminoácidos. Apenas 20 são usados ​​para produzir proteínas em seu corpo. Desses 20, 9 são definidos como essenciais . Significa que seu corpo precisa obtê-los de fontes fora do corpo, como alimentos. Os outros 11 podem ser sintetizados dentro do seu corpo.

Aminoácidos Essenciais : Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano e Valina.

Aminoácidos não essenciais : Alanina, Arginina, Asparagina, Aspartato, Cisteína, Glutamato , Glutamina, Glicina, Prolina, Serina e Tirosina .

Ampaquinas

As ampaquinas são nootrópicos que modulam os receptores AMPA em seu cérebro. Esses receptores funcionam como canais de controle, supervisionando e regulando as transmissões sinápticas .

As ampaquinas parecem ajustar os neurorreceptores para permitir que funcionem conforme necessário, em vez de forçá-los. O resultado dessa ação é um efeito semelhante ao estimulante sem nenhum dos efeitos colaterais negativos associados aos estimulantes (ou seja, nervosismo, insônia).

Muitos racetams podem ser considerados Ampakines.

Placas amilóides e emaranhados neurofibrilares

Placas Amiloides

Placas amilóides são acumulações de fragmentos de proteínas que se aglomeraram no espaço entre os neurônios do cérebro . Isso impede a função cerebral normal. E é fortemente indicado na formação da Doença de Alzheimer.

Emaranhados Neurofibrilares

Emaranhados neurofibrilares são encontrados dentro das células cerebrais. Em microtúbulos necessários para a interação com as células cerebrais. Quando esses microtúbulos colapsam, as fibras torcidas dessas proteínas são chamadas de Emaranhados Neurofibrilares. E também são fortemente indicados na formação de demência e Mal de Alzheimer.

Receptores AMPA

receptor AMPA é emparelhado com um canal iônico de modo que, quando o glutamato se liga a esse receptor, o canal permite que os íons de sódio entrem nesse neurônio . Esse sódio faz com que o dendrito desse neurônio fique localmente despolarizado .

Uma vez que essa despolarização atinge um limiar crítico, ela desencadeia uma ação para que esse impulso nervoso seja transmitido ao próximo neurônio.

Anandamida

A anandamida (AEA) é um neurotransmissor produzido no sistema nervoso central e periférico. A chamada “molécula da bem-aventurança”, a anandamida recebeu o nome de ananda , a palavra sânscrita para alegria, bem-aventurança ou felicidade .

A anandamida é um endocanabinóide e se liga aos receptores canabinóides CB 1 e CB 2 . É degradado pela enzima amida hidrolase de ácido graxo (FAAH) .

AEA é sintetizado em áreas do cérebro associadas à memória, motivação, processos de pensamento superiores e controle de movimento. Desempenha um papel crucial no apetite, infertilidade e dor. E ajuda a parar a proliferação de células cancerígenas.

A anandamida fornece benefícios antiansiedade e antidepressivos por meio de seu efeito na neurogênese. E se decompõe rapidamente, e é por isso que você não está em um estado perpétuo de bem-aventurança.

O canabidiol (CBD) encontrado na cannabis sativa inibe a FAAH , o que ajuda a aumentar a anandamida no cérebro e no corpo.

Antagonista

Um antagonista é uma substância química em seu corpo que neutraliza ou bloqueia os efeitos de outra substância. Por exemplo, um antagonista em um neurorreceptor bloqueia ou diminui a atividade desse receptor.

Ansiolíticos

Os ansiolíticos são suplementos nootrópicos naturais anti-ansiedade ou medicamentos prescritos usados ​​para prevenir a ansiedade.

Apoptose

A apoptose é a ‘morte celular programada’ em seu corpo e cérebro. Se as células não são mais necessárias, eles cometem suicídio. Em um ser humano adulto saudável, bilhões de células morrem em várias partes do corpo a cada hora por diferentes razões. Mas principalmente para manter a homeostase dentro desse órgão ou tecido corporal. Quando a apoptose é interrompida, a doença acontece. O câncer é um exemplo clássico de proliferação celular que deu errado.

Transtorno de déficit de atenção

DDA é oficialmente chamado de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade , ou AD/HD (American Psychiatric Association, 1994). Esta doença é dividida em três subtipos; desatenção, impulsividade e hiperatividade.

Evidências científicas sugerem que o distúrbio é transmitido geneticamente em muitos casos. E resulta de um desequilíbrio químico ou deficiência em certos neurotransmissores . [iii]

ADD é caracterizada pela incapacidade de uma pessoa para completar tarefas e processar informações em taxas normais. A função anormal do neurotransmissor dopamina geralmente está implicada nesta doença.

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

Veja Transtorno de Déficit de Atenção .

Axônios

Cada neurônio em seu cérebro pode ter milhares de dendritos , mas apenas um axônio . O neurônio usa seu axônio para transmitir um potencial de ação (sinal eletroquímico) ao longo do comprimento do axônio. Com a intenção de encontrar dendritos de neurônios vizinhos para se comunicar.

Ayurveda

Ayurveda é o sistema tradicional de medicina hindu praticado há milhares de anos na Índia. Baseia-se no equilíbrio ideal dos sistemas corporais e utiliza dieta, tratamentos com ervas e yoga.

Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos são uma classe de drogas psicoativas usadas para tratar ansiedade, insônia, ataques de pânico e outras condições.

Os benzodiazepínicos funcionam aumentando o efeito do neurotransmissor GABA , responsável por governar a atividade dos neurônios relacionados ao estresse e à ansiedade.

Os benzodiazepínicos bem conhecidos incluem Valium, Klonopin e Xanax.

Biodisponibilidade

A biodisponibilidade é a proporção do nootrópico ou outra substância que, uma vez que entra na circulação do seu corpo, é capaz de fazer efeito. E não é apenas eliminado como resíduo.

Barreira hematoencefalica

barreira hematoencefálica é formada por uma camada de células endoteliais que, ao funcionar adequadamente, permite um controle preciso sobre as substâncias que entram ou saem do cérebro.

A principal função da barreira hematoencefálica é proteger o cérebro de coisas que podem prejudicá-lo. No mundo dos nootrópicos, estamos interessados ​​em substâncias e compostos que atravessam facilmente a barreira hematoencefálica. Ou o que precisa ser adicionado para ajudá-lo a atravessar.

Fator Neurotrófico Derivado do Cérebro (BDNF)

Fatores neurotróficos são uma família de proteínas responsáveis ​​pelo crescimento e sobrevivência das células nervosas. No cérebro, eles são chamados de fator neurotrófico derivado do cérebro e as células nervosas do cérebro são chamadas de neurônios .

No cérebro, o BDNF é liberado por uma célula nervosa ou por uma célula de suporte, como um astrócito, e então se liga a um receptor em uma célula nervosa próxima. Esta ligação resulta na produção de um sinal que pode ser transportado para o núcleo da célula nervosa receptora. Lá, ele induz o aumento da produção de proteínas associadas à sobrevivência e função das células nervosas. [4]

Ondas cerebrais

O cérebro é um órgão eletroquímico. Os pesquisadores especulam que um cérebro em pleno funcionamento pode gerar até 10 watts de energia elétrica. Então, as ondas cerebrais são um impulso elétrico no cérebro. [v]

As ondas cerebrais ocorrem quando os neurônios enviam sinais entre si. Existem vários tipos diferentes de ondas cerebrais. Mas os principais são Beta, Alpha, Theta e Delta .

Ondas Beta

As ondas beta são o padrão mais rápido. E estão associados à concentração, excitação, alerta e cognição .

Ondas alfa

Você experimenta ondas alfa à medida que fica mais relaxado. As ondas cerebrais desaceleram em um padrão de onda alfa. Associado ao super aprendizado, estados de fluxo e alegria.

Ondas Theta

Padrões de ondas cerebrais ainda mais lentos são as ondas Theta . Frequentemente experimentado por meditadores. Quando você está sonhando à noite, está fazendo ondas Theta. As ondas Theta estão associadas à criatividade, “experiências integrativas” e alívio de traumas. Um “momento ah-ha” é uma explosão de ondas Theta em seu cérebro.

Ondas Delta

O mais lento de todos os padrões de ondas cerebrais são as Ondas Delta . Eles geralmente estão associados ao sono sem sonhos. Meditadores muito avançados são capazes de permanecer alertas nesse estado profundo de transe. As ondas delta estão associadas à liderança, persuasão, realização e Unidade.

Catecolaminas

As catecolaminas são aminas derivadas do aminoácido tirosina . Nos nootrópicos, nos concentramos principalmente na dopamina , epinefrina (adrenalina) e norepinefrina , que atuam como hormônios ou neurotransmissores .

Sistema nervoso central

sistema nervoso central é todo o acúmulo de nervos no cérebro e na medula espinhal.

Essa “rodovia” nervosa usa neurônios para enviar e receber informações por todo o corpo. E é protegido pelo líquido cefalorraquidiano (CFS) .

Cerebral

A palavra “ cerebral ” recebe seu significado de cerebrum , que é latim para cérebro.

Circulação Cerebral

Circulação Cerebral refere-se à forma como o sangue flui, ou circula, no cérebro. A circulação cerebral é a fonte do seu cérebro para a troca saudável de oxigênio e nutrientes necessários para funcionar adequadamente.

Síndrome da Fadiga Crônica (SFC)

A Síndrome de Fadiga Crônica (SFC) é um distúrbio que causa fadiga contínua extrema. Não é o tipo de cansaço que desaparece depois que você descansa.

Os sintomas duram 6 meses ou mais. E caracteriza-se por uma sensação geral de mal-estar, dores musculares, problemas de memória, dores em múltiplas articulações, dores de cabeça e problemas de sono.

A SFC é frequentemente tratada clinicamente com estimulantes como o Adderall.

Ritmo circadiano

O ritmo circadiano é o seu relógio interno de 24 horas. Pode ser afetado por sinais externos, como luz e temperatura.

Os ritmos circadianos são críticos para determinar seus padrões de sono e alimentação. Padrões na atividade das ondas cerebrais, produção de hormônios e outros processos biológicos em seu corpo estão ligados a esse ciclo diário.

Cognição

Cognição é a ação ou processo mental de aquisição de conhecimento e compreensão por meio do pensamento, da experiência e dos sentidos. Cognição inclui pensamento, conhecimento, memória, tomada de decisão e resolução de problemas.

Concentração

A concentração é definida como a ação ou poder de focalizar sua atenção ou esforço mental. Sem distrações ou interferências.

Certos nootrópicos podem ajudar a aumentar seu entusiasmo, habilidade e comprometimento com o objetivo desejado.

Coenzima

Uma coenzima é uma molécula orgânica (não proteica) que se liga a uma proteína para formar uma enzima ativa. Sozinhas, as coenzimas não podem catalisar uma reação, mas podem ajudar as enzimas a fazê-lo. As vitaminas B 1 , B 2 e B 6 podem servir como coenzimas.

Córtex

Em seu cérebro, o córtex é a camada externa de massa cinzenta que cobre os hemisférios cerebrais . É entendida como a área das funções mentais superiores, como cognição , intelecto e volição.

Monofosfato de Adenosina Cíclica (cAMP)

O Monofosfato de Adenosina Cíclica (cAMP) é um derivado do trifosfato de adenosina (ATP) e é usado para sinalização intracelular. No cérebro, o cAMP afeta a função do pensamento de ordem superior no córtex pré-frontal.

Pensa-se que desempenha um papel importante na formação de memórias. Em teoria, ao aumentar o cAMP, você pode aumentar a função da memória e otimizar o desempenho geral do cérebro.

Ciclismo

A tolerância é um problema com alguns nootrópicos. O uso consistente e ininterrupto pode fazer com que sua eficácia diminua com o tempo.

Também é possível que alguns usuários de nootrópicos desenvolvam uma dependência psicológica (dependência) de compostos de uso prolongado. Mesmo que não haja dependência física ou sintomas de abstinência.

Uma maneira de contornar ou evitar a tolerância ou dependência é “ ciclar ” o uso de certos nootrópicos. Descubra quais são as características de tolerância (se houver) para cada um dos nootrópicos que você está usando. E desenvolva um cronograma para interromper seu uso por um curto período de tempo.

Por exemplo, você pode usar Huperzine-A por 5 dias na dose recomendada e fazer uma pausa de 2 dias.

Desmetilação

A desmetilação é a remoção de um grupo metil de uma molécula.

Dendritos

Os dendritos são como ramos projetando-se de neurônios que agem como uma antena. Os dendritos recebem sinais elétricos enviados pelas sinapses dos axônios dos neurônios vizinhos.

Você pode ter até 15.000 dendritos projetando-se de um único neurônio. Quando você experimenta estímulos vindos de seus sentidos, a atividade dos neurônios aumenta. E as espinhas dendríticas mudam de tamanho, forma e condução, levando à potencialização de longo prazo (LTP) .

Essa alteração nas espinhas dendríticas ( neuroplasticidade ) e a potencialização de longo prazo desempenham um papel fundamental no aprendizado e na memória.

DNA (ácido desoxirribonucléico)

O DNA está localizado no núcleo de cada célula (DNA celular). Uma pequena quantidade de DNA também é encontrada nas mitocôndrias dentro de cada célula (chamada DNA mitocondrial ou mtDNA ). E é armazenado como um código formado por quatro bases químicas: adenina (A), guanina (G), citosina (C) e timina (T). O DNA humano consiste em cerca de 3 bilhões de bases, e mais de 99% dessas bases são as mesmas em todas as pessoas.

A ordem, ou sequência, dessas bases determina a informação disponível para construir e manter um organismo. As bases do DNA emparelham-se, A com T e C com G, para formar unidades chamadas pares de bases.

Cada base também está ligada a uma molécula de açúcar e uma molécula de fosfato. Juntos, uma base, açúcar e fosfato são chamados de nucleotídeos . Os nucleotídeos são arranjados em duas longas cadeias que formam uma espiral chamada dupla hélice . A estrutura da dupla hélice é como uma escada, com os pares de bases formando os degraus da escada e as moléculas de açúcar e fosfato formando as laterais verticais da escada.

Uma propriedade importante do DNA é que ele pode se replicar ou fazer cópias de si mesmo . Cada fita de DNA na dupla hélice pode servir como um padrão para duplicar a sequência de bases. Isso é crítico quando as células se dividem porque cada nova célula precisa ter uma cópia exata do DNA presente na célula antiga.

Dopamina

A dopamina é um neurotransmissor que serve como um sinal químico ou mensageiro entre os neurônios (nervos cerebrais). Quando é liberado do primeiro neurônio, ele viaja para o espaço ( sinapse ) entre os dois neurônios. E esbarra em receptores no segundo neurônio.

A dopamina tem cinco tipos de receptores com os quais interage. Mas está principalmente associado a “sentir-se bem” ou comportamento de recompensa, como sexo, drogas e rock and roll.

A dopamina também ajuda na formação da memória, aprendizado e retenção, atenção e foco, cognição e sono. Níveis insuficientes de dopamina estão associados à ansiedade, Transtorno de Déficit de Atenção (DDA) e Doença de Parkinson.

Desregulação

A regulação negativa é um processo em seu cérebro em que a quantidade de atividade em um receptor de neurônio específico diminui. Isso geralmente acontece em resposta a uma atividade anormalmente alta em resposta a um determinado medicamento ou nootrópico. Em outras palavras, muito de um nootrópico de uma só vez. Ou por um longo período de tempo.

Codificação

Antes que as informações possam ser armazenadas como memórias, primeiro elas precisam ser codificadas . A codificação é a conversão de informações em uma forma que o cérebro possa usar.

Existem 3 tipos de codificação:

  1. Codificação acústica é quando você usa som para gravar informações.
  2. A codificação visual é quando uma pessoa usa imagens mentais para se lembrar de algo.
  3. A codificação semântica é quando você se lembra do significado real ou significado da informação. A codificação semântica é a parte mais importante da codificação da memória de longo prazo.

Epinefrina

A epinefrina também é chamada de adrenalina . A epinefrina é normalmente liberada em resposta ao estresse agudo (resposta de luta ou fuga).

Este hormônio é secretado principalmente pelas glândulas adrenais. Na região medular das adrenais, o aminoácido tirosina é transformado em norepinefrina . Através de um processo complexo envolvendo uma enzima e células da medula adrenal, a norepinefrina é transformada em epinefrina .

A epinefrina aumenta o débito cardíaco e aumenta os níveis de glicose no sangue. No cérebro, surtos de epinefrina podem afetar negativamente a memória. A epinefrina desempenha um papel importante na regulação da excitação, recompensa e sensibilidade ao nosso ambiente. [vi]

Função executiva

A função executiva é um conjunto de habilidades mentais, incluindo memória de trabalho, flexibilidade mental e autocontrole que ajudam você a fazer as coisas.

Essas habilidades são controladas no lobo frontal do cérebro. Eles ajudam você a prestar atenção, administrar o tempo, mudar o foco, planejar e organizar, lembrar detalhes e evitar dizer a coisa errada.

Quando a função executiva não está funcionando bem, seu comportamento é menos controlado. A função executiva geralmente está relacionada ao TDAH .

Gordura solúvel

Existem duas variedades de suplementos; solúvel em água e solúvel em gordura .

Suplementos solúveis em água, como qualquer uma das vitaminas B e vitamina C, dissolvem-se na água. E quantidades em excesso são excretadas pelos rins se você tiver quantidades em excesso em seu sistema.

Suplementos solúveis em gordura, incluindo vitaminas A, D, E, K e a maioria dos racetams dissolvem-se em gordura. E são armazenados em gordura em seu corpo (seu cérebro é 60% de gordura).

Para que os nootrópicos solúveis em gordura sejam mais eficazes, eles precisam ser tomados com algum tipo de gordura. Exemplos são uma colher de sopa de coco ou azeite extra virgem .

Ao contrário dos suplementos solúveis em água que vão diretamente para a corrente sanguínea, os nootrópicos solúveis em gordura são absorvidos pela parede intestinal e pelo sistema linfático. Uma vez no sistema linfático, os nootrópicos são enviados para a corrente sanguínea, onde ficam disponíveis para uso pelo cérebro.

Foco

Foco é o ato de direcionar toda a sua atenção para uma tarefa específica. O foco bem-sucedido é alcançado com uma presença de espírito singular ao concluir uma tarefa.

Por outro lado, multitarefa não é foco. O foco é simplesmente o ato de realizar apenas uma tarefa.

Radicais livres

Os radicais livres, espécies reativas de oxigênio e espécies reativas de nitrogênio são gerados por seu corpo por vários sistemas naturais, exposição a diferentes condições químicas naturais ou estados patológicos. Um equilíbrio entre radicais livres e antioxidantes para combatê-los é necessário para o funcionamento saudável das células.

Os radicais livres causam problemas para lipídios , proteínas e DNA e podem desencadear uma série de doenças humanas. Os antioxidantes podem ajudar a lidar com esse estresse oxidativo .

Células da glia

As células gliais ou glia são distintas dos neurônios (células nervosas). Os tipos de células gliais incluem astrócitos , células ependimárias , microglia , células de Schwann e oligodendrócitos . E compõem a matéria branca em seu cérebro, que representa cerca de 90% de suas células cerebrais.

Os astrócitos ajudam a fornecer nutrientes aos neurônios. E os oligodendrócitos ajudam a produzir o revestimento da bainha de mielina que protege os axônios que se projetam dos neurônios.

Glutamato

O glutamato é um neurotransmissor responsável por enviar sinais entre os neurônios no cérebro. Isso desempenha um papel importante no aprendizado e na formação de memórias.

Matéria cinzenta

A matéria cinzenta no cérebro está repleta de bilhões de neurônios. Como são tantos, é tentador pensar nos neurônios como muito pequenos. Na realidade, alguns neurônios têm axônios (fibras nervosas) muito longos.

Quando muitos axônios são agrupados, eles aparecem como substância branca . A substância branca é uma coleção de axônios longos e isolados, que são os ramos de saída dos neurônios que conectam várias partes do cérebro.

A cor branca vem da mielina , que é o lipídio, material isolante enrolado em torno desses longos axônios.

Hipocampo

hipocampo é uma pequena região do cérebro associada à memória de longo prazo e à navegação espacial. Em doenças como a doença de Alzheimer, o hipocampo é uma das primeiras áreas do cérebro a ser danificada. Isso leva à perda de memória e desorientação.

Histamina

A histamina é um tipo de neurotransmissor de amina biogênica responsável por comportamentos como vigília e excitação. Também desempenha um papel importante na motivação e no comportamento orientado para a recompensa.

A histamina é essencial na aquisição e armazenamento da memória de curto e longo prazo. Quando a sinalização da histamina dá errado no cérebro, pode levar a um comportamento viciante e doenças degenerativas como Parkinson e esclerose múltipla. [vii]

Canal Iônico

Um Canal Iônico é uma estrutura celular que permite que os íons entrem ou saiam. Às vezes, os canais iônicos estão associados a neurorreceptores que abrem ou fecham um canal, dependendo da presença de um neurotransmissor .

Ciclo de Krebs

O ciclo de Krebs também é conhecido como “ ciclo do ácido cítrico ” ou ciclo do ácido tricarboxílico (TCA) . Este ciclo está no centro da respiração celular em seu cérebro. E por todas as células do seu corpo.

O ciclo de Krebs é uma série de reações químicas usadas para liberar a energia armazenada através da oxidação do acetil-CoA (que é derivado de carboidratos, gorduras e proteínas). Ele libera essa energia na forma de trifosfato de adenosina (ATP) .

Essa via metabólica é derivada do ácido cítrico ( ácido tricarboxílico ) que é consumido e regenerado por essa sequência de eventos para completar o ciclo. Este ciclo consome acetato (acetil-CoA) e água, e reduz NAD + a NADH . Que produz dióxido de carbono como subproduto residual.

NADH gerado pelo ciclo de Krebs é alimentado na via de fosforilação oxidativa (transporte de elétrons). O resultado líquido dessas duas vias intimamente ligadas é a oxidação de nutrientes necessários como energia química para formar ATP . A fonte primária de energia celular criada dentro de cada uma das mitocôndrias de suas células cerebrais .

Você pode manter e aumentar a saúde do seu ciclo de Krebs celular usando os nootrópicos Ácido Alfa-Lipóico , Citrato de Colina , Ginseng , Magnésio , NADH e Vitamina B 5 (Ácido Pantotênico) .

Memória de longo prazo

Memória de longo prazo descreve o tipo de memória associada a um evento ou informação adquirida pela mente há muito tempo.

Essas memórias são muitas vezes reunidas pelo cérebro com informações imprecisas ou imaginárias. Esse armazenamento de memória impreciso pode vir de sua percepção de um evento ou coisa, condicionamento ou qualquer outra entrada defeituosa.

Indivíduos saudáveis ​​e psicologicamente saudáveis ​​têm acesso a um impressionante sistema de armazenamento de informações. Por outro lado, pessoas doentes e psicologicamente perturbadas também podem acessar esse sistema de armazenamento.

Ambos os grupos podem aumentar o acesso a essa memória de longo prazo com o uso de certos Nootrópicos.

Potencialização a longo prazo

Potenciação de longo prazo é o termo usado para descrever um fortalecimento das sinapses necessárias para criar memória de longo prazo . “Neurônios que disparam juntos, se conectam juntos”.

Fatores de transcrição, como a proteína de ligação do elemento responsivo ao cAMP (CREB) , uma vez que um grupo fosfato é adicionado, leva à expressão gênica. O que leva a mudanças na expressão de proteínas necessárias para produzir e manter mudanças na força sináptica. E memória de longo prazo.

Comprometimento Cognitivo Leve (MCI)

O comprometimento cognitivo leve é ​​caracterizado por comprometimento cognitivo fora do declínio esperado causado pelo envelhecimento. Se não for controlado, o MCI pode eventualmente levar à demência .

Aqueles que sofrem de comprometimento cognitivo leve começam a notar dificuldade de memória e cognição .

Placas amilóides e emaranhados neurofibrilares, fluxo sanguíneo deficiente e acidentes vasculares cerebrais contribuem para o CCL. Não há causa única conhecida de comprometimento cognitivo leve. O MCI é provavelmente causado por uma combinação de fatores. E muitas vezes é prevenida ou revertida através do uso de nootrópicos.

IMAO

O Inibidor da Monoamina Oxidase (IMAO) é uma substância que inibe as enzimas que ocorrem naturalmente em seu cérebro. Essa inibição ajuda a aumentar os níveis de neurotransmissores como a serotonina e a dopamina .

Seja cauteloso ao usar nootrópicos que aumentam neurotransmissores como serotonina ou dopamina combinados com MAOIs. O excesso de serotonina ou dopamina pode causar sérios problemas no cérebro, incluindo a “ síndrome da serotonina ”.

Mitocôndria

As mitocôndrias são organelas dentro de cada uma de suas células responsáveis ​​por metabolizar ou quebrar carboidratos e ácidos graxos usados ​​para gerar energia celular.

Essa energia celular está na forma de uma molécula química chamada trifosfato de adenosina (ATP) , que é gerada dentro da mitocôndria.

Mielina

As bainhas de mielina são uma combinação de proteínas e fosfolipídios que formam uma bainha isolante ao redor dos axônios do cérebro. E são eles que dão à matéria branca do seu cérebro sua cor branca.

A mielina ajuda a isolar e proteger os axônios da mesma forma que a fita isolante enrolada em um monte de fios. A mielina também auxilia no potencial de ação ideal (sinalização elétrica) através do axônio.

Mielina insuficiente ou danificada está ligada à neurodegeneração e doenças como a esclerose múltipla. SAM-e , Vitamina B 1 (Tiamina) , Vitamina B 6 , Vitamina B 9 (folato) e Vitamina B 12 são essenciais para a formação normal de mielina.

Naturopata

Um naturopata é um profissional de saúde que usa sistemas naturais de cura, incluindo o uso de suplementos em vez de medicamentos prescritos.

Receptores NMDA

Semelhante ao receptor AMPA , o receptor NMDA também é emparelhado com um canal iônico . Mas esse canal permite que íons de cálcio, em vez de íons de sódio, entrem no neurônio .

Quando essa célula está em potencial de repouso, o canal de cálcio é bloqueado por íons de magnésio (Mg2+), de modo que, mesmo que o glutamato se ligue ao receptor, o cálcio não pode entrar nesse neurônio.

Para que esses íons de magnésio saiam desse canal, os dendritos do neurônio devem ser despolarizados. Isso acontece por meio da ação sustentada dos receptores AMPA.

Uma vez que o magnésio deixa os receptores NMDA, um grande número de íons de cálcio entra naquela célula. Isso desencadeia várias reações bioquímicas que tornam essa sinapse mais eficiente por um longo período de tempo.

Isso é chamado de Potenciação de Longo Prazo e está associado à neuroplasticidade que permite a formação de memórias de longo prazo.

Fator de crescimento do nervo

Nerve Growth Factor (NGF) é um grupo de pequenas biomoléculas (fatores neurotróficos) e pequenas moléculas semelhantes a proteínas (neuropeptídeos) envolvidas na regulação do crescimento, manutenção, neurogênese e sobrevivência dos neurônios .

Neurônios

Os neurônios são células nervosas em seu cérebro. Eles funcionam como condutores de informações de um neurônio para outro neurônio. Essa sinalização entre os neurônios são, na verdade, sinais elétricos produzidos quimicamente.

À medida que o cérebro humano envelhece, a produção de novos neurônios começa a diminuir. Neurônios velhos começam a morrer. E a doença relacionada à idade começa a se instalar. A neurogênese , ou o nascimento de novos neurônios, pode ser iniciada com o uso de certos nootrópicos.

Neurogênese

A neurogênese é definida como o nascimento e crescimento de novos neurônios . A ciência da neurogênese é relativamente nova, mas sabemos o quanto a neurogênese desempenha um papel importante na aprendizagem, na formação da memória e na recordação.

Neuroplasticidade

A neuroplasticidade é a capacidade do seu cérebro de mudar a estrutura. Isso inclui a estrutura interna dos neurônios e um aumento no número de sinapses entre os neurônios.

Algumas evidências indicam que a memória de curto prazo depende de eventos elétricos e químicos nos neurônios, em vez de mudanças na estrutura. A memória de longo prazo pode depender de mudanças na estrutura do cérebro, incluindo neurogênese , e aumento de sinapses entre os neurônios .

Neurorreceptor

Um receptor de neurotransmissor , ou neurorreceptor , são tipicamente proteínas na superfície das células que reconhecem e se ligam a neurotransmissores específicos .

Os neurorreceptores permitem que as células se comuniquem umas com as outras por meio de sinalização química. Uma vez ligado, o receptor pode mudar de forma e causar uma cascata de eventos químicos dentro da célula.

Esses eventos podem alterar quais genes são ativados ou desativados e podem tornar a célula mais ou menos propensa a liberar seus próprios neurotransmissores.

Cada tipo de neurotransmissor pode ter vários receptores, cada um com um papel diferente a desempenhar no cérebro.

Neurotransmissor

Um neurotransmissor é um termo amplo que se refere a produtos químicos que atuam como comunicadores de informações. Assim, retransmitindo sinais no cérebro para outras partes do cérebro. E em todo o corpo.

Para ser considerada um neurotransmissor, uma molécula deve;

  • ser produzido dentro de um neurônio , encontrado no botão terminal do neurônio e liberado na fenda sináptica na chegada de um potencial de ação.
  • produzem um efeito no neurônio pós-sináptico.
  • depois de transmitir seu sinal a esse neurônio, ele deve ser desativado rapidamente.
  • têm o mesmo efeito no neurônio pós-sináptico quando aplicado experimentalmente como quando secretado por um neurônio pré-sináptico. [viii]

Exemplos de neurotransmissores são acetilcolina , dopamina , GABA , glutamato , noradrenalina e serotonina .

Nootrópico

Um nootrópico é uma substância capaz de melhorar a função cerebral ou mental. Os nootrópicos podem ajudá-lo a aumentar a memória, o aprendizado e a função cerebral geral.

O termo “nootrópico” é relativamente novo. O psicólogo e químico romeno Dr. Corneliu Giurgea sintetizou o Piracetam em 1963. E cunhou o termo “nootrópico” em 1972. [ix] É derivado do grego nous (“mente”) e trepein (dobrar).

O Dr. Giurgea descreveu um nootrópico como tendo as características de melhorar o aprendizado e a memória. Deve proteger o cérebro enquanto aumenta os processos cognitivos naturais . E não deve ser tóxico , nem estimular ou deprimir o cérebro.

Pilha Nootrópica

Uma pilha nootrópica refere-se à combinação de dois ou mais nootrópicos para obter o efeito desejado.

Noradrenalina

Noradrenalina é outro nome para norepinefrina .

Norepinefrina

A norepinefrina é um hormônio do estresse. Afeta partes do cérebro onde a atenção e as ações de resposta são controladas.

Juntamente com a epinefrina , a norepinefrina é a base da resposta de luta ou fuga. Aumenta a frequência cardíaca, desencadeando a liberação de glicose dos estoques de energia. E aumenta o fluxo sanguíneo para o músculo esquelético.

A norepinefrina é sintetizada a partir da dopamina pela dopamina β-hidroxilase. É liberado da medula adrenal para o sangue como um hormônio.

É também um neurotransmissor no sistema nervoso central e no sistema nervoso simpático, onde é liberado pelos neurônios noradrenérgicos . As ações da norepinefrina são realizadas pela ligação aos receptores adrenérgicos. [x]

OTC

OTC = Over-the-counter significa substâncias como suplementos que estão disponíveis em lojas online ou físicas sem receita médica. A maioria dos nootrópicos são considerados OTC.

Estresse oxidativo

O estresse oxidativo geralmente resulta de um desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio de radicais livres e os antioxidantes necessários para neutralizá-los. Como seu cérebro é o órgão que mais consome energia em seu corpo, ele também hospeda alta atividade de radicais livres.

Se não forem controlados, esses radicais livres podem danificar e até destruir os neurônios . Este estresse oxidativo está ligado a uma série de doenças neurodegenerativas, incluindo Alzheimer e Parkinson.

Vários nootrópicos demonstraram combater o estresse oxidativo, incluindo Acetil-L-Carnitina (ALCAR) , Ácido Alfa-Lipóico , Coenzima Q10 , Ginkgo biloba , Gotu kola , L-Carnosina , N-Acetil L-Cisteína (NAC) , Piperina , PQQ , Pterostilbeno , Resveratrol , Rhodiola Rosea , Erva de São João e Vinpocetina .

Peptídeo

Um peptídeo é um composto que consiste em dois ou mais aminoácidos ligados em uma cadeia. Todos os seres humanos têm peptídeos em seu corpo. Você pode considerar os peptídeos como um dos blocos de construção da vida.

Quando uma cadeia peptídica fica especialmente longa, ela se transforma em uma proteína. A cadeia de aminoácidos dos peptídeos é chamada de ligação covalente. Uma ligação covalente ocorre quando os átomos compartilham elétrons.

Essa ligação covalente específica é conhecida como ligação peptídica ou ligação amida . Ele se forma quando o grupo carboxila de um aminoácido se liga a outro.

Alguns peptídeos regulam os hormônios, enquanto outros podem ter uma função antibiótica.

pH

O pH é uma medida da acidez ou alcalinidade de uma substância.

Fosfolipídios

Os fosfolipídios são uma combinação de lipídios (gorduras) e fósforo . Fosfatidilcolina (PC) e fosfatidilserina (PS) são os dois fosfolipídios mais importantes nas células do seu corpo. Seu corpo não pode funcionar normalmente sem eles.

Os fosfolipídios também são essenciais para a saúde cerebral ideal. Eles auxiliam as células cerebrais na comunicação. E influenciar o funcionamento dos neurorreceptores .

Os fosfolipídios são encontrados em muitos alimentos. Mas estão em maiores concentrações na soja, nos ovos e no tecido cerebral dos animais.

Tomar fosfatidilcolina suplementar (PC) e fosfatidilserina (PS) pode melhorar a memória e o aprendizado.

Potenciação

Potenciação é a influência de uma droga ou substância menos ativa nos efeitos obtidos de uma droga já em seu sistema.

Precursor

Um precursor é um composto que participa de uma reação química que produz outro composto. Em seu corpo e cérebro, o termo “precursor” refere-se a um composto químico que precede outro em uma via metabólica.

Psicose

A psicose é a perda da capacidade de uma pessoa de distinguir a realidade conforme percebida pelos outros. Muitas vezes é visto como alucinações, delírios e distúrbios de pensamento e humor.

Racetams

Todos os racetams derivam do “nootrópico” original chamado piracetam . Tanto o piracetam quanto o nootrópico foram nomeados pelo inventor do piracetam, o psicólogo e químico romeno Dr. Corneliu Giurgea.

Os racetams mais comuns são Aniracetam , Piracetam , Pramiracetam e Oxiracetam . Todos eles compartilham um núcleo de 2-pirrolidona composto de oxigênio, nitrogênio e hidrogênio.

Racetams são conhecidos por aumentar a cognição , energia, foco, aprendizado, memória e humor. Os racetams também podem ajudar a aumentar a neuroplasticidade , facilitando o aprendizado, a absorção e a memorização de novos conceitos.

Lembrar

A recordação é um dos três principais componentes da memória. Os outros são codificação e armazenamento. Pense no cérebro humano como um computador orgânico. A recordação é o processo de recuperação de uma memória que foi codificada e armazenada no supercomputador do cérebro.

Receptor

Um receptor é uma estrutura dentro ou dentro de uma célula que recebe um sinal químico. Em seu cérebro, é chamado de neurorreceptor .

Recaptação

A recaptação é o processo pelo qual os neurotransmissores usados ​​são levados de volta às células para serem reciclados ou destruídos.

Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor feito a partir do aminoácido triptofano. O corpo humano não pode produzir triptofano, então você deve obtê-lo dos alimentos que ingere. O triptofano é mais abundante em carnes e aves.

Uma vez que você come alimentos contendo triptofano, sua digestão pega as proteínas em seu intestino. Que é transportado pelo seu sangue para o seu cérebro. E então convertido em serotonina.

A serotonina é um neurotransmissor inibitório, o que significa que controla o excesso de hormônios estimulantes, como a dopamina , de disparar no cérebro. A serotonina está presente em todo o cérebro, de cima para baixo.

Quando você tem níveis adequados de serotonina em seu cérebro e está funcionando corretamente, você se sente confiante, descontraído, flexível, feliz e positivo.

A deficiência de serotonina pode fazer com que você fique deprimido, irritado, obsessivo, negativo e preocupado.

Síndrome da Serotonina

Os sintomas da síndrome da serotonina geralmente ocorrem várias horas após a ingestão de um novo medicamento ou nootrópico. Ou aumentar a dose do medicamento ou nootrópico que você já está usando.

Os sintomas podem incluir agitação, confusão, batimentos cardíacos acelerados, pupilas dilatadas, perda de coordenação muscular, rigidez muscular, suor intenso, diarréia, dor de cabeça e tremores.

A síndrome grave da serotonina pode ser fatal. Os sinais incluem febre alta, convulsões, batimentos cardíacos irregulares e inconsciência.

Recomenda-se cautela ao usar qualquer nootrópico que aumente a absorção de serotonina em seu cérebro. Especialmente ao combiná-los com qualquer droga ou nootrópico que já esteja aumentando a serotonina .

Memória de curto prazo

A memória de curto prazo também é conhecida como memória primária ou ativa. Caracteriza-se por ser muito breve (ou seja, segundos) e se limita ao que você consegue lembrar e reter por 20 a 30 segundos.

O cérebro humano só pode reter novas informações até certo nível (capacidade de fragmento) e apenas temporariamente (capacidade temporal).

A memória de curto prazo pode ser aumentada usando certos nootrópicos.

Estimulante

Um estimulante é qualquer substância que aumenta a atividade no sistema nervoso central. Estimulantes podem causar vigília, estado de alerta e muitas vezes sentimentos de bem-estar. Uma overdose de estimulantes pode causar ansiedade, nervosismo e insônia. Exemplos de estimulantes incluem os medicamentos prescritos Adderall e Ritalin.

Sublingual

Sublingual refere-se a tomar um nootrópico ou outro suplemento, colocando-o sob a língua. A dissolução de uma substância sob a língua permite uma melhor biodisponibilidade porque ela é absorvida diretamente na corrente sanguínea através dos tecidos da boca.

Sinapses

As sinapses são os espaços vazios entre os neurônios (células nervosas do cérebro). Quando os neurônios disparam, eles enviam sinais elétricos através da fenda sináptica para o neurônio ao lado.

A atividade cerebral saudável depende do bom funcionamento da atividade sináptica. Obstruções como placas amilóides podem bloquear sinapses e causar sérios problemas com muitas funções cerebrais, incluindo cognição , aprendizado e memória.

Tolerância

Na farmacologia, a tolerância descreve a diminuição ou perda de eficácia ou resposta a um medicamento ou nootrópico. Normalmente, devido à exposição recente ou prolongada a essa substância.

A tolerância também inclui a necessidade de doses crescentes de um medicamento ou nootrópico ao longo do tempo para manter o mesmo efeito.

O ciclismo é frequentemente usado por usuários nootrópicos para neutralizar a tolerância. Um exemplo de ciclismo é usar um nootrópico por 5 dias, fazer uma pausa de 2 dias no uso do nootrópico e retomar o uso por mais 5 dias.

Regulação positiva

A regulação positiva é um processo no qual o número ou a atividade dos receptores aumenta, geralmente em resposta a uma atividade anormalmente baixa.

Absorção

A absorção é a absorção pelo seu corpo e, no caso dos nootrópicos, pelo cérebro, de uma substância como um nootrópico.

Substância Branca

Veja a definição de massa cinzenta para entender a massa branca do cérebro .

Memória de trabalho

A memória de trabalho é distinta da memória de curto e longo prazo . Estas são memórias que não são apenas lembradas, mas simultaneamente processadas. Você não apenas se lembra das informações que são importantes para você, mas também se lembra do propósito das informações e por que decidiu se lembrar delas.

YMMV

YMMV = Your Mileage May Vary é um termo comumente usado na comunidade nootrópica. Significa que as pessoas experimentam reações a certos nootrópicos de maneira muito diferente. Lembre-se sempre de que, quando alguém descreve sua experiência com um nootrópico, é improvável que você tenha exatamente a mesma experiência.

Referências

[i] Yawmire JC “Capítulo 11: Neurotransmissão de acetilcolina” Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas em Houston neuroscience.uth.tmc.edu Consultado em 3 de março de 2016 ( fonte )

[ii] Samson RD, Barnes CA “Impacto dos circuitos cerebrais envelhecidos na cognição.” The European Journal of Neuroscience 2013 Jun;37(12):1903-15. ( fonte )

[iii] Transtorno de déficit de atenção add-adhd.org Recuperado em 3 de março de 2016. ( fonte )

[iv] Liou S. “Fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF)” Universidade de Stanford 26 de junho de 2010 Recuperado em 3 de março de 2016 ( fonte )

[v] “Qual é a função das várias ondas cerebrais?” Scientific American 22 de dezembro de 1997 ( fonte )

[vi] Meffor IN “Epinefrina no cérebro de mamíferos.” Progresso em Neuropsicofarmacologia e Psiquiatria Biológica . 1988;12(4):365-88. ( fonte )

[vii] Passani MB, Panula P., Lin JS “Histamine in the brain” Frontiers in Systems Neuroscience 2014; 8: 64. ( fonte )

[viii] “Synapse – The Brain” McGill University Obtido em 4 de março de 2016 ( fonte )

[ix] Giurgea C. “Farmacologia da atividade integrativa do cérebro. Tentativa de conceito nootrópico em psicofarmacologia” Actualités Pharmacologiques (Paris). 1972;25:115-56.

[x] “Norepinefrina” Rice University Recuperado em 4 de março de 2016 ( fonte )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *